
2 minute read
Direção
from Mercedes Benz Citaro, Citaro LE, Citaro K, Citaro G, CapaCity Manual de Operações do Condutor - PDF
Direção
Indicações importantes Direção Advertência
Perigo de acidente devido a falha da direção assistida e à dificuldade em manobrar a direção daí resultante. ▶ Conduzir o veículo com especial cuidado até à saída de emergência mais próxima ou até ao Parceiro de
Serviço OMNIplus mais próximo. ▶ Mandar eliminar a avaria de imediato num Parceiro de Serviço
OMNIplus. A dimensão da direção e a desmultiplicação mecânica da direção foram escolhidas de modo a que, em caso de falha da direção assistida hidráulica, as forças de acionamento a aplicar no volante não excedam um determinado valor, considerado pelo legislador como valor máximo razoável. Para veículos de 2 eixos, com mais de 12 t, esta força é de 450 N e para veículos de 3 eixos, com mais de 12 t e eixo de arraste ativo, é de 500 N no perímetro do volante ao virar o veículo desde a marcha a direito, num círculo com 20 m de raio, com uma velocidade de marcha de aprox. 10 km/h. Desde o início da viragem até alcançar o raio de 20 m não podem passar mais de 6 segundos. O motorista deve saber que, em caso de falha abrupta da assistência hidráulica (p. ex. devido à falha do acionamento da bomba), o seu veículo permanece mesmo assim manobrável, no entanto irá necessitar de muito mais força para a manobra. Visto que uma situação destas ocorre muito raramente, mas quando ocorre é completamente inesperada, o motorista pode ser induzido por engano à suposição de que o sistema de direção está bloqueado. O motorista deve apenas aplicar a força de acionamento necessária para manobrar o volante. Esta indicação importante deve ajudar a esclarecer o contexto descrito e proteger o motorista diante de uma possível avaliação errada.
Direção
Rodar o volante com o veículo imobilizado
Indicação de danos materiais
Nunca virar o volante com duas pessoas! Não puxar o volante de um só lado! Para evitar danos na coluna de direção, ao rodar o volante com o veículo imobilizado (veículo parado) sem assistência hidráulica (motor parado) e sem prato rotativo por baixo das rodas dianteiras (pneus em contacto direto com o chão), devem ser tomados em consideração os seguintes pontos: ▶ Aliviar o ajuste do volante e pressionar o volante completamente para baixo. ▶ Fixar o ajuste do volante. ▶ Rodar o volante com ambas as mãos, ângulo das duas mãos 90° a 180° entre si.