
4 minute read
Um SUV com história

O best-seller Corolla alarga os horizontes e converte -se num SUV compacto. Uma solução à medida das atuais tendências do mercado com uma renovada motorização híbrida, tecnologia avançada e segurança reforçada. O legado está assegurado!
Advertisement
Falar de qualquer Corolla é falar do modelo mais vendido de sempre no mundo. São mais de 50 anos (tudo começou em 1966) e 12 gerações de uma história que prepara agora um novo capítulo, o lançamento de um SUV compacto que se irá situar, em termos de gama, entre o C-HR e o Rav4. Uma aposta que permite, não só, colocar o nome Corolla na disputa de um dos segmentos (C-SUV) mais importantes da atualidade, como completar a vasta oferta da Toyota no que a SUV diz respeito; a marca nipónica está praticamente presente em todas as classes.
Em destaque
• 5ª geração do sistema híbrido: motor 2.0 com 197 CV
• Novo pack de baterias 40% mais leve

• Novo painel de instrumento digital de 12,3’’
• Maior número de assistentes à segurança
• Três níveis de equipamento: Comfort, Exclusive e Luxury



Fotografia De Fam Lia
Feita esta breve introdução, o novo Corolla Cross pode ser visto de duas formas: uma espécie de Yaris Cross em ponto maior ou um Rav4 em formato mais condensado. Seja qual for o caso, nenhum deles depreciativo, diga-se, a Toyota soube adaptar a sua mais recente linguagem estilística (o resultado final resulta muito melhor ao vivo do que nas imagens) a um conjunto que reclama 4,46 metros de comprimento, 1,82 de largura e 1,62 de altura, acompanhados de uma distância entre eixos de 2,64 metros. Detalhes como os esguios grupos óticos dianteiros e traseiros em LED, a dupla grelha com desenho trapezoidal ou os para-lamas sobredimensionados garantem a ligação à restante família do construtor japonês e, ao mesmo tempo, ajudam a conferir um look robusto e moderno.

No interior, onde a principal premissa foi assegurar que a construção e respetiva qualidade respeitassem a tradição Corolla, surge em estreia um painel de instrumentos digital de 12,3’’ configurável, sendo devidamente se-
Ficha T Cnica
TOYOTA COROLLA CROSS
2.0 HYBRID
TIPO DE MOTOR Gasolina, 4 cilindros em linha, atmosférico
CILINDRADA 1.987 cm3
POTÊNCIA 152 CV (112 kW)
BINÁRIO MÁXIMO N.D.
TRANSMISSÃO Dianteira, caixa auto. CVT

SISTEMA ELÉTRICO
TIPO DE MOTOR Magneto permanente
POTÊNCIA 113 CV (83 kW)
BINÁRIO MÁXIMO 206 Nm
BATERIA Iões de lítio
AUTONOMIA (WLTP) N.D.
SISTEMA HÍBRIDO
TIPO DE MOTOR Elétrico-gasolina
POTÊNCIA (TOTAL) 197 CV cundado por um ecrã central tátil de 10,5’’ para o sistema multimédia MM21 (revisto e melhorado) compatível com as funções Apple CarPlay, através de wireless, e Android Auto, por cabo, e navegação de série. Ainda lá dentro, realce para a boa sensação de espaço, sobretudo nos bancos traseiros, reforçada por um teto panorâmico de série nas versões mais equipadas, e para os 428 litros de capacidade da bagageira que, não sendo uma referência, chegam e sobram para assegurar o mote familiar que a Toyota delineou para este Corolla Cross.
BINÁRIO (TOTAL) N.D.
V. MÁXIMA 180 km/h (limitada)
ACELERAÇÃO 7,6 s (0 a 100 km/h)
CONSUMO (WLTP) 5,1 l/100 km (misto)
EMISSÕES CO2 (WLTP) 114 g/km (misto)
DIMENSÕES (C/L/A) 4.460 / 1.825 / 1.620 mm
PNEUS 215/60 R17
PESO 1.580 kg
BAGAGEIRA 428 l
PREÇO 39.001 €
LANÇAMENTO Novembro de 2022 chama de T-Mate. No fundo, trata-se da junção da última geração do já conhecido Toyota Safety Sense, reforçado com algumas novidades e vários dispostitos melhorados, com outros sistemas de assistência à condução e ao estacionamento, como por exemplo a supressão de aceleração em baixa
Ao mesmo tempo, e no capítulo da segurança, o novo modelo surge equipado com aquilo a que a marca Carros velocidade, o sistema de travagem de emergência, o alerta de ângulo morto ou o estacionamento avançado (semiautónomo) com câmara panorâmica 360º. Salientar que todas as versões contam com um novo airbag central de série.

Quinta Gera O
Como é apanágio na marca, a tecnologia híbrida tem presença “sine qua non”, com sucesso, no que toca às mecânicas. E o Corolla Cross não é exceção. Aliás, tem o privilégio de estrear a quinta geração do sistema híbrido autorecarregável da marca que, entre outras particularidades, oferece mais potência, mais binário e é alimentado por uma nova bateria de iões de lítio 40% mais leve e com menos 6% de perdas de eletricidade. Passan- do da teoria à prática, isto traduz-se num propulsor atmosférico a gasolina de 2.0 litros associado a um ou dois motores elétricos, dependendo se a tração é dianteira ou integral (o modo de funcionamento é idêntico ao do Rav4), que em conjunto anunciam 197 CV de potência. A gestão de todo o funcionamento está a cargo da habitual caixa automática CVT que, embora melhorada e mais agradável de utilizar, continua, em nossa opinião, a não ser a solução ideal.


Novo painel de instrumentos digital de 12,3’’ personalizável e com todas as informações do sistema híbrido. A qualidade do interior foi uma das principais preocupações do caderno de encargos.
De resto, e talvez o mais importante desta 5ª geração é a garantia da maior disponibilidade do motor, mesmo quando circulamos a velocidades mais elevadas, com uma resposta mais célere (aceleração dos 0 aos 100 km/h em 7,6 segundos), decidida e constante, sem que isso implique maior sonoridade do motor e consumos mais elevados. Mais, os consumos (média anunciada de 5,1 l/100 km) e, já agora, as emissões (114 g/km) continuam bem defendidos.
Apesar do rótulo de novo, o Corolla Cross junta à festa elementos que já fazem parte da família há algum tempo, casos da plataforma TNGA e das suspensões que têm o condão de proporcionar um desempenho equilibrado, que tem como um dos grandes predicados a forma como pisa o alcatrão e transmite essa suavidade para o habitáculo.



