6 minute read

Função: Temposet, Tempomat, EcoDrive, EcoDriverFeedback

Função: Temposet, Tempomat, EcoDrive, EcoDriverFeedback

Função: Temposet, Tempomat, Eco-

Drive, EcoDriverFeedback

Descrições:

● Temposet (Limitador) ● Tempomat ● Tolerância EcoDrive

Temposet (Limitador) Função

Aquando do arranque do motor, o Temposet está inativo e, se necessário, terá de ser ativado pelo motorista. Após a ativação, o Temposet limita a velocidade máxima para o valor selecionado pelo motorista. O sistema de assistência evita uma ultrapassagem da velocidade máxima ajustada, no âmbito das suas possibilidades técnicas. Como é habitual, o motorista opera o pedal do acelerador e do travão, assim como o Retarder. O ajuste do limite de velocidade também pode ser realizado com o veículo imobilizado. A velocidade mais baixa ajustável é de 15 km/h.

Sistemas conectados

A função do Temposet recorre à função do pedal do acelerador. A separação manual da função do Retarder do pedal do travão não influencia este sistema de assistência.

Limitador em ação

Se, na marcha sob efeito do travão motor, o veículo exceder a velocidade máxima selecionada em mais do que a tolerância introduzida pelo motorista (o valor padrão é 4 km/h), o sistema reduz a potência do motor. Acelerar normalmente com o pedal do acelerador não tem efeito. Se a redução da potência do motor não for suficiente, o sistema de assistência ativa o Retarder.

M54.00-2479-71 A indicação (3) pisca. A velocidade máxima memorizada pode ser excedida, p. ex., em caso de uma ultrapassagem, consultar capítulo "Operar Temposet (Limitador)" ( → Página 243). A seguir, o sistema de assistência volta a travar o veículo para a velocidade máxima memorizada.

M54.00-2993-71 Ao exceder a velocidade máxima ajustada surge uma mensagem a amarelo com a mensagem de aviso "Limiter passiv" (Limitador passivo), até voltar a ser alcançada a velocidade máxima ajustada.

Limite de desempenho

O sistema de assistência não deteta se a velocidade máxima ajustada: ● excede um limite de velocidade em vigor, ou ● se adapta às condições da estrada, do trânsito e meteorológicas. O efeito de travagem do Retarder depende de: ● velocidade engrenada. ● intensidade da inclinação. ● temperatura do líquido de refrigeração. O motorista é sempre responsável pela velocidade do veículo.

Função: Temposet, Tempomat, EcoDrive, EcoDriverFeedback

Tempomat Função

Aquando do arranque do motor, o Tempomat está inativo e tem de ser ativado pelo motorista. Após a ativação, o Tempomat mantém a velocidade cruzeiro selecionada pelo motorista, com auxílio do comando do motor e do Retarder. Para isso, o motorista não pode operar nem o pedal do acelerador ou travão nem o Retarder, devendo, no entanto, manter‐se sempre disponível. A velocidade cruzeiro mais baixa ajustável é de 15 km/h.

Sistemas conectados

A função do Tempomat recorre ao comando do motor e ao Retarder.

Tempomat em ação

Se, na marcha sob efeito do travão motor, o veículo exceder a velocidade cruzeiro selecionada em mais do que a tolerância introduzida pelo motorista (o valor padrão é 4 km/h), o sistema reduz a potência do motor. Se a redução da potência do motor não for suficiente, o sistema de assistência ativa o Retarder. A velocidade cruzeiro memorizada pode ser excedida, p. ex., em caso de uma ultrapassagem, consultar capítulo "Operar Tempomat (acionamento + travagem)" ( → Página 246). A seguir, o sistema de assistência volta a travar ou acelerar o veículo para a velocidade cruzeiro memorizada.

Função: Temposet, Tempomat, EcoDrive, EcoDriverFeedback

Limite de desempenho

O sistema de assistência não deteta se a velocidade cruzeiro ajustada: ● excede um limite de velocidade em vigor, ou ● se adapta às condições da estrada, do trânsito e meteorológicas. O efeito de travagem do Retarder depende de: ● velocidade engrenada. ● intensidade da inclinação. ● temperatura do líquido de refrigeração. O motorista é sempre responsável pela velocidade do veículo.

Tolerância EcoDrive

A tolerância é a faixa em torno da qual a velocidade cruzeiro ajustada pode ser excedida, antes que a função de travagem do Tempomat reaja. Pode ser ajustada entre 2 e 15 km/h, consultar capítulo "Ajustar tolerância EcoDrive" ( → Página 248). Assim é possível aproveitar melhor o impulso ganho em descidas, de forma a economizar combustível.

EcoDriverFeedback (EDF)

O EcoDriverFeedback (EDF) é um sistema de assistência ao motorista, que apoia um estilo de condução ecológico e económico. ▶ Ter em atenção as indicações de segurança para o manuseamento de sistemas de assistência ( → Página 217). O sistema avalia os seguintes critérios: ● Rolar, desacelerar, travar, parar, ● Utilização de Retarder e travão motor (se existente), ● Manuseamento do pedal do acelerador, ● Estado de diferentes sistemas do veículo. As avaliações atuais (barra verde) são feitas a partir da média dos 2 últimos minutos. No caso de uma avaliação inferior a 24%, a barra fica vermelha. Se, em seguida, a avaliação voltar a aumentar para mais de 25%, a barra volta a ficar verde. A média apresenta a avaliação desde a última reposição. O sistema apoia ativamente em cada janela, com indicações sobre a condução económica.

Verzögern, stoppen (Desacelerar/parar)

M54.00-3434-71 São avaliadas viagens com marcha sob efeito do travão motor (motor diesel) ou ao "velejar" (veículos com propulsão elétrica), a utilização do travão auxiliar e

do travão de serviço e a imobilização do veículo. Critérios de avaliação positivos são: ● longas fases de rolamento, ● adaptação preventiva da velocidade, ● boa relação entre a intensidade de travagem e a totalidade da desaceleração, ● em caso de descida, potência dos travões resistentes ao desgaste totalmente aproveitada, ● evitar paragens antes de obstáculos, iniciar lentamente a marcha. Critérios de avaliação negativos são: ● não rolar, ● travagem desnecessária, ● má relação entre a intensidade de travagem e a totalidade da desaceleração, ● utilização do travão de serviço em descidas apesar das reservas do travão resistente a desgaste, ● incumprimento da sequência: acelerar ‐ rolar ‐ travão resistente a desgaste ‐ travão de serviço, ● acionamento em simultâneo do pedal do acelerador e do travão, ● paragem desnecessária.

Função: Temposet, Tempomat, EcoDrive, EcoDriverFeedback

Dauerbremse (Travão auxiliar)

M54.00-3435-71 Neste módulo é avaliada a forma como os travões resistentes ao desgaste são utilizados. Critérios de avaliação positivos são: ● fase de comutação durante a intervenção do Retarder (apenas veículos com motor diesel), ● seleção progressiva dos escalões do retarder (sem acionamento compulsivo). Critérios de avaliação negativos são: ● Retarder ligado, pedal do acelerador acionado, ● acionamento compulsivo da alavanca do Retarder, ● Retarder ligado com binário do motor solicitado, p. ex. em caso de imobilização do veículo.

Fahrpedal (Pedal do acelerador)

M54.00-3436-71 Neste módulo é avaliada a utilização do pedal do acelerador. Critérios de avaliação positivos são: ● utilização correta do Kickdown; em seguida, aprox. 85 % da posição do

Função: Temposet, Tempomat, EcoDrive, EcoDriverFeedback

pedal do acelerador (apenas veículos com motor diesel), ● utilização uniforme do pedal do acelerador. Critérios de avaliação negativos são: ● movimentos do pedal do acelerador, sem aumento da velocidade (bombear), mesmo estacionado, ● fases curtas de Kickdown sem 85 % da posição do pedal do acelerador no seguimento (apenas veículos com motor diesel).

Inspeção do autocarro

M54.00-3437-71 Neste módulo, são avaliados estados de determinados sistemas do veículo.

Indicação

Os sistemas do veículo que são avaliados dependem do equipamento do veículo.

Estes sistemas incluem: ● pressão dos pneus, ● nível do líquido de refrigeração, ● água de lavagem do sistema de lavagem dos vidros, ● Sideguard Assist, ● motor "ligado" ou "desligado" com o veículo imobilizado (apenas veículos com motor diesel), ● filtro do ar (apenas veículos com motor diesel), ● nível de enchimento do filtro de partículas diesel (apenas veículos com motor diesel), ● sistema de alta tensão "ligado" ou "desligado" com o veículo imobilizado (apenas veículos com propulsão elétrica). São consideradas avaliações negativas os níveis de enchimento incorretos, desativação de sistemas de assistência, bem como motor a trabalhar (veículos com motor diesel) ou sistema de alta tensão ativo (veículos com propulsão elétrica) durante longos tempos de paragem.

This article is from: