MOBILIZE DUO
Partilhar a cidade O programa ‘Mobilize’ da Renault, iniciado em 2021, incluiu a construção de um quadriciclo 100% elétrico, disponível a partir do final de 2023. A nova solução, dedicada essencialmente aos desafios urbanos, chama-se Mobilize Duo e pode ser entendido como (grande) evolução do Twizy, lançado há 10 anos. O ‘Duo’ tem autonomia anunciada de 140 quilómetros e a configuração interior é semelhante ao Twizy, com dois lugares em ‘tandem’. As portas abrem para cima (em ‘tesoura’) e a estrutura usa 50 por cento de material reciclado. O motor elétrico instalado na traseira serve o eixo posterior e estão disponíveis duas versões: uma com velocidade máxima de 45 km/h e outra de 80 km/h. O ‘Duo’ tem 2,43 metros de comprimento, por 1,30 m de largura, o que permite estacionar duas unidades num único tradicional lugar de parque. O interior é dominado pelo ‘tablier’ inspirado nas ‘boomboxes’ (caixas de som) dos anos 1980 e junta a informação sobre velocidade e carga a um suporte para ‘smartphone’, incluindo também ligação USB-C. Há ainda um ‘airbag’ no volante. O ‘Duo’ é disponibilizado através de programa de subscrição ou ‘leasing’ de longa duração e aponta igualmente a soluções de ‘car-sharing’.
DUAS VERSÕES E 140 KM DE AUTONOMIA
SOLO CONCEPT Estudo de veículo elétrico individual, com três rodas – duas dianteiras. Circula até 25 km/h. Tem 1,37 metros de comprimento e a bateria pode retirar-se e ser carregada em casa.
R5 TURBO 3E
Exuberante
380 CV; 0-100 KM/H EM 3,5 S
Depois do protótipo elétrico baseado no Renault 5, a marca francesa manteve o foco na homenagem ao icónico modelo que está a festejar o 50º aniversário. Aliando o respeito pela história às novas tecnologias e sem esquecer a tradição desportiva, a marca francesa desenvolveu um ‘showcar’ denominado R5 Turbo 3E. É uma reinterpretação dos R5 Turbo que, como sublinha o construtor, procura demonstrar que a tração elétrica também pode ser “divertida e com desempenho incrível”. O R5 Turbo 3E tem abordagem estética radical, é montado num chassis
tubular com fundo plano e o interior mistura referências à competição e aos videojogos. Utiliza uma bateria de 42 kWh, a potência atinge os 380 CV (700 Nm de binário) e pode chegar dos 0 aos 100 km/h em 3,5 segundos. Está classificado como “um ‘drifter’ por excelência”.