ESTREIA
ALPINE A290_β
Como nos bons velhos tempos Marca com história de sucesso na competição, a Alpine apresenta a sua interpretação de um utilitário desportivo para o dia‑a‑dia. Sob a forma de um protótipo, o A290_β abre as portas a um futuro cheio de estilo, 100% elétrico e dinâmica a condizer com os pergaminhos da marca francesa.
R
enascida com a nova geração do roadster A110 em 2017, a Alpine parece querer recuperar o tempo perdido. Parte integrante da família Renault, a marca desportiva criada nos anos 50 do século passado por Jean Rédélé vai, aos poucos, tornando‑se cada mais independente rumo a um futuro com base na eletrificação. Uma decisão nada consensual para os mais puristas, mas que os sinais dos tempos assim o obrigam.
22 Carros
Desta obrigação nasce o A290_β, um “show car” que, não só, antecipa o futuro modelo compacto do segmento B da Alpine (lançamento em 2024), como serve de porta‑estandarte ao que a marca designa de uma “nova era” na sua história. Neste sentido, e sob a chancela de “Dream Garage” (garagem de sonho), a Alpine prepara a introdução de um conjunto de carros sem emissões para os próximos anos: um crossover GT (chega em 2025), o sucessor do A110 (2026) e um SUV de grandes dimensões.
Até lá, e segundo Laurent Rossi, CEO da Alpine, cabe ao A290_β “demonstrar o riquíssimo legado da marca para projetar a Alpine para o futuro, proporcionando uma experiência diária do espírito do desporto motorizado que a inspirou desde a sua criação”.
ADN de competição Desenvolvido sob a plataforma CMF‑B EV da Aliança Renault ‑Nissan‑Mitsubishi, o A290_β apresenta‑se como uma interpretação mais radical (ou desportiva)