1 minute read

Homenagem do futuro

Next Article
CARROS DO MUNDO

CARROS DO MUNDO

O recente Salão de Paris serviu de palco para a Renault demonstrar que, apesar de a sua estratégia estar totalmente direcionada para o futuro eletrificado, ela pode ser partilhada com momentos (leia-se modelos) do passado.

Advertisement

Omaior protagonista da presença da Renault no Salão de Paris foi, sem sombra de dúvida, o protótipo 4EVER Trophy. Não apenas porque dá indicações concretas sobre o futuro SUV elétrico do segmento B – a lançar em 2025 -, mas também porque vai buscar (muita) inspiração ao histórico Renault 4L, modelo produzido pela marca entre 1961 e 1991 e que significou mais 8 milhões de unidades vendidas.

O 4EVER recebe a designação Trophy em homenagem aos 25 anos do rali ‘TT’ de índole humanitária e, embora o exercício estético obedeça às naturais liberdades e ousadias dos ‘show-cars’, antecipa objetivamente as formas do SUV que vai passar à linha de produção.

O ‘look’ radical e a altura ao solo acompanham os traços e as áreas da carroçaria que pouco ou nada vão mudar até 2025. Falamos por exemplo da dianteira – grelha retangular inspirada no 4L – ou das secções laterais. E aqui também há traços do modelo que todos conhecemos, incluindo os vidros em formato trapezoidal que surgem exatamente por cima das rodas traseiras.

Cora O El Trico

As indicações técnicas existentes são reveladoras do 4EVER: 4,06 metros de comprimento, 1,90 de altura e 2,10 de largura. Dimensões compactas obtidas a partir de construção sobre a plataforma CMF-BEV, que garante 2,57 metros de distância entre eixos e acomoda motor elétrico com 140 CV de potência servido por bateria de 42 kWh de capacidade.

A presença da roda suplente no tejadilho do ‘show-car’ simboliza as aptidões fora de estrada – algo que, afinal, o 4L também foi capaz de demonstrar -, característica sublinhada pela solução encontrada para as jantes de 19 polegadas que integram sistema de comando e controlo da pressão dos pneus. Aliás, há uma aproximação à estética dos ‘buggys’ – outro traço da já referida identidade ‘TT’.

Neste ‘show-car’ não está ainda presente a entrada para a ficha de carregamento. Pode ser no centro da grelha, ‘escondida’ pelo logo da marca, mas esse é um ponto que

A grelha retangular é outro dos elementos que fazem a ligação com o modelo original.

Jantes exclusivas de 19 polegadas com sensores de pressão dos pneus.

This article is from: