
2 minute read
Redefinição
Alterações na imagem exterior e também interior do SUV mais poderoso da Porsche, tanto na declinação convencional como na coupé. Há novos elementos técnicos e ainda uma panóplia de melhorias mecânicas. Basicamente, foi redefinido.

Advertisement
APorsche melhorou de forma profunda a gama Cayenne/Cayenne Coupé com alterações de todo o tipo. Começando pelo exterior, há novos faróis (em opção, matrix leD hD de alta definição), capô, guarda-lamas, farolins (de efeito tridimensional) e desenho do portão traseiro e os para-choques dessa zona. De igual forma, ganha três novas cores de carroçaria, pacotes aerodinâmicos exteriores que permitem poupar até 33 kg e inéditos jogos de jantes de 20 a 22”. já no interior, a oferta Cayenne recebe um detetor de qualidade do ar com filtro opcional de micropartículas: coordenado com a navegação para ativar a recirculação do ar ao aproximar-se, por exemplo, de um túnel. Por outro lado, otimiza as assistências à condução (cruise control adaptativo Porsche innoDrive, assistente de direção em cruzamentos e curvas…). No tablier instala nova instrumen- tação e multimédia de 12,3”, tátil e com as funcionalidades habituais tipo apple CarPlay, andoird auto, spotify, apple music, screenhits tV (uma novidade para ver vídeos com o carro parado)... estreia ainda um terceiro ecrã à frente do passageiro, semelhante ao do taycan. De 10,9”, este opcional apresenta um desenho que impede que o condutor veja o seu conteúdo, de forma a evitar distrações. Nele, o “co-piloto” pode acionar funções da climatização, navegação, ver fil-
Em destaque
• ligeiras alterações estéticas
• nova consola; display do passageiro opcional
• melhorias no chassis e nas ajudas à condução
• motores mais potentes e plug-in com maior autonomia elétrica como oPção, estreiA fAróis led mAtriciAis de AltA definição hd mes ou séries com o carro parado ou em andamento, entre outros mA is P recisão a marca de Zuffenhausen mexeu também na calibração do amortecimento Pasm, de série, para incrementar a precisão a todos os níveis. Paralelamente, está disponível em opção um outro tipo de pneus que também melhora a dinâmica e, que por sua vez, distingue em maior grau a firmeza entre os modos de condução Normal, sport e sport Plus.
Por fim, a gama mecânica é composta por três alternativas que começam com o motor 3.0 V6 turbo de 353 CV/500 Nm (+ 13 CV e 50 Nm que o antecessor), sendo seguindo pelo 4.0 V8 que substitui o V6 a gasolina do Cayenne s: com 464 CV (+34 CV e 12,3 13,4 l/100 km) e um biná aos 100 km/h em 4,7 segundos. a oferta termina no Cayenne e-hybrid, que agora chega aos 470 CV, mas que acima de tudo homologa uma autonomia elétrica monta novo painel de instrumentos e comando da caixa colocado no tablier (como no taycan) de 66 a 90 km. Conta com bateria de 25,9 kWh (a anterior era de 17,9 kWh) e carregador embarcado de 11 kW (100% em 2,5 horas).




