3 minute read

Roadster diabólico

Next Article
concLusão

concLusão

O novo Mercedes‑AMG SL 63 4Matic+ transporta‑nos para outro campeonato, com o máximo de luxo e exclusividade, e um motor V8 de 585 CV a preceito. Um roadster diabólico para momentos de sonho.

Não há ninguém nascido no século passado que não conheça a designação sl (super leich ou super leve) da mercedes-Benz, até porque já conta com mais de 60 anos de vida. em 2021, a marca alemã não quis “deitar fora” este pedaço de história e voltou a reeditar a designação para dar corpo a um modelo que pode muito bem assumir-se como o sucessor direto da sexta geração do sl e indireto do mercedes-amG Gt roadster. em termos estéticos, este novo mercedes-amG sl faz jus às origens e assume-se claramente como um descendente de affalterbach, até porque estreia o design mais agressivo de sempre num sl apresenta pormenores estéticos caraterísticos dos modelos amG, com destaque para a grelha Panamericana à frente, é possível desvendar algumas semelhanças com o amG Gt na traseira, e nem sequer se sente a falta de um spoiler ativo, que existe e que pode ter cinco posições a partir dos 80 km/h. mas há mais. o regresso da capota de lona, que não marcava presença num sl desde a quarta geração, é um ponto forte a seu favor. É automática e pesa menos 21 kg do que a capota rígida do

Advertisement

Preço: 251.300 € antecessor, podendo ser recolhida em apenas 15 segundos. Quando isto acontece, a bagageira passa dos 240 para os 213 litros de capacidade.

100% Amg

Falamos-lhe de um roadster de luxo, que pesa pouco menos de duas toneladas e que conta com um motor V8 biturbo de 585 CV, acoplado a caixa automática de nove velocidades, tração às quatro rodas, eixo traseiro direcional, travões cerâmicos (opcionais)... Foi desenvolvido pela amG como um 2+2 pela primeira vez desde o r129 (de 1989 a 2001). extremamente confortável nos lugares dianteiros, este sl 63 “mima-nos”

RivaL

bmw m8 cAbrio

Suspens O Desportiva S Rie

FicHa TÉcnica mercedes-Amg sl 63 4mAtic+

nãO DISPOnIVEL

Cabrio acaba por ser concorrente direto deste SL, mais pelo motor V8 e pela potência do que propriamente pela carroçaria, ainda que seja um cabrio. Dinâmica excelente, qualidade irrepreensível e mais espaço interior.

O com bancos envolventes com múltiplas regulações (elétricas), ventilação, massagem e aquecimento para o pescoço. ainda assim não são perfeitos, falta-lhes algum apoio na zona dos ombros. Na prá- tica, vamos sentados lá em baixo, firmemente ajustados entre a porta e a enorme e elevada consola. já os lugares traseiros não são aptos para ocupantes com mais de 1,50 m. o “cockpit” foi construído com toda a perfeição: as costuras e os detalhes saltam à vista, as saídas da ventilação com desenho de turbina são iluminadas e a instrumentação, agrupada num ecrã de 12,3”, pode ser configurada em oito ambientes distintos, todos atrativos e de leitura fácil. menos apelativo é, em nossa opinião, o ecrã tátil vertical de 11,9” posicionado na consola central. Não pelo desempenho e gráficos, que são excelentes, mas pelo facto de não encaixar neste harmonio- so conjunto. Dá a sensação que foi desenhado e colocado mais tarde. Para compensar, pode ser inclinado 30 graus para melhorar a visibilidade quando a capota está aberta e entra muito luz solar no habitáculo. Basicamente, este ecrã fornece muita informação, sempre com um aspeto brilhante, os menus são extremamente extensos, mas bem estruturados, e o inteligente e rápido controlo por voz mBuX está em plena forma.

O Melhor Motor

o sl 63 4matic+ recorre à última evolução do famoso V8 biturbo de 4 litros com 585 CV às 5.500 rpm e disponibiliza um binário máximo de 800 Nm logo a partir das 2.500 rpm. este V8 com apoios ativos é sem qualquer objeção um dos melhores motores de combustão da história; potente, rápido e dono de uma sonoridade grave, algo que recordaremos com nostalgia quando a eletrificação do setor automóvel for definitiva. associado a este bloco, surge uma caixa automática de 9 velocidades que oferece um conforto de condução arrebatador, ao permitir uma utilização fluída a baixas rotações e empolgante quando se sobe no taquímetro. esta versão amG 63 monta de série o sistema de tração integral 4matic+ e conta com diferencial traseiro autoblocante, incluído no pacote amG Dynamic Plus. os modos de condução começam no Confort, pa- ra uma condução despreocupada no dia-a-dia, bastando rodar o comando circular no volante (ou fazer diretamente a mudança de modo no ecrã) para evoluirmos para os programas sport, sport+, race ou track, sendo que em todos eles o V8 vai ganhando corpo e o sl vai ficando mais nervoso. a direção é muito rápida e pesada, garantindo que nas passagens em curva a grande velocidade o sl seja surpreendente. o ritmo que permite impor é elevado e incita a subir de nível, curva após curva, reta após reta. o motor ressoa nos ouvidos com contínuos petardos que fazem vibrar o corpo todo. mas se pensa que é só a aceleração que nos coloca um sorriso de orelha a orelha, a travagem do sistema car- bocerâmico é totalmente impactante pela forma como imobiliza o conjunto… em pouco metros.

Depois? Depois é abrir a capota e rolar de cabelos ao vento a ouvir o som do V8, sinónimo de um prazer imensurável. Como não há milagres, os consumos estão ao nível dos 585 CV do motor, ou seja, é fácil andar na casa dos 23 l/100 km. Não se pode ter tudo… rICArDO CArVALHO PAULO CALISTO

This article is from: