
2 minute read
SUMÁRIO
10. CONTACTO LAMBORGHINI HURACÁN EVO SPYDER
Com o Huracán Evo Spyder e o seu motor V10 atmosférico de 640 CV, a marca italiana convida-nos a muitas e grandes emoções ao volante com os cabelos ao vento.
Advertisement
32. TESTE
OPEL ASTRA 1.6T PHEV AT8 GS LINE
A sexta geração do compacto alemão estreia tecnologia híbrida plug-in com uma potência total de 180 CV e autonomia sem emissões de até 60 km.
46. TESTE
DACIA JOGGER ECO-G 100 BI-FUEL
O recente familiar da Dacia apresenta-se em versão gasolina/GPL numa proposta que reclama uma autonomia de cerca de 1.000 km acompanhada de um preço imbatível.
54. TESTE
ALFA ROMEO TONALE 1.5 HYBRID 130 TCT
Carregado de aspirações, o novo SUV compacto da marca italiana tem no motor 1.5 com híbridação ligeira e 130 CV a porta de entrada na gama a gasolina.
70. DOSSIER
OS 10 COMPACTOS A GASOLINA MAIS POUPADOS
Com os preços dos combustíveis em alta, eis a seleção dos dez modelos a gasolina do segmento C com os melhores consumos.
E AINDA:
4. Superdesportivo: Mercedes-AMG One
6. Atualidade
10. Contacto: Lamborghini Huracán Evo Spyder
14. Estreia: Honda Civic Type R

16. Contacto: Renault Mégane E-Tech 100%
Elétrico
20. Tecnologia: Renault Mégane E-Tech 100%
Elétrico
24. Estreia: Hyundai Ioniq 6
25. Estreia: Kia XCeed
26. Contacto: Toyota Yaris GR Sport ‘GT7 Edition’

28. Contacto: Nissan Micra 1.0 iG-T Kiiro
30. Contacto: Land Rover Defender 110 P400E
X-Dynamic
36. Frente a frente: Audi A3 Sportback 2.0
TDI S tronic S Line vs. Peugeot 308 GT 1.5
BlueHDi EAT8
42. Teste: SEAT Leon ST FR 2.0 TDI DSG
50. Teste: Honda HR-V 1.5 HEV Elegance
58. Teste: Citroën C5 X Hybrid 225 S&S ëEAT8

Shine Pack
62. Teste: Mercedes-Benz EQE 350+
66. Teste: Volkswagen Multivan 2.0 TDI 150 CV
DSG Style Longo
76. Guia de preços
82. Carros do mundo
70 DOSSIER
Carta Do Diretor
O louco ano de 2022
A falta de automóveis novos, consequência, num primeiro período, da escassez de semicondutores provocada pela pandemia COVID-19 e agora, mais recentemente, pela guerra da Ucrânia e a falta de matérias-primas como o aço e o alumínio, por exemplo, originou a que a espera por parte do cliente por um qualquer “zero kms” seja no mínimo de cinco/seis meses (!), na melhor das hipóteses. Alternativas? Os veículos usados, sejam nacionais ou importados… pouco importa. A “loucura” e/ ou procura chegou ao ponto de que em alguns casos o usado, mesmo sendo da anterior geração do modelo, chega a ser comercializado pelo valor do novo. Para se ter uma ideia, em 2021 os “importados” fecharam o ano com perto de 50% de vendas em comparação com os automóveis ligeiros de passageiros novos (72.435 contra 146.637 novos).
Hoje, não é exagero afirmar que um em cada três carros vendidos atualmente em Portugal vem lá de fora e é usado. Ora, partindo do princípio que o cenário automóvel (nacional e europeu) a curto/ médio prazo é cumprir e respeitar com as normas ambientais impostas pela União Europeia e tendo em consideração que a idade média do parque automóvel português ultrapassa os 12 anos, a propalada mobilidade sustentável parece não estar no bom caminho, pelo menos nestes meses mais recentes. Certamente melhores dias virão…
Nota: Infelizmente, os aumentos dos valores das matérias-primas provocadas pelo conflito na Ucrânia são transversais às mais diversas aéreas económicas, incluindo as revistas. Neste sentido, a Carros & Motores é obrigada a subir o preço de capa para fazer frente ao exponencial (“louco”) incremento do custo do papel e respetiva produção.
Miguel Rodrigues
Estatuto Editorial: A revista Carros & Motores tem uma periodicidade mensal tendo como temática principal os Automóveis, cujos conteúdos incidem sobre toda a sua área envolvente sem descurar os equipamentos, produtos e acessórios. Assim o editor assume o compromisso de respeitar os compromissos deontológicos da imprensa e a ética profissional, de modo a não poder prosseguir apenas fins comerciais nem abusar da boa-fé dos leitores, encobrindo ou deturpando a informação.

COM 1.063 CV E TRAÇÃO INTEGRAL, SPRINTA DE 0-200 KM/H EM 7 SEGUNDOS
