Em caso de emergência Arrancar por reboque e rebocar o veículo Arrancar por reboque e rebocar o veículo Rebocar Indicações básicas
▶
Advertência Danos materiais devido a reboque indevido sem conhecimentos especializados para a classe de veículos. O veículo deve ser preparado devidamente.
▶
▶ Reboque por pessoal técnico autori-
▶
▶ ▶ ▶
▶
zado. Cumprir as determinações legais do país. Selecionar uma velocidade adequada ao tipo de caixa de velocidades montado. Se existir a suspeita de danos na caixa de velocidades é necessário desmontar o veio articulado de forma correta. Na desmontagem do veio articulado, os parafusos devem ser apertados firmemente nos flanges. Assegurar a alimentação de ar comprimido do circuito de travagem do
358
CITARO (Euro VI)/02.2022 PTG
acumulador de mola e, se necessário, ligar uma fonte de ar comprimido externa. Caso contrário, o veículo não pode ser rebocado. Utilizar apenas dispositivos e processos de reboque autorizados como, p. ex., uma barra de reboque. Fazer a curva suficientemente larga e prestar atenção à projeção traseira do veículo e aos retrovisores. Desligar ESP e, se necessário, ABA.
Um veículo imobilizado só deve ser rebocado por pessoal técnico autorizado.
▶ Consoante o tipo de caixa de velocidades, devem ser tomadas medidas específicas, consultar "Medidas para o reboque" a seguir a este capítulo.
Rebocar com eixo dianteiro levantado Cuidado Danos materiais devido a intervenção involuntária de sistemas de assistência ao rebocar com o eixo dianteiro elevado. O sistema de assistência deteta diferentes velocidades dos eixos e intervém de forma reguladora, p. ex., através de travagem. O veículo é desestabilizado e derrapa.
▶ Desligar a ignição para desativar os sistemas de assistência.
▶ Retirar a chave de ignição para proteger contra operação indevida.
▶ Com o eixo dianteiro levantado, NÃO ligar a ignição. Indicação de danos materiais Veículo levantado está mais alto do que o normal: prestar atenção à altura de passagem em caso passagens por baixo de pontos e edifícios.