Revista Carros & Motores #112

Page 25

ESTREIA

NO EXTERIOR MUDAM OS PARA-CHOQUES, CORES DA CARROÇARIA…

KIA XCEED

Retoques aqui e ali Este mês de setembro marca a chegada do renovado XCeed que, tal como o resto da gama, atualiza a vertente estética e melhora vertentes como a segurança e o equipamento, sem alterar a sua conhecida oferta mecânica.

D

e certa forma, a Kia acabou por desdobrar a sua oferta compacta entre Ceed e XCeed. Recentemente atualizou a primeira, disponível nas carroçarias berlina, shooting brake Proceed e familiar SW (carrinha), e agora revela aquilo que mudou na versão crossover. Modelo de sucesso, o renovado XCeed já pode ser encomendado nos concessionários da marca com entregas previstas para setembro. A saber: o refrescado XCeed apresenta, em primeiro lugar, pequenas alterações estéticas, à imagem e semelhança das estreadas no Ceed. Deste modo, recebe para-choques, grelha, difusor traseiro e farolins (nas versões mais equipadas de LED, com intermitentes sequenciais) de novo desenho. Também estreia dois desenhos de jantes de liga leve de até 18 polegadas” (antes eram de 16”) e três cores de carroçaria; Yuca Steel, Lemons Splash e Celadon Spirit Green, o apelativo verde pseudo militar das imagens. O interior é, praticamente,

Em destaque • Mudanças estéticas • Melhorias na segurança e equipamento • Acrescenta versão GT Line • Gama mecânica sem alterações • Primeiras unidades chegam em setembro

idêntico ao do XCeed precedente e que é original de 2020. De facto, apenas modifica os botões do volante, o retrovisor e alguns revestimentos.

Instrumentação digital de 12,3” e acabamento interior específico no GT Line.

A gama melhora o cruise control ativo, já com função preditiva para adaptar a velocidade à estrada (curvas, desvios, obras…), e o detetor de ângulo morto (emite um alerta acústico e visual, e aplica força nos travões para evitar movimentos laterais). A estes juntam-se o alerta de trânsito cruzado traseiro, travagem automática de emergência a baixa velocidade (com reconhecimento de peões e ciclistas), reconhecimento de sinais de trânsito, detetor de fadiga e caixa automática. E.C.

AGORA TAMBÉM GT LINE De maneira a valorizar o novo modelo, a Kia introduz agora o acabamento GT Line, anteriormente disponível no Ceed, mas não no XCeed: o aspeto é mais desportivo a partir de para-choques e jantes diferenciados e específicas. O equipamento desta declinação compreende ainda bancos de corte mais dinâmico com forros exclusivos e outros detalhes decorativos no volante e punho da alavanca da caixa. O resto é o mesmo, chassis incluído.

ESQUEMA SIMILAR A gama mecânica é praticamente a mesma: a gasolina os 1.0 T-GDI de 120 CV e 1.6 T-GDI de 204 CV; com hibridação leve a 48V o 1.0 T-GDI de 120 CV MHEV (novidade) e o 1.5 T-GDI de 160 CV; Diesel com hibridação ligeira a 48V o 1.6 CRDi MHEV de 136 CV; e como híbrido plug-in o 1.6 PHEV de 141 CV. Consoante as versões, a caixa pode ser manual de seis velocidades, manual com ativação iMT (consegue rolar por inércia ‘à vela’, até com uma velocidade engrenada), automática de dupla embraiagem e seis relações (o PHEV) ou automática de sete.

Novos desenhos de jantes de liga leve de 18”.

Carros 25


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.