
1 minute read
Manuseamento de sistemas de 230/400 V
from Mercedes Benz Citaro, Citaro LE, Citaro K, Citaro G, CapaCity Manual de Operações do Condutor - PDF
Manuseamento de sistemas de 230/400 V
Manuseamento de sistemas de 230/400 V Sistemas de 230/400 V (opcional) Perigo
Perigo de queimadura e perigo de
morte devido a choque elétrico e paragem cardíaca. ▶ Evitar peças condutoras de tensão. ▶ Não colocar as mãos em tomadas ou condutores danificados. ▶ Verificar o cabo de extensão quanto a danos, antes de o inserir. ▶ Manter os líquidos afastados de todas as peças sob tensão ou aparelhos. ▶ Só mandar executar os trabalhos de manutenção e reparação por pessoas com a devida formação. ▶ Observar as indicações de segurança relativas ao manuseamento com sistemas de alta tensão.
Indicações de segurança
Durante o manuseamento de sistemas de 230/400 volt devem ser respeitadas as seguintes medidas de segurança: ● Todos os sistemas devem ser regularmente verificados de acordo com as normas nacionais e as determinações dos técnicos. Os disjuntores diferenciais instalados devem ser especialmente verificados quanto ao seu funcionamento, em intervalos regulares, p. ex., respetivamente antes da utilização do sistema, através da tecla de teste. ● As indicações de segurança e de utilização do fabricante do sistema devem ser obrigatoriamente respeitadas. ● Utilizar as tomadas apenas com a potência máx. total. Deve ser respeitada a carga total do inversor. Durante a operação de ligações de rede externas devem ser respeitadas outras normas de segurança: ● A ligação só deve ser efetuada em redes ligadas à terra. Uma conexão
com outras redes de ligação, p. ex. geradores, não é permitida. ● Não devem ser utilizados cabos danificados. ● Conectar o sistema de 230/400V apenas a redes protegidas por um disjuntor diferencial. De contrário, intercalar um disjuntor diferencial como adaptador de ficha. ● Assegurar a função deste disjuntor diferencial através de uma tecla de teste. Só depois, conectar o sistema de 230/400 V do veículo à tensão de rede. ● Os cabos têm de satisfazer os seguintes requisitos: no máximo 25 metros de comprimento; pelo menos 2,5 mm² de corte transversal; fio de terra contínuo. ● Ligar o cabo apenas através da báscula de ligação prevista, pois de contrário o bloqueio de arranque do motor não fica ativo.