3 minute read

MASERATI GRANTURISMO O regresso do super GT

Next Article
CARROS DO MUNDO

CARROS DO MUNDO

Em pleno renascimento, a marca do tridente desvenda um GranTurismo que, embora preserve parte da clássica essência estética do modelo original, foi concebida do zero. A prova disso é o facto de esta nova geração propor, inclusive, uma vanguardista versão elétrica com registos de aceleração absolutamente tremendos.

Advertisement

No próximo ano, a Maserati vai arrancar com a comercialização da nova geração do GranTurismo, coupé de luxo com duas portas e quatro lugares (2+2) que já é um ícone na marca transalpina. Um GranTurismo desenvolvido do zero para se adaptar aos novos tempos. Mede 4,96 ou 4,97 metros de comprimento, consoante a versão, 1,98 m de largura e apenas 1,35 m de altura. Tem tração integral, com chassis dotado de sus- pensão de molas pneumáticas e amortecedores eletrónicos. Compreende versões Modena, a mais elegante, e Trofeo, mais desportiva, sendo que ambas utilizam o propulsor V6 Nettuno (o mesmo do superdesportivo MC20) com desconexão parcial dos cilindros, duas velas por cada um e injeção dupla. O primeiro debita 496 CV e o segundo, 557 CV. Cada versão apresenta uma decoração exterior e interior de acordo com a sua personalidade.

PARA ALÉM DISSO, ELÉTRICO

Contudo, a versão mais apelativa acaba por ser a inédita declinação elétrica Folgore (2.260 kg, mais 465), como acontece na gama do SUV Grecale. A Maserati garante que oferece “o som, técnica, rendimento, conforto e elegância habituais dos seus modelos”. Desde logo, com 761 CV, promete dificultar a vida ao Taycan Turbo S.

Conta com três motores, cada um com 408 CV, sendo que um deles move as rodas dianteiras e os outros dois as traseiras, disposição que facilita o acelerar em reta e mudar de direção rapidamente, como num desportivo puro, levantando o pé do acelerador e travando na curva. Chega aos 320 km/h de velocidade máxima e acelera dos 0 aos 100 km/h em somente 2,7 segundos. A sua bateria de 92,5 kWh (83 úteis) está disposta em T para que bancos não fiquem numa posição mais elevada que em outros GranTurismo.

Carrega a 270 kW e trabalha a 800 V. Com este valor de potência, recupera uma autonomia de 100 km a cada 5 minutos. E, tal como acontece com outros elétricos, tem uma função que pré aquece a temperatura da bateria quando se aproxima de um ponto de carregamento

• Novo coupé de quatro portas e 4 lugares (2+2) à venda em 2023

• Motores a gasolina de 496 e 557 CV, e elétrico Folgore com 761 CV

• Carregamento no Folgore: até 270 kW em CC

• Modos de condução Comfort (Max Range no Folgore), GT, Sport e Corsa (o mais radical e permissivo), estes com Launch Control.

Outra surpresa é o MC20 Cielo, variante descapotável do MC20 que, tal como este, tem mecânica central. Deverá custar cerca de mais 35 mil euros que o coupé (este, 65 kg mais leve) e aponta a mira ao Lamborghini Huracan Evo Spyder e ao Porsche 911 Turbo S Cabriolet. Monta tejadilho amovível de vidro de transparência variável, passando de vidro transparente a translúcido com um sim- ples toque num botão, a partir de uma lâmina de cristal líquido de polímero disperso ou CLPD. Esta “peça” recolhe automaticamente e é guardada num espaço atrás dos dois únicos bancos em 12 segundos. O motor V6 Nettuno com dois turbos debita 630 CV e surge acompanhado de caixa automática de dupla embraiagem, tração traseira e diferencial autoblocante, eletrónico em opção. ultrarrápido, para minimizar os tempos de “abastecimento”. Além disso, o sistema de navegação pode mostrar postos e planificar paragens de acordo com os trajetos e os consumos (EV Routing 2.0). Outra particularidade: mostra em tempo real no mapa a distância a percorrer com a carga que está na bateria e o tipo de condução (Dynamic Range Mapping 2.0). Uma terceira funcionalidade permite manter a temperatura no habitáculo mesmo com o veículo parado.

À falta de imagens do interior, sa- bemos que o tablier inclui dois ecrãs ao centro, de 12,3 e 8,8”, e um terceiro a fazer de instrumentação (12,2”), configurável nas temáticas Classic, Evolved, Relaxed e Corsa. Dispõe de Head-up display, a climatização pode ser controlada por gestos, tem reconhecimento por voz que responde à indicação “Ouve Maserati”, botões táteis, volante com patilhas em alumínio (no Folgore variam a retenção em quatro níveis), botão de arranque e seletor dos modos de condução e multimédia MIA.

This article is from: