2 minute read

Função Sistemas de travagem: EBS, ABS, ASR

Função Sistemas de travagem: EBS,

ABS, ASR

Descrições:

● EBS Sistema de travagem eletrónico ● Sistema antibloqueio ABS ● ASR Sistema antipatinagem

EBS Sistema de travagem eletrónico Função

O sistema de assistência monitoriza o sistema de travagem após o arranque do motor. Não pode ser desativado. O sistema eletrónico de travagem (EBS) auxilia a travagem do veículo com o pedal do travão. Junto a cada roda existem sensores que detetam continuamente o desgaste atual das pastilhas de travão. No caso de travagens parciais, dependendo da espessura das pastilhas de travão, as pressões de travagem são adaptadas para o eixo dianteiro e traseiro. Esta pressão de travagem constantemente adaptada origina: ● um desgaste uniforme das pastilhas de travão. ● um efeito de travagem sempre perfeito.

Função Sistemas de travagem: EBS, ABS, ASR

Indicação

Ao ser alcançado o limite de desgaste é apresentada uma mensagem a amarelo "Bremsbeläge" (Pastilhas de travão) no painel de instrumentos.

Sistemas conectados

As funções dos sistemas ABS e ASR estão integradas no EBS.

Limite de desempenho

O EBS distribui a potência de travagem para todas as rodas. Se num eixo as pastilhas de travão estiverem abaixo do limite de desgaste, então o EBS também não poderá compensar o efeito de travagem em falta.

Sistema antibloqueio ABS Função

O ABS regula a pressão de travagem para que as rodas não bloqueiem ao travar. Assim se preserva a manobrabilidade do seu veículo. A partir da velocidade de passo, o ABS está ativo e em caso de estrada com piso escorregadio reage, mesmo com acionamento leve do travão. O funcionamento correto só é conseguido se: ● estiverem montadas rodas com as dimensões permitidas. ● a pressão dos pneus tiver sido adaptada à carga. ● estiverem montados pneus em conformidade com as condições da estrada e climatéricas.

Sistemas conectados

As funções dos sistemas ABS e ASR estão integradas no EBS.

Função Sistemas de travagem: EBS, ABS, ASR

Limite de desempenho

O ABS otimiza a mudança entre a roda rotativa (portanto manobrável) para a roda parada (portanto travada) e melhora assim a estabilidade direcional e a manobrabilidade em caso de travagem brusca. No entanto, a proteção antibloqueio não pode, p.ex., evitar as consequências de uma distância de segurança insuficiente ou de curvas realizadas a uma velocidade demasiado elevada.

ASR Sistema antipatinagem Função

O sistema de assistência, após o arranque do motor, está sempre operacional e pode ser desativado pelo motorista. O sistema antipatinagem (ASR) evita a patinagem das rodas motrizes ao arrancar ou acelerar. Através da redução do binário de acionamento, mantêm‐se a tração e a estabilidade de condução. Em caso de piso solto, ao conduzir com correntes de neve (correntes antiderrapantes) ou no banco de ensaio dos travões, pode ser necessário desligar o ESP e o ASR. Para inativar os sistemas, consultar capítulo "Operação: ESP, ASR" ( → Página 241).

Sistemas conectados

Se o ASR for desativado, a função do ABS mantém‐se. Para considerar: ASR e ESP ( → Página 224) são sistemas dependentes um do outro.

Indicação

ASR e ESP só podem ser desativados em conjunto.

ASR em ação

M54.00-2517-71 Se o ASR estiver ativo e intervier na situação de condução, a luz de controlo "TC" (Traction Control) (4) no painel de instrumentos pisca.

Limite de desempenho

O ASR não está em condições de voltar a colocar na faixa de rodagem pretendida um veículo que derrapou devido a velocidade excessiva. Se o ASR tiver sido desativado, uma aceleração demasiado elevada pode fazer com que o veículo derrape.

This article is from: