
2 minute read
Mudança profunda
Este best‑seller (um dos três B-SUV mais vendidos na Europa com 700 mil unidades matriculadas deste 2019) atualiza‑se em termos estéticos, mas não só. Versão totalmente elétrica com mais potência e autonomia.

Advertisement
Éum carro sensível para a Peugeot, mas ao mesmo tempo uma aposta segura, mais não seja porque vende como poucos. Falamos do 2008, um dos suV do segmento B mais equilibrado pela relação preço, dinâmica, habitabilidade e mecânicas. Como pode ver nestas imagens, foi alvo de um restyling, sobretudo a nível estético, tão exaustivo que quase parece um modelo totalmente novo.
Produzido em Vigo e previsto tal como o vê para chegar no verão, o renascido 2008 estreia, em primeiro lugar, o desenho. o pacote é o mesmo do anterior, mas agora com o padrão aplicado ao também redesenhado 508. assim, recebe nova secção dianteira com óticas diurnas em forma de garra tripla vertical sobre os para-choques (com molduras a negro brilhante), formato que na versão Gt se prolonga aos faróis Full leD (com três módulos de luzes). atrás, os farolins são franjas duplas horizontais sobrepostas que transmitem maior largura; as luzes de marcha atrás e os indicadores de mudança de direção também são em leD. há novas cores de carroçaria Cinzento selenium e Branco okenite, jantes redefinidas de 16 a 18”, novos logótipos da marca… No interior surgem revestimentos mais da tripla garra de luz diurna é extensível aos faróis. Atrás óticas sobrepostas. novAs JAntes de 16 A 18”, insPirAdAs no 408
Em destaque
• À venda no verão; alterações estéticas e técnicas profundas
• Acabamentos Active, Allure e gt
• Quatro motores, incluindo um 100% elétrico de 156 cv/406 km de autonomia
• em 2024 a gama é reforçada com um motor híbrido sofisticados, enquanto o painel de instrumentos digital de 10” nas versões allure e Gt (analógico no nível base) apresenta novo desenho (no Gt com visualização 3D), com tom do ecrã, ordem e disposição de informação ajustáveis. toda a gama beneficia do display tátil central de 10” (anteriormente era de 7”) para áudio, telemóvel e infoentretenimento Peugeot i-Connect ou Peugeot i-Connect advanced (segundo as versões). além de mais cores para a luz ambiente do 2008 Gt, há uma nova alavanca (mais ergonómica) da caixa manual de velocidades (nos automáticos é substituído por uma discreta patilha). mA is A lc A nce
Falemos agora de motores. Começando pela versão estritamente elétrica e-2008, estreia o motor dos e-208 e e-308. reclama mais 15% de potência que o anterior, passando de 136 para 156 CV, há novos revestimentos, mais sofisticados do que antes.
mais esTReias
Há outras novidades a saber, como as funções da App My Peugeot: livro de revisões virtual (permite guardar eletronicamente faturas e intervenções), envio de percursos do telemóvel para a navegação e planificação de pontos de carregamento no e‑2008, que estreia ainda a opção de programar o pré acondicionamento (temperatura) do veículo remotamente. Acrescenta ainda câmaras de alta definição para a função de estacionamento assistido, cruise control adaptativo com Stop&Go, extensão do reconhecimento de sinais, alerta ativo de mudança involuntário da faixa de rodagem, de cansaço do condutor e dos ângulos mortos...


enquanto a bateria aumenta de 50 para 54 kWh. melhores prestações e, sobretudo, uma autonomia de até 406 km face aos precedentes 345.
De série inclui um carregador monofásico de 7,4 kW que, como opção, passa a trifásico de 11. assim, os tempos de carregamento de 20 a 80% podem ser de meia hora em postos de 100 kW, sobem a 4h40 numa Wallbox de 7,4 e a 11h10 em tomadas reforçadas de 3,2 kW.
a Peugeot avança que em 2024 chegará uma nova motorização hybrid de 48V com motor Puretech a gasolina de 136 CV (associa uma caixa automática de dupla embraiagem e 6 relações), associado a uma bateria que carrega em andamento, de binário extra a baixos regimes (digamos que arranca em modo elétrico), que permite reduzir os consumos até 15%. mais. De acordo com estimativas da marca, em cidade funcionará mais de 50% do tempo sem emissões. este propulsor substituirá o atual Puretech de 130 CV, com transmissão automática eat8, que de momento vai continuar a ser vendido, tal como a versão de 100 CV, esta manual. o mesmo vai suceder com o turbodiesel BluehDi de 130 CV, também automático eat8.


