6 minute read

Arrancar por reboque e rebocar o veículo

Arrancar por reboque e rebocar o veículo

Arrancar por reboque e rebocar o veículo

Rebocar Indicações básicas Advertência

Danos materiais devido a reboque indevido sem conhecimentos especializados para a classe de veículos. O veículo deve ser preparado devidamente. ▶ Reboque por pessoal técnico autorizado. ▶ Cumprir as determinações legais do país. ▶ Selecionar uma velocidade adequada ao tipo de caixa de velocidades montado. ▶ Se existir a suspeita de danos na caixa de velocidades é necessário desmontar o veio articulado de forma correta. Na desmontagem do veio articulado, os parafusos devem ser apertados firmemente nos flanges. ▶ Assegurar a alimentação de ar comprimido do circuito de travagem do

acumulador de mola e, se necessário, ligar uma fonte de ar comprimido externa. Caso contrário, o veículo não pode ser rebocado. ▶ Utilizar apenas dispositivos e processos de reboque autorizados como, p. ex., uma barra de reboque. ▶ Fazer a curva suficientemente larga e prestar atenção à projeção traseira do veículo e aos retrovisores. ▶ Desligar ESP e, se necessário, ABA. Um veículo imobilizado só deve ser rebocado por pessoal técnico autorizado. ▶ Consoante o tipo de caixa de velocidades, devem ser tomadas medidas específicas, consultar "Medidas para o reboque" a seguir a este capítulo.

Rebocar com eixo dianteiro levantado

Cuidado

Danos materiais devido a intervenção involuntária de sistemas de assistência ao rebocar com o eixo dianteiro elevado. O sistema de assistência deteta diferentes velocidades dos eixos e intervém de forma reguladora, p. ex., através de travagem. O veículo é desestabilizado e derrapa. ▶ Desligar a ignição para desativar os sistemas de assistência. ▶ Retirar a chave de ignição para proteger contra operação indevida. ▶ Com o eixo dianteiro levantado, NÃO ligar a ignição.

Indicação de danos materiais

Veículo levantado está mais alto do que o normal: prestar atenção à altura de passagem em caso passagens por baixo de pontos e edifícios.

Indicação

Durante o reboque, os passageiros e os animais não devem estar dentro do veículo.

Medidas especiais Autocarro articulado

Advertência

Perigo de acidente devido a balanço do veículo durante o reboque, devido a falta de amortecimento na articulação. Com a ignição desligada, a proteção da articulação funciona no modo de amortecimento de emergência, o veículo é insuficientemente estabilizado. ▶ A velocidade de reboque não deve exceder os 50 Km/h. ▶ Observar sempre o autocarro articulado. ▶ Reduzir a velocidade em caso de movimento oscilatório. ▶ Se necessário, tomar outras medidas de segurança (p. ex. veículo de apoio).

Arrancar por reboque e rebocar o veículo

Rebocar com barra de reboque

Observar indicações e autocolantes na barra de reboque. ▶ Ligar a ignição no nível 2. ▶ Em curvas apertadas à esquerda, ter atenção para o veículo de reboque não danificar o retrovisor exterior esquerdo do veículo rebocado com a sua traseira. ▶ Em curvas apertadas à direita, ter atenção para a barra de reboque não danificar o veículo rebocado.

Encher a reserva de ar comprimido

Se for necessário encher o veículo com ar comprimido, a pressão de alimentação da fonte não pode ser inferior a 11 bar. Só então são enchidos todos os circuitos de pressão. ▶ Não encher o sistema de ar comprimido acima de 12,5 bar. ▽ Se a pressão for superior, utilizar uma redução de pressão. ▶ Manter a pressão máx. do acumulador em 12,5 bar, caso contrário os componentes do sistema de ar comprimido podem ficar danificados.

Arrancar por reboque e rebocar o veículo

Medidas para o reboque Indicação

Um veículo que tenha ficado imobilizado só pode ser rebocado por pessoal especializado, autorizado para o efeito!

Estado do motor Estado do veio de transmissão Caixa de velocidades Voith AGN Caixa de velocidades ZF AGN para observação

em funcionamento

em funcionamento montado

desmontado

desligado montado

desligado desmontado nenhum limite de quilometragem. A temperaturas inferiores a ‐15 °C: máx. 5 km/h.

nenhum limite de quilometragem

Máx. 10 km/h. A temperaturas inferiores a ‐15 °C: máx. 5 km/h.

No máx. 10 minutos com, no máx., 15 km/h. A temperaturas inferiores a ‐15 °C: máx. 5 km/h. nenhum limite de quilometragem Em caso de suspeita de danos na caixa de velocidades: desmontar o veio articulado.

Em caso de suspeita de danos na caixa de velocidades: desmontar o veio articulado.

Acoplamento de reboque dianteiro Advertência Perigo de entalamento e esmaga-

mento dos dedos e mãos ao fechar ou abrir tampas, rampas dobradiças, escotilhas, tampas ou cantos dos parachoques. ▶ Segurar pelo exterior. ▶ Segurar pela, se existente. ▶ Ter atenção a outras pessoas.

M62.10-0006-71 ▶ Abrir a tampa frontal (1) com as duas mãos para baixo.

Arrancar por reboque e rebocar o veículo

M62.10-0010-71 ▶ Destrancar a alavanca esquerda e direita (1).

Indicação

Danos na pintura: o veículo não deve ser rebaixado, a tampa não deve tocar no piso da estrada.

Indicação

A parte inferior da tampa frontal está segura por uma cinta de retenção.

▶ Rebater a parte inferior (2) para baixo.

Indicação

Durante o reboque, a tampa frontal tem de estar fechada. ▶ Fechar a tampa frontal (1).

M88.00-0060-01-S_W ▶ Rodar a cavilha de segurança pela pega (5), no sentido dos ponteiros do relógio até desbloquear.

▶ Retirar a cavilha de segurança (5) para cima, para fora do acoplamento de reboque. ▶ Inserir o olhal da barra de reboque no acoplamento de reboque.

Arrancar por reboque e rebocar o veículo

▶ Inserir a cavilha de segurança (5) no acoplamento de reboque e no olhal da barra de reboque. ▶ Rodar a cavilha de segurança (5) pela pega no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, até a patilha de retenção (6) engatar. ▶ Após o reboque, abrir a tampa inferior (2) para cima e trancar de forma segura.

Acoplamento de reboque atrás (opcional)

Advertência

Perigo de entalamento e esmaga-

mento dos dedos e mãos ao fechar ou abrir tampas, rampas dobradiças, escotilhas, tampas ou cantos dos parachoques. ▶ Segurar pelo exterior. ▶ Segurar pela, se existente. ▶ Ter atenção a outras pessoas. ▶ Retirar a cavilha de segurança do acoplamento de reboque dianteiro.

M00.00-0492-71 ▶ Retirar a cobertura (1).

▶ Inserir o olhal da barra de reboque no acoplamento de reboque.

M88.00-0061-01-S_W ▶ Inserir a cavilha de segurança (5) no acoplamento de reboque e no olhal da barra de reboque.

▶ Rodar a cavilha de segurança (5) pela pega no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, até a patilha de retenção (6) engatar.

Indicação

A cavilha de segurança (5) sempre tem de engatar sempre na patilha de retenção (6).

Arrancar por reboque e rebocar o veículo

M88.00-0060-01-S_W ▶ Após o processo de reboque, elevar ligeiramente a patilha de retenção (6) e rodar a cavilha de segurança pela pega (5), no sentido dos ponteiros do relógio até desbloquear.

▶ Voltar a inserir a cavilha de segurança no acoplamento de reboque dianteiro e fixar.

Efetuar manutenção e conservação de acoplamento de reboque

Verificar o acoplamento de reboque regularmente relativamente a danos, limpar e lubrificar. ▶ Limpar acoplamento de reboque. ▶ Lubrificar com massa universal. ▶ Verificar o ajuste fixo dos parafusos de fixação no perfil transversal. ▶ A cor de controlo/o verniz de fixação não deve apresentar danos, caso contrário, procurar um Parceiro de

Serviço.

Indicação

Em caso de verniz de fixação danificado, o acoplamento de reboque não deve ser utilizado até à verificação por um Parceiro de Serviço.

This article is from: