6 minute read

Ligar, conduzir, desligar

Ligar, conduzir, desligar

Ligar, conduzir, desligar

Arranque do motor Perigo

Perigo de intoxicação e de queimadu-

ras devido a peças quentes do sistema de gases de escape e aos gases de escape. ▶ Motor e aquecimento suplementar em recintos fechados, p. ex., garagens, apenas devem ser colocados em funcionamento se existirem sistemas de aspiração dos gases de escape. ▶ Garantir uma ventilação suficiente com ar fresco. ▶ Manter uma distância suficiente a peças quentes. ▶ Se for necessário, usar vestuário de proteção adequado.

Requisito para o arranque do motor

● O travão de estacionamento está engatado. ● Caixa de velocidades na posição de ponto morto. ● Utilizar a chave autorizada. Só estas são admitidas pelo imobilizador instalado de série. ● Se o veículo estiver equipado com um imobilizador controlado por taxa de álcool, este deverá ser desbloqueado (observar as instruções do fabricante). ● A tampa do compartimento do motor está fechada. ▶ No caso de uma avaria do imobilizador controlado por taxa de álcool, desbloquear o interruptor selado a chumbo.

▶ Com temperaturas exteriores inferiores a -20 °C, preaquecer o motor com o aquecimento suplementar antes de efetuar o arranque. Observar "Indicações de segurança para aquecimento, ventilação, climatização" ( → Página 258).

Arrancar

M54.002470-71 ▶ Rodar a chave de ignição para a posição de arranque (2). ◁ Será realizada uma verificação autónoma ao sistema: as luzes de controlo são verificadas, os ponteiros movem-se. ▶ Rodar a chave de ignição para a posição de arranque (3), sem acionar o pedal do acelerador. ◁ O motor arranca.

Indicação

Se o motor não ligar, deverá interromper o processo de arranque após, no máximo, 15 segundos e repetir o processo após um período de espera de aprox. 1 minuto. Antes do novo arranque, voltar a rodar a chave de ignição para a posição inicial (0). Depois de três tentativas de processo de arranque, fazer uma pequena pausa (aprox. 15 minutos). Logo após o arranque do motor, observar as luzes de controlo e as mensagens de ocorrência no painel de instrumentos. Se não for indicada qualquer falha de funcionamento, pode ser iniciada a marcha.

Indicação de danos materiais

Se, no visor, for apresentado o símbolo "Pressão do óleo demasiado baixa" ou a mensagem de ocorrência "Erfassung Öldruck gestört" (Registo da pressão do óleo do motor avariado), desligar imediatamente o motor e averiguar a causa.

Proteção ambiental

Nunca deixar o motor a aquecer com o veículo imobilizado; iniciar logo a marcha e operar o motor com rotações intermédias. ▶ Soltar a chave de ignição logo que o motor arrancar.

Indicação de danos materiais

A temperatura de serviço desejada situa‐se entre 70 °C e 105 °C (até 110 °C no caso de motores da série 470). Se, devido à temperatura exterior, a temperatura de serviço mínima de 70 °C não for completamente alcançada, o aquecimento suplementar tem de ser ligado ou mantido ligado.

Aumento automático das rotações ao ralenti

Para evitar uma alimentação deficiente da rede de bordo, são progressivamente aplicadas 3 medidas: ● 1. Aumento das rotações ao ralenti, ● 2. Redução de consumidores individuais, ● 3. Desativação de consumidores.

Ligar, conduzir, desligar

Conduzir

Advertência

Perigo de acidente devido a falha de funções que auxiliam a condução segura do veículo como, p. ex., a direção assistida ou a regulação da travagem. ▶ NÃO desligar a ignição durante a marcha. ▶ NÃO retirar chave de ignição durante a marcha.

Medidas

▶ Caso o motor falhe ou a ignição seja desligada, imobilizar o veículo em segurança. ▶ Continuar a operar o travão e a direção com aplicação de força máxima.

Ligar, conduzir, desligar

Requisitos para o arranque:

● A pressão de reserva do ar comprimido foi enchida: a mensagem no visor apaga ou a barra vermelha fica branca. ● A pressão do óleo foi formada: mensagem no visor apaga ou o instrumento de indicação exibe a pressão de serviço. ● Todas as portas estão destrancas e fechadas. ● A bagagem de mão e outras bagagens estão acondicionadas em segurança. ● Os passageiros estão sentados ou suficientemente seguros. Antes de iniciar a viagem, realizar um teste de travagem. Realizar este teste, se possível, sem passageiros e considerando as condições do trânsito. Se ainda não tiver sido concluída a rodagem do veículo, observar as normas de rodagem. ▶ Acionar o pedal do travão, soltar o travão de estacionamento, engrenar uma velocidade, soltar o travão de

serviço e acionar o pedal do acelerador. ◁ O veículo arranca. ▶ Após o arranque, deixar o motor trabalhar durante breves momentos ao ralenti, até se formar uma pressão do óleo suficiente. ▶ Aquecer o motor rapidamente com rotações intermédias.

Indicação de danos materiais

Para evitar um desgaste elevado e possíveis danos no motor, não deixar o motor frio atingir rotações elevadas. ▶ Conduzir com plena carga somente depois de atingir a temperatura de serviço.

Indicação

Consoante a temperatura exterior, o motor atinge após aprox. 15 a 30 minutos a sua temperatura de serviço de aproximadamente 85 °C a 100 °C. ▶ Praticar uma condução económica e permanecer sempre abaixo do intervalo de rotações vermelho.

Conduzir em marcha-atrás

Se o veículo estiver equipado com uma câmara de marcha‐atrás, esta exibe uma área limitada atrás do veículo. A câmara de marcha‐atrás não substitui a realização atenta e responsável de manobras, nem a ajuda na realização da manobra por outra pessoa. ▶ Manter a câmara limpa e, em caso de humidade, secar. ▽ Se a câmara não exibir nenhuma imagem ou apenas uma imagem insuficiente: ▶ limpar a câmara e verificar o respetivo funcionamento. ▶ Se a câmara estiver tapada por componentes adicionais, a tampa da bagageira estiver aberta, a traseira estiver danificada ou as condições de iluminação forem insuficientes, só deve fazer marcha-

atrás com a ajuda de outra pessoa.

Desligar o motor Requisitos para desligar o motor

● Após uma forte solicitação (p. ex., subidas inclinadas) o motor deve continuar a trabalhar aprox. 2 minutos com o veículo parado, de forma a arrefecer o turbocompressor dos gases de escape.

Indicação

Estacione o veículo de modo a haver espaço suficiente para abrir a tampa do compartimento do motor ou da bateria.

● Na escolha do lugar de estacionamento foi tido em consideração que o sistema de aquecimento auxiliar ainda está ou esteve ativo há pouco tempo. ▶ Observar as indicações de segurança para o sistema de aquecimento auxiliar ( → Página 258).

Desligar Perigo

Perigo de incêndio devido a peças quentes do sistema de gases de escape. ▶ Desligar o aquecimento suplementar em pavilhões ou em postos de abastecimento. ▶ Não estacionar ao lado ou sobre relva seca ou campos de cereais colhidos. ▶ Manter uma distância suficiente em relação a depósitos de combustível e veículos estacionados. ▶ Evitar áreas com gases ou pós, tais como, depósitos de gás, armazéns de carvão ou madeira e semelhantes. ▶ Utilizar apenas sistemas de aspiração autorizados para estas temperaturas dos gases de escape.

Ligar, conduzir, desligar

M54.002470-71 ▶ Colocar a caixa de velocidades na posição de ponto morto. ▶ Acionar o travão de estacionamento. ▶ Rodar o canhão da ignição da posição de marcha (2), para a posição (1). ◁ O motor é desligado. ▶ Para desligar a ignição e retirar a chave, rodar a chave para a posição (0). ◁ A ignição está desligada.

Ligar, conduzir, desligar

Sobrerrotação do motor no regime de marcha Luz de advertência Rotações do motor admissíveis excedidas

Se as rotações do motor admissíveis no regime de marcha forem excedidas, esta luz de advertência amarela acende no painel de instrumentos.

Indicação de danos materiais

O motor e o veio de transmissão podem ficar danificados. Tendo em consideração as condições do trânsito, diminuir a velocidade; se necessário, travar.

This article is from: