3 minute read

Instalação protetora anti efeito navalha

Instalação protetora anti efeito navalha

Sistema de proteção contra inflexão

ATC (Articulation Turntable Controller)

O sistema serve para a estabilização do autocarro articulado e protege a articulação rotativa contra esforço excessivo. Com base nas informações da caixa de velocidades, sinais de velocidade bem como do ângulo de viragem e do ângulo de inflexão e de uma curva característica parametrizada dependente do modelo do veículo, a unidade de comando calcula um amortecimento necessário até ao endurecimento completo da articulação. Além disso, o binário do motor pode ser reduzido e ser acionada uma intervenção do travão ao conduzir em marcha‐atrás.

Proteção contra inflexão no caso de marcha em frente

Na marcha a direito ocorre um amortecimento base dependente da velocidade, para a estabilização da parte traseira do veículo. Com o aumento da velocidade, o amortecimento é aumentado. Numa condução em curvas ou desvio detetado da parte traseira do veículo dos valores nominais calculados, p. ex. derrapanço da parte traseira do veículo durante uma condução em curvas, o sistema reage com um amortecimento correspondentemente mais elevado.

Instalação protetora anti efeito navalha

Proteção contra inflexão no caso de marcha-atrás

Ao conduzir em marcha‐atrás, o amortecimento base, à mesma velocidade, é claramente mais elevado do que na marcha em frente e o aumento do amortecimento com ângulo de inflexão comparável é maior.

Indicação

Se, na marcha a direito para trás, a velocidade aumentar para cerca de 10 Km/h, a potência do motor é autonomamente reduzida. Deste modo, evita‐se outra aceleração. Se, mesmo assim, for alcançada uma velocidade mais elevada, será ativada um intervenção do travão. Se a velocidade baixar para menos de 9 km/h, a intervenção do travão é novamente libertada e a redução da potência do motor é anulada. Para proteger a articulação contra danos, a função de proteção contra inflexão reage, ao conduzir em marcha‐atrás, a partir de um determinado ângulo de inflexão e a partir de uma determinada velocidade, da seguinte forma: ‐ Soa um sinal sonoro de advertência. ‐ O binário de acionamento é reduzido. ‐ O amortecimento é aumentado.

M54.00-2528-71 Se na condução em marcha‐atrás for alcançado o ângulo de inflexão máximo,

Instalação protetora anti efeito navalha

é apresentado na indicação de estado no visor o pictograma (2) para "Batente final Proteção contra inflexão, Binário de acionamento reduzido". Antes de alcançar o batente final, o veículo é parado por uma intervenção do travão. Na indicação de estado no visor, é apresentado o pictograma (1). ▶ Para anular a proteção contra inflexão, rodar o volante no sentido contrário ou premir o nível de engrenagem "D" ou "1" a "4". ◁ Os pictogramas apagam e o veículo pode ser novamente movido para a frente.

Avaria do sistema de proteção contra inflexão

M54.00-2530-71 Uma avaria do sistema de proteção contra inflexão é indicada através de uma mensagem a vermelho no visor.

Perigo

Perigo de acidente devido a limitação da segurança de funcionamento e de circulação do veículo em caso de falha do sistema de proteção contra inflexão. ▶ Estabilizar o veículo através de travagem. ▶ Deslocar‐se por conta própria até à oficina, apenas em caso de piso da estrada com aderência e a um máx. de 20 km/h. ▶ Parar imediatamente o veículo, tendo em consideração a situação do trânsito e ligar as luzes intermitentes de emergência. ▶ Se necessário, entrar em contacto com o Parceiro de Serviço

OMNIplus. ▶ Só prosseguir a marcha após eliminar a avaria. ▶ Em todos os outros casos, rebocar o veículo. ▶ Agir em conformidade com as Indicações de segurança!

This article is from: