20 minute read

Sistemas de travagem, operação e função

Sistemas de travagem, operação e função

Sistemas de travagem, operação e função

Funções:

● Sistemas de travagem ● Sistemas ativos de segurança

Indicações de segurança para os sistemas de travagem Avaria Sistema de travagem

O veículo está equipado com uma grande quantidade de sistemas de segurança e assistência de apoio. Estes também recorrem aos sistemas de travagem. Consoante o âmbito da avaria é emitida no visor uma mensagem a amarelo ou a vermelho e descrita através de um texto. Se houver uma avaria num dos sistemas de travagem, o funcionamento dos sistemas de segurança e de assistência também pode ser afetado. ▶ Familiarize-se com o grau da avaria e as consequências das restrições do funcionamento em caso de mensagens de aviso ( → Página 218).

Mensagem a amarelo Sistema de travagem

Observar a indicação no visor e reagir em conformidade. ▶ Dosear cuidadosa e atentamente a travagem, evitar travagens a fundo. ▶ Em caso de curso do pedal aumentado ou apoio reduzido, adaptar a pressão do pedal. ▶ Terminar a marcha o mais rápido possível e procurar um Parceiro de

Serviço OMNIplus.

Mensagem a vermelho Sistema de travagem Perigo

Perigo de acidente devido a avaria ou falha do sistema de travagem e sistemas de assistência auxiliares como o ABS. Uma travagem demasiado a fundo origina o bloqueio das rodas e o veículo deixa de reagir à direção. ▶ Observar as condições do trânsito e parar imediatamente o veículo. ▶ Em caso de falha parcial, travar com a pressão certa no pedal; em caso

de falha total, acionar uma travagem de emergência manual através do travão de estacionamento. ▶ Colocar o veículo fora de funcionamento e imobilizá‐lo com calços. ▶ Se necessário, colocar os passageiros em segurança. ▶ Proteger o veículo de acordo com o código da estrada. ▶ Observar mais indicações no capítulo "Arrancar por reboque e rebocar".

Indicações de segurança para os sistemas de assistência Responsabilidade do motorista

Os sistemas de assistência apoiam o motorista na condução nas mais diversas condições do trânsito. Apesar do apoio dos sistemas de assistência, o motorista é responsável pela condução segura do veículo.

Perigo

Perigo de acidente devido a estilo de condução não adaptado às condições do trânsito. Também com o auxílio dos sistemas de assistência ao condutor ativado, a responsabilidade continua a ser do motorista do veículo. Em caso de auxílio pelos sistemas de assistência ao condutor, observar sempre a situação de condução e ▶ observar as atuais condições do trânsito. ▶ Avaliar as condições climatéricas e do piso da estrada. ▶ Prestar atenção ao comportamento de outros utentes da via pública. ▶ Adaptar a distância e a velocidade às condições do piso da estrada e do trânsito. ▶ Guiar de acordo com as condições do trânsito. Antes da aplicação ou da desativação de um sistema de assistência: ▶ Familiarizar-se com o funcionamento. ▶ Praticar o manuseamento. ▶ Ter em mente os limites de utilização. ▶ Conhecer o comportamento do veículo com e sem sistema de assistência. Consoante o tipo de sistema de assistência, estes também podem ser opcionalmente desativados.

Sistemas de travagem, operação e função

Perigo

Perigo de acidente devido a desativação ou falha de um ou vários sistemas eletrónicos de assistência ao motorista. O comportamento de condução do veículo pode deteriorar e, em situações críticas, originar acidentes. ▶ Adaptar o comportamento de condução às condições do piso da estrada e do trânsito. ▶ Não utilizar o Retarder, eventualmente existente, em caso de nevoeiro, gelo ou condições adversas de estrada e de trânsito. ▶ Manter uma distância de segurança. ▶ Adaptar a velocidade. ▶ Em caso de falha de funcionamento, consultar imediatamente um Parceiro de Serviço OMNIplus. ▶ Adaptar o estilo de condução às condições da estrada, do trânsito e meteorológicas.

Mensagens de aviso no visor

Consoante o âmbito da avaria é emitida no visor uma mensagem a amarelo ou a vermelho e descrita através de um texto.

Sistemas de travagem Visão geral

O veículo está equipado com os seguintes sistemas de travagem: ● Travão de serviço, atua sobra as rodas de todos os eixos. Ativação através do pedal do travão. ■ Utilização durante a marcha para redução da velocidade, também até à imobilização. ● Travão de estacionamento,

Sistemas de travagem, operação e função

atua sobre as rodas do eixo motor, nos autocarros articulados também sobre o eixo central. Ativação através da alavanca manual. ■ Utilização com veículo parado e abandono do lugar do motorista. ■ Para segurança ao desligar o veículo em terrenos planos. ■ Para a travagem de emergência manual em caso de avaria do circuito de travagem. ● Travão de paragem, atua como um travão de serviço de ação reduzida. Ativação através do interruptor no painel de instrumentos. ■ Utilização quando parado na paragem, durante a entrada e saída de passageiros. ● Retarder, atua no veio de transmissão. Ativação através do interruptor multifunções ou leve pressão no pedal do travão. ■ Utilização durante a marcha para redução da velocidade.

Travão de serviço Função

O travão de serviço atua sobre as rodas de todos os eixos. A força de travagem é alcançada através da pressão das pastilhas de travão nos discos dos travões. O seu funcionamento é apoiado pelo sistema de travagem eletrónico com a ignição ligada, a partir do nível 2 ou com o motor em funcionamento. Sem ignição, tem de ser exercida uma pressão mais forte no pedal do travão, para se alcançar o mesmo efeito de travagem.

Operação

▶ Ter em atenção as Indicações de segurança para o manuseamento de sistemas de travagem e assistência ( → Página 178). Durante a marcha, o travão de serviço serve para a redução da velocidade e para a paragem até à imobilização. O efeito de travagem é apoiado pelo sistema de assistência na travagem, nas travagens em caso de perigo as luzes de travão comutam para luz de travão adaptativa. Numa travagem em caso de perigo o ABS (sistema antibloqueio) também está ativo. Assim se preserva a manobrabilidade do veículo. Através de uma condução preditiva e da utilização do retarder preservam‐se as pastilhas de travão e os discos dos travões.

Advertência

Perigo de acidente devido a falha de funções que auxiliam a condução segura do veículo como, p. ex., a direção assistida ou a regulação da travagem. ▶ NÃO desligar a ignição durante a marcha. ▶ NÃO retirar chave de ignição durante a marcha. Medidas ▶ Caso o motor falhe ou a ignição seja desligada, imobilizar o veículo em segurança.

▶ Continuar a operar o travão e a direção com aplicação de força máxima. ▶ Acionar lentamente e sem movimentos bruscos o pedal do travão, de forma a garantir a segurança dos passageiros. O efeito de travagem só atua enquanto o pedal do travão estiver a ser acionado. Ao aliviar o pedal do travão o travão volta a soltar‐se. O travão de serviço não é adequado para estacionar o veículo em segurança. ▶ Após alcançar a imobilização e antes de abandonar o lugar do motorista, acionar o travão de estacionamento ( → Página 181).

Sistema de assistência na travagem

Numa travagem em caso de perigo, o sistema de assistência na travagem garante distâncias de travagem o mais curtas possível. Dependendo da rapidez com que o pedal do travão é acionado, o sistema de assistência na travagem deduz uma possível situação de perigo e, neste caso, gera imediatamente a força de travagem completa. O sistema de assistência na travagem ativa a luz de travão adaptativa. ▶ Numa travagem em caso de perigo, pressionar o pedal do travão o mais possível, de forma a alcançar uma desaceleração de travagem perfeita.

Sistemas de travagem, operação e função

Limite de desempenho

Junto a cada roda existem sensores que detetam continuamente o desgaste das pastilhas de travão. Pastilhas de travão demasiado gastas são indicadas no visor através de uma mensagem a amarelo com o símbolo "Pastilhas de travão". Se num eixo as pastilhas de travão estiverem abaixo do limite de desgaste, então o sistema de assistência na travagem também não poderá compensar o efeito de travagem em falta.

Luz de travão adaptativa

A luz de travão adaptativa faz com que, numa travagem em caso de perigo, as luzes de travão pisquem rapidamente. Desta forma, avisa‐se o trânsito subsequente. Esta função só é ativada, se a velocidade, no início da travagem em caso de perigo, for superior a 50 km/h e o sistema de assistência na travagem auxiliar ativamente a travagem. Em caso de imobilização subsequente, o sistema de luzes intermitentes de emergência é automaticamente ligado.

Travão de estacionamento Função

O travão de estacionamento atua sobre as rodas do eixo motor, nos autocarros articulados também sobre as rodas do eixo central. A força de travagem é conseguida através da força mecânica de uma mola, que é pressionada pelas pastilhas dos travões contra os discos dos travões.

Sistemas de travagem, operação e função

Durante o funcionamento do veículo, a força de travagem das molas é indesejada, as molas são retidas por ar comprimido. Após o arranque do veículo, até os travões serem autorizados, tem de ser primeiro gerada uma reserva suficiente de ar comprimido. Em situações críticas, como em caso de avaria do travão de serviço, pode ser efetuada uma travagem de emergência manual com o travão de estacionamento. Neste caso, o ABS está sem função.

Operação

▶ Ter em atenção as indicações de segurança para o manuseamento dos sistemas de travagem e assistência ( → Página 178). O travão de estacionamento é engatado com o veículo imobilizado e ao abandonar o lugar do motorista. Serve para a segurança do veículo ao estacionar em pisos planos.

Perigo

Perigo de ferimentos devido a uma acionamento indevido e movimento involuntário do veículo. ▶ Ao parar e estacionar, proteger o veículo através do travão de estacionamento; puxar a alavanca por completo. ▶ Ao abandonar o lugar do motorista, retirar sempre a chave de veículo. ▶ Supervisionar sempre o veículo, caso contrário, fechar e trancar o veículo corretamente. ▶ Em subidas ou descidas, utilizar adicionalmente calços e virar as rodas para os bordos dos passeios.

Acionamento do travão de estacionamento

M54.00-2468-71 ▶ Puxar a alavanca manual da posição "Soltar" (B) para a posição "Fixar" (A). ▶ Deixar engatar o anel de desbloqueio (1).

M54.00-2473-71 ▶ Após o acionamento do travão de estacionamento, soltar a alavanca de desbloqueio. ◁ A luz de controlo do travão de estacionamento (2) acende. ◁ O eixo de acionamento (1) do veículo está representado a branco na área de indicação do visor.

Sistemas de travagem, operação e função

M54.00-2988-71 ▶ Antes de abandonar o lugar do motorista, desligar a ignição e retirar a chave. ▽ Se a ignição tiver sido desligada sem ter sido acionado o travão de estacionamento, soa um sinal de advertência acústico e aparece uma mensagem a vermelho "Feststellbremse einlegen" (Acionar travão de estacionamento). ▶ Acionar travão de estacionamento. ▶ Ao desligar o veículo em subidas, por segurança colocar calços.

Soltar o travão de estacionamento

M54.00-2468-71 ▶ Retirar o anel de desbloqueio (1) da posição de encaixe e deslocar a alavanca manual até ao batente em direção a "Soltar" (B).

Sistemas de travagem, operação e função

M54.00-2473-71 ▶ Observar o indicador de pressão da pressão de reserva. Em caso de pressão de reserva suficiente, o travão de estacionamento abre. ◁ A luz de controlo (2) apaga. ▽ Apesar de pressão de reserva suficiente a luz de controlo não apaga: ▶ contactar o parceiro de serviço OMNIplus.

Travagem de emergência manual

No caso de travagem manual de emergência com o travão de estacionamento, as forças de travagem só atuam sobre as rodas do eixo motor, nos autocarros articulados também sobre as rodas do eixo central. O ABS está inativo, daí advém um elevado perigo de derrapagem. A travagem de emergência manual só deve ser utilizada em caso de avaria de ambos os circuitos de travagem, para evitar danos maiores devido a um acidente. Enquanto a alavanca manual não estiver engatada, a força de travagem pode ser doseada através da sua posição. Isso exige toda a atenção do motorista.

M42_00-0446-01 ▶ Ter em atenção as indicações de segurança para o manuseamento dos

sistemas de travagem e assistência ( → Página 178). ▶ Puxar o anel de desbloqueio (1.1) para cima, segurando sempre e evitando que engate. ▶ Mover a alavanca manual (1) lentamente, na direção "Fixar" (b). sem a largar. ◁ A força de travagem atua em conformidade com a posição da alavanca manual. Quanto mais na direção "Fixar" (b), mais forte será o efeito de travagem. ▶ Guiar a alavanca manual e evitar que volte a encaixar na posição de desbloqueio (a).

Destravamento de emergência do travão de estacionamento

Sem pressão suficiente não é possível soltar o travão de estacionamento. É possível soltar através de: ● Enchimento através de ligação de ar comprimido externa, consultar "Enchimento externo de ar comprimido" ( → Página 345) no capítulo "Em caso de emergência".

● Destravamento mecânico de emergência do travão de estacionamento. O veículo está protegido contra deslocação inadvertida.

Indicação

O destravamento de emergência de um sistema de travagem só deve ser efetuado por pessoal técnico. Um travão de estacionamento mecanicamente desbloqueado não consegue impedir uma deslocação inadvertida do veículo. A segurança de funcionamento do veículo está consideravelmente em risco.

Travão de paragem Função Indicação

Com o travão de paragem, o veículo parado é travado com uma pressão de aprox. 2,0 bar em todas as rodas.

Sistemas de travagem, operação e função

Indicação

Devido à sua reduzida potência de travagem, o travão de paragem só é aplicável em subidas e descidas de no máximo 15%. No caso de subidas e descidas mais acentuadas, tem de ser utilizado o travão de estacionamento. O travão de paragem atua nas rodas de todos os eixos. Consume menos ar comprimido do que o travão de estacionamento e, por isso solta‐se mais depressa, no entanto, o seu efeito de travagem é mais fraco. A função do travão de paragem só existe com a rede de bordo ligada. Se a bateria for separada da rede de bordo, o travão de paragem também é desligado.

Ligar, desligar o travão de paragem Perigo

Perigo de ferimentos devido a uma acionamento indevido e movimento involuntário do veículo. ▶ Ao parar e estacionar, proteger o veículo através do travão de estacionamento; puxar a alavanca por completo. ▶ Ao abandonar o lugar do motorista, retirar sempre a chave de veículo. ▶ Supervisionar sempre o veículo, caso contrário, fechar e trancar o veículo corretamente. ▶ Em subidas ou descidas, utilizar adicionalmente calços e virar as rodas para os bordos dos passeios.

Requisitos:

● Veículo parado. ● Canhão da ignição na posição de marcha.

Sistemas de travagem, operação e função

Ativar travão de paragem:

M54.00-2571-71 ▶ Observar as indicações sobre "Função Travão de paragem" ( → Página 185). ▶ Acionar o pedal do travão. ▶ Premir o botão (1).

Indicação

Se estiver instalado um interruptor com função de bloqueio, este deve ser acionado para ligar e desligar o travão de paragem.

M54.00-2475-71 ▶ Observar a mensagem no visor. ◁ No visor, o gráfico do autocarro (1) altera-se. ◁ Na área de estado é apresentado o pictograma (2) "Travão de paragem ativo".

Soltar o travão de paragem:

▶ Ter em atenção as indicações de segurança para o manuseamento dos sistemas de travagem e assistência ( → Página 178).

M54.00-2475-71 ▶ Soltar o pedal do travão. ▶ Acionar o pedal do acelerador. ◁ No visor o gráfico do autocarro (1) altera-se, o pictograma apaga. ◁ O pictograma (2) apaga.

Indicação

Em caso de emergência, o travão de paragem pode ser solto através de um interruptor selado (consultar "Interruptor de desbloqueio de emergência do travão de paragem" ( → Página 367) no capítulo "Em caso de emergência").

Aumento da pressão de travagem com travão de paragem ativo Indicação

Para evitar uma deslocação inadvertida do veículo numa subida ou numa descida, com o travão de paragem ativo é possível, acionando o pedal do travão, aumentar a pressão no circuito de travagem (1) e (2) até à pressão de travagem máxima.

Aumentar a pressão de travagem:

▶ Acionar o pedal do travão. ◁ A pressão de travagem aumenta. ▶ Soltar o pedal do travão. ◁ É mantida a pressão de travagem atualmente aplicada.

Ativar o imobilizador

Como imobilizador é designada a ativação automática do travão de paragem através da abertura de uma porta. Com o imobilizador, o veículo parado é travado com uma pressão de aprox. 2,0 bar em todas as rodas. O imobilizador atua sobre as rodas de todos os eixos. Consume menos ar comprimido do que o travão de estacionamento e, por isso solta‐se mais depressa, no entanto, o seu efeito de travagem é mais fraco.

Sistemas de travagem, operação e função

Indicação

Devido à sua reduzida potência de travagem, o imobilizador só é aplicável em subidas e descidas de no máximo 15%. No caso de subidas e descidas mais acentuadas, tem de ser utilizado o travão de estacionamento.

Requisitos: ● Veículo parado. ● A rede de bordo está ligada. ● Canhão da ignição na posição de marcha.

M54.00-2509-71

Perigo

Perigo de ferimentos devido a uma acionamento indevido e movimento involuntário do veículo. ▶ Ao parar e estacionar, proteger o veículo através do travão de estacionamento; puxar a alavanca por completo. ▶ Ao abandonar o lugar do motorista, retirar sempre a chave de veículo. ▶ Supervisionar sempre o veículo, caso contrário, fechar e trancar o veículo corretamente.

Sistemas de travagem, operação e função

▶ Em subidas ou descidas, utilizar adicionalmente calços e virar as rodas para os bordos dos passeios. ▶ Premir um botão da porta para abrir uma porta. ◁ A porta abre. ◁ No visor, o gráfico do autocarro (1) altera-se. ◁ Na área de estado é apresentado o pictograma (2) "Travão de paragem". ◁ Na área de estado é apresentado o pictograma "Porta 1 aberta".

Indicação

Exceto na posição "N", ao ser acionado o pedal do acelerador, não ocorre nenhum aumento das rotações, se o travão de paragem estiver ativado. ▶ Para fechar a porta, voltar a premir o botão da porta. ◁ A porta fecha. ▶ Para soltar o imobilizador, acionar o pedal do acelerador. ◁ O imobilizador solta-se. ◁ Com a porta fechada, o pictograma "Porta 1" na barra de estado apaga. ◁ No visor, o gráfico do autocarro (1) altera-se. ◁ O pictograma (2) "Travão de paragem" apaga.

Retarder Função

O retarder atua diretamente no veio de transmissão e trava, assim, praticamente sem desgaste. O efeito depende das rotações do motor e da velocidade. Em caso de velocidade reduzida e rotações reduzidas do motor, a potência de travagem do retarder diminui. Alguns sistemas de assistência recorrem à função do retarder, para reduzir a velocidade do veículo. Se no retarder for transformada mais energia de travagem em calor do que o que pode ser dissipado, o retarder pode sobreaquecer. É apresentada uma mensagem de aviso no visor, a potência de travagem do retarder é reduzida. O retarder e o travão motor também são designados como travão auxiliar.

Operação

▶ Ter em atenção as Indicações de segurança para o manuseamento de sistemas de travagem e assistência ( → Página 178).

Aplicação do retarder em descidas

Ao conduzir em descidas longas ou acentuadas, a massa do veículo provoca um aumento constante da velocidade. Em descidas muito longas e acentuadas os sistemas de travagem têm de recolher muita energia cinética. Isso pode causar sobreaquecimento do travão auxiliar. Para proteção do travão auxiliar, em caso de ameaça de sobreaquecimento, a potência de travagem do sistema é reduzida. Surge uma mensagem de aviso no visor.

Perigo

Perigo de acidente devido à perda do controlo sobre o veículo, em consequência de se ultrapassar a velocidade máxima permitida. ▶ Travar o veículo até à velocidade admissível. ▶ Utilizar a força de travagem do motor, engrenando uma velocidade de caixa mais baixa. ▶ Antes da entrada na descida, reduzir a velocidade. ▶ Se necessário, utilizar o travão de serviço, para evitar um sobreaquecimento.

Sistemas de travagem, operação e função

Ativação através do interruptor multifunções (opcional)

M54.00-2507-72 O retarder é progressivamente ativado no interruptor multifunções direito. ● 5.1 Travão auxiliar Nível (1) ● 5.2 Travão auxiliar Nível (2) ● 5.3 Travão auxiliar Nível (3) ● 5.4 Travão auxiliar Nível (4) ● 5.5 Travão auxiliar Nível (5) ▶ Para um efeito de travagem mais forte, pressionar o interruptor multifunções para baixo; para anular o efeito de travagem, pressionar o interruptor multifunções para cima.

Ativação através do pedal do travão

Ao acionar levemente o travão de serviço, o efeito de travagem é primeiro originado pelo retarder e só depois pelo travão de serviço. ▶ Acionar somente um pouco o pedal do travão para ativar o retarder.

◁ No Instrumento de indicação a luz de controlo acende.

Sistemas de travagem, operação e função

Sistemas ativos de segurança

O veículo dispõe de uma grande quantidade de sistemas de assistência modernos, que auxiliam o motorista durante a condução. Estes, encontram‐se detalhadamente descritos no capítulo Sistemas de assistência ( → Página 216).

Função de bloqueio contra deslocamento (opcional)

O bloqueio contra deslocamento atua nas rodas de todos os eixos. Assim que o veículo se imobilizar, a pressão de travagem comandada por último é mantida, mesmo quando se deixar de atuar o pedal do travão. Para evitar que o veículo descaia para trás, p. ex. numa subida, o motorista pode, a qualquer momento, aumentar a pressão de travagem voltando a acionar o pedal do travão, o mesmo se aplica em caso de imobilização numa descida. A operacionalidade do bloqueio contra deslocamento só é garantida com a rede de bordo ligada e pode ser desativada premindo um botão.

Indicação

Se a bateria for separada da rede de bordo com o bloqueio contra deslocamento ativado, o bloqueio contra deslocamento também é desligado.

Indicação

A operacionalidade do bloqueio contra deslocamento só é possível com a porta da cabina do motorista fechada. Quando o pedal do acelerador é pisado, o aumento do binário provoca em seguida um movimento para a frente ou para trás, em função da mudança selecionada.

Operar o bloqueio contra deslocamento/Assistente de arranque (opcional)

Perigo

Perigo de ferimentos devido a uma acionamento indevido e movimento involuntário do veículo. ▶ Ao parar e estacionar, proteger o veículo através do travão de estacionamento; puxar a alavanca por completo. ▶ Ao abandonar o lugar do motorista, retirar sempre a chave de veículo. ▶ Supervisionar sempre o veículo, caso contrário, fechar e trancar o veículo corretamente. ▶ Em subidas ou descidas, utilizar adicionalmente calços e virar as rodas para os bordos dos passeios. ▶ Ao abandonar o lugar do motorista acionar, adicionalmente, o travão de estacionamento. Requisitos para ativar o bloqueio contra deslocamento:

● veículo parado, ● ignição está ligada, ● porta da cabina do motorista fechada, ● LED no botão está aceso (operacionalidade ativa). ▶ Ter em atenção as Indicações de segurança para o manuseamento de sistemas de travagem e assistência ( → Página 178). ▶ Travar o veículo até à imobilização.

◁ No indicador é apresentado o símbolo "Bloqueio contra deslocamento ativo". ◁ O bloqueio contra deslocamento trava todos os travões das rodas com a pressão que o motorista predefiniu com o pedal do travão quando o veículo estava parado.

Sistemas de travagem, operação e função

Indicação

Caso o veículo se deslocar inadvertidamente devido a uma pressão de travagem comandada demasiado baixa, carre-

gar por breves instantes com

força a fundo o travão de serviço, até o veículo ser seguro pelo bloqueio contra deslocamento.

Iniciar a marcha, soltar automático do bloqueio contra deslocamento

▶ Acionar o pedal do acelerador. ◁ O bloqueio contra deslocamento é solto a partir de um determinado aumento do binário no grupo de transmissão. ▶ Desativar a operacionalidade do bloqueio contra deslocamento.

▶ Acionar o botão do bloqueio contra deslocamento. ◁ A luz piloto no botão apaga-se. ◁ O bloqueio contra deslocamento é imediatamente desativado.

Advertência

O veículo pode deslocar‐se inadvertidamente.

Mensagens de aviso

M54.00-A021-71 Uma mensagem de aviso do nível vermelho com o texto "Feststellbremse einlegen" (Acionar travão de estacionamento) é ativada, quando: ● a porta da cabina do motorista é aberta.

Sistemas de travagem, operação e função

● a ignição é ligada.

M54.00-A022-71 No caso de uma avaria é exibida uma mensagem de aviso do nível amarelo como o texto "Rollsperre gestört" (Bloqueio contra deslocamento avariado).

This article is from: