Funcionamento Filtro de partículas diesel (DPF) Filtro de partículas diesel (DPF) Indicações de segurança para a regeneração do filtro de partículas diesel Paragem ou estacionamento do veículo Perigo Perigo de incêndio devido a peças quentes do sistema de gases de escape.
Perigo Perigo de intoxicação e de queimaduras devido a peças quentes do sistema de gases de escape e aos gases de escape.
▶ Motor e aquecimento suplementar
▶ Desligar o aquecimento suplementar ▶ ▶ ▶
▶
em pavilhões ou em postos de abastecimento. Não estacionar ao lado ou sobre relva seca ou campos de cereais colhidos. Manter uma distância suficiente em relação a depósitos de combustível e veículos estacionados. Evitar áreas com gases ou pós, tais como, depósitos de gás, armazéns de carvão ou madeira e semelhantes. Utilizar apenas sistemas de aspiração autorizados para estas temperaturas dos gases de escape.
▶ ▶ ▶
em recintos fechados, p. ex., garagens, apenas devem ser colocados em funcionamento se existirem sistemas de aspiração dos gases de escape. Garantir uma ventilação suficiente com ar fresco. Manter uma distância suficiente a peças quentes. Se for necessário, usar vestuário de proteção adequado.
Durante a regeneração, o sistema de gases de escape fica muito quente. Prestar atenção às condições circundantes ao estacionar o veículo, ● se poucos momentos antes tiver sido efetuada uma regeneração automática,
●
se for necessário iniciar uma regeneração manual.
▶ Em caso de entrada numa área de perigo na qual devam, p. ex., ser evitadas temperaturas elevadas dos gases de escape, a regeneração automática tem de ser interrompida ou bloqueada. Consultar também "Interrupção / bloqueio da regeneração" ( → Página 72). Filtro de partículas diesel (DPF) Função O filtro de partículas diesel está instalado no sistema de gases de escape. Este filtra as partículas de fuligem contidas nos gases de escape quentes. O filtro pode, lentamente, ir ficando obstruído com partículas de fuligem e formar uma pressão dinâmica no sistema de gases de escape. O filtro é libertado de partículas de fuligem através do aumento da temperatura de gases de escape. Tal deverá ocorrer com regularidade; caso contrário, podem CITARO (Euro VI)/02.2022 PTG
69