2 minute read

Omelhor Civic!

Depois da apresentação da variante híbrida, que chegará no último trimestre deste ano, o novo Civic não poderia deixar de ter a versão desportiva Type-R, que, aliás, comemora 25 anos.

Advertisement

Não há dados técnicos definidos, mas diz-se que poderá chegar aos 330 CV.

De facto, o encontro com o mais potente dos Civic está marcado para o início do próximo ano, assim nos diz a Honda, que fez questão (e bem) de não deixar “cair” a sempre apelativa versão Type-R. Baseado na nova geração do modelo que na Europa tem apenas uma motorização híbrida com 184 CV, o Type-R evoluiu de forma exaustiva a mecânica sobrealimentada do seu antecessor, cuja potência deverá subir de 320 para 330 CV.

Para tal, a marca nipónica começou por rever o turbo, que conta agora com um “corpo” mais compacto para melhorar a sua eficiência. Além disso, mexeu também na turbina, otimizando o número e a forma das suas lâminas para aperfeiçoar o boost e o fluxo de ar através do turbo. A tudo isto juntou um sistema de escape revisto que permite melhorar a relação peso/potência e o binário, e tornar o Civic Type-R num dos exemplares com maior potência específica (cavalos por litro) da sua classe.

O sistema de controlo de temperatura também foi modificado com um novo radiador e a caixa manual de seis relações foi otimi- zada, com uma alavanca mais rígida, um curso melhorado e um sistema rev-match (ponta-tacão automático) mais funcional.

Com modelos como o CUPRA Leon VZ, Hyundai i30 N, Ford Focus ST, Renault Mégane RS e Volkswagen Golf R na mira, o novo Type-R vai manter a tração dianteira e também a referida transmissão manual, conseguindo desta forma manter a sua proverbial precisão.

Aerodin Micos

A Honda revelou que reviu de forma exaustiva a aerodinâmica para favorecer o fluxo de ar para o motor (e sua refrigeração) e nos guarda-lamas, que implementou um difusor ainda maior na secção traseira, que o aileron traseiro está preso com peças de alumínio fundido (é mais baixo e mais largo) e que, por outro lado, o chassis inclui sistema de travagem Brembo com pinças dianteiras fixas e discos de duas peças, em conjunto com jantes de 19” envolvidas por pneus Michelin Pilot Sport 4S.

Esta quinta geração Civic TypeR soma os modos de condução Comfort, Sport, +R e o novo Individual Mode, que modulam a reação do motor, suspensão, direção e som mecânico.

Os responsáveis da marca garantem que o condutor vai sentado numa posição mais baixa do que anteriormente, mas com melhor

Em destaque

• Evolução do anterior motor turbo; deverá ter cerca de 330 CV

• Tração dianteira e caixa manual

• Chassis e aerodinâmica específicos

• À venda em 2023 visibilidade, que os bancos oferecem excelente apoio em circuito e conforto nas viagens mais longas, e que existe um sistema de compilação de dados Honda LogR, que combina informação do rendimento obtida através de sensores no carro com uma App para ajudar a monitorizar e registar medições em tempo real. Traz ainda um ecrã de movimento em 3D e uma inovadora função de pontuação para melhorar as habilidades em pista

E. CANO

LINHA DE ACESSÓRIOS TYPE-R

A Honda Access, divisão de acessórios da marca japonesa deu a conhecer alguns elementos que podem enriquecer o visual do novo Civic Type-R. Para já ainda são todos para o mercado nipónico, mas poderão chegar à Europa. Destes, destaque para a nova asa traseira em fibra de carbono, mais impactante visualmente do que a de série e que permite poupar 1 kg, além de garantir mais apoio aerodinâmico. Ainda no exterior, nota para as capas dos espelhos retrovisores em vermelho, cor já existente nos logotipos da marca, específicos desta versão, e nas pin- ças de travão. Lá dentro, o punho da caixa em alumínio pode ser forrado a couro vermelho, enquanto a consola central, para além de poder contar também com acabamentos a vermelho, tem disponível uma plataforma de carregamento wireless.

Decoração, bancos (mais baixos) e instrumentação são exclusivos.

RENAULT MEGANE E-TECH 100% ELÉTRICO

This article is from: