8 minute read

Sistema elétrico: baterias

Sistema elétrico: baterias

Sistema elétrico: baterias Indicações importantes para o manuseamento de baterias

Advertência Perigo de explosão, intoxicação e

queimaduras! Perigo de explosão devido a gás detonante. Perigo de intoxicação e de queimaduras devido a ingestão do ácido de baterias. Perigo de ferimentos devido a queimaduras dos olhos e na pele com ácido de baterias ou devido a manuseamento de baterias de chumbo e ácido danificadas. Durante o carregamento de baterias de chumbo e ácido, ocorre formação de misturas de gases altamente explosivos. A ingestão de ácido de baterias pode causar sintomas de intoxicação, como dores de cabeça, tonturas, dores no estômago, paragem respiratória, desmaio, vómitos, queimaduras e convulsões. A névoa do ácido de baterias provoca queimaduras nos olhos. Em caso de inalação, surgem queimaduras e irritações nas mucosas e nas vias respiratórias. A absorção de chumbo pelo corpo pode danificar o sangue, os nervos e os rins, além disso, as ligas de chumbo são tóxicas para a reprodução humana. O ácido de baterias contém ácido sulfúrico que pode provocar queimaduras graves na pele e nos olhos. ▶ Carregar as baterias de chumbo e ácido somente em recintos muito bem ventilados. ▶ Desligar sempre primeiro o polo, conectar sempre primeiro o polo positivo. ▶ Ligar o carregador somente após ligação aos polos, desligar o carregador antes de o retirar. ▶ Não colocar ferramentas ou outros objetos condutores sobre a bateria de chumbo e ácido (perigo de curto‐circuito). ▶ É proibido fazer fogo, chama aberta e fumar. ▶ Armazenar as baterias de chumbo e ácido somente na horizontal. ▶ Ao efetuar trabalhos de manutenção na bateria, utilizar vestuário de pro-

teção resistente a ácidos, sobretudo óculos de proteção, luvas de proteção e avental. ▶ Armazenar baterias de chumbo e ácido e o respetivo ácido fora do alcance de pessoas não autorizadas, nomeadamente crianças. ▶ Observar sempre o Manual de operação da respetiva bateria de chumbo e ácido e o Manual de operação do veículo. ▶ Em caso de contacto com pele ou olhos, tomar imediatamente medidas de primeiros socorros. Medidas ▶ Contacto com os olhos: lavar os olhos imediatamente com água abundante. ▶ Contacto com a pele: retirar as peças de vestuário afetadas. Neutralizar imediatamente os salpicos de ácido sobre a pele ou sobre a roupa com soluções neutralizantes de ácido ou com solução de água e sabão e enxaguar abundantemente com água.

▶ Inalação de névoa de ácido de baterias: levar as pessoas afetadas para o ar livre. ▶ Ingestão de ácido de baterias: fazer beber muita água com aditivo de carvão ativado. ▶ Por norma, após os primeiros socorros deve procurar assistência médica ou um médico. ▶ Medidas de proteção contra incêndios: CO₂ e agentes extintores secos são agentes extintores adequados. ▶ Observar sempre as indicações de advertência!

Indicação de advertência nas baterias:

M54_10-0004-01 ● ‐ (1): Proibido fogo, chama aberta e fumar. Evitar a formação de faíscas. ● ‐ (2): Perigo de explosão! ● ‐ (3): Observar o Manual de operação. ● ‐ (4): Perigo de cauterização! O ácido das baterias é cáustico. Ao manusear com baterias ou ácido de baterias, deve observar as normas de segurança e as medidas de proteção. O ácido não deve entrar em contacto com a pele, os olhos ou o vestuário.

Lavar os salpicos de ácido imediatamente com muita água límpida. Se necessário, consultar um médico. ● ‐ (5): Usar óculos de proteção. ● ‐ (6): Manter fora do alcance das crianças.

Sistema elétrico: baterias

Desconectar as baterias

▶ Observar sempre as indicações de segurança no capítulo "Indicações importantes para o manuseamento de baterias" ( → Página 348)! ▶ Desligar o motor.

Sistema elétrico: baterias

M54.00-2376-71

Cuidado

Danos materiais consideráveis no sistema de tratamento posterior dos gases de escape devido a acionamento do disjuntor da bateria com o LED aceso! ▶ Enquanto o LED estiver aceso, NÃO rodar o disjuntor da bateria para a posição "off". ▶ Separar a bateria da rede de bordo com o disjuntor da bateria (01S01) e retirar a chave do disjuntor da bateria.

Indicação

A autorização de desativação com LED vermelho é instalada consoante a variante do motor.

M54.00-2588-71 ▶ Retirar os pinos de mola (1) e (2). ▶ Puxar o suporte das baterias pela pega (2). ▶ Retirar as proteções dos polos. ▶ Primeiro, desmontar o borne do negativo da bateria. ▶ Depois, desmontar o borne do positivo da bateria.

Indicação

A conexão é feita na ordem inversa.

Advertência

Perigo de ferimentos devido a elementos estruturais do suporte das baterias ao inserir o suporte. ▶ Voltar a inserir as baterias no respetivo compartimento com ambas as mãos nas pegas, NÃO pegar pela parte exterior da estrutura de fixação. ▶ Empurrar o suporte das baterias até ao batente.

Advertência Perigo de acidente e de ferimentos

devido a suporte das baterias solto! ▶ Após a inserção do suporte das baterias, montar sempre ambos os pinos da mola (1), de forma a evitar a saída das baterias durante a marcha!

▶ Proteger o suporte das baterias e a pega com os pinos de mola (1) e (2). ▶ Montar as proteções dos polos. ▶ Fechar a tampa do compartimento da bateria.

Carregar baterias Indicação

Visto que as baterias também se descarregam quando não estão a ser utilizadas, recomendamos que faça um carregamento mensal das baterias que não estão em utilização. ▶ Observar sempre as indicações de segurança no capítulo "Indicações importantes para o manuseamento de baterias" ( → Página 348)! ▶ Ligar o carregador. Ter em atenção a polaridade correta (positivo com positivo, negativo com negativo), a tensão correta (24 V) e a corrente de carga correta (aprox. 1/10 da capacidade nominal, p. ex. bateria de 200 Ah com 20 A de corrente de carga). ▶ Desligar o carregador depois de efetuada a carga. ▶ Quando já não houver nenhuma corrente de carga, desconectar o carregador. ▶ Para carregar baterias de gel são necessários carregadores especiais.

Arranque assistido Indicação

Uma bateria descarregada pode congelar a temperaturas inferiores a ‐10 °C. Tem de ser descongelada antes do arranque assistido.

Cuidado

Danos materiais devido a polaridade, tensão de carga ou cabos de carga errados. ▶ Assegurar a mesma polaridade (positivo com positivo, negativo com negativo). ▶ Ter em atenção uma tensão da bateria constante (24 V). ▶ Para o arranque assistido, só utilizar cabos para o arranque assistido com uma secção transversal de pelo menos 70 mm² e bornes isolados. ▶ Observar sempre as indicações de segurança no capítulo "Indicações importantes para o manuseamento de baterias" ( → Página 348)!

Sistema elétrico: baterias

Indicação

Nos veículos Solo, as baterias encontram‐se por trás da tampa de manutenção à frente à esquerda (por baixo do lugar do motorista).

Nos autocarros articulados, as baterias encontram‐se por trás da tampa de manutenção, no centro do veículo à direita (por trás do fole sanfonado). ▶ Desligar a ignição. Retirar a chave de ignição. ▶ Ligar primeiro uma extremidade do cabo do positivo ao polo positivo da bateria descarregada e a outra extremidade ao polo positivo da bateria que fornece a corrente.

Sistema elétrico: baterias

▶ Ligar o cabo do negativo ao polo negativo da bateria que fornece a corrente e depois a outra extremidade com uma peça metálica maciça ao quadro do veículo, não nas imediações da bateria descarregada.

Indicação

Das baterias pode sair gás detonante. Ao conectar o cabo de carregamento ao polo negativo da bateria descarregada pode haver formação de faíscas e que pode provocar uma explosão do gás detonante. Por isso, a última ligação entre a bateria descarregada e a bateria que fornece a corrente nunca deve ser feita diretamente na bateria. ▶ Pôr o motor do veículo que fornece a corrente a trabalhar com rotações elevadas e aguardar alguns minutos, até que a bateria descarregada tenha absorvido tensão. ▶ Ligar o motor do veículo receptor de corrente como habitualmente e deixar trabalhar em ralenti. ▶ Após o processo de arranque, ligar os consumidores maiores do veículo que recebe corrente, como iluminação, vidros aquecíveis ou ventilação.

Indicação

Desta forma, evita‐se que ao separar o cabo para o arranque assistido haja picos de tensão, que podem danificar os componentes elétricos. ▶ Desligar o motor do veículo fornecedor de corrente. ▶ Separar primeiro o cabo de massa, depois o cabo do positivo. ▶ Desconectar os consumidores não necessários do veículo juntamente com a bateria descarregada.

Arranque assistido em caso de equipamento com tomada de corrente de arranque externo

▶ Rodar a chave de ignição para a posição "0".

M54.00-2357-71 ▶ Abrir a tampa do compartimento da bateria (veículo sem reboque)

M54.00-2590-71 ▶ Abrir a tampa do compartimento da bateria (autocarro articulado)

M54.00-2589-71 ▶ Inserir um cabo para o arranque assistido adequado, com secção suficiente do cabo, na tomada de corrente de arranque externo (2) à direita, ao lado das baterias.

Sistema elétrico: baterias

M54.00-2586-71 ▶ Inserir um cabo para o arranque assistido adequado, com secção suficiente do cabo, na tomada de corrente de arranque externo (2) por cima das baterias.

▶ Ligar o motor do veículo fornecedor de corrente e fazê-lo funcionar com rotações elevadas ao ralenti e efetuar um arranque assistido, depois desligar o motor do veículo fornecedor de corrente.

Sistema elétrico: baterias

Indicação de danos materiais

Antes de desligar o cabo para o arranque assistido, ative os maiores consumidores do veículo recetor da corrente, tais como a iluminação, o aquecimento dos vidros ou o sistema de ventilação de forma a evitar picos de tensão.

This article is from: