2 minute read

Rodas, pneus: indicações importantes

Rodas, pneus: indicações importantes

Rodas, pneus: indicações importantes Rodas, pneus: indicações gerais de segurança Indicação

Os pneus são a única ligação entre o veículo e o piso da estrada. São, por isso, particularmente importantes para a segurança de funcionamento e de circulação.

Perigo

Perigo de acidente devido a pressão de ar incorreta, carga excedida, pneus gastos ou danificados e seleção incorreta dos pneus. ▶ Verificar regularmente a pressão de ar, o perfil e o estado dos pneus. ▶ Mandar substituir imediatamente os pneus danificados. ▶ Trocar os pneus o mais tardar quando for atingida a profundidade mínima de perfil especificada. ▶ Evitar passar por cima de objetos com arestas afiadas. ▶ Não esmagar os pneus nos bordos dos passeios. ▶ Só estacionar o veículo com toda superfície de contacto dos pneus sobre o passeio. ▶ Só utilizar pneus autorizados pela

EvoBus. Se necessário, consultar um

Parceiro de Serviço OMNIplus. ▶ Só montar pneus com o índice de capacidade de carga (no mínimo, 154/149) e índice de velocidade especificados. ▶ Observar as normas específicas do país. ▶ Em caso de rodado duplo, só utilizar pneus com o mesmo diâmetro exterior, tolerância máxima de 0,5 % do diâmetro exterior ou da circunferência. Montar o pneu maior do lado de fora. ▶ Não ultrapassar a carga máxima, tendo em conta os pesos tecnicamente admissíveis e, eventual-

mente, a marcação adicional dos pneus. ▶ Observar sempre as indicações de advertência acima e o capítulo "Preparação para a viagem, diariamente" ( → Página 49). ● Em caso de pressão incorreta do ar, a capacidade de carga dos pneus diminui. ● Se a pressão de ar dos pneus for demasiado baixa, provoca um maior aquecimento dos pneus, maior desgaste dos pneus, alteração da estabilidade de condução e aumento do consumo de combustível. ● Se a pressão de ar dos pneus for demasiado alta, o percurso de travagem será maior, a aderência dos pneus pior e o desgaste dos pneus maior.

Indicação

Por cada 10 °C da temperatura do ar, a pressão dos pneus altera‐se aprox. 30 a 40 kPa (0,3 a 0,4 bar / 4,4 a 5,8 psi). Tenha em atenção esta alteração da pressão dos pneus dependente da temperatura quando realizar o controlo da pressão dos pneus em recintos com uma temperatura mais elevada que a temperatura exterior. Exemplo: a temperatura do recinto é de aprox. 20° C, a temperatura exterior é de aprox. 0° C. Aqui, ajuste a pressão dos pneus entre 60 a 80 kPa (0,6 a 0,8 bar / 8,7 a 11,6 psi) acima da especificada na tabela da pressão dos pneus. Rodas, pneus: Tabela da pressão dos pneus ( → Página 375)

Indicação de danos materiais

Danos materiais devido a humidade ou sujidade nas válvulas de enchimento dos pneus, dos quais resulta perda de ar. ▶ Utilizar sempre tampas das válvulas nas válvulas de enchimento dos pneus, bem apertadas.

Rodas, pneus: indicações importantes

Indicação de danos materiais

Danos materiais devido a meios de calibração errados. ▶ Não utilizar QUAISQUER pós, esferas ou géis de calibração, podem causar pulsações e/ou oscilações indesejadas.

This article is from: