Emprego em Crise

Page 99

O i m pac t o s o b r e o s t r a b a l h a d o r e s , e m p r e sas e l o ca l i d a d e s

Embora haja muita literatura descrevendo a diferença nas opções de emprego entre empresas estatais e privadas, há pouca evidência empírica que compare as diferenças no ajuste do emprego a choques entre as empresas protegidas pelo estado e as empresas desprotegidas. Para preencher esta lacuna, Fernandes e Silva (2021) comparam a mudança no emprego que se segue a um choque adverso em empresas estatais e empresas privadas. Elas concluem que as empresas estatais fizeram um ajuste menor ao longo da margem intensiva (meses de trabalho do trabalhador) em resposta à crise financeira global de 2008 – 09 porque essas empresas estavam protegidas do choque.

Localidades: o papel das oportunidades locais e da informalidade Até aqui, este capítulo explorou as possíveis diferenças no efeito cicatriz que podem ser devidas a diferenças em características pessoais (demográficas) e das empresas. Uma terceira dimensão que pode afetar o efeito cicatriz no mercado de trabalho são as características dos mercados de trabalho locais onde os trabalhadores vivem e trabalham. Pesquisas recentes têm dado crescente atenção aos custos significativos que os trabalhadores têm que suportar quando se deslocam entre cidades e setores. Dix-­Carneiro (2014) estima que os custos medianos de mobilidade direta que os trabalhadores enfrentam ao mudar de setor variam de 1,4 a 2,7 vezes os salários médios anuais. Artuc, Chaudhuri e McLaren (2010) e Artuc e McLaren (2015) obtêm estimativas semelhantes para o custo de mudar de setor. Os custos de uma mudança de localidade, por algumas estimativas, podem chegar a sete vezes a renda média anual (Bayer, Keohane e Timmins [2009], Bishop [2008]; Kennan e Walker [2011]). 3 Como resultado, os trabalhadores, especialmente os de baixa renda, tendem a estar mais fortemente ligados a seus mercados de trabalho locais do que se pensava anteriormente.

Esses vínculos com o mercado de trabalho local significam que as características desses mercados podem ter um papel considerável na formação do efeito cicatriz no mercado de trabalho. Por exemplo, Meekes e Hassink (2019) mostram que o mercado imobiliário local afeta significativamente os trabalhadores após a perda de emprego - o efeito da perda involuntária do emprego na probabilidade de mudar de casa é negativo. As lições da seção anterior já sugerem que o nível de concentração de determinado setor pode afetar o emprego e os salários. A vida em uma “cidade corporativa” oferece oportunidades muito diferentes da vida em uma área metropolitana grande e diversificada. O grau de informalidade do mercado de trabalho local também é importante. A informalidade pode afetar o desenvolvimento do efeito cicatriz de várias maneiras importantes, e nem todas apontam na mesma direção. Para muitos trabalhadores, especialmente na região da ALC, o mercado de trabalho informal é considerado uma rede de segurança que substitui o papel tradicional da seguridade social. Os trabalhadores que perdem o emprego no setor formal e não recebem apoio da família ou do governo têm pouca escolha a não ser aceitar qualquer oportunidade de emprego disponível. Quando os requisitos legais para abrir ou operar uma empresa não são estritamente aplicados, esses trabalhadores podem ter mais facilidade em abrir negócios informais (por exemplo, os vendedores ambulantes, ou tianguis, vistos com frequência no México) do que encontrar um emprego formal. O emprego no setor informal pode, portanto, oferecer oportunidades para a acumulação de capital humano através da experiência e do empreendedorismo. No entanto, a presença de um grande setor informal pode indicar uma aplicação imperfeita da legislação que rege o salário-mínimo ou de outras leis trabalhistas. Em muitos casos, os empresários do setor informal oferecem serviços a empresas exportadoras e empresas do setor formal que ajudam essas empresas a lidar com flutuações da demanda. Devido aos vários tipos de

75


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook

Articles inside

Referências

24min
pages 161-169

nos trabalhadores

1min
page 156

Conclusão

9min
pages 157-159

mercado de trabalho

3min
page 155

Notas

3min
page 160

econômicas?

3min
page 154

4.17 Instrumentos normativos do mercado de trabalho e duração do desemprego

18min
pages 148-153

4.13 Abordagem do impacto das crises e preparação para a mudança: reformas de políticas

5min
pages 142-143

Estrutural: maior concorrência e políticas baseadas no local

3min
page 141

involuntária de emprego

2min
page 139

mudanças estruturais

3min
page 140

4.1 Auxílio Familiar como Seguro-Desemprego na Prática

3min
page 130

B4.2.1 Estratégia trabalhista e de proteção social adotada em resposta à COVID-19 no Brasil para dois grandes grupos vulneráveis

1min
page 133

4.8 Apoio insuficiente, com muitos deixados para trás

2min
page 129

4.1 Panorama do apoio formal à renda no desemprego na região da ALC

2min
page 119

Agregado: estabilizadores macroeconômicos mais robustos

6min
pages 113-114

4.1 Como funciona o ajuste e um triplo pacote de políticas para facilitá-lo

5min
pages 111-112

setorial e propriedade estatal

2min
page 98

Conclusão

6min
pages 101-102

Localidades: o papel das oportunidades locais e da informalidade

3min
page 99

Introdução

8min
pages 107-109

Empresas: o custo da concorrência limitada no mercado

9min
pages 93-95

Três dimensões principais das políticas

3min
page 110

3.1 Presença de efeitos negativos e efeitos cicatriz nos salários, por gênero e nível de ensino

2min
page 92

Fluxos do Mercado de Trabalho: Desemprego versus Informalidade

3min
page 52

Trabalhadores: uma carga maior sobre os não qualificados

9min
pages 81-83

Criação e destruição de empregos em tempos de crise

3min
page 60

por Decil Salarial, Setores Formal e Informal, 2005–17

5min
pages 69-70

A transformação na estrutura do mercado de trabalho e o desaparecimento dos bons empregos

3min
page 68

2.2 Ciclicidade de Fluxos Líquidos entre Setores, e de Saída do Emprego

6min
pages 55-56

Introdução

5min
pages 79-80

Principais ideias

18min
pages 29-34

Introdução

8min
pages 49-51

1.3 Estabilizadores e Estrutura Macroeconômica: Reformas de Políticas

8min
pages 38-40

Referências

5min
pages 44-45

sobre os trabalhadores

2min
page 42

1.2 Como funciona o ajuste e as políticas que podem atenuá-lo

4min
pages 36-37

Três dimensões das políticas de resposta

3min
page 35

Notas

3min
page 43
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.