JORNAL DE FATO

Page 1

Opinião: Ele está disposto a tudo, inclusive, “quebrar” Mossoró

Em baixa, com a cidade cheia de problemas, prefeito Allyson aposta todas as fichas no empréstimo de R$ 200 milhões. CÉSAR SANTOS 5

(RN), DOMINGO, 30 DE ABRIL DE 2023 | EDIÇÃO 6.651 – ANO XXIII | R$ 2,50

Falta até papel higiênico nas escolas municipais

>> Operação Educação revela que os banheiros de 53% das unidades não apresentam boas condições e sequer disponibilizam papel higiênico.

mulher

Mossoroense destaca benefícios da aplicação de enzimas lipolíticas

domingo

Reportagem especial do jornal O Globo revela os bastidores da Petrobras em que mulheres relatam rotina de assédio sexual e moral. Uma funcionária teve vídeos íntimos compartilhados em e-mails corporativos; outra relata perseguição em plataforma. PRINCIPAL 3 E 4

REPORTAGEM ESPECIAL MOSTRA CRIMES CONTRA ANIMAIS NO RN

SEGURANÇA 5 E 6

NESTA EDIÇÃO [ 16 PÁGINAS]

OPINIÃO P2

POLÍTICA P3

CÉSAR SANTOS P5

GERAIS/OPINIÃO P6

Inteligência Artificial pode ser usada na Universidade

Tecnologia pode melhorar a eficiência dos processos administrativos, de ensino e pesquisa na Uern. MOSSORÓ 4

Planos de Saúde X Direitos dos beneficiários

BRASIL/MUNDO P8 MOSSORÓ/ESTADO

BRASIL SE DESCULPA COM

QUILOMBOLAS

CADERNOS

>> Thiago Lacerda retorna às novelas

CIANO MAGNTA AMARELO PRETO @defato_rn /jornaldefatorn @jornaldefato
P1 A 8
MOSSORÓ
tv
ASSÉDIO E AMBIENTE HOSTIL domingo
MOSSORÓ 3
André Ribeiro - Agência Petrobras
Lipo Enzimática
VALENTINA XV
PRINCIPAL 7 Agênci a Brasil

ESPaÇO JOrNaliSTa MarTiNS DE VaSCONCElOS

ORWELL E SUA VIAGEM AOS SEIOS DE DUÍLIA

Maria retorna à cidade mineira de Pouso Triste, em busca da mulher que um dia o encantara para sempre:

A procissão subia a ladeira, o canto místico perdia-se no céu de estrelas. De repente, o séquito parou para que as virgens avançassem, e na penumbra de uma árvore, ela dá com o olhar dele fixo em seu colo, parece que teve pena e, com simplicidade, abrindo a blusa, lhe disse: — Quer ver? – Ele quase morre de êxtase. Pálidos ambos, ela ainda repete: — Quer ver mais? – E mostra-lhe o outro seio branco, branco... E fechou calmamente a blusa. E prosseguiu cantando...

É assustador o que 24 anos podem fazer a uma mulher. Vinte e quatro anos apenas, e a moça que a gente conheceu, com a pele alva como leite, a boca vermelha e o cabelo quase dourado, se transformara nessa bruaca de ombros largos, tropeçando com seus sapatos de saltos desgastados. (...) Coisas horrendas haviam acontecido com seus quadris. Quanto à cintura, sumira. Ela não passava de um cilindro irregular, como uma saca de farinha.

Poucas listas de não agraciados com um prêmio reúnem tantos escritores que o mereciam quanto a dos que não ganharam o Nobel de Literatura: Tolstói, Kafka, Proust, Virginia Woolf, James Joyce, Drummond, Guimarães Rosa, Jorge Amado, Borges, Cortázar e George Orwell, entre muitos outros. Nascido em 1903, o autor dos clássicos A revolução dos bichos e 1984 não chegou aos 47 anos, o suficiente para escrever livros que marcaram o século XX, como Na pior em Paris e Londres, Dias na Birmânia e o que acabo de ler, Um pouco de ar, por favor!

Entre tantas qualidades de Orwell, impressiona sua maestria na construção de personagens e ambientes, com o humor agudo e leve que lhe é próprio. Veja-se Porteous, por exemplo, professor de escola pública aposentado:

É um solteirão, claro. Não dá para imaginar um tipo assim casado. Mora sozinho, com seus livros e o cachimbo e tem uma mulher que limpa sua casa. É um sujeito letrado, entende de grego e latim, poesias e coisas do gênero. (...) Ele acha que o mundo moderno – e, do seu ponto de vista, o mundo moderno abrange os últimos dois mil anos – simplesmente não deveria ter acontecido.

A descrição do lugar em que vive é cinematográfica, pela riqueza de elementos vistos como se por uma câmera:

Ele me fez sentar na velha poltrona de couro ao lado da lareira e me serviu uísque com água. Nunca vi sua sala sem que estivesse envolta numa nuvem de fumaça de cachimbo. O teto é quase preto. É um aposento pequeno e, salvo pela porta, pela janela e pelo espaço aci-

ma da lareira, as paredes são cheias de livros do teto ao chão. Sobre a lareira está tudo que seria de se esperar. Uma fileira de velhos cachimbos de madeira, todos imundos, algumas moedas gregas de prata, um pote de tabaco com o emblema da sua universidade gravado, e um pequeno abajur de barro que segundo ele foi achado numa escavação de alguma montanha na Sicília.

E, novamente, o humor, alusivo à Vitória de Samotrácia: “Na parede acima, há fotos de estátuas gregas, sendo que a do meio, grande, mostra uma mulher com asas e sem cabeça que parece estar prestes a pegar um ônibus. Lembro como Porteous ficou chocado na primeira vez que a vi, quando, na minha ignorância, lhe perguntei por que não lhe haviam posto uma cabeça”.

O narrador é George Bowling, que vive entre o passado de combatente na Primeira Grande Guerra e o medo de uma nova conflagração em futuro próximo, prenunciada pelo voo dos bombardeiros britânicos Avro Lancaster, a cruzar os céus da Inglaterra. Georgie leva o tempo a recordar as pescarias da infância em Lower Binfield, e dá um depoimento sobre livros que vale pelo romance inteiro:

Eu devia ter 10 ou 11 anos quando comecei a ler – por

vontade própria, quero dizer. Nessa idade é como descobrir um mundo novo. Leio bastante até hoje. Na verdade, é rara a semana em que não termine um ou dois romances. Sou o que se pode chamar de típico rato de biblioteca (...) Em 1918, aos 25 anos, embarquei numa espécie de orgia em relação à leitura, que alterou de certa forma meu jeito de ver a vida. Nada, porém, se compara àqueles primeiros anos em que de repente se descobre que é possível abrir um semanário barato e mergulhar de cabeça em covis de ladrões e alcovas de ópio chinesas, em ilhas polinésias e nas florestas do Brasil.

Um dia, algumas libras a mais no bolso lhe dão a ideia de voltar à terra em que fora menino, para emergir do cotidiano pobre em que sente sufocar-se, coming up for air, título do romance em inglês, “como as grandes tartarugas marinhas que vêm à tona nadando, põem o nariz de fora e enchem os pulmões com uma grande talagada antes de afundarem de novo entre as algas e os polvos”. Antes vendedor de clipes e de fitas para máquina de escrever, agora empregado em uma administradora de seguros, parece empreender a “Viagem aos seios de Duília”, conto primoroso de Aníbal Machado. Nela, o aposentado José

dIreçÃO geral: César Santos dIretOr de redaçÃO: César Santos gereNte adMINIStratIVa: Ângela Karina deP. de aSSINatUraS: Alvanir Carlos

Encontra uma velha, viúva, dentes cariados, aparentava mais do que os 60 anos que tinha, professora da escola em que a chamavam Dona Dudu: “José Maria pousou o olhar no colo murcho, local do memorável acontecimento. Aquilo que ali estava poderia ser a mãe de Duília, da Duília que ele trazia na memória, jamais a própria.”

Assim também Georgie, em Um pouco de ar, por favor! Chega a Lower Binfield e encontra Elsie, com quem fora para a cama, na lojinha de doces e tabacos de que era dona com o marido:

Nas duas histórias, a visão machista, preconceituosa com que ontem, e hoje ainda, tantos homens condenam as mulheres por deixar de ser jovens. José Maria tem a pele do pescoço e as mãos enrugadas; George é gordo, a metade superior do corpo em forma de barril – e reclamam do preço que o tempo cobrara a Duília e a Elsie... A ambos falta um espelho em que pudessem mirar os escombros da própria ruína. Tem razão o narrador do romance de Orwell:

Chega dessa coisa de volta ao passado. De que adianta tentar revisitar os cenários da infância? Eles não existem. Um pouco de ar, por favor! Mas não existe ar nenhum. O lixão dentro do qual estamos chega até a estratosfera.

domingo, 30 DE abril DE 2023 2 OPINIÃO
o rganização: C lau DE r arC a NJO
www.defato.com E-Mail: redacao@defato.com TWiTTEr: @jornaldefato_rn | rEDaÇÃO E OFiCiNaS: SEDE: Avenida Rio Branco, 2203, Centro, Mossoró-RN – CEP: 59.063-160 TElEFONES: (084) 99836-5320 (Mossoró) | COMErCial/aSSiNaTuraS: (84) 99956-4810 - (84) 99485-3685 AS CoLUnAS E mATÉRiAS ASSinAdAS SÃo dE RESPonSABiLidAdE dE SEUS AUToRES FILIADO À Carol
E DM íl SON Ca M i N ha Escritor, membro da Academia de Letras do Brasil edmilson.caminha@gmail.com
Um produto da Santos Editora de Jornais Ltda.. Fundado em 28 de agosto de 2000, por César Santos e Carlos Santos.
Caminha

assédio

Mulheres relatam rotina em ambiente hostil na Petrobras

a na f lávia Pilar o globo / Rio de Janeiro

Em 2011, A. teve vídeos íntimos compartilhados em e-mails corporativos de funcionários da Petrobras, quando trabalhava na Bacia de Campos. A técnica de segurança do trabalho, hoje com 42 anos, soube do vazamento por uma amiga, que ligou dizendo que ela aparecia em uma série de sites de conteúdo adulto. Depoimentos como esse, ouvidos pelo GLOBO, revelam que os casos de assédio sexual na Petrobras já acontecem há mais de uma década, e a cultura corporativa da empresa pouco mudou nos anos mais recentes.

Há relatos sobre funcionários homens que ligam de dentro da plataforma para as mulheres enquanto se masturbam, enviam mensagens de teor sexual nas redes sociais e tentam beijar à força trabalhadoras, além de constrangimentos no dia a dia, que configuram assédio moral.

As primeiras denúncias surgiram na imprensa quando o colunista Ancelmo Gois, do GLOBO, revelou mensagens enviadas por funcionárias da Petrobras em um grupo no WhatsApp. Algumas delas diziam que a Ouvidoria da estatal não toma medidas eficazes para coibir os abusos, limitando-se a transferir o assediador ou a vítima de setor.

Os relatos foram confirmados por oito pessoas ouvidas pela reportagem, entre funcionários e exempregados da Petrobras ou de terceirizadas, que descrevem um ambiente de trabalho hostil às mulheres.

i ndenização

A. conta que teve um

Mulheres são apenas

16,9% dos empregados

Segundo o último relatório da Petrobras, de 2021, as mulheres são apenas 16,9% entre os 38.694 empregados. A petroleira conta ainda com 92.401 trabalhadores terceirizados, dos quais 14% são mulheres.

- Meu gerente falou que não gosta de trabalhar com mulher. Você acha que ele está preparado para lidar com uma denúncia de assédio? Ele vai achar que o problema é a mulher — disse B., funcionária da Petrobras há 14 anos.

barcada porque não é permitido trancar a porta do camarote.

— Eu tranquei. Uma homarada me olhando daquele jeito, como se fossem caçadores na floresta — contou.

Ten TaT iva de beijo à força

caso com um dos gerentes da plataforma depois de semanas sendo pressionada por ele. Ela costumava “andar sozinha” durante o embarque, sem amigos, porque o chefe perseguia aqueles que se aproximavam.

O vazamento das imagens, gravadas em momentos privados do casal, aconteceu depois de uma inspeção no celular e computador corporativo do gerente. Ao Ministério Público, ele argumentou que o material foi compartilhado pelo técnico que realizou o procedimento.

Mesmo assim, a Justiça o condenou a pagar uma indenização. A funcionária

também registrou uma denúncia contra a empresa terceirizada onde trabalhava, conforme apuração do GLOBO. Logo depois do episódio, A. foi afastada pelo INSS porque se sentia mal no ambiente de trabalho.

Ao retornar, o órgão determinou que ela teria um ano de estabilidade, mas a funcionária foi demitida em seis meses. Como a prestadora de serviços entrou em recuperação judicial, a ação mirou a Petrobras como responsável subsidiária.

Em agosto de 2019, o Ministério Público do Trabalho (MPT) determinou o pagamento de uma indeni -

zação. O trauma foi tanto que A. usou parte do dinheiro para começar outra carreira e está concluindo a faculdade de medicina, mais de dez anos depois: — Passei a dormir de macacão e bota. Morria de medo de entrarem no meu quarto. Até para arrumar emprego depois foi difícil. Sempre tinha um que ouviu falar.

O caso de A. levou um colega de trabalho a registrar uma denúncia na Ouvidoria da empresa em 2016 com 33 arquivos anexados como prova. O órgão informou ter encaminhado a acusação para a “área responsável” e perguntou se havia testemunhas.

Propostas de aumento de salários

Em 2020, a mesma denúncia foi enviada ao MPT, que arquivou o caso porque já havia passado muito tempo. Agora, a denúncia voltou ao radar da Justiça e foi vinculada à investigação principal, tocada pelo MPT

no Rio, que instaurou um Inquérito Civil para investigar as denúncias da mídia.

O denunciante contou ao GLOBO que ao menos quatro gerentes costumavam oferecer aumentos

salariais para as funcionárias em troca de favores sexuais. A. confirma que mais de um deles tentou ter um relacionamento com ela e que os cargos eram usados como forma de atrair as mulheres.

Todas as trabalhadoras consultadas descrevem um ambiente de trabalho de abusos normalizados, principalmente de homens que ocupam cargos superiores a elas na hierarquia da empresa.

Em 2015, B. começou a ser perseguida na plataforma por um funcionário. Sempre que abria a porta do camarote (nome dado aos quartos), ele estava lá. Os dois nunca se falaram pessoalmente, mas o homem mandou várias mensagens no Facebook falando sobre sexo.

Ela respondeu que não queria contato e ameaçou fazer reproduções da tela para denunciar. Depois, teve medo e não procurou a Ouvidoria. A técnica em segurança do trabalho lembra que foi assediada pela primeira vez logo no seu primeiro embarque. De noite, estava sozinha no quarto e um homem telefonou gemendo.

— Ele ligava e eu sempre desligava. Mas, um dia, ele disse que eu estava sozinha e falou: “talvez eu te visite”. Passei a dormir com uma chave de fenda embaixo do travesseiro para me proteger.

C., que trabalha na empresa há onze anos, disse que teve medo na sua primeira noite em -

Anos mais tarde, C. se ofereceu para ser testemunha em um caso de assédio contra uma terceirizada na plataforma. Um mestre de cabotagem havia agarrado e tentado beijar a funcionária dentro da sala de segurança. Na hora, a mulher “deu um murro” nele e ameaçou denunciar. O homem respondeu que ela já “queria isso há muito tempo”.

— Ela pediu para nunca mais voltar. Esse mestre de cabotagem era um homem nojento, de comentários maliciosos. Ela não quis denunciar porque ele tinha muitos anos de empresa, mesmo que fosse terceirizado também.

Outro caso aconteceu com um coordenador de produção que colecionava denúncias de assédio moral na Ouvidoria, conta C. O camarote em que ele dormia ficava ao lado do feminin o e as paredes eram finas. Toda noite o homem conversava com a amante sobre sexo, dizendo o que gostaria de fazer com ela na cama.

— Neste dia, ele estava bravo comigo e disse no telefone que mulheres que embarcam não têm, e diz o nome do órgão sexual, para “dar jeito nelas”. Minha colega de camarote disse que a gente “cairia” se denunciássemos, então ficou entre nós.

domingo, 30 de abril de 2023 política 3
p aula de c arvalho p ego, técnica de operações da p etrobras, relata assédio moral na empresa
>> Funcionária teve vídeos íntimos compartilhados em e-mails corporativos; outra relata perseguição em plataforma
Roberto moreyra - agência globo
CONTINUA NA PÁGINA 4 >

conT. da

Vídeo pornô e homens pelados na sala de controle

>> Todas as mulheres confirmam que o assédio moral é outro problema crônico na estatal de petróleo

a na Fl ÁV ia Pilar O Globo / Rio de Janeiro

Paula de Carvalho Pego, de 43 anos, chegou à Petrobras em 2002 e diz que os problemas de assédio eram piores nessa época. Ela conta que os homens ficavam pelados na sala de controle e assistiam pornografia nos computadores da empresa.

— Eles achavam normal andar pelado. Eu chegava no trabalho e me perguntavam se eu transei muito na noite anterior, falavam da minha bunda abertamente. Tinha colegas folheando uma pilha de revistas pornográficas do meu lado. Cansei de ir à cabine de controle e alguém estar vendo pornô — contou a técnica de operações

Em 2006, quando voltou da licença-maternidade, 15 homens a esperavam na entrada por conta de uma aposta para ver se ela tinha “embarangado” com a gravidez.

Muitas vezes, Paula viu faxineiras serem agarradas no trabalho, com apertos na bunda.

Uma delas fez uma denúncia ao gerente depois que um homem entrou no banheiro em que limpava e colocou o pênis para fora. A funcionária foi demitida. Segundo os relatos ouvidos pela reportagem, as terceirizadas são as vítimas preferenciais, sobretudo quando trabalham na cozinha ou arrumando as unidades. Nas palavras de uma funcionária, quanto mais baixo na “cadeia alimentar”, mais elas sofrem.

assédio moral

Todas as mulheres confirmam que o assédio moral é outro problema crônico na empresa. Paula trabalha na Refinaria Duque de Caxias (Reduc). Segundo a lei, deve haver um número mínimo de trabalhadores na unidade em cada turno. Caso falte alguém, uma pessoa do tur-

no anterior continua trabalhando.

Assim que descobriu que poderia ter um câncer de mama, em 2011, Paula marcou todos os exames para o dia mais próximo, sempre fora do horário de trabalho.

— Avisei com antecedência que não poderia ficar no turno seguinte. Nós éramos dez e sempre eu dobrava. Isso aconteceu três vezes. Fui impedida pelo meu supervisor e pelo meu gerente. Tive que esperar meses para marcar cada consulta — contou.

Na última vez, ela tinha marcado o exame para as 14h. Como o seu expediente terminava às 15h, combinou de trocar com um colega que trabalhava no dia anterior. Mesmo assim, o gerente quis que ela trabalhasse na sua escala regular.

— O setor médico teve que me liberar. Descobri que era câncer e ele foi evoluindo ao longo desse tempo. No fim, fiz cinco cirurgias, retirei a mama direita e tive que

Críticas à Ouvidoria

Perda de adicionais

Sem medidas concretas

Na Política de Compliance, Britto sinaliza que não há nada sobre o tema. Já no Código de Conduta Ética consta que a Petrobras vai coibir o assédio moral e sexual, sem trazer medidas concretas.

— No Programa de Compliance, é dito que existem “áreas especializadas em apuração de denúncias que tratam de assédio sexual e moral”, sem indicar que áreas são essas e como se dá

essa apuração de forma eficaz — disse.

Por fim, no Regime Disciplinar de Empregados, o assédio moral ou sexual é considerado falta disciplinar, mas não há detalhes das penalidades para esses casos.

No dia 20 de abril, a Petrobras anunciou um novo canal de atendimento psicológico 24 horas e diminuiu o prazo de apuração das denúncias para 60 dias. Além

fazer quimio e radioterapia. Meus colegas achavam que eu estava afastada por problemas mentais. A ficha só caiu quando fiquei careca. Quando Paula retornou da licença médica, não tinha função definida. Foi alocada pela gerência em uma mesa que era usada para cafés da manhã e sequer tinha computador.

— Era uma angústia, eu era uma inútil. Não tinha computador e não fazia nada, por mais de um mês. Eu ia para o vestiário, chorava, chorava, me recuperava e voltava. Tinha a impressão de que eles queriam que eu chorasse.

Paula diz ser muito comum os gerentes ameaçarem transferir os funcionários para o regime administrativo, tirando o adicional de turno, que representa boa parte do salário. Ela também descobriu que outra funcionária foi filmada escondido enquanto tomava banho na unidade.

As pessoas ouvidas pela reportagem dizem que a Ouvidoria não funciona. C. foi testemunha em uma investigação de assédio moral após ver uma técnica de enfermagem ser perseguida e humilhada por um gerente, que a pressionava para abrir mão de exigências sanitárias relacionadas à alimentação na plataforma. Depois da denúncia, C. descobriu que a pessoa responsável pelo caso era outro gerente, amigo do denunciado.

— Eles botam pessoas da empresa para cuidar de casos de assédio. O resultado? O gerente enviou um e-mail de desculpas, admitindo que tinha feito um inferno na vida da funcionária.

O funcionário que fez a denúncia do vazamento das fotos confirma. Nas palavras dele, a Ouvidoria não investiga. Pelo contrário, apenas envia o relato ao setor denunciado para que a investigação corra por lá.

D., funcionária da Transpetro, uma subsidiária da Petrobras para a área de logística, foi assediada pelo gerente do seu terminal e levou o caso à Ouvidoria. O caso aconteceu em junho de 2022 em uma padaria. Ela trabalhava inspecionando dutos em obras da Petrobras e costumava almoçar com outros trabalhadores que atuavam em campo.

— Ele mandou uma localização, me chamando. Pensei que a galera estaria lá, mas estávamos sozinhos. Almoçamos e tudo bem. Na hora de ir embora, ele foi no estacionamento comigo, segurou os meus braços e tentou me beijar três vezes. E eu falando não, não, não — contou.

Segundo a advogada de Criminal Compliance Claudia Bonard de Carvalho, o Código Penal considera assédio sexual o ato de constranger alguém para ter favorecimento sexual, desde que o assediador use o seu cargo na hierarquia da empresa para intimidar a vítima.

D. procurou a Ouvidoria com outra colega que também foi assediada. Depois da investigação, foi informada que o gerente confessou, foi rebaixado e voltaria a atuar como técnico.

— Disseram que ele continuaria no setor, trabalhando comigo. Era o que “tinha para hoje”. Minha colega já estava decidida a pedir demissão. Eu reclamei.

Segundo D., a empresa argumentou que precisaria pagar um valor ao gerente se decidisse pela transferência de setor e a Petrobras disse que o montante poderia ser visto como um “bônus” a um funcionário de mau comportamento.

— Eu receberia a punição de continuar trabalhando com ele. Estava passando por psiquiatra e tomando antidepressivo. Tive que fazer uma cirurgia de tanto travar a boca de tensão. A empresa só fez a mudança de setor quando o sindicato relatou no seu jornal.

Uma fiscal disse que a Ouvidoria não tem garantia de anonimato. Segundo ela, que tem 22 anos de empresa, com as perguntas feitas pela equipe da Ouvidoria, é possível, na prática, descobrir quem fez a denúncia.

— Não denunciaria nada. A maioria dos homens não cai, vai para o lado. Depois dessas denúncias, a mulher que embarcava não embarca mais. Vão dizer que falta camarote e quartos.

Quem trabalha embarcado ganha um adicional de periculosidade de 30% do salário e outro de sobreaviso, de 20%. Se houver regime de turnos, há mais um bônus. Quem embarca recebe quase o dobro de quem trabalha em terra, disse a trabalhadora.

disso, um representante indicado pela vítima poderá acompanhar a investigação. As medidas foram sugeridas pelo Grupo de Trabalho criado pela empresa para rever procedimentos internos. O comitê se reporta à Diretoria Executiva, que conta com apenas uma mulher entre suas nove cadeiras:

— Mas a questão não é o prazo, mas como é a apuração, que deve ser profunda.

Não se fala em criação de um regulamento punitivo — disse Britto.

Para o especialista, o primeiro passo de uma política consistente contra o assédio é submeter todos os empregados a cursos anuais de capacitação sobre o tema, com cobrança de presença e testes de aprendizado. Além disso, deve haver previsão das penas para os assediadores.

— Na Justiça do Trabalho, o assédio pode ser horizontal, entre trabalhadores de mesmo nível — afirmou.

Especialista reconhecem que a Petrobras tem muitas políticas de compliance, mas em grande parte centradas em prevenir corrupção. Além disso, a Ouvidoria foca em checar e-mails e mensagens, tornando difícil apurar casos de assédio.

Sabrina D’Avila, advogada de Direito Público e Priva-

do, diz que as empresas não acompanharam as demandas da sociedade e continuam com a mesma política de dez anos atrás, que não é mais efetiva.

— Assédio é um crime de forte carga subjetiva, que demanda análise customizada. É importante a mulher ser atendida por um grupo multidisciplinar e o ambiente de trabalho nunca será normal se ela não for ressocializada. Não é só tirar o assediador.

O GLOBO submeteu os documentos de compliance, conduta e regime disciplinar da Petrobras ao advogado de Direito Empresarial Gabriel de Britto Silva. Ele avaliou que os informes não demonstram ação efetiva da empresa contra o assédio.

DOMINGO, 30 de abril de 2023 4 GERAIS
Não adianta ‘só tirar o assediador’, diz advogada
PÁGina 3
Plataforma P-74 no campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos André Ribeiro - Agência Petrobras

CÉSar SaNTOS

cesar@defato.com

ELE ESTÁ DISPOSTO a TUDO

Oprefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) vive o seu momento mais delicado sob o ponto de vista administrativo e político. A popularidade despencou no mesmo ritmo que os problemas aumentaram, principalmente aqueles que afetam o tecido social mais vulnerável.

O primeiro quadrimestre encerrado hoje foi sofrível e desgastante. Três áreas vitais atingidas por falta de gestão: saúde, educação e infraestrutura.

A saúde virou manchete negativa nos veículos de imprensa e repercutiu nas plataformas eletrônicas. Dois eventos graves: a destruição de uma Unidade Básica de Saúde na localidade rural Barrinha, com a imagem de um médico receitando uma paciente na sombra de uma árvore; e um tomógrafo de última geração encaixotado há 8 meses, enquanto as pessoas necessitadas formam fila indiana à espera de exames.

Na educação, a greve dos professores expôs as vísceras da crise na rede municipal de

ensino, descontruindo por completo a propaganda enganosa da “Mossoró Cidade Educação”. O prefeito comprou a briga com os professores e impôs a sua decisão pessoal de não honrar a lei do piso salarial, negando o reajuste de 14,95%. Por consequência, viu o movimento crescer nas ruas, com um mascote indigesto, o boneco “Judallyson”, que fez estragos na imagem do gestor municipal.

A infraestrutura da cidade, completamente avariada, arregaçou um processo de destruição que vinha sendo escondido pela maquiagem de ocasião. Bairros inteiros de Mossoró estão castigados por buracos, lama e mato. Conjunto Vingt Rosado, Bela Vista, Nova Mossoró, Odete Rosado, Lagoa do Mato/Alto do Xerém, Avenida Lauro Monte e tantos outros são um retrato do caos. As denúncias de abandono nessas comunidades pipocam todos os dias.

O prefeito tem a consciência e pesquisas em mãos que atestam a crise e a popularidade em baixa. Por isso, decidiu recuar, principalmente porque não tem, no momento, recursos disponíveis para resolver os problemas. O dinheiro do Finisa acabou, assim como os milhões de reais das emendas parlamentares do ex-deputado federal Beto Rosado (PP). Ele recebeu a Prefeitura com quase 200 milhões de reais para obras e serviços, montante suficiente para andar tran -

lUiZ iNÁCiO lUla Da SilVa Presidente do Brasil

TÚNEl DO TEMPO MUlHEr

Foi num feriado de 1º de maio, em 1972, que a cidade de Mossoró recebia a programação de televisão em cores. Coube à Teleson, de Francisco Alves Maia, colocar as imagens no ar, a partir de antena instalada na Serra Mossoró. A novidade chegou antes do que em Natal, capital do estado. Durante o decorrer da transmissão inédita, o centro da cidade de Mossoró recebeu grande público.

Marianna Almeida, prefeita de Pau dos Ferros, assumiu protagonismo no Movimento das Mulheres Municipalistas (MMM), dentro da Confederação Nacional dos Municípios. Como representante das prefeitas norte-rio-grandeses e como primeira mulher eleita prefeita na capital do Alto Oeste, ela tem fortalecido o debate em torno da luta para inserir mais mulheres na vida pública do país.

quilo nos dois primeiros anos de gestão. Agora, Allyson precisa de dinheiro novo.

O pedido de empréstimos junto à Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 200 milhões, foi a solução encontrada. Se conseguir, Allyson Bezerra terá estrutura financeira para voltar às urnas e bancar o projeto de reeleição. Do contrário, enfrentará enorme dificuldade para pedir um segundo mandato ao eleitor mossoroense.

É importante observar que o prefeito está disposto a tudo, inclusive, comprometer a saúde financeira do município. O empréstimo que ele pediu à Caixa tem taxa de juros de 135,27%, o que levará a Prefeitura a pagar 185 milhões só de juros, quase o mesmo valor do dinheiro que pegará emprestado. A soma final chegará a 385 milhões de reais.

Não custa lembrar que o município de Mossoró já tem outros compromissos financeiros para cumprir pelos próximos 10 anos, que ultrapassam os 600 milhões de reais. Se somados com 385 milhões do novo empréstimo, caso a Caixa conceda, a Prefeitura somará de contas a pagar mais de R$ 1 bilhão, ficando com o futuro comprometido.

O fato é que Allyson não se importa com o futuro da cidade, mas, sim, com o seu futuro político. Ele quer se reeleito em 2024 para alimentar o sonho de ser governador. E está disposto a tudo, inclusive, quebrar Mossoró.

PaUTaDO

O processo que pede a cassação da chapa do PSDB de Mossoró nas eleições 2022 está na pauta do TSE do dia 9 de maio. O partido é acusado de usar "laranjas" para completar a cota de gênero. Ganhou na primeira e segunda instância. No julgamento, está em jogo o mandato da vereadora Larissa Rosado, hoje filiada ao União Brasil.

a CaMiNHO

Outro processo que está pronto para entrar na pauta do TSE envolve o PSC de Mossoró, também por suposta fraude à cota de gênero. Os vereadores Naldo Feitosa e Lamarque Oliveira estão com mandatos em jogo. O processo entrará na pauta de maio; falta definir a data.

ESTaMOS DE OlHO

O jornal Gazeta do Oeste foi lançado nesta data, em 1977, e circulou por quatro décadas a partir de Mossoró. O impresso que por longos anos foi a casa deste jovem repórter, deixou de circular em 2016.

A Aneel decidiu manter a bandeira verde de energia elétrica no mês de maio, com isso, o consumidor continuará sem pagar taxa extra. A conta de luz está sem essas taxas desde o fim da bandeira de escassez hídrica, em abril de 2022.

A Band, que comprou os direitos do Brasileiro da Série B, exibe hoje o clássico nordestino entre Ceará X ABC. O confronto válido pela terceira rodada será exibido para todo o país.

A campanha "Maio Amarelo" em Mossoró será aberta nesta segunda-feira, 1º, com passeio ciclístico organizado pela Secretaria Municipal do Trânsito e da Mobilidade Urbana. A largada será na Avenida Rio Branco - Corredor Cultural, às 15h.

Em razão do feriado do Dia do Trabalhador, nesta sexta-feira, a edição impressa do Jornal de Fato voltará a circular na quarta-feira, 3. O leitor poderá acompanhar a cobertura jornalística do feriadão no portal defato.com. Acesse.

Maio começa nesta segunda-feira, 1 º , com a expectativa em Mossoró de entrar em funcionamento o tomógrafo que a Prefeitura mantém encaixotado há 8 meses. A gestão Allyson Bezerra garante que o aparelho vai começar a atender a população no mês que está começando. Estamos de olho.

TrabalHaDOr

A partir desta segunda-feira, 1 º de maio, o salário-mínimo passa a valer R$ 1.320. O presidente Lula a Medida Provisória dentro das celebrações do Dia do Trabalhador. A MP terá validade de seis meses, mas o Congresso deve votar a medida sem resistência.

Neste mês, a Índia está ultrapassando a China em tamanho de população, segundo projeções da Organização das Nações Unidas (ONU). Com isso, pela primeira vez em séculos, a China está deixando de ser a nação com mais cidadãos, e a Índia assume esse posto. A data exata desta mudança no ranking de países mais populosos não foi informada, mas a ONU

previa que isso ocorreria até o fim de abril. A Índia tem 1,428 bilhão de habitantes, enquanto a China possui 1,425 bilhão.

Desde 1950, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) começou a contabilizar os tamanhos as populações do país do mundo, a China sempre foi a nação mais populosa do planeta.

A China provavelmente já era o país mais populoso

por centenas de anos antes: estima-se que em 1750 havia 225 milhões de chineses, o que a tornava a mais numerosa do globo naquele ano.

POr QUE MUDOU?

A China tem uma população envelhecida e com crescimento estagnado. Nos anos 1980, a China instaurou a política do filho único. Um dos resultados foi a estagnação do

crescimento, mesmo depois do fim da política do filho único. Agora a população chinesa está prestes a encolher. As projeções apontam que em 2050 a população chinesa vai ser 8% menor do que a atual.

E a ÍNDia?

A Índia tem uma população muito mais jovem, uma taxa de fertilidade mais alta e uma queda na mortalidade infantil nas últimas três décadas.

A Índia tem mais bebês nascidos a cada ano do que em qualquer outro país, enquanto na China há mais

mortes a cada ano do que nascimentos, disse Dudley Poston, Jr., professor emérito de sociologia na Texas A&M University. A população indiana deve continuar crescendo e deve atingir o pico em 2064, com 1,7 bilhão de pessoas — cerca de 50% maior que a população projetada da China.

A Índia também teve uma política para tentar diminuir o ritmo de crescimento da população: nos anos 1970, houve programas de esterilização em massa. Durante a gestão de Indira Ghandi (ela governou em dois mo -

mentos, de 1966 a 1977 e de 1980 a 1984, quando foi assassinada), homens eram forçados a fazer vasectomias (se eles se recusassem, enfrentariam perda de salários ou até de empregos). A polícia prendia homens pobres nas estações de trem e os forçava a passarem por uma vasectomia.

A Índia, no entanto, é uma democracia; Indira Ghandi perdeu a reeleição e, assim, esse programa acabou. A fertilidade da Índia caiu, mas menos, e mais lentamente do que a da China.

DOMINGO, 30 DE abril DE 2023 opinião 5
China deixa de ser o mais populoso do mundo pela 1ª vez em séculos
''
É NOTÍCia Profissão honesta é a do político”

Contra oS fungoS

Combinação de brilacidina e caspofungina intensifica combate a doenças fúngicas

>> Infecções são responsáveis por 1,7 milhão de mortes, sendo registrados 300 milhões de casos por ano no mundo

tência de muitos trabalhos científicos publicados sobre os fármacos observados.

“Nesse processo, chegamos a uma droga chamada brilacidina. Ela chamou a nossa atenção porque já estava em teste para várias outras doenças, então pensamos em estudá-la melhor”, conta. A brilacidina já está sendo testada em humanos, em fase clínica 3, contra infecções de pele ocasionadas por bactérias sensíveis e multirresistentes a drogas nos Estados Unidos. Estudos apontam que ela também apresenta efeitos in vitro e em humanos contra o SARS-CoV-2.

Comumente conhecidas como micoses, as doenças fúngicas são constantemente negligenciadas, pois o seu potencial maléfico parece desconhecido por grande parte das pessoas. No entanto, infecções dessa natureza são responsáveis por 1,7 milhão de mortes, sendo registrados 300 milhões de casos por ano em todo o mundo.

laura SantoS e Paiva rebouçaS Agecom/UFRN infecções por fungos matam 1,7 milhão por ano no mundo

Uma pesquisa em fase pré-clínica realizada com colaboração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) apresenta alternativa para tratamento do Aspergillus fumigatus, um dos principais fungos patogênicos para humanos, causador de um conjunto de doenças infecciosas chamadas de aspergiloses, que pode afetar até cinco milhões de pessoas anualmente.

O trabalho, publicado na Nature Communications, conta com a colaboração do professor Rafael Wesley Bastos, do Departamento

de Microbiologia e Parasitologia da UFRN e é orientador permanente do Programa de Pós-Graduação em Biologia Parasitária (PPGBP/UFRN). Ele realizou análises de substâncias para tratamento do Aspergillus, o fungo filamentoso mais fatal para humanos,

cuja infecção acontece em pessoas imunocomprometidas pela inalação de esporos presentes no ambiente e que chegam aos pulmões.

O artigo discute a utilização do composto medicamentoso brilacidina (BRI) como um reforço para o fár-

Três grupos de medicamentos para doenças graves

Um dos problemas do tratamento das micoses é que existem basicamente apenas três grupos de medicamentos utilizados para tratar doenças graves:

O primeiro e, possivelmente, mais conhecido pela população, é o grupo nomeado de “azol”, sufixo presente em muitas pomadas e remédios que combatem infecções dessa natureza. A questão que dificulta sua eficácia é que, por ser utilizado em compostos semelhantes para tratar doenças em plantas, em especial na agricultura, o paciente pode ser infectado por um fungo resistente que foi selecionado no ambiente quando entrou em contato com esses fungicidas.

O segundo é a anfotericina B, droga disponível apenas em hospitais e que apresenta alto nível de toxicidade

para os rins do paciente, o que limita seu uso.

Já o terceiro é o das equinocandinas, medicamento representado pela caspofungina – presente na pesquisa –, cuja desvantagem está concentrada no fato de o medicamento não matar o fungo, apenas impedir o seu crescimento. Por conta de o fungo infectar principalmente pessoas com o organismo debilitado, nem sempre o sistema imune do paciente é capaz de atuar plenamente e eliminá-lo, por isso ele pode ocasionalmente voltar a crescer.

Os resultados apontados no artigo indicam que as combinações de BRI e drogas antifúngicas de uso clínico, como a caspofungina, melhoram o resultado do tratamento da aspergilose e outras infecções fúngicas. “Ela não consegue matar o

fungo sozinha in vitro, mas quando eu coloco junto com a caspofungina, isso potencializa o seu efeito; com a brilacidina, ela mata o fungo. Do ponto de vista de tratamento, isso é muito interessante”, esclarece Rafael Bastos.

A pesquisa também já testou a droga sozinha e em combinação com a caspofungina em camundongos e comprovou que, in vivo, ela age contra o fungo tanto quando administrada sozinha quanto junto com outras drogas. Isso acontece contra infecção nos pulmões (aspergilose pulmonar) como nos olhos (ceratite fúngica).

Além do Aspergillus fumigatus, a brilacidina sozinha ou em combinação com a caspofungina mata o Cryptococcus (causador da criptococose), Candida albicans

maco caspofungina (CAS) em tratamentos a essas enfermidades.

Para a pesquisa, foram testadas mais de 1.400 drogas que já foram aprovadas para uso em seres humanos e podem estar sendo comercializadas ou não. Rafael explica que, a partir do que

(causador de candidíase) e até o superfungo recentemente descoberto, o Candida auris. O Cryptococcus é um fungo naturalmente resistente à caspofungina, mas, quando ele a enfrenta junto com a brilacidina, ele se torna sensível.

Embora ainda existam etapas a serem cumpridas até que a aplicação possa ser realizada em pacientes em larga escala, tais resultados inspiram os pesquisadores a continuarem investigando os usos da brilacidina em modelos diversos para combate de outras espécies de fungos. “O processo é longo, mas é importante para colocar o nome do Brasil no mapa da ciência, mostrar que nós, de universidades nordestinas, podemos contribuir com valor para a pesquisa e publicar artigos em revistas de alto fator de impacto como as do grupo Nature”, reforça o professor.

os pesquisadores intitulam de Biblioteca de Drogas, 17 compostos foram selecionados por apresentarem algum efeito contra o crescimento do fungo in vitro. Tamanha redução se dá não apenas pelo desenvolvimento de análises envolvidas, mas também pela exis-

A brilacidina mimetiza os peptídeos antimicrobianos naturais. Estes são produzidos pelo corpo humano para se defender de bactérias e outros tipos de invasões. O grande interesse em estudar tais moléculas, segundo a pesquisa, justificase por elas serem responsáveis pela morte de vários microrganismos invasores, prevenindo e lutando contra infecções. Porém, uma das dificuldades apresentadas em se utilizar os peptídeos produzidos naturalmente está no fato de eles se comportarem de maneira diferente quando analisados em organismos vivos (in vivo) ou fora deles (in vitro).

“A brilacidina é uma substância que mimetiza, ou seja, imita, um peptídeo natural produzido pelo corpo. Hoje, a gente consegue desenhar uma molécula baseada numa substância natural, só que com uma toxicidade menor e com uma atividade antimicrobiana maior”, explica o pesquisador.

Trabalho em equipe

Além de Rafael Wesley Bastos, o trabalho foi desenvolvido por Thaila Fernanda dos Reis, Patrícia Alves de Castro, Camila Figueiredo Pinzan e Gustavo H. Goldman, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (Universidade de São Paulo); Pedro F. N. Souza, do Departamento de Fisiologia e Farmacologia, da Universidade Federal do Ceará; Suzanne Ackloo, da Universidade de Toronto, Canadá; Mohammad Anwar Hossain e David Harold Drewry, da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill; Sondus Alkhazraji e Ashraf S. Ibrahim, da Universidade da Califórnia em Los Angeles; Hyunil Jo e William F. de Grado, da Universidade da Califórnia em São Francisco; Jorge D. Lightfoot, Emily M. Adams e Kevin K. Fuller, da Universidade de Oklahoma.

DOMINGO, 30 de abril de 2023 6 gERAIS
UFRN

Caso alCântara

brasil reconhece violação de direitos e se desculpa com quilombolas

>> Documento reconhece 152 comunidades representadas no caso como sendo remanescentes de quilombos Reprodução

OEstado brasileiro reconheceu que violou direitos de prioridade e de proteção jurídica de comunidades quilombolas durante a construção do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, na década de 1980. O caso está sendo julgado pela Corte Interamericana de Direitos Humanos (IDH) em Santiago, no Chile.

Em declaração lida durante audiência na capital chilena, o advogado-geral da União, ministro Jorge Messias, apresentou um pedido público de desculpas pelas violações. O documento reconhece 152 comunidades representadas no caso como sendo remanescentes de quilombos.

“Houve violação estatal ao direito de propriedade

Comunidades quilombolas foram atingidas durante a construção do Centro de l ançamento de alcântara

nesse caso porque o Brasil não promoveu a titulação do território tradicionalmente ocupado pelas comunidades até o momento.

Entenda o caso

O Centro de Lançamento de Alcântara foi construído nas proximidades da capital São Luís na década de 1980 pela Força Aérea Brasileira (FAB) como base para lançamento de foguetes. Na época, 312 famílias quilombolas de 32 povoados foram retiradas do local e reassentadas em sete agrovilas.

Alguns grupos permaneceram no local e, segundo os denunciantes, sofrem ameaças constantes de expulsão para ampliação da base. Em 2004, a Fundação Palmares certificou o território e, em 2008, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) identificou e delimitou a área.

Disque 100

GruPo de trabalho

O governo federal determinou a criação de um grupo de trabalho (GT) interministerial encarregado de propor uma solução para a disputa territorial em Alcântara. O decreto foi assinado pelo presidente em exercício, Geraldo Alckmin, pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, e pelo advogado-geral da União adjunto, Flávio Roman. Composto por representantes de 12 órgãos federais, da Aeronáutica e de comunidades quilombolas, o GT deve encontrar formas de o governo conceder às comunidades remanescentes o título de propriedade das terras sem criar empecilhos às operações do centro de lançamento.

O serviço Disque 100 recebe denúncias de violações de direitos humanos dos mais variados grupos populacionais, como crianças, idosos, pessoas com deficiência e mulheres. Qualquer pessoa pode fazer a denúncia sem ter a identidade revelada.

Veja abaixo os canais de atendimento:

- Disque 100: ligação telefônica gratuita fixa ou celular pelo número 100

- WhatsApp: basta enviar uma mensagem para o número (61) 99611-0100.

Houve também violação à proteção judicial em decorrência da demora processual e da ineficiência das instâncias judiciais e

administrativas para permitir às comunidades quilombolas de Alcântara o exercício do direito à propriedade coletiva das ter-

Líderes indígenas relatam que se sentem ameaçados

De janeiro a março deste ano, o Disque 100 registrou 2.846 violações de direitos humanos contra povos indígenas, de acordo com levantamento do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, ao qual a Agência Brasil teve acesso.

No total, o serviço recebeu 430 denúncias de violações de diferentes etnias. A maioria dos relatos - feitos de forma presencialtratou da falta de atendimento médico, melhoria nas escolas, ausência de transporte e violência contra lideranças indígenas relacionadas à demarcação de territórios tradicionais e conflitos fundiários, segundo o ouvidor do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Bruno Renato Teixeira.

O ministério tem promovido diversos encontros com povos indígenas que participam do Acampamento Terra Livre, em Brasília,

para a coleta de relatos e denúncias por meio de escutas ativas. De acordo com o ouvidor, em escutas ativas, os indígenas pediram proteção às lideranças que estão à frente da luta pela regularização de áreas. Líderes relatam que se sentem ameaçados. “Algumas lideranças se sentem ameaçadas. Temos de fortalecer os programas de proteção executados pelo Ministério dos Direitos Humanos, em conjunto com os estados”, disse Bruno Teixeira.

ras por elas ocupadas”.

“O processo de titulação desses territórios, embora complexo e multifásico, tardou demasiadamen-

Mato Grosso do sul

Na semana passada, foram iniciadas negociações para ida de uma comissão interministerial a Mato Grosso do Sul, em razão de uma escalada de violência contra líderes guarani kaiowá. Recentemente, um grupo de indígenas foi preso após protestar contra a destinação de um terreno na cidade de Dourados para construção de condomínio de luxo. O grupo argumenta que a área é território indígena. Uma comissão interministerial - em parceria com Procuradoria Geral da República em Mato Grosso

te e até hoje não ultimou os trâmites necessários à efetiva titulação territorial. Toda essa realidade revela que o Brasil não foi capaz de fornecer às comunidades recursos internos rápidos e eficazes.”

Durante a audiência, o Brasil manifestou compromisso de realizar uma cerimônia oficial de pedido de desculpas em até quatro meses, em data e local a serem acordados com representantes das comunidades quilombolas em questão. Ainda não há prazo definido para a divulgação da decisão final da Corte.

Em nota, a Advocaciageral da União (AGU) informou que a declaração, incluindo o pedido formal de desculpas, ficará disponível durante um ano em sua página oficial ou até seis meses após a sentença da Corte, o que se concluir mais tardiamente.

“A posição brasileira mostra uma guinada no entendimento sobre o caso e reflete as diretrizes do atual governo de buscar uma solução definitiva para a questão que assegure os direitos das comunidades ao território e, ao mesmo tempo, possibilite a continuidade do Programa Espacial Brasileiro, por meio do desenvolvimento do Centro de Lançamento da Alcântara.”

do Sul e a Defensoria Pública da União e do Ministério Público Federal - deverá ir à região, em maio, para uma escuta ativa e traçar um diagnóstico da situação. Alguns dos órgãos federais envolvidos são os Ministérios da Saúde, da Justiça e Segurança Pública e dos Povos Indígenas.

O ouvidor Bruno Teixeira afirmou que a escuta visa identificar quais as políticas públicas que precisam ser implementadas na região e propor a instalação de uma câmara permanente de mediação de conflitos.

líderes indígenas relatam que se sentem ameaçados

DOMINGO, 30 de abril de 2023 GERAIS 7
Paula l aboissière Repórter da Agência Brasil Carolina Pi M entel Repórter da Agência Brasil Marcelo Camargo - Agência Brasil

RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL

“O Jornal de Fato é um importante veículo de comunicação do Rio Grande do Norte que se destaca por sua atuação cidadã e comprometimento com questões sociais e ambientais.

Um exemplo disso foi a publicação de reportagem especial falando sobre o projeto Lixo Zero no CEEP, o encontro de Lixo Zero de melhores práticas em Mossoró e a Semana Lixo Zero 2022.

Essas iniciativas demonstram o comprometimento do Jornal de Fato em informar e sensibilizar a população sobre a importância da gestão adequada dos resíduos e como a filosofia lixo zero pode contribuir para o desenvolvimento sustentável das cidades.

Essa atitude reflete o compromisso do Jornal de Fato em incentivar a participação da sociedade na construção de um mundo mais justo.

Diante disso, o Jornal de Fato é merecedor do título “Atitude Cidadã” do Instituto Lixo Zero Brasil, pois tem sido um importante agente de transformação social e ambiental em sua comunidade.”

Instituto Lixo Zero Brasil.

DOMINGO, 30 DE ABRIL DE 2023 8 C M A P
DE FATO JORNALISMO DE VERDADE COMPROMETIDO COM A CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MAIS JUSTO
@jornaldefato /jornaldefatorn
JORNAL
@defato_rn

mossoró

ação So C ial

Com Miniateliê, albem poderá confeccionar peças próprias

Ao confeccionar peças próprias, a perspectiva é de que a instituição consiga arrecadar mais recursos com a venda no Brechó do Bem

aM ina CoSta da redação

Com a inauguração do Miniateliê de costura, ocorrida na manhã de ontem, 29, o Albergue de Mossoró (ALBEM) poderá confeccionar peças próprias e melhorar as fontes de receita da instituição. Fruto de uma parceria com o Rotary Club Mossoró, o espaço conta com tipos variados de máquinas de costura, tecido e linha.

Todo o equipamento foi doado pelo Rotary, que vem ajudando a instituição de formas diferentes desde o início do Albem. De acordo com o presidente do Rotary Mossoró, Geraldo Maia, todo o maquinário e demais itens de costura que foram doados para a instituição fazem parte de um projeto aprovado pelo Rotary Internacional.

“O Rotary é um clube de prestação de serviços, formado por profissionais de várias áreas que são voluntários e ajudam os mais necessitados. Como é uma instituição internacional, nós pagamos uma per capita para participar e esse valor retorna para nós em forma de projetos, aprovados pelo Rotary Internacional. O valor do maquinário do Miniateliê do Albem é fruto desse projeto e nós fizemos essa doação para a instituição”, afirma Geraldo Maia.

O presidente do Rotary Mossoró ressalta que a expectativa, com a entrega e inauguração da sala, é ajudar muito a instituição, já que o Albem não tem renda fixa e todos os seus recursos são provenientes de doações e da venda de roupas, acessórios e sapatos, disponíveis no Brechó do Bem. Todos os itens que são vendidos no brechó são fruto de doação da comunidade.

“Desde o início [do Albem] nós já vínhamos contribuindo de alguma forma. E dessa vez, vimos a necessidade do Albergue, com a presença da lojinha

Foram doadas máquinas de diferentes tipos, como overloque, galoneira e de costura reta, bem como linhas e tecidos

sível fabricar peças inéditas e colocá-las à disposição da comunidade.

“Com o Miniateliê, nós teremos a possibilidade de reformar peças que chegam ao nosso Brechó por meio de doação, e também confeccionar algumas peças de roupa. Com a inauguração do espaço, ficará a cargo da instituição treinar e capacitar uma equipe que atuará no local”, informou Edson Oliveira.

O diretor do Albem lembrou que a criação do local faz parte da linha de trabalho da ONG no que diz respeito à sustentabilidade das ações de apoio às famílias. Dessa forma, o espaço poderá servir como passatempo para os (as) albergados (as) da instituição. “Nós temos no Albem mulheres e homens que passam dias e até meses conosco. Com o Miniateliê, nossos albergados poderão desenvolver uma atividade, trocar experiências e mudar o foco em alguns momentos. Vai ser um local muito importante para toda a instituição”, frisa.

Antes de ser inaugurado, os albergados já estavam utilizando as máquinas de costura do Miniateliê do Albem. Dona Nicácia, que é costureira profissional, teve que se afastar das atividades porque estava acompanhando o marido, internado no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM). Ela comentou que com as máquinas de costura, que foram entregues antes da inauguração, ela conseguiu fazer algumas peças e distrair a mente.

Miniateliê passa a funcionar em uma das salas do albem

que vende itens usados, e pensamos em montar o ateliê para que a instituição possa consertar as roupas doadas e também confeccionar peças próprias e

comercializar. Eles podem fabricar também os uniformes para a creche que eles mantêm por meio do Centro Social Francisco Dantas”, acrescenta.

Edson Oliveira, diretor do Albem, informou que, atualmente, mais de 40% da receita que a instituição arrecada mensalmente vem do Brechó do Bem. Ele

Albem já acolheu mais de 4 mil pessoas em 6 anos de funcionamento

Inaugurado em 8 de dezembro de 2016, o Albergue de Mossoró (Albem) vem desenvolvendo um trabalho de suma importância para pessoas das cidades do Rio Grande do Norte e de outros estados do Brasil.

O Albem é uma instituição sem fins lucrativos que acolhe acompanhantes de pacientes da zona rural de Mossoró e de outros municípios, que não têm onde ficar em Mossoró, durante a permanência do paciente nos hospitais

públicos da cidade.

Em 6 anos de existência, mais de 4.100 pessoas, que vieram de mais de 200 cidades, já foram acolhidas pela instituição. Para ter acesso ao serviço, o acompanhante do paciente internado nos hospitais com

afirma que, com a chegada do Miniateliê, a expectativa é de que mais recursos cheguem à instituição, pois além de consertar peças doadas, também será pos-

convênio SUS deve procurar o setor de serviços social do local e solicitar a guia de encaminhamento.

No Albem, o albergado dispõe de acolhimento, alimentação e momentos de convivência social, de forma totalmente gratuita. A instituição não tem vinculação política nem religiosa e toda a renda é proveniente de doações, da venda de

“Quando eu vi as máquinas de costura, eu me senti no céu. A gente passa por momentos tão difíceis lá no hospital, mas quando chega aqui [no Albem] eu consigo distrair a mente. Tem dias que eu passo a noite costurando e distraindo a minha mente. É muito bom ter esse espaço aqui para que a gente utilize e também ajude o Albem, que tanto ajuda a gente”, disse dona Nicácia.

itens no Brechó do Bem e da realização de campanhas solidárias.

Todo o trabalho do Albem pode ser acompanhado pelas redes sociais (@ mossoroalbem) e as doações podem ser feitas por meio de PIX (12.703.179/ 0001-22), alimentos, roupas, acessórios e móveis usados. Entre em contato pelo WhatsApp: (84) 30623155.

@defato_rn /jornaldefatorn /photos/jornaldefatorn
Mossoró (rN), doMiNgo, 30 de abril de 2023
Cedida
Cedida

ceriam 5,2% na base anual, após aumento de 6% em fevereiro.

Cont. da Capa

Rotary Club Mossoró tem outros projetos sociais em andamento

DEMAIS

B O LO DE A N I V ER SÁ RI O!

V I VA OS NO I VOS!

americana �iscalização

que o code R$ 5, brasileira vir O Índice ao Con(IPCA) subiu enquanto mercado era

de alta de 0,77%. Com isso, o país passa a ter uma inflação acumulada de 4,65% na janela de 12 meses. É o menor valor para 12 meses desde janeiro de 2021.

Nesta quarta-feira, os números de inflação dos Esta-

ELA É DE M AI S!

Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), administrado pelos estados, e uma taxa de despacho aduaneiro de R$ 150.

Acima de US$ 3 mil, a

dos Unidos também vieram abaixo das expectativas. O Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) teve alta de 0,1% em março, depois de aumentar 0,4% em fevereiro, informou o Departamento do Traba -

remessas de bens relevante são abinexpressivas. está sergeneraremessas”, arguas medibeneficiar os condeclaramercadono Brasil verde), diretamenconsumidor”, afirtempo, o própreferir empresas confiatendam estritabrasileiimportafísicas não

ultrapassar US$ 3

Até US$ simplifica60% da valor do eventuais taxas seguro. De US$ também sobre a

B O DA S DE OPALA

compra passa a ser considerada de pessoa jurídica. Cada produto é tarifado conforme o Imposto de Importação e são acrescidos outros tributos como Imposto

>> Geraldo m aia falou de alguns projetos da instituição, como o consultório odontológico itinerante

GEORG IANO A ZEVEDO

georgianoazevedo@gmail.com

“O índice de habitação foi de longe o maior contribuinte para o aumento mensal de todos os itens. Isso mais do que compensou o declínio no índice de energia, que caiu 3,5% no mês, com a queda dos principais índices de componentes do setor. O índice de alimentos permaneceu inalterado em março, com o índice de alimentação em casa caindo 0,3%”, diz o comunicado.

Já o núcleo dos preços dos EUA veio em linha com o esperado, de 0,4% no mês e 5,6% em 12 meses. O ritmo é ligeiramente mais rápido em comparação anual com os 5,5% de fevereiro, mas levemente mais lento no mensal (0,5% em fevereiro).

Investidores monitoravam os resultados, pois um dado forte no relatório de inflação poderia alimentar apostas de que o Federal Reserve (BC dos EUA) continuará elevando os juros em sua próxima reunião de política monetária, no início de maio.

Em 80 anos de existência, completados neste mês de Janeiro, o Rotary Club Mossoró já realizou centenas de ações, favorecendo as pessoas mais carentes. São projetos e ações idealizados por meio da solidariedade dos sócios e colaboradores, que dão mais qualidade de vida para os mossoroenses. No caso do Albem, o clube vem contribuindo para o trabalho da instituição desde antes da abertura do espaço.

Geraldo Maia, presidente do Rotary Club Mossoró, falou de alguns projetos da instituição, como o consultório odontológico itinerante, que segundo ele, cabe em uma mala, e o empréstimo de cadeiras de rodas e de banho, para pessoas que estão temporariamente sem andar. O primeiro projeto é executado com a ajuda de associados que são dentistas e, com frequência, vão até as comunidades para prestar atendimento às pessoas carentes.

sobre Produtos Industrializados (IPI), Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins).

“Temos o consultório odontológico portátil, que cabe em uma mala, e é executado por profissionais dentistas que são sócios do clube. Periodicamente, fazemos trabalhos nas comunidades, levando o consultório móvel até as pessoas que não podem ir ao dentista. Nessas comunidades, fazemos atendimentos gratuitos e prestamos toda a assistência necessária”, comentou o presidente do Rotary Mossoró.

Geraldo Maia informa ainda que o Rotary oferece todas as ferramentas para que os associados possam desenvolver um trabalho voluntário significativo. “No Rotary temos bastantes profissionais de várias áreas e prestamos alguns serviços indo às comunidades. Um deles é um banco de empréstimos de cadeiras de rodas e de banho, que ficam disponíveis no clube. Quem precisa e não pode comprar, pode solicitar que emprestamos, sem custos e por tempo determinado, sejam 30, 60 ou 90 dias”, concluiu.

2 mossoró
Geraldo maia fala sobre os projetos do rotary
DOMINGO, 30 de abRil de 2023
Divulgação
QUARTA�FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2023 4 SOCIAL
Wanderson Diniz comemorou idade nova durante feriadão, em Tibau, ao lado da esposa Alaianny Medeiros. Em viagem para Itália, o casal Leonardo Vale e Luana Mendonça anunciou noivado. Parabéns!
Cedida Cedida
Rannier Ferrari e Roberta Duarte celebrando 24 anos de casados. Muito amor!

Mais de 50% das escolas municipais do rn não têm papel higiênico para alunos

>> Ação realizada em 30 unidades da rede municipal no estado mostrou que em 53% faltavam o produto para a higiene dos estudantes

e dinaldo Moreno Da Redação

OTribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE/RN) inspecionou 30 escolas municipais do estado e constatou uma série de deficiências nessas unidades de ensino. Uma delas é a ausência de papel higiênico em mais da metade das escolas visitadas ao longo da vistoria. No território potiguar, 14 auditores participaram do trabalho.

No total, 30 escolas municipais foram visitadas no período. Nas visitas, foram checados 200 itens — entre eles, a situação de refeitórios, bibliotecas, salas de aula e quadras esportivas. Também foram examinados aspectos ligados à segurança, prevenção de incêndios e higiene e limpeza dos estabelecimentos de ensino.

As escolas foram escolhidas a partir de indicativos de situações críticas relacionadas à infraestrutura que constam no Censo Escolar 2022. Os itens analisados englobam aspectos referentes à acessibilidade, estrutura e conservação, saneamento básico e energia elétrica, sistema de combate a incêndios, alimentação, esporte, recreação e espaços pedagógicos.

As visitas foram feitas durante a Operação Educação. A ação realizada nesta semana em todas as unidades federativas pelos 32 tribunais de contas do País. De acordo com o levantamento publicado pelo órgão estadual, em 53,33% das escolas fiscalizadas foi observada a falta de papel higiênico, o que representa 16 das 30 escolas inspecionadas. Somente em 14 delas foi observado o produto, o que representa 47,67% das fiscalizadas.

Consta também no documento publicado pelo TCE potiguar a identificação inadequada dos banheiros inspecionados. Em 13 dos 30 fiscalizados não contém papel toalha. O número representa pouco mais de 24% dos visitados.

Em quase 13% deles (12,96%) foi observada a falta de tampa nos vasos sanitários.

Foram observados ainda vasos sanitários faltantes/quebrados (11,11%), inexistência de descarga ou funcionamento inadequado (11,11%), vazamentos/infiltrações (11,11%), além de vandalizados (5,56%) e sem o revestimento cerâmico/quebrados.

“Os gestores serão citados para apresentarem planos de trabalho para readequação. Os conselhos municipais de educação também vão receber cópias do relatório. O TCE vai continuar com um trabalho de acompanhamento dos planos de readequação”, afirmou o presidente do TCE/ RN, conselheiro Gilberto Jales. "Neste viés atual do controle externo, não se

busca somente punir, mas orientar e dar a oportunidade de melhoria para o gestor público. O que se quer é que a política pública funcione", complementou.

Outros problemas foram encontrados nas esco-

las municipais pelos auditores do TCE. Em 80% dos banheiros, foram identificadas inadequações. Cerca de 76% das escolas não tinham sabão disponível nos banheiros. Além disso, foram encontrados banheiros sem porta (46%). Nas

talações estão adaptadas ao PNE. Em pouco mais de 63% delas estão adaptadas, enquanto que 36,67% são consideradas não adaptadas.

SalaS de aula

As inspeções feitas pelo Tribunal de Contas do Estado nestas três dezenas de escolas também observaram as salas de aula. Elas mostraram que 73% das salas de aula visitadas são inadequadas. Falta de ventiladores, mobiliário quebrado e falta de ventilação são alguns dos problemas encontrados.

O maior percentual registrado nestas inspeções é de ventiladores ou ar condicionados quebrados. O índice alcança 20,45%. Em seguida vem ambiente não arejado ou ventilado insuficiente (18,18%), vidros/ janelas danificados/vandalizados (18,18%), mobiliários quebrados/vandalizados (18,18%) e iluminação inadequada (4,55%). O item outros registrou mais de 20% das inspecionadas.

Em 22 escolas inspecionadas, o que representa 73,33%, a unidade dispõe de sala de professor. Nas outras 8 (26,67%) não havia o espaço destinado para os docentes. Nas 30 salas inspecionadas foram observadas inadequações em 12 delas (54,55%). Nas outras 10 não foram observadas inadequações.

Nestas 30 escolas, em 16 delas havia a instalação de uma biblioteca. O número representa pouco mais de 53%. Já nas outras 14 unidades visitadas não foram observadas a existência do equipamento. Em 60% das escolas visitadas havia uma sala de leitura, enquanto que nas outras 40% não havia o espaço.

HidranTeS

cozinhas das escolas, também foram encontrados problemas, com 30% delas contendo falhas no armazenamento da alimentação. Em 83%, não há alvará da vigilância sanitária.

O documento também traz dados sobre se as ins-

Mais de 70% das escolas inspecionadas dispõe de coleta de esgoto

O trabalho de fiscalização realizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte também averiguou se as escolas inspecionadas dispunham de coleta de esgoto. Em mais da metade delas o serviço foi observado.

De acordo com o relatório, 73,33% das escolas visitadas tinham a coleta de esgoto no dia da visita. O percentual representa 22 das 30 escolas fiscalizadas. As outras 8 unidades não dispunham da coleta. Em apenas 2 escolas,

o que representou 9,09%, foram verificadas desconformidades aparentes na coleta de esgoto. Em 20 delas não foram verificadas desconformidades no serviço instalado na unidade visitada.

Já todas as 30 escolas

inspecionadas dispunham do serviço de coleta de lixo. Somente uma escola fiscalizada apresentou desconformidades aparentes no serviço de coleta de lixo. Nas outras 29 não foram observadas desconformidades no serviço.

Um ponto destacado no levantamento do TCE/RN é preocupante. Das 30 escolas inspecionadas pelos auditores do tribunal, em apenas uma havia a instalação de hidrante. Nas demais foram observadas a falta do equipamento.

O hidrante é um sistema hidráulico que tem como finalidade o combate ao fogo, proteção de vidas e do patrimônio. O sistema de hidrantes conta com um reservatório de água, tubulações, peças hidráulicas, bombas de incêndio, abrigo de mangueiras, registro de recalque e de manobra.

Outro item pesquisado pelo grupo de auditores foi se a escola visitada tinha extintores com gás carbônico/pó químico/água. Em 60% delas (18) não apresentava o extintor e em 12 unidades fiscalizadas o equipamento foi encontrado.

DOMINGO, 30 de abril de 2023 Mossoró 3
operação educação
Cedida Cedida
o percentual representa 16 escolas sem o item básico de higiene Em 80% dos banheiros, foram identificadas inadequações

TeCNOlOGia

Como a inteligência artificial pode ser usada na Uern

>> Ferramentas podem melhorar a eficiência dos processos administrativos, agilizar serviços burocráticos e auxiliar atividades de ensino, pesquisa e extensão

AUniversidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) utiliza vários sistemas de tecnologia da informação e comunicação em seus diversos setores.

Está sempre investindo em tecnologia, atualizando sua infraestrutura de informática e adquirindo e desenvolvendo novos websites, sistemas e equipamentos, como computadores e servidores, com o objetivo de melhorar o desempenho dos sistemas e da Internet para as atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Um incremento vindo desse universo digital é a Inteligência Artificial (IA), que é um ramo da ciência da computação que se dedica ao desenvolvimento de tecnologias capazes de automatizar tarefas e tomar decisões com base em dados e algoritmos, sem necessidade de intervenção humana.

“Sem dúvidas, poderá auxiliar a Universidade em suas mais diferentes esferas. Dentro do ensino, pesquisa, extensão e gestão as possibilidades são infinitas”, afirma a professora Jéssica Figueiredo, do Departamento de Ciência da Computação, Campus Mossoró.

A docente tem se debruçado sobre as ferramentas mais em evidência na atualidade, como é o caso do ChatGPT.

Desenvolvido pela OPENAI, a ferramenta utiliza um modelo de linguagem de inteligência artificial para gerar respostas a perguntas e mensagens em linguagem natural, como se fosse um humano. Existe nas versões paga e gratuita mediante um cadastro prévio.

Para Figueiredo, IA pode ser utilizada para melhorar a eficiência dos processos administrativos e agilizar os serviços burocráticos.

Automatizar tarefas rotineiras e repetitivas, como a escrita e revisão automática de atas e emails, o agendamento de reuniões ou o processamento de documentos são

algumas das tarefas que os servidores podem deixar a cargo da tecnologia enquanto se ocupam de outras atividades que necessitem da criatividade e interação humana.

“A IA também poderá auxiliar os professores no ensino, na pesquisa, inovação e extensão, contribuindo desde a elaboração de materiais e projetos, na sua execução e nas atividades de dentro e fora de sala de aula. É possível utilizar o ChatGPT para desenvolver, revisar e aprimorar a elaboração de material didático, atividades e avaliações. Com a ferramenta é possível elaborar trabalho e provas em diferentes níveis de complexidade. É possível ainda utilizar essa ferramenta para criar experiências de aprendizagem personalizadas, adaptadas às necessidades individuais de cada aluno sem que para isso se faça necessário gerar um esforço de trabalho ainda maior para professores”, contextualiza. Os(as) professores(as) poderiam, por exemplo, criar jogos educativos que ajudem os(as) alunos(as) a aprender de forma interativa e divertida. Isso pode incluir jogos que incentivam o desenvolvimento de habilidades específicas, como resolução de

problemas ou trabalho em equipe sem que para isso necessite de aprender sobre tecnologia ou utilizar diversas ferramentas diferentes, o que ampliaria, na visão da professora, o tempo gasto na tarefa de planejamento das atividades de sala de aula.

“Essas são apenas algumas das maneiras pelas quais a Uern pode aproveitar os benefícios da IA. É necessário identificar as

áreas em que a IA pode ser mais eficaz e investir em tecnologias que ajudem a alcançar esses objetivos”, completou.

Voltando ao ChatGPT, a qual Jéssica Figueiredo se refere como uma ferramenta revolucionária, é preciso levar em consideração os possíveis efeitos negativos que ele traz.

Na visão da professora, é salutar o receio sobre questões de propriedade

mentar a utilização da IA no Brasil.

“Eu costumo dizer que o chatGPT nos dá superpoderes. Com o auxílio desta ferramenta podemos fazer muito mais, em menos tempo e ainda assim fazer melhor. Sem dúvidas, fará uma grande revolução no modo como utilizamos tecnologia no nosso dia a dia. Irá, com certeza, impactar em todas as áreas e na educação não seria diferente”, analisa.

Apesar de ser uma novidade, ressalta a professora, “o chatGPT e a IA estarão cada vez mais presentes no nosso dia a dia e, por esse motivo, tanto a Uern como outras instituições e organizações precisam se apropriar delas de modo que possamos usufruir de seus benefícios, promover a melhoria dos nossos serviços e processos, ganhando mais eficiência administrativa e buscando a melhoria da qualidade de vida dos nossos servidores, oferecendo possibilidade de automatizar tarefas repetitivas e cansativas”, acrescentou.

e V e NTO

O uso da Inteligência Artificial (IA) e de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) no Ensino Superior estará em evidência nesta semana durante o Planejamento Didático Pedagógico da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) para o semestre 2023.1, cujas aulas têm início no dia 8 de maio.

intelectual, como direitos autorais, sobre a necessidade de referenciamento de produção desenvolvida com auxílio da ferramenta, sobre a privacidade de dados e sobre a utilização para a produção e consequente disseminação de fake news e conteúdo ilegal.

No Brasil, ainda tramita o projeto de lei 20/2021 no Senado Federal que tem como objetivo regula -

“O Planejamento Didático-Pedagógico nos traz uma temática bastante atual e de relevância ímpar para se pensar a forma como o conhecimento é construído e trabalhado na Universidade e em nossa sociedade. Trata-se dos desafios éticos e das possibilidades da Inteligência Artificial e das Tecnologias da Informação e da Comunicação no âmbito acadêmico. Toda a programação geral ofertada está voltada para essa reflexão, para a qual convidamos todos e todas”, explicou a professora Fernanda Abreu, titular da Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Proeg).

De terça-feira, 2, a sexta-feira, 5, a programação será desenvolvida com mesa-redonda, palestra, roda de conversa, entre outras atividades realizadas pelo canal Uern Oficial no YouTube.

DOMINGO, 30 de abril de 2023 4 Mossoró
Universidade realiza esta semana o Planejamento Didático Pedagógico para o semestre 2023.1
UERN UERN
Professora Jéssica Figueiredo tem acompanhado de perto as novas ferramentas tecnológicas

Crimes Contra animais

>> Casos de maus-tratos, principalmente contra cães e gatos, são recorrentes também no Rn, que ainda não conta com uma delegacia especializada nesse tipo de delito

Nem os animais estão livres da violência. É cada vez mais comum em todo o país a prática de crimes contra os bichos, sejam os considerados selvagens ou ditos domesticados. Casos de maustratos, principalmente contra cães e gatos, são recorrentes também no Rio Grande do Norte, onde recentemente foram registradas ainda situações envolvendo cavalos. A reportagem conversou com um vereador de Mossoró e ativista da causa animal; e também com uma advogada presidente da Comissão de Defesa Animal da OAB/Mossoró, que falaram sobre a problemática.

Para o vereador de Mossoró e ativista da causa animal, Pablo Aires, o atual cenário de violência contra

animais é bastante preocupante. “É difícil falar sobre violência contra os animais. Muitas vezes, quando a gente fala sobre isso, restringese a falar só sobre agressão ou abandono, mas o assunto tem que ser tratado de maneira ampla. Não são só as agressões. Todas as vezes que nós temos um direito negado, nós sofremos uma violência. Com os animais não seria diferente”.

O ativista e vereador chama a atenção para o fato de que, infelizmente, esse cenário é mais presente do que se pensa e é até difícil de quantificar. “Uma vez que praticamente não existe o incentivo para as denúncias, fazendo com que os casos que cheguem até nós sejam a menor parte”, observa ele, pontuando que são diversas as formas de violência, incluindo o abandono, a negligência, o comércio ilegal de

animais silvestres, a experimentação animal, a caça predatória e os maus-tratos em geral.

“A meu ver, o descaso do poder público com a pauta acaba por reforçar esse tipo de comportamento. A negligência estatal com os animais joga no terceiro setor toda a responsabilidade para lidar com o problema. Como é o caso aqui em Mossoró, que sem o trabalho dessas ONGs e protetores independentes os animais estariam completamente desassistidos”, comenta Pa-

blo Aires, que também é advogado e fundador do Instituto Ampara, descrita por ele como uma das maiores ONGs de proteção animal do RN. Pablo conta que começou na causa animal por acaso, após presenciar um atropelamento de uma cadela quando estava voltando da casa do pai dele, na zona rural do Jucuri, em Mossoró.

“Levei ela para casa e desde então não parei. Todo protetor sabe a carência que a pauta tem. Quando comecei com os resgates não fal -

tou gente denunciando situações envolvendo animais abandonados; recebemos diariamente dezenas de solicitações de resgates ou denúncia. Para conseguir manter as consultas, os exames, comecei a expor as situações nas redes sociais e pedir ajuda. Desde então, tenho participado de diversas ações de proteção e defesa dos animais. Eu já cheguei a ter mais de 30 animais só no meu quarto, antes de ter iniciado o abrigo”, relatou. “Nesses quase 8 anos na

Cedida

causa animal, pude notar um avanço significativo no entendimento da população sobre a importância do assunto, mas poucas conquistas foram alcançadas, principalmente na esfera pública. Ainda existe muita ‘má vontade’ política pra resolver esses problemas”, complementou ele, frisando que já conseguiu aprovar leis importantes na Câmara ligadas à causa, como a que proíbe a soltura de fogos ruidosos e garantia de recursos para ONGs da cidade.

tratos, mas também acaba pressionando o poder público a tomar medidas efetivas de proteção animal e adotar essa pauta como questão de responsabilidade pública”, ressalta o ativista e vereador.

‘C asos abs U rdos’

“Para combater os maus-tratos contra animais, é importante que a sociedade e o poder público trabalhem juntos. A sociedade pode ajudar denunciando casos de maus-tratos, apoiando campanhas de conscientização, apoiando ONGs independentes e adotando uma postura mais responsável em relação aos seus próprios animais de estimação, como a castração e vacinação. Já o poder público precisa criar políticas públicas efetivas de proteção animal, como a criação de abrigos e programas de castração; além de fiscalizar o cumprimento das leis de proteção animal e punir de forma adequada os responsáveis por maus-tratos”.

A declaração assertiva é do vereador e ativista da causa animal, Pablo Aires, que também afirma que “é importante que a legislação seja aprimorada para que as

punições sejam mais rigorosas e efetivas. Só a partir do trabalho conjunto conseguiremos parar de enxugar gelo na causa animal e, finalmente, construirmos progresso e bem-estar para os mais vulneráveis”. Como advogado e vereador, ele diz acreditar que a legislação em relação à violência contra animais ainda precisa ser aprimorada, além de defender que a execução das leis que estão vigentes deve ser melhorada.

“A Lei de Crimes Ambientais já prevê punições para maus-tratos contra animais, mas, muitas vezes, as denúncias não recebem tanta importância e as penas são brandas. É preciso criar leis mais específicas e mais rigorosas para combater esse tipo de crime, mas, melhorar a fiscalização é tão importante quanto”, frisa Pablo Aires, acrescentando que, além disso, também considera fundamen -

tal a existência de delegacias ou departamentos especializados em crimes contra animais, para que esses casos possam ser investigados e punidos de forma mais efetiva.

“Aqui no RN, não temos nenhuma delegacia especializada em crimes contra animais, por conta disso pouco se sabe o que fazer quando se percebe um crime de maus-tratos; recebo muitas dúvidas em relação a isso todos os dias, e acaba que essa demanda também é acolhida pelas ONGs e protetores independentes, e até por nós lá na câmara. Além de garantir a punição desses crimes, precisamos garantir a fiscalização e a escuta da população para acolhimento de denúncias”, destaca ele, mencionando que avalia como importante ações como a campanha Abril Laranja, dentro de iniciativas de prevenção e combate a maus-tratos

Pablo aires é protetor animal há sete anos e defende a necessidade de mais políticas públicas para a área

contra animais.

“Precisamos reforçar a informação de que violentar um animal é crime. Infelizmente, a conscientização acontece apenas através das ONGs. Essa é mais uma responsabilidade que as ONGs carregam. O mês de abril está acabando e eu não

vi um post do estado ou do município sobre o Abril Laranja. Infelizmente, a Causa Animal ainda não faz parte do calendário de atividades do poder público. A data busca conscientizar a população sobre a importância de proteger os animais e denunciar casos de maus-

“Já presenciei tantos casos absurdos que se fosse citar cada um eu não teria tempo. Já acolhi animais atropelados, envenenados, queimados a óleo quente, esfaqueados, mutilados e agredidos. Animais que até não tinham condições clínicas de estarem vivos por conta dos traumas. Os casos que mais me comovem são certamente os que tive que cuidar pessoalmente, que criei mais afeto. Como é o caso de Bingo. Um gato que resgatamos com um carcinoma tão agressivo que ele já tinha perdido as duas orelhas. Diferente de Bingo, que apesar dos cuidados não resistiu, teve o caso de Bob, um cachorro que resgatamos na Maísa vítima de um ataque de facão que deixou o osso exposto. Bob ficou lá em casa até cicatrizar o ferimento, conseguiu se recuperar e foi adotado”, conta Pablo Aires.

domingo, 30 de abril de 2023 segurança 5 Cedida
‘Já presenciei muitos casos absurdos de maus-tratos contra animais’, diz vereador e ativista

Cont.

Advogada animalista avalia que legislação de proteção animal poderia ser aprimorada

Aadvogada animalista com atuação em Mossoró, Monaliza Trigueiro, avalia que a legislação de proteção animal poderia ser aprimorada. Ela, que também é presidente da Comissão de Defesa Animal da OAB/Mossoró, chama a atenção para determinadas limitações de leis em vigor referentes a maus-tratos contra animais. A especialista pontua que muitos cenários que antes eram vistos como normais, pela não aplicação efetiva da Lei de Crimes Ambientais, atualmente, são reconhecidos como crimes.

Como advogada e presidente da Comissão de Defesa dos Animais da OAB/Mossoró, Monaliza Trigueiro avalia o atual cenário de violência contra animais como assustador.

“Infelizmente, em que pese uma maior conscientização das pessoas quanto aos maus-tratos, estamos longe de um cenário ideal. Diariamente, nos deparamos com

casos de violência extrema contra os animais não humanos, não apenas cachorros e gatos, mas, também contra animais de tração. Ainda existe uma visão especista muito arraigada na nossa sociedade, que enxerga, equivocadamente, os seres humanos como animais superiores a outras espécies”, analisa ela.

A especialista diz acreditar que a legislação de proteção animal poderia ser aprimorada no que concerne a maus-tratos. “A primeira lei a caracterizar os maus-tratos é o Decreto 24.645/34, que já trazia a listagem de condutas enquadradas, mas de maneira superficial. Já na Constituição de 1988, em seu art. 225, temos o reconhecimento que os animais não humanos possuem o direito fundamental à existência digna. E, mais recente, a Lei de Crimes Ambientais, 9.605/98, art. 32, que traz em seu bojo o rol de condutas consideradas como cri

>> Monaliza Trigueiro, que também é presidente da Comissão de Defesa Animal da OAB/Mossoró, chama a atenção para determinadas limitações de leis em vigor

deixando de fora as demais espécies, que também sofrem violência, diariamente. Nestes casos, a pena será de detenção de 3 meses a 1 ano e multa, o que, a meu ver, não é eficaz e deve ter pena majorada”, detalha.

Monaliza Trigueiro destaca ações da Comissão de Defesa dos Animais da OAB/Mossoró, como acompanhamento de casos de maus-tratos e arrecadação de ração, dentre outras

me de maus-tratos”, explica Monaliza.

“Importante destacar, que a partir da Lei 14.064/20, mais conhecida por Lei

Sansão, a pena para quem comete tal violência é de 2 a 5 anos de reclusão, multa e proibição de guarda, quando se tratar de cães e

gatos. Em caso de morte do animal, a pena pode ser aumentada de ⅓ para 1/6 Entretanto, a referida lei só contemplou cães e gatos,

A advogada animalista e presidente da Comissão de Defesa Animal da OAB/ Mossoró também chama a atenção para que ações devem ser adotadas pela sociedade e pelo poder público como formas de coibir maus-tratos contra animais. “As campanhas educativas são uma solução a longo prazo. Devemos conscientizar as pessoas sobre o que são maus-tratos e suas implicações, desde a infância, dentro das escolas e fora delas. A existência de delegacias especializadas, que atuem de forma mais eficiente no cumprimento da lei, além de treinamento para os agentes de segurança pública, também são medidas importantes”.

“São inúmeros os casos que ocorrem, diariamente, em nossa cidade. Mas, o que posso destacar como o de maior violência foi o ocorrido em uma residência no bairro Abolição II, cometido por uma senhora que mantinha mais de 20 cães sem comida, água e em um espaço extremamente sujo. Existiam, além dos cães vivos, várias carcaças de animais. Uma cena indignante e triste”. O relato é da advogada animalista e presidente da Comissão de Defesa Animal da OAB/ Mossoró, Monaliza Trigueiro.

Ela pontua que campanhas de conscientização como o Abril Laranja são de suma importância, dentro de iniciativas de prevenção e combate a maus-tratos contra animais. “Justamente para que a sociedade tenha conhecimento do que se enquadra ou não como maus-tratos. Muitos cenários que antes eram vistos como normais, pela não aplicação efetiva da Lei de Crimes Ambientais, atualmente, são reconhecidos como crimes. Por

exemplo, manter o animal preso por coleira ou em ‘casinhas’, expostos ao sol, sem água limpa, em local sujo, doentes, entre outros”, cita.

“Inclusive, para identificar se um animal está sofrendo maus-tratos, alguns comportamentos são habituais e devem ser observados, por exemplo, quando apresentam dor, medo, ansiedade, evitação, submissão, defesa agressiva, estereotipias (coçar as patas, correr atrás do rabo), agressividade declarada e/ou tédio. É primordial destacar, que maus-tratos não são apenas as condutas envolvendo violência física, mas, também, psicológica”, esclarece a especialista, ressaltando que o ideal seria a criação de delegacias próprias para os crimes envolvendo animais não humanos.

“Atualmente, os casos são apurados por delegacias que não são especializadas e existe uma dificuldade no entendimento e procedimento, quando envolvem crimes de maustratos. No Brasil, não existe nenhuma delegacia de

proteção animal”, observa ela.

CoMiSSÃo

A Comissão de Defesa dos Animais da OAB/Mossoró foi criada na atual gestão da entidade, tendo, portanto, dois anos de existência. Neste período, várias ações foram desenvolvidas no intuito de proteger e garantir dignidade aos animais não humanos. A advogada animalista e presidente da Comissão de Defesa Animal da OAB/ Mossoró, Monaliza Trigueiro, frisou algumas dessas iniciativas. “Já foram realizadas campanhas de arrecadação de ração para os animais em situação de rua, inclusive, a última foi encerrada no dia 21 de abril; Acompanhamento de casos de maustratos ocorridos na cidade; Atuação junto aos órgãos de proteção ambiental; Auxílio judicial em denúncias de maus-tratos; Palestras educativas em escolas públicas e privadas; Cursos sobre a temática; Acompanhamento e participação na criação de políticas públicas, entre outros”.

Em resposta às solicitações feitas pela reportagem, a Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN) informou que no âmbito da Delegacia de Polícia da Grande Natal (DPGRAN), a Delegacia Especializada de Defesa ao Meio Ambiente e Assistência ao Turista (DEMAATUR) tem atribuição para investigar e apurar infrações penais praticadas contra o meio ambiente previstas na Lei Federal nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, bem como no Decreto-Lei nº 3.688, de 3 de outubro de 1941, especialmente relativas ao meio ambiente, sendo a área circunscricional da referida Delegacia o município do Natal.

A Demaatur reafirmou a informação, dizendo que “no tocante aos crimes ambientais (maus-tratos aqui incluso), tem atribuição restrita à circunscrição de Natal/RN, agindo de forma repressiva no combate aos maus-tratos contra animais, bem como preventivamente, passando orientações e fazendo, diuturnamente, averiguações, e ainda prestando apoio devido quando, na iminência da ocorrência do delito, resgatando o animal com o consentimento do tutor, quando ele não tenha condições para

dar os devidos cuidados ao animal”.

A Dpgran acrescentou que cabe, ainda, à mencionada Delegacia investigar de forma concorrente com as unidades policiais dos municípios que integram a região das delegacias subordinadas à Diretoria de Polícia

Civil da Grande Natal quando houver interesse da investigação. “No tocante aos demais municípios da Grande Natal e demais cidades, constitui atribuição das referidas delegacias subordinadas à DPGRAN investigar os crimes ambientais consumados em região geográfica vinculada a elas”, esclareceu.

A Delegacia de Polícia do Interior (DPCIN) informou que no âmbito da unidade “não existe uma delegacia especializada para apurar infrações penais praticadas contra animais, contudo todas as delegacias municipais possuem atribuição para investigar e apurar infrações penais tipificadas no artigo 32 da lei nº 9.605, com alteração da lei nº 14.064/2020, de acordo com o local da ocorrência dos fatos”.

AçõeS

No começo deste mês, policiais civis da 6ª Delega-

cia Regional de Polícia (DRP) de Nova Cruz, com o apoio de equipe da 69ª Delegacia de Polícia (DP de São José do Campestre), prenderam uma suspeita, 55 anos, investigada por envenenar e causar a morte de vários cachorros. O crime foi praticado no Sítio Conceição, localizado na zona rural de Nova Cruz.

Durante as diligências, um mandado de busca e apreensão foi cumprido na residência da suspeita, onde foram encontrados e apreendidos objetos a serem analisados no âmbito do inquérito policial. Além dos crimes praticados contra os animais, são apurados os delitos de perturbação do sossego público, ameaça e dano.

Ainda neste mês de abril, policiais civis da 75ª Delegacia de Polícia (DP de Caraúbas), em ação conjunta com equipe da 71ª Delegacia de Polícia (DP de Patu), prenderam em flagrante Horácio Bertoldo Fernandes Neto, 33 anos; e Francisco Damião Soares Rosa, 25 anos. Eles, suspeitos de maus-tratos praticados contra animais, foram presos no município de Caraúbas.

Montados em cavalos, Horácio Bertoldo e Francisco Damião tentaram atravessar um açude, e, por conta da correnteza forte, os animais não conseguiram realizar a travessia. Foram arrastados, mas conseguiram escapar sem maiores gravidades.

-
Cedida DOMINGO, 30 de Abril de 2023 6 MOssOró
“São numerosos os casos em nossa cidade”, alerta advogada
Polícia diz que DPs municipais têm atribuição sobre crimes contra animais

FUTEBOL

ABC recebe o Ceará mirando a primeira vitória na Série B

>> Duelo de alvinegros acontece neste domingo, em Natal

Natal – Se não fosse apenas o início da disputa da Série B, certamente o confronto entre ABC e Ceará poderia ser apontado como o jogo dos desesperados, mas como há um caminho imenso a percorrer dentro da competição, existe também uma boa margem para recuperação e nenhuma esperança dessas duas equipes, que hoje ocupam as duas últimas posições do certame, já está perdida. No time potiguar, com a finalidade de tirar um pouco da pressão que pesa sobre o elenco, o técnico Fernando Marchiori disse que o clube vai brigar para se manter na divisão. Já o Ceará tem o claro objetivo de voltar para divisão de elite, depois de ser rebaixado na temporada passada. O duelo entre alvinegros será neste domingo, 30, e começa às 18h, no estádio Frasqueirão. Ambos buscam a primeira vitória na competição.

Embora tenha garantido vaga na final da Copa do Nordeste, indo para o último jogo contra o Sport, no Recife, com a vantagem do empate, existe uma pressão maior sobre os cearenses, justamente devido ao peso do rebaixamento sofrido. No time potiguar, embora venha acumulando resultados negativos na sequência, pela primeira vez sob o comando de Marchiori, a torcida ainda vive um clima de lua de mel com o treinador que, até aqui, bateu todas as metas traçadas pela diretoria na temporada.

Ciente de que a paciência dos torcedores tem um limite, o comandante abecedista mostrou a importância que vem sendo dada ao Brasileirão, ao abrir mão de levar o seu grupo titular para enfrentar o Grêmio, pelo segundo e decisivo jogo da Copa do Brasil, em Porto Alegre, visando apenas à recuperação na Série B. Além de poupar peças consideradas importantes, a equipe também está recebendo atletas como Matheus Anjos, que vinha realizando uma boa temporada no clube, mas sofreu uma lesão muscular séria e não atuava desde o início de fevereiro. Ou seja, o elenco vai ficando à disposição e a tendência, segundo a comissão técnica, é o grupo subir de produção e começar a

Flamengo e Botafogo se enfrentam e buscam manter boa fase

Rio – Flamengo e Botafogo fazem o clássico carioca no Campeonato Brasileiro neste domingo, 30, às 16h, no Maracanã, pela terceira rodada. Os times do Rio de Janeiro vivem boa fase e brigam pelas primeiras colocações do torneio, ao lado também de Vasco e Fluminense.

O Botafogo está com 100% de aproveitamento. O time alvinegro derrotou o São Paulo por 2 a 1, na estreia, e passou pelo Bahia, em Salvador, pelo mesmo placar. Está empatado com seis pontos com o Fluminense.

O Flamengo iniciou o campeonato com vitória por 3 a 0 sobre o Coritiba.

Na segunda rodada, porém, perdeu para o Internacional por 2 a 1. O time está motivado por ter vencido o Maringá, na Copa do Brasil, por 8 a 2.

tudo dito. É clássico, e o que se espera de um clássico? Algo vibrante, emocionante. Vamos lá, vamos jogar para ganhar”, disse o treinador. No rubro-negro, Jorge Sampaoli não terá Varela, que passará por uma cirurgia. Com isso, Wesley seguirá na lateral-direita. O treinador não deve fazer muitas mudanças, uma vez que parece ter encontrado o sistema tático ideal.

A principal disputa por posição é entre Everton Cebolinha, Éverton Ribeiro e Marinho, este é constantemente elogiado pelo treinador, com quem trabalhou nos tempos de Santos.

buscar os resultados esperados.Apesar das duas derrotas seguidas no Frasqueirão, onde permaneceu mais de um ano invicto, os números do ABC ainda são bastante consistentes e não podem ser desprezados pelos adversários. O Fortaleza, que montou um forte elenco, veio a Natal e perdeu, o que serve de alerta para o treinador Eduardo Barroca, que sabe do perigo que irá correr se atuar de forma muito aberta frente aos natalenses.

Os resultados insatisfatórios do Ceará no início do Brasileirão e a possibilidade de repetir os mesmos erros da desastrosa campanha de 2022, geraram certo embaraço aos dirigentes do Vovô. Já eliminado da Copa do Brasil e perdendo o título

estadual para o tricolor do Pici, depois de superar o adversário na semifinal da Copa do Nordeste, somaram-se para as derrotas contra o Guarani e Ituano e provocaram a queda do antigo comandante, o paraguaio Gustavo Morínigo.

Este ano, a tolerância com os maus resultados está baixa no clube e o presidente João Paulo Silva não deseja repetir os erros do seu antecessor Robinson Castro, que teve o mandato interrompido após o rebaixamento da equipe. Barroca assumiu o comando sabendo que tem de entregar bons resultados com urgência, devido à impaciência dos torcedores que vem transformando o clube numa espécie de panela de pressão.

O “Clássico da Rivalidade” foi realizado em 378 oportunidades, com 141 vitórias do Flamengo, 113 do Botafogo e 124 empates.

Para o clássico, o técnico alvinegro, Luís Castro, colocará em campo o que tem de melhor. Recuperado de uma lesão na virilha, o lateral Marçal deve retomar a posição do lado esquerdo da defesa do Botafogo. Ele disputa com Rafael.

Visando o embate com seu arquirrival, o Botafogo colocou um time misto para pegar o Ypiranga na Copa do Brasil, por isso deve ir com força máxima.

“A única coisa que eu posso dizer é um jogo difícil para as duas equipes. Clássico é clássico. Está

“Tenho gostado do que temos implantado aqui. A energia está muito positiva. Quando fica assim, tudo acaba sendo mais fácil. Queremos levar esse clima para o clássico”, afirmou Sampaoli.

FICHA TÉCNICA

Santos; Wesley, Fabrício Bruno, David Luiz e Ayrton Lucas; Thiago Maia, Vidal, Gerson e Éverton Ribeiro; Gabigol e Pedro.

Téc.: Jorge Sampaoli

FLAMENGO BOTAFOGO

Lucas Perri; Di Placido, Adryelson, Víctor Cuesta e Marçal; Danilo Barbosa, Lucas Fernandes e Eduardo; Júnior Santos, Tiquinho Soares e Victor Sá. Téc.: Luís Castro

Local - Maracanã

Hora – 16h

Juiz – Edina Alves Batista

AGENDA JOGOS, DOMINGO (30)

SÉRIE A

16h – Flamengo x Botafogo

18h30 – Cuiabá x Grêmio

18h30 – Internacional x Goiás

SÉRIE B

15h30 – Novorizontino x Sport

18h – ABC x Ceará

18h15 – Vila Nova x Juventude

DOMINGO, 30 DE ABRIL DE 2023 ESPORTE 7
Rennê Carvalho ABC foi eliminado no meio de semana na Copa do Brasil pelo Grêmio

fábio olivEira

fabiowillard@hotmail.com

baraúnas já se movimenta visando à segunda divisão

Em trabalho ainda sem muito alarde, o Baraúnas vai preparando terreno para sua participação na segunda divisão potiguar, que acontecerá no segundo semestre. No momento, a movimentação é da equipe sub-20, laboratório para o time que jogará a divisão de acesso, até por conta do regulamento da competição, que basicamente é um campeonato sub-23. Neste domingo (30), o time comandado pelo técnico Alexandre Dantas, tem amistoso às 15 horas, no Nogueirão, contra a seleção da cidade de Paraú. O jogotreino servirá de avaliação do próprio elenco e captação de novos atletas. Como este ano o trabalho começou um pouco mais cedo, como se esperava que fosse, é

imaGEm QUE marca

perfeitamente lógico e dá tempo de realizar essas análises, para só então começar a contratar profissionais e dar robustez e maior competitividade ao time. Essa segunda fase, que é a de contratação, dirá muito sobre a proposta do clube em sua pretensão de retorno à elite. Terá que ser muito criterioso, pois cada contratação deverá ser cirúrgica, sem margem para erros. A segunda divisão é mais complicada que a primeira, pois a porta é muito estreita e só passa um. Enxergar isso ajudará a não se tornar mais uma figurinha carimbada, como eterno participante dessa divisão. Para quem pensa grande, ela é só de passagem, não para fazer morada.

fabio willard de oliveira Arquivo

''O mundo é assim. Ele muda numa rapidez muito rápida”

joEl sanTana, após uma derrota quando técnico do Vasco.

TorcEDor

O torcedor do Baraúnas poderá reencontrar o time hoje, no amistoso contra Paraú, às 15 horas, no Nogueirão. O ingresso será vendido na bilheteria e custará R$ 5,00, para duas pessoas, mais 1 kg de alimento.

ParcEria

Ainda sobre o Baraúnas, o clube fechou parceria com a Ufersa, para utilização do seu campo em preparação para o estadual da segunda divisão. É alternativa para revezamento com o campo da Toca do Leão.

DE assú

O atacante Adílio, 24, defenderá o Paraná Clube na segunda divisão paranaense. Com passagem pela base do Potiguar e pelos profissionais do Assu, Mossoró, Alecrim, América e Globo, ele estava no Cruzeiro de Alagoas.

sEm aDvErsário

O Potiguar bem que tentou, mas não conseguiu adversário disponível para amistoso neste fim de semana, em preparação para a Série D. A estreia acontece no próximo domingo, dia 7, fora de casa, contra o Nacional-PB.

no lance, o saudoso hermano silva, em jogo do Potiguar contra o Caicó, no Nogueirão, pelo estadual de 2004, ano do primeiro título alvirrubro. O empate por 1 a 1 levou o time mossoroense às semifinais.

A semAnA na hisTória

Nesta segundafeira (1º), o meia Giovanni, do Potiguar, campeão estadual de 2013 pelo Potiguar, e que está próximo de completar 100 jogos com a camisa alvirrubra, irá comemorar 33 anos de idade. Bom de bola e de caráter, recebe nossos parabéns.

TorcEDor

FUtEbol ClUbE

PrEcaução

O motivo é que as equipes convidadas, que também vão disputar o Brasileiro, preferiram evitar o desgaste de uma viagem a Mossoró, bem como contusão, estando a uma semana da estreia.

100

Reprodução

alTEmir raimunDo BAIrro Belo Horizonte

Torcedor do Vasco Baraúnas

O meia carioca Giovanni, único remanescente do elenco campeão estadual de 2013, está a cinco partidas de completar 100 jogos com a camisa do Potiguar. Pela tabela, será fora de casa, contra o Pacajus.

ajusTE

fEiTo

Sem problemas, o Potiguar mandará seus jogos da Série D no Nogueirão. Os laudos estão em dia e o remanejo de uma bomba, a pedido dos Bombeiros, já foi feito. Agora, a instituição deve apenas retirar a ressalva do laudo vigente e vida que segue.

DOMINGO, 30 DE abril DE 2023 8 esporte

mulher

Lipo Enzimática

Mossoroense com atuação em estética avançada em Portugal e no Brasil, Clea Fernandes fala dos procedimentos mais procurados por clientes e destaca benefícios da aplicação de enzimas lipolíticas

Atuando na área de estética desde 2007, com formação em Portugal e pós-graduação em estética avançada, a mossoroense Maria Osiclea Fernandes, mais conhecida como Clea Fernandes, voltou ao Brasil antes da pandemia e continua conciliando sua agenda de atendimentos aqui em Mossoró, com datas em Portugal e viagens para ministração de cursos de qualificação em diferentes países.

Atualmente, Clea Fernandes realiza uma gama de procedimentos faciais e corporais. Entre os serviços disponibilizados estão: harmonização Facial, aplicação de Fios de PDO, Preenchimento Labial, Preenchimento Bigode Chinês, Botox Global, Lipo Ezimática, Lipo de Papada, Microagulhamento, Harmonização Corporal, Aplicação de BCAA Injetável, Jato

de Plasma e outros. Dessa lista, a profissional afirma que os mais procurados pelo seu público são Harmonização Facial, Lipo Enzimática, Fios de PDO e Aplicação de BCAA Injetável.

No entanto, a esteticista destaca que os protocolos são feitos de forma personalizada e individualizada, mas os mais indicados, geralmente, são a lipo enzimática e outros protocolos voltados para o emagrecimento.

“Para a realização da lipo enzimática, é feita uma avaliação e só depois montamos o protocolo da paciente”, lembra.

A lipo enzimática é realizada com a aplicação de enzimas lipolíticas na área de tratamento, fazendo uso de agulhas finas em pontos específicos. “Essas enzimas são proteínas que aceleram reações químicas e destroem as células adiposas. Ou seja, melhoram a circulação

sanguínea e queimam a gordura”, explica a esteticista em uma das postagens publicadas no seu perfil Instagram (@clea_ ffernandes).

A especialista afirma que a lipo enzimática masculina ou feminina é um procedimento recomendado para conseguir reduzir medidas. Além de ser usada em alguns protocolos estéticos, por melhorar a aparência, reduzindo celulite, gordura localizada, estrias, flacidez e proporcionando rejuvenescimento.

A Lipo Enzimática pode ser feita por mulheres e por homens a partir dos 18 anos. Entretanto, o procedimento é contraindicado para pessoas com doenças autoimunes, doenças de pele, alérgicas às enzimas, gestantes e lactantes. E após o procedimento não se deve fazer bronze, nem comer frutos do mar.

CIANO MAGNTA AMARELO PRETO
DOMINGO, 30 DE ABRIL DE 2023 @defato_rn /jornaldefatorn /photos/jornaldefatorn
Divulgação Esteticista Clea Fernandes, pós-graduada em estética avançada Divulgação

CONTEXTO

www.sergiochaves.com | sergiodefato@gmail.com

FESTA

Hoje é dia de festa para o juiz Pedro Cordeiro Júnior, o advogado José Tarcísio Jerônimo, Cybelle Cinara Freire de Medeiros, o vereador Didi de Arnor e a dra. Samara Veras. Amanhã (1 º ), é dia de vivas para o médico Everaldo Rodrigues, o Dr. Ever, Ana Raquel Brasil de Matos, o empresário Lauro Mendonça, Ana Alice Castro, Thiago Correia, dr. Irapuan Caldas Leonardo, o amigo Kiko Alves, d. Anita Portela e a radialista Lilian Santana. Para vocês paz, saúde, amor e alegrias. Parabéns!

AS FERAS

Devido ao feriado de 1 º de maio, hoje não teremos a apresentação ao vivo do programa

As Feras. No horário vocês curtem uma seleção musical de primeira qualidade. Voltaremos no próximo domingo (7). Bom feriado!

PRÊMIO OFF FLIP

O amigo Aluísio Barros, professor e poeta, é finalista do Prêmio Off Flip de Literatura 2023, promovido pelo selo Off Flip de Paraty/RJ, cujo vencedores deverão ser conhecidos esses dias. Aluísio, que já foi finalista do Prêmio Jabuti ano passado, já garante a sua participação no livro do Prêmio desse ano. Estamos na torcida. Sempre!

MISS MOSSORÓ’23

Georgiano Azevedo promete uma noite das melhores na próxima sexta (5), a partir das 18h30, no Thermas Hall, quando realiza a edição 2023 do Miss Universe Mossoró. 12 candidatas disputam a coroa. Noite com superestrutura da Cym Iluminação e Design. Após o concurso, a festa rola solta com Henry Freitas, Kadu Martins e Núzio Medeiros na AgregaMed. Sucesso, GG!

VACINAS

Mossoró já liberou a vacina Bivalente para o público a partir dos 18 anos. A Bivalente é a nova versão de vacinas contra a COVID-19. A doença ainda mata gente e todo cuidado é pouco. Nas UBS da cidade, também está disponível a vacina contra a gripe e outras mais. Vamos lá!

Se pudéssemos ter consciência do quanto nossa vida é passageira, talvez pensássemos duas vezes antes de jogar fora as oportunidades que temos de ser e de fazer os outros felizes.”

O LANÇAMENTO DO FESTIVAL DO CAFÉ DO RN

Na quarta (19), no Garbos Trade Hotel, aconteceu o pré-lançamento do I Festival de Café do RN, que acontece nos dias 5 e 6 de agosto na cidade de Martins. O Festival é idealizado pela Sião Cafés Especiais em parceria com a Pousada O Canto do Jacu e Hotel Serrano de Martins e Hotel Costa Atlântico da Areia Branca, comandados pela empresária Aparecida Sabino. Noite ótima!

O LIBERDADE FEST FOI SUCESSO!

A Loja Maçônica Liberdade 33 realizou com sucesso mais uma edição do Liberdade Fest que aconteceu na quinta (20), no Requinte Buffet, sendo a primeira edição que o evento aconteceu à noite. Aprovadíssimo! No palco, shows com Beat Whit Sax, Radiola Club e Renata Falcão. A Master Eventos assinou a produção da noite, Socorro Paiva grifou as delícias e Rafaella Costa cuidou da Assessoria de Comunicação. As fotos são de Célio Duarte.

O prefeito Allyson Bezerra com o casal vereador/presidente da CMM Lawrence Amorim/Fátima Tereza.

A magistrada Carla Portela em coro de vivas para a mãe, a querida Anita Portela, aniversariante

Meus amigos Lucinha/Carlos Careca Figueiredo. Careca festeja a vida no sábado (6) e a coluna antecipa a festa. Tim tim!

DOMINGO, 30 DE ABRIL DE 2023 2 OPINIÃO
R. Antônio Vieira de Sá, 440 Tel.: 3317-4545 / 3316.0409
desse 1º de maio. Parabéns! Andréa Rosado festeja o marido, o gente fina Alex Moacir, folhinha da sexta (5). Vivas! Casal Herleila e Gil Carneiro. Ele aniversariante do sábado (6). Felicidades! Everaldo Rodrigues ganha festa da esposa Tetê Santiago na segunda (1º). A festa começou no sábado com uma roda de samba das melhores. Parabéns! Casal Priscilla Grace e Diego Dantas. Meus queridos Glorinha/Edvaldo Santos. Casal Edilson Júnior/Bárbara Paloma. Herbert Júnior, Andréa, Claudinha, Cristiane, Guilherme e Gorete festejam o pai/marido, empresário Herbert Vieira, com idade nova na quarta (3). Saúde e paz! Noguchi Filho enche de mimos a esposa Ediane Fernandes, folhinha da sexta (5). Soraya Vieira e Marilene Paiva com a empresária Aparecida Sabino. O amigo Guilherme Luz com o Gerente Garbos, o bacana Mardônio. Wladimir de Menezes (Café Santa Clara), Neide Carlos (Revista Acontece) e Adriana Luz (Cheirin Bão).

CONEXÃO SAÚDE

Vem aí a vacina contra o câncer!

As inúmeras turbulências causadas pela Covid não foram só negativas. Felizmente, o mundo acordou para a necessidade gritante de conseguir as vacinas contra o câncer com a eficácia e eficiência da vacina COVID-19. Esse tipo de vacina é possível graças aos avanços da tecnologia RNAm (RNA mensageiro) no desenvolvimento de imunizantes contra Covid, que abriram os caminhos para este tipo de tratamento.

Além do Câncer, doenças autoimunes e cardiovasculares são as que estão mais próximas destas descobertas, e até o final desta década estarão disponíveis no mercado mundial.

Investimento na plataforma, durante a pandemia, fez com que se alcançasse 15 anos de progresso em apenas um. Técnica vem sendo testada em tumores de cérebro, próstata, pulmão, ovário e mama.

O CENÁRIO NO MUNDO

Atualmente, 50 milhões de pessoas estão vivendo com câncer em todo o planeta, sendo esperados outros 19 milhões de novos casos e um volume de mortes pela doença em torno de 10 milhões de pessoas ao ano, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

O CENÁRIO NO BRASIL

No Brasil, ao todo são esperados 704 mil diagnósticos da doença até o final de 2023 e 200 mil óbitos ao ano, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

“Teremos essas vacinas e elas serão altamente eficazes e salvarão muitas centenas de milhares, senão milhões, de vidas. Acredito que seremos capazes de oferecer vacinas personalizadas contra o câncer, contra vários tipos de tumores diferentes, para pessoas em todo o mundo”, comentou em entrevista ao jornal The Guardian.

Por meio do RNA mensageiro (RNAm), a tecnologia tem aberto novas portas no combate ao câncer e outras doenças. Um exemplo disso foi o desenvolvimento das vacinas contra a COVID-19 , que contam com a mesma tecnologia.

Recentemente, o diretor médico da farmacêutica Moderna, Paul Burton, comentou

que uma série de vacinas terapêuticas contra diversos tipos de câncer, além de doenças cardíacas e condições autoimunes estarão disponíveis até o final da década (2030). Contudo, segundo ele, as primeiras doses podem ser aprovadas em cinco anos.

“Teremos terapias baseadas em RNAm para doenças raras para as quais antes não havia medicamentos e acredito que daqui a 10 anos estaremos nos aproximando de um mundo onde você realmente pode identificar a causa genética de uma doença e, com relativa simplicidade, removê-la e repará-la usando a tecnologia baseada em RNAm”, acres-

centa o diretor médico da Moderna.

TRATAR O TUMOR COM DOIS MECANISMOS DE ATAQUE

Bernardo Garicochea, oncologista do Grupo Oncoclínicas, explica que a grande inovação dessa forma de tratamento é a possibilidade de tratar o tumor com dois mecanismos de ataques simultâneos, e que são transportados por uma célula viva do próprio tumor. Isso só foi possível com o desenvolvimento de tecnologias que permitem aos cientistas mudarem o DNA das células e, com isso, a sua programação genética.

DOMINGO, 30 ABRIL DE 2023 SAÚDE 3
NEY ROBSON VIEIRA ALENCAR – é graduado em Odontologia pela UFPB, Pós-graduado em Prótese Dental pela USP e Especialista em Implantodontia

VALENTINA

As estilistas Elisa Lima e Fabiana Milazzo, de São Paulo/SP, foram as escolhidas por Juliana Fernandes para desenvolver os vestidos da filha Valentina Fernandes, para sua festa de 15 anos, que aconteceu no sábado, 22 de abril, no Thermas Hall.

Podemos afirmar: um dos eventos mais lindos que já vimos na Terra de Santa Luzia!!!

Tudo idealizado e executado por JordanaFernandes,tiadaaniversariante, com produção CYM Iluminação.

Além da debutante, destaque para a mãe Juliana, a avó Maria Vânia e a irmã Tifanny que também usaram criação Fabiana Milazzo.

DETALHES:

Para compor o look dos vestidos, Valentina usou joias Tiffany & Co., Grace Karen e SCarlos, sandália René Caovilla e tênis Gucci, cabelo e maquiagem por Marinaldo Rocha, do Salão Vintage Hair.

Fotos: Habner Weiner e Cláudio Roberto

XV

CIANO MAGNTA AMARELO PRETO
DOMINGO, 30 DE ABRIL DE 2023 4 MULHER / MODA Georgiano Azevedo georgianoazevedo@gmail.com
Na recepção dos convidados, Valentina usou vestido Elisa Lima. Usando joias Grace Karen e SCarlos, cabelo e maquiagem por Marinaldo Rocha. Belíssima! Para a dança final e para a balada, Valentina arrasou com criação Fabiana Millazzo. As amigas, com vestido Elisa Lima. Tiffany Fernandes, irmã da debutante, com vestido Fabiana Milazzo. Posando ao lado do bolo Tereza Cristina Fernandes e mostrando detalhes do vestido Elisa Lima. Para a valsa, ela escolheu vestido exclusivo Elisa Lima. Juliana Fernandes e Maria Vânia, mãe e avó de Valentina, usando Fabiana Milazzo.

edito R ial [ ín DI c E

Planos de Saúde X

Direitos dos beneficiários

No Brasil, de acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), são mais de 49 milhões de beneficiários com plano de assistência de saúde. Para esses usuários terem a garantia de que terão seus direitos em relação à cobertura contratual respeitados, os advogados Renan Meneses e Joaquim Teixeira, que atuam na área do Direito da Saúde, orientam atenção. Os especialistas citam uma lista de 10 direitos de saúde que as seguradoras esperam que você não saiba.

A Lei que regulamenta os Planos de Saúde está prestes a completar 25 anos de criação. O marco regulatório dos planos de saúde é o responsável por fiscalizar e assegurar os direitos dos beneficiários dos planos de saúde no Brasil. Nesta edição você confere os principais direitos dos beneficiários.

Boa leitura, Nara Andrade.

Advogado, Jobed Moura, traz detalhes sobre o julgamento de procedência da Revisão do FGTS. Página 4

Advogados com atuação na área do Direito da Saúde alertam sobre direitos que os planos de saúde não querem que você saiba. Página 8

EnTREVISTA conheça seus direitos colunas

José Nicodemos

a Balada do impostor

• Edição – C&S Assessoria de Comunicação

• Editora – Nara Andrade

• Diagramação – Rick Waekmann

• Projeto gráfico – Augusto Paiva

• Impressão – Gráfica De Fato

• Revisão – Gilcileno Amorim

• Foto – Marcos Garcia

Redação, publicidade e correspondência

Av. Rio Branco, 2203 – Mossoró (RN)

Fones: (0xx84) 3323-8900/8909

Site: www.defato.com/domingo

E-mail: redacao@defato.com

DomIngo é uma publicação semanal do Jornal de Fato. Não pode ser vendida separadamente.

Página 3

Página 14

2
DOMINGO, 30 de abril de 2023
3 DOMINGO, 30 de abril de 2023 o P i N i Ão [ c RÔ n I c A

J o BED MOURA

Uma eventual mudança na correção da rentabilidade do FGTS valeria para todos os trabalhadores com carteira assinada, impactando a remuneração de cerca de 117 milhões de contas no fundo de garantia’

eN t R evista 4 DOMINGO, 30 de abril de 2023

A Revisão do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), que vem sendo amplamente discutida este ano, foi tema de julgamento realizado na última semana no Supremo Tribunal Federal (STF). No entanto, o tema ainda gera dúvidas entre os trabalhadores, sobre quem teria direito ao pedido de revisão do benefício. O advogado trabalhista, Jobed Moura, explica na entrevista a seguir o que é a Revisão do FGTS, quais os rumos do julgamento no STF sobre a temática, os impactos financeiros que podem ser registrados caso a ação seja julgada procedente. O especialista também esclarece quem teria direito ao pe-

O que é a revisão do FGTS?

A revisão do FGTS tem por objetivo trocar a Taxa Referencial como índice utilizado para a correção monetária dos saldos existentes nas contas dos trabalhadores por um outro índice que seja eficaz. O índice da TR ainda é utilizado até hoje (por isso o pedido de revisão) e está zerado desde 2017, não refletindo mais a realidade da inflação no Brasil. Importante: Para quem já retirou o dinheiro das contas, a revisão será feita levando em consideração o momento em que o dinheiro estava na Caixa.

Quais os possíveis desfechos do julgamento do STF?

Há dois desfechos possíveis: o STF julgar a ação improcedente, o que manteria a situação atual, ou procedente, considerando que de fato a correção do FGTS pela TR não é adequada. Em seguida, o Supremo deverá decidir qual será o prazo prescricional, ou seja, a partir de que momento será válida a nova correção. Porém, essa decisão pode não ser tomada ainda durante o julgamento.

dido de revisão do benefício, e, ainda como entrar com uma ação na justiça para questionar a correção do FGTS. Para o advogado, um dos possíveis entraves a uma decisão favorável aos trabalhadores é o possível impacto da mudança nas contas públicas, justamente num momento em que o governo federal se vê obrigado a conter os gastos e aumentar a arrecadação. Jobed Moura destaca que em caso de decisão favorável à revisão do benefício, para quem já retirou o dinheiro das contas, o cálculo de reajuste será feito levando em consideração o momento em que o dinheiro estava na Caixa.

eN t R evista 5 DOMINGO, 30 de abril de 2023
PoR nARA AnDRADE naraandrade@gmail.com

eN t R evista

Quais as chances de a ação ser julgada procedente pelo STF?

Especialistas consideram a chance elevada. Victor Gadelha, especialista em direito tributário e fundador da Easy Legal, plataforma on-line que facilita para qualquer pessoa entrar com uma ação judicial, lembra que o Supremo já “considerou a TR inconstitucional como índice de correção monetária em outras situações, como no caso de débitos trabalhistas e contra a Fazenda Pública [precatórios].” Em ambos os casos, o índice proposto para substituir a TR foi o IPCA.

Quais os impactos financeiros da mudança?

Um dos possíveis entraves a uma decisão favorável aos trabalhadores é o possível impacto da mudança nas contas públicas, justamente num momento em que o governo federal se vê obrigado a conter os gastos e aumentar a arrecadação. Em manifestação enviada ao STF na última segunda-feira, a Advocacia-Geral da União (AGU) apresentou uma estimativa de impacto nos cofres públicos de R$ 661 bilhões.

Quem teria direito à nova forma de correção do FGTS?

Uma eventual mudança na correção da rentabilidade do FGTS valeria para todos os trabalhadores com carteira assinada, impactando a remuneração de cerca de 117 milhões de contas no fundo de garantia.

Os efeitos da decisão seriam imediatos?

Muito provavelmente não. Segundo Victor Gadelha, a Caixa não deve aplicar o novo índice de correção imediatamente, pois deve esperar o trânsito em julgado, o que pode levar até dois anos.

Como entrar com uma ação na justiça para questionar a correção do FGTS?

Têm direito a pedir a mudança na correção todos os trabalhadores que tiveram depósitos feitos em seu nome no FGTS desde 1999, ainda que já tenham sacado os recursos, não tenham mais carteira assinada ou já estejam aposenta -

dos. As exceções são os servidores públicos, quem trabalhou como empregado doméstico antes de 2015, trabalhadores avulsos e estagiários. Para entrar com uma ação, é preciso ter em mãos seus extratos de todas as contas do FGTS, ativas ou inativas, desde 1999, para fazer os cálculos de quanto você teria direito de receber.

6 DOMINGO, 30 de abril de 2023

Conheça seus DIREIToS

>> Advogados com atuação na área do Direito da Saúde alertam sobre direitos que os planos de saúde não querem que você saiba.

7 DOMINGO, 30 de abril de 2023 P Rote Ja-se!

Estar atento aos seus direitos é fundamental para garantir que você receba a cobertura adequada de sua seguradora de saúde.

Sabe aquele asterisco ao final de uma frase, ou aquelas letras minúsculas no rodapé de na página de um contrato? Elas, muitas vezes, escondem informações importantíssimas aos consumidores. E não diferente, isso acontece com usuários de planos de saúde.

No Brasil, de acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), são mais de 49 milhões de beneficiários com plano de assistência de saúde. Portanto, é importante conhecer seus direitos quanto à cobertura contratual e ficar atento às cláusulas do contrato, para que não seja lesado por alguma arbitrariedade praticada pelo plano de saúde.

Atento aos serviços prestados pelas operadoras de saúde, o advogado Joaquim Teixeira, que tem seu foco de atuação voltado ao direito da saúde, ressalta: “Conhecer os serviços que você tem acesso garante a utilização mais justa do seu convênio médico. Por desconhecerem seus direitos, muitas pessoas acabam por não serem atendidas quando mais precisam do seu plano de saúde”, explica.

8 DOMINGO, 30 de abril de 2023 P Rote Ja-se!
No Brasil, de acordo com a ANS, são mais de 49 milhões de beneficiários com plano de assistência de saúde.
Renan meneses, advogado

Listamos 10 direitos de saúde que as seguradoras esperam que você não saiba:

1. Carência mínima: Os planos de saúde têm por obrigação seguir os prazos máximos de carência estipulados pela ANS; só podem estabelecer prazos menores, nunca maiores.

2. Cobertura de tratamentos prescritos pelo médico: Caso seu tratamento seja prescrito por um médico especialista, a seguradora deve cobrir os custos.

3. Doenças ou lesões preexistentes: As operadoras de saúde suplementar não podem recusar contratos de beneficiários que sejam portadores de doenças ou lesões preexistentes.

4. Limitação dos serviços: Seu plano de saúde não pode limitar o número de consultas, exames e internações que você pode fazer por ano.

5. Casos de urgência e emergência: Ocorrências de urgência e emergência estão liberadas apenas 24 horas após a contratação e em hipótese alguma podem ser negadas ou dificultadas por sua operadora nesses casos, mesmo que a operadora alegue que o plano se encontra no período de carência.

6. Tratamento fora da rede credenciada: Caso a seguradora contratada não tenha, em sua rede, médico especialista ou hospital que

9 DOMINGO, 30 de abril de 2023
Plano de saúde não pode limitar o número de consultas, exames e internações que você pode fazer por ano.
Joaquim Teixeira, advogado

possa conduzir seu tratamento, ela é obrigada a cobrir os custos fora da rede, por meio de reembolso.

7. Órteses, próteses e materiais especiais: Planos que possuem cobertura para internação hospitalar são obrigados a fornecer órteses, próteses e seus acessórios, desde que necessitem de cirurgia para serem implantados ou retirados.

8. Cobertura de tratamento de doenças mentais: As seguradoras de saúde são obrigadas a custear a cobertura para tratamentos de saúde mental, incluindo transtornos ali -

mentares e abuso de substâncias.

9. Direito à revisão da negação de cobertura: Se a seguradora negar a cobertura de um tratamento, você tem o direito de solicitar uma revisão da decisão.

10. Cobertura de procedimentos considerados especiais: Quimioterapia oncológica e ambulatorial, hemodiálise e diálise, medicamentos para tratamento antineoplásico domiciliar de uso oral, radioterapia, embolizações, exames pré-anestésicos ou pré-cirúrgicos, acompanhamento clínico no pós-

operatório imediato, mediato e tardio dos pacientes submetidos aos transplantes, Home Care, e muitos outros.

“É comum que na urgência para obter atendimento ou tratamento médico que pacientes e seus familiares sejam obrigados a custear de forma particular o que deveria ser oferecido através da cobertura do seu plano de saúde, caracterizando medida abusiva conforme determinado pela ANS e pelo código de defesa do consumir”, esclarece o advogado Renan Meneses.

o que fazer se o plano de saúde se negar a um determinado tratamento ou cirurgia?

Fique atento às cláusulas do contrato e busque ajuda profissional quando sentir que seus direitos estão sendo violados, afirma o advogado Renan Meneses.

Lei que regulamenta planos de saúde irá completar 25 anos

Prestes a completar 25 anos de criação, o marco regulatório dos planos de saúde é o responsável por fiscalizar e assegurar os direitos dos beneficiários dos planos de saúde no Brasil. Elaborada em 1998, é considerada um importante divisor de águas para o setor de saúde, já que a Lei definiu regras claras para os planos privados de assistência médica suplementar.

P Rote Ja-se! 10 DOMINGO, 30 de abril de 2023

Qualificaç Ão

InIcIAção à Advocacia 2023

>> oAB mossoró realizará curso voltado para capacitação de profissionais.

11 DOMINGO, 30 de abril de 2023

Entre os dias 3 e 4 de maio, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção Mossoró, promoverá um curso de capacitação voltado para profissionais no início da carreira da advocacia.

A programação, elaborada pela Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante da OAB Mossoró, será realizada no auditório da entidade e contará com certificado de 10 horas para quem assistir

aos dois dias de evento.

O Curso de Iniciação à Advocacia 2023.1 contará com três palestras por dia, com advogados especialistas nas temáticas abordadas.

O advogado Kayo Gameleira abre a programação abordando o tema “Audiência Trabalhista na Prática”, a partir das 18h30. A segunda palestra do dia 3 será minis -

Qualificaç Ão 12 DOMINGO, 30 de abril de 2023
Curso de Iniciação à Advocacia 2023.1 contará com três palestras por dia, com advogados especialistas nas temáticas abordadas.

Qualificaç Ão

trada pelo advogado Kalyl Lamarck, que falará sobre “Introdução à cobrança de honorários previdenciaristas”, a partir das 19h15. Fechando a primeira noite do evento, a advogada Jéssica Yohara abordará a temática: “Como empreendedor no digital, sendo jovem advogado”, com palestra iniciando a partir das 20h15.

Já no segundo dia de evento, o advogado Cid Augusto abre o ciclo de palestras falando sobre “Instrução no Direito Penal”, às 18h15. A noite segue com a participação da advogada Samara Couto, a partir das 19h15, com um “Guia prático de Atendimento ao Cliente”. A última palestra do evento será realizada pelo advogado Igor Bernardino sobre “Detalhamento da Audiência de Instrução Cível”, às 20h15.

Nos dois dias de evento, será realizado o credenciamento dos inscritos sempre às 18h. Os organizadores destacam que os especialistas abordarão temas práticos e relevantes para advogados e estudantes de Direito. Na ocasião, também, serão feitos sorteios de brindes para os presentes. As vagas são limitadas e condicionadas à capacidade do auditório.

Para participar do curso basta ser advogado(a) regularmente inscrito nos quadros da OAB ou Estudante de Direito. Também é preciso preencher o formulário de inscrições do curso, cujo link está disponível na BIO do Instagram @oabmossoro ou acessando o endereço: tinyurl.com/advoiniciante2023

O investimento é de R$ 20,00 para estudantes e R$ 40,00 para profissionais, sendo necessária a confirmação do pagamento para o ingresso no curso. O pagamento deve ser feito por meio do PIX DA OAB MOSSORÓ: Chave CNPJ08451064000200, e o comprovante deverá ser anexado no momento da inscrição.

13 DOMINGO, 30 de abril de 2023
14 DOMINGO, 30 de abril de 2023 a Balada
i
P
R
do
m
osto

Focaccia com mimo Seleção Vitória

IngREDIEnTES moDo DE PREPARo

Uvas Mimo Seleção Vitória

500 g de Farinha de trigo

1 e 1/2 colher de chá de fermento seco

1 colher de sopa de açúcar

1 e 1/4 xícaras de água morna

1/4 xícara de azeite de oliva

1 colher de chá de sal

- Junte fermento e o açúcar numa vasilha com a água morna e deixe descansar. Acrescente o óleo.

- Numa outra vasilha coloque a farinha de trigo e o sal e junte delicadamente a mistura com fermento.

- Misture bem para que líquidos e a farinha se incorporem. Passe a massa para uma superfície enfarinhada e sove por 10 minutos.

- Pegue uma vasilha e salpique farinha de trigo, transfira a massa

para ela, cubra e deixe crescer. Ela deve dobrar de tamanho.

- Divida a massa em duas partes e abra a massa.

- Transfira a massa para assadeiras, corte as uvas ao meio e espalhe-as igualmente. Jogue o alecrim por cima.

- Deixe descansar por mais uns 10 minutos e leve-as ao forno préaquecido por uns 15 minutos.

- Retire-as do forno, pincele com mel e leve de volta ao forno por 5 minutos.

15 DOMINGO, 30 de abril de 2023 ado Ro com ER

tv

defato com

>> Bastidores Com linguagem arrojada, globo ressuscita o policialesco “Linha Direta” em sintonia com novos hábitos do público

@defato_rn /jornaldefatorn /photos/jornaldefatorn

>> inside Com segunda temporada engatilhada, a série de humor “Encantado’s” chega à tevê aberta

moSSoRÓ (Rn), Domingo, 30 de abril de 2023

>> principal na pele do vilão gaspar, Thiago Lacerda retorna às novelas após cinco anos pÁGina 3

origem Lugar de

SeriaiS

Sempre juntos

>> por Geraldo Bessa

Destaques das séries e conteúdo “on demand”

Anovela turca "Terra Amarga" chega ao Globoplay carregada de romance, dramas familiares e ainda mostrando belas paisagens do país. Sucesso em mais de 50 países, o folhetim rural de época transporta quem está do outro lado da tela para a década de 1970, com as reviravoltas na vida do casal Zuleyha (Hilal Altinbilek) e Yilmaz ( Uğur Güneş ). Os dois estão prestes a se casar, quando o jovem comete um crime para salvar a sua amada. Em busca de um recomeço, os protagonistas fogem da agitada Istambul e assumem novas identidades, como irmãos, para arrumar emprego e abrigo em uma fazenda no interior da Turquia. A jornada, no entanto, será mais exaustiva e conturbada do que imaginam. Enquanto Zuleyha e Yilmaz acreditam no poder do amor, eles encontram em seus caminhos pessoas que fazem de tudo para conseguir o que querem. É quando entram em cena Demir (Murat Ünalmis), único herdeiro da família mais poderosa da região, e sua mãe, a dominadora Hunkar, interpretada por Vahide Perçin. O dono das terras se apaixona por Zuleyha e, apesar de o sentimento não ser recíproco, promete cativá-la, abalando o casal.

VidaS renoVadaS

(Star+, seg, dia 1)

Chega com exclusividade ao Star+ "Império da Luz", novo filme do premiado diretor Sam Mendes. A produção da Searchlight Pictures é estrelada por Olivia Colman, Micheal Ward, Tom Brooke, Tanya Moodie, Hannah Onslow, Crystal Clarke, com Toby Jones e Colin Firth. O longa é um drama comovente sobre o poder da conexão humana em tempos conturbados. Ambientado em um belo cinema antigo de uma cidade na costa sul da Inglaterra na década de 1980, o filme segue Hilary (Olivia Colman), uma gerente de cinema que luta contra a depressão, e Stephen (Micheal Ward), um novo funcionário que deseja fugir da cidade provinciana onde diariamente enfrenta adversidades. Tanto Hilary quanto Stephen encontram um sentimento de pertencimento em sua relação improvável e carinhosa e ao experimentar o poder curador da música, do cinema e da comunidade.

Cinema Com propriedade (Globoplay, qua, dia 3)

A segunda temporada do "Choque de Cultura" chega ao Globoplay e Canais Globo. Produção do Canal Brasil, a nova temporada da série contará pela primeira vez com participações especiais e traz discussões sobre filmes nacionais e internacionais com os argumentos que só Renan de Almeida (Daniel Furlan), Julinho da Van (Leandro Ramos), Maurílio dos Anjos (Raul Chequer) e Rogerinho do Ingá (Caíto Mainier) são capazes de faz er. Os 13 programas inéditos são dirigidos por David Benincá e contam ainda com as participações especiais de Márcio Vito, Luciana Paes e Paulo Tiefenthaler. Murilo Benício é mais um

convidado e participa do episódio da premiação "Meu Gurgel de Bronze" na categoria Novelas. O ator interpreta ele mesmo.

lapSo de lembrançaS

(HBO Max, qui, dia 4)

"Bring Back Alice" é novo thriller polonês que acaba de chegar na HBO Max. Com direção de Jan Komasa, a série tem em seu elenco alguns nomes de peso da dramaturgia polonesa como, por exemplo, Helena Englert, Marieta Ż ukowskar, Jowita Budnik e Katarzyna Ga łą zka. Na trama, Alice está passando por uma crise na adolescência. Esta fase da vida costuma ser bastante turbulenta, com grandes mudanças e hormônios à flor da pele. Muitos dos indivíduos nesta faixa etária costumam, até mesmo, tentar sumir do mundo. É o caso de Alice, que chegou a desaparecer. Ela retorna um ano depois e se depara com uma realidade completamente diferente em meio às transformações que rapidamente ocorrem neste espaço de tempo. Entretanto, ao tentar se reinserir em seus círculos de relacionamentos, ela percebe que há algo de estranho. Com o passar do tempo, Alice descobre que o motivo desta estranheza é um grande segredo guardado por todos em seu entorno. Ao mesmo tempo, ela convive com o dilema de tentar lembrar o que aconteceu neste hiato que sua vida passou devido ao desaparecimento.

na buSCa

(Netflix, sex, dia 5)

A Netflix apresenta a nova temporada de "Sweet Tooth". Com oito episódios, o seriado é baseado nas histórias em quadrinhos de mesmo nome da Vertigo, pertencente à DC Comics, e acompanha Gus, um híbrido metade criança e metade cervo. As crianças híbridas, que têm parte do DNA de um animal em seu organismo, são os únicos humanos imunes a um vírus que devastou a população mundial. Por esse motivo, elas são caçadas por quem procura uma cura para a doença. Após viver isolado por uma década com seu pai, Gus acaba desbravando o mundo com a companhia de um ex-jogador de futebol, Tommy Jepperd.

Domingo, 30 de abril de 2023 2 televisão

Os mais de 25 anos de Thiago Lacerda como ator de televisão fez dele testemunha ocular de muitas histórias nos bastidores das novelas. Ao longo desse tempo, ele viu de tudo um pouco. Não à toa, Thiago tem deixado algumas lacunas na hora de compor o vilão Gaspar de “Amor Perfeito”, da Globo. Ainda desmembrando a história criada por Duca Rachid, Júlio Fischer e Elísio Lopes Jr., Thiago tem se sentido instigado pelos caminhos volúveis do enredo. “Já vi muita coisa acontecer na tevê. Personagens que tiveram suas tramas alteradas pela própria história ou pela força do público. Acho que o Gaspar é um personagem que está muito à disposição da história. A ideia dos autores é deixar o caminho bem aberto mesmo”, aponta.

No folhetim das seis, Gaspar é o filho mais velho do Prefeito Anselmo, interpretado por Paulo Betti. Ele é o escolhido por Leonel, de Paulo Gorgulho, para casar com Marê, vivida por Camila Queiroz, e sedimentar o acordo que garante ao empresário o direito de explorar as águas termais das terras do prefeito. Rapaz ambicioso e sem escrúpulos, ele é seduzido por Gilda, de Mariana Ximenes. Os dois viram cumplices para dar o golpe em Leonel e Marê. “Eles têm uma ambição e um jogo de sedução. O Gaspar é um seguidor das ambições da Gilda. Mas claro que tem sua participação, autonomia e independência em suas ações.

Lugar de origem

P – Inicialmente, o Gaspar seria interpretado por Rafael Cardoso, que deixou o elenco da novela pouco antes do início das gravações. Como chegou até você a oportunidade de viver o vilão da trama?

R – Eu estava no finalzinho das férias com as crianças. O convite veio para já começar gravando. Não cheguei a falar com o Rafael, mas ele é um grande colega e amigo. Está sendo uma delícia viver esse personagem e cá estamos para defender o Gaspar. Feliz de gravar uma novela do início ao fim logo depois dessa loucura de pandemia e de todo esse horror que vivemos nos últimos anos. Muito bom reencontrar colegas e amigos. Gosto muito de estar em novela de época.

P – Por quê?

R – Sempre faço novelas de época, né (risos)? Meu primeiro trabalho na tevê foi de época. Fiz muitos e adoro fazer. Adoro as circunstâncias de uma novela de época, o mergulho que sugere em outro tempo, a pesquisa de comportamento.

“Amor Perfeito” traz uma época muito interessante. Os anos 1930 e 1940 são muitos ricos. É uma época muito efervescente.

P – Sua última novela, inclusive, havia sido “Orgulho e Paixão”, que foi ao ar em 2018. Você estava com saudade do formato dos folhetins?

R – Acho normal ficar um tempo distante das novelas. Fiquei esse período lidando com a vida de outra forma e em outro lugar. Tive um privilégio que muitos de nós não temos. Nunca fiquei aflito por não estar em uma novela inteira. Acho que as coisas caminhavam do jeito que tinham de ser. Sabia que, mais cedo ou mais tarde, eu estaria de volta. Até escutava de algumas pessoas na rua questionamentos de quando eu voltaria para as novelas.

P – Você surgiu na tevê vivendo uma série de heróis. No entanto, nos últimos anos, tem enfileirado alguns vilões em sua trajetória. Os convites para viver antagonistas têm sido mais sedutores?

R – Parece clichê, mas eu gosto de bons personagens. Não ligo se vão ser vilões, heróis, antagonistas... Bons personagens sempre me agradam. As pessoas gostam muito dos meus heróis. E eu fiz muitos, né? Os heróis são muito convidativos também. Mas é divertido fazer outra coisa, brincar e sair da realidade. O vilão tem uma licença para passear em outros lugares que não vemos na vida real. Gosto de projetos que façam o público refletir, que provoque e apaixonem. O Gaspar é um personagem muito humano, ambicioso e que toma as decisões a partir dessa relação perversa e estranha com a Gilda. Eu, inclusive, acho que o Gaspar não tem o arquétipo do mau caráter. Isso é algo que me interessa bastante.

P – De que forma?

R – Acho o Gaspar repleto de contradições humanas. Em um primeiro momento, a relação dele com a Gilda é muito baseada no tesão. Tudo de uma maneira meio torta. Mas, ao longo dos capítulos, esses espaços vão sendo preenchidos de interação dos dois. Há uma natureza bem ampla. Ninguém é bom ou mau inteiramente. Todo mundo tem um lobo dentro de si. As transformações da história vão impactando no Gaspar. Vai se transformando ao longo da jornada.

P – A Gilda e o Gaspar têm uma relação muito carnal. A sedução foi um elemento importante da composição do vilão?

R – Acho que sim, o Gaspar é um vilão sedutor. Emprestei um pouco de mim para o personagem porque em alguns momentos posso ser sedutor (risos). Acho que o mal é bastante sedutor.

>> principal na pele do vilão gaspar, Thiago
Lacerda retorna
às novelas após cinco anos
Domingo, 30 de abril de 2023 televisão 3

Em gerações passadas, profissionais das artes cênicas geralmente ganhavam fama quando conquistavam um papel de destaque em novelas ou no cinema. Nos últimos anos, porém, os serviços de streaming têm se revelado grandes celeiros de talentos. A atriz paulistana Danielle Olímpia, de 25 anos, é um exemplo. Hoje, ela se despede da iludida Karina de “Travessia”, sua primeira novela. Antes, porém, ficou conhecida por dar vida à batalhadora Cacau da série “Sintonia”, produção brasileira da Netflix cuja quarta temporada deve ser lançada em breve pela plataforma. “Estou aprendendo muito como atriz e como pessoa. Tenho a oportunidade de trabalhar com atores e profissionais que admiro muito, levando um assunto extremamente importante para todos”, derrete-se Danielle, que na novela das 21h da Globo encarna uma garota viciada nas redes sociais que foi enganada, virtualmente, por um pedófilo.

Desde que começou a descobrir mais sobre Karina, Danielle soube que a personagem estaria diretamente ligada a uma trama sobre assédio e pedofilia. Um detalhe que não só chamou a atenção da atriz, mas também a deixou instigada. “Sinto gratidão por contar uma história tão importante, mas também a responsabilidade de conscientizar todas as

novas fontes

situações semelhantes à da Karina”, diz.

O primeiro contato de Danielle com as artes cênicas aconteceu ainda na infância, na própria escola. Ali, aos 11 anos, protagonizou uma peça e, dois anos depois, chegou ao teatro profissional. Certa de que já havia definido a carreira que seguiria, partiu para os estudos e, em 2016, se formou em Artes Cênicas, Maquiagem, TV e Cinema. “Desde crianç a, gostava de como me sentia apresentando um espetáculo ou uma dança. E o melhor era saber o que as pessoas sentiam quando assistiam às apresentações. Quando cresci, ouvi o meu coração e escolhi fazer Artes Cênicas”, conta ela, que chegou a cursar Direito enquanto esperava oportunidades no audiovisual.

gerações sobre os riscos que corremos nas redes sociais”, valoriza.

Para participar de “Travessia”, Danielle teve de se mudar para o Rio de Janeiro. Essa experiência, de cara, já serviu como uma espécie de prévia na preparação para a personagem. “Eu nunca tinha vindo para o Rio. Quando cheguei, fui conhecer Vila Isabel, as praias e os pontos turísticos. Conversei com cariocas, principalmente com as jovens, para entender esse estilo de vida

de quem foi criado aqui”, entrega. A pesquisa, no entanto, precisou se aprofundar em temas mais delicados, até mesmo pela trajetória de Karina no folhetim de Gloria Perez. “Me preenchi de informações vendo documentários, lendo matérias e falando com responsáveis da área de psicologia e da tecnologia, para compreender melhor como esses predadores sociais agem”, lembra. A parte mais difícil, porém, ainda estava por vir. “Ouvi relatos de mulheres que passaram por

Em “Sintonia”, da Netflix, Danielle retrata uma jovem bem diferente de Karina. Na série, sua personagem, Cacau, foi criada em uma comunidade de São Paulo e é a melhor amiga de Rita, a protagonista interpretada por Bruna Mascarenhas. Na história, Cacau chegou a ser presa no Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente, ao ser pega com droga da amiga em sua bolsa. “Como atriz, meu maior interesse é contar as histórias com a maior veracidade possível”, defende Danielle, que em “Travessia” precisou usar, em algumas cenas, roupas curtas e que expõem mais seu corpo. “Na trajetória da Karina, faz sentido e eu abraço a ideia. Sobre cenas de nudez, me sinto querida e acolhida por toda a equipe, o que me faz ter segurança e tranquilidade para fazer um trabalho com muita qualidade”, explica.

30
de 2023 4 televisão
Domingo,
de abril
>> close Danielle olímpia ganha destaque na reta final de “Travessia” depois de ter sido revelada em série da netflix

Desde 2010, a Record aposta alto no gênero bíblico em sua teledramaturgia. E, verdade seja dita, a estratégia deu resultados bem interessantes para a emissora – não apenas no Brasil, mas também no mercado internacional. Nos últimos anos, porém, a audiência desses produtos diminuiu demais. Tanto que a sexta temporada de “Reis”, “A Conquista”, que estreou no dia 17 de abril, chegou à vice-liderança em sua primeira semana de exibição. Mas isso com registros em torno de 7 pontos de média, muito abaixo do que outras produções também baseadas na “Bíblia” chegaram a conquistar. E não dá para dizer que a série atual tenha uma produção de má qualidade – longe disso. Mas trata-se de uma história já explorada em 2012, quando Leonardo Brício protagonizou “Rei Davi”, que chegou ao fim com 30 capítulos e média geral de 13,3 pontos de audiência.

Repetir um personagem tão importante como Davi em uma série, desde o começo, se mostrava arriscado. A intenção da Record, porém, justificava essa medida: contar a história da nação de Israel desde o momento em que o último juiz, Samuel, é usado por Deus para guiar o povo, até a queda de Jerusalém. Daí o título “Reis” e a divisão por temporadas. Esse, aliás, é um ponto curioso da produção: parece série, mas tem elementos bem mais próximos aos de uma novela. Tanto que os ganchos entre as temporadas deixam a desejar. E cabe valorizar também que, agora, a trajetória de Davi é contada com uma riqueza maior de detalhes, tanto que o personagem aparece em diversas temporadas da série.

Por falar em Davi, Cirillo Luna desponta como um dos principais nomes da emissora nessa faixa etária entre os 30 e 40 anos de idade. O ator não

chegava a ser um desconhecido na tevê e até apareceu em algu-

mas novelas da Globo. A última foi “Salve-se Quem Puder”, que estava no ar quando começou a pandemia do novo coronavírus, sendo paralisada por um ano em função das medidas para conter a covid-19 no país. Cirillo tinha atuado também na penúltima fase de “Gênesis”, em um papel de destaque, como Esaú, irmão de Jacó, vivido por Miguel Coelho. Na época, o ator já tinha feito um bom trabalho – que possivelmente foi decisivo para sua escalação como Davi em “Reis”. Hoje, Cirillo é sem dúvidas uma das melhores surpresas ali.

Em relação à qualidade de produção, dá para dizer que “Reis” se alinha com as demais tramas bíblicas já exibidas pela Record. E a diferença não chega a ser surpreendente, já que várias novelas e séries da emissora foram produzidas quando Alexandre Avancini era o prin-

cipal diretor do canal – aliás, é um profissional que faz muita

falta na televisão. Mas a atual série da Record está longe de decepcionar. Os cenários chamam atenção, não faltam efeitos especiais nas cenas e é visível o cuidado com a produção de arte.

Vale reforçar que “Reis” está ainda bem distante do fim. Afinal, outras quatro temporadas estão previstas para serem exibidas, provavelmente sem pausas. Os nomes já parecem definidos: “O Pecado”, “A Consequência”, “A Ascenção” e “A Sabed oria”. A primeira delas seguirá com boa parte do elenco de “A Conquista”. Na oitava, caberá a Petrônio Gontijo interpretar o Rei Davi em sua fase mais madura, com Adriana Prado e Vanessa Gerbelli encabeçando o elenco ao seu lado. Três profissionais que já se destacaram em outros projetos do gênero bíblico e que certamente são trunfos de “Reis” no futuro.

Domingo, 30 de abril de 2023 televisão 5 >> ponto de vista Sexta temporada de “Reis” garante vice-liderança à Record recontando a história de Rei Davi
intencional “déjà
vu”

reSumo daS noVelaS

Até o fechamento da edição, a emissora não divulgou o resumo do capítulo.

Até o fechamento da edição, a emissora não divulgou o resumo do capítulo.

Até o fechamento da edição, a emissora não divulgou o resumo do capítulo.

Segunda – Júlio impede marê de avançar contra gilda. Luís inventa uma desculpa para se afastar de Cândida e procurar Tânia. gilda surpreende Popó, marê e Júlio em sua sala. marê arranca o colar de sua mãe do pescoço de gilda. Luís e Tânia se beijam. gaspar tenta convencer gilda a esquecer a história do colar da mãe de marê. Luís conta para Tânia que foi expulso do seminário. Verônica estranha que Érico tenha desistido de se demitir do grande Hotel.

Terça – marê entrega o colar para o ladrão, que é surpreendido por frei Severo. os padres convencem o ladrão a se redimir e devolver os objetos roubados. Tânia fala para neiva sobre Luís, e Adélia desconfia. Luís inventa uma desculpa para Cândida. gilda humilha Popó. gaspar ironiza gilda. Adélia conta para gilda que marê se candidatou a uma vaga para trabalhar na Companhia Ferroviária, e a vilã arma com Turíbio. Frei Severo relembra seu passado e se consola com frei Leão.

Quarta – gaspar se surpreende com a manchete da gazeta. neiva se preocupa com marê. Júlio Verônica ficam indignados com a matéria contra marê. orlando se enfurece ao ver o jornal e acaba preso depois de confrontar Turíbio. marê se surpreende ao saber que sua vaga na Companhia Ferroviária foi recusada. Albuquerque é hostil com orlando. Popó avisa a Júlio da prisão do médico. gilda comenta com Ítalo que pretende acabar com parcerias que marê conseguiu para o Hotel.

Segunda – Lumiar redecora seu apartamento. Simone e Paula, mãe e irmã de Ben, conhecem Jenifer e sua família. Ben pega com Antônio o verdadeiro resultado do exame de DnA e rasga o envelope, sem abrir. Jenifer fica nervosa ao saber por Sol que Theo pode ser seu pai. o Juiz revela o resultado do exame de DnA, e Theo fica furioso. Ben sai para comemorar com Sol e Jenifer. Lui faz uma coletiva para o lançamento de seu novo clipe. Theo decide contratar a banda de Lui.

Segunda – oto diz a Brisa que conversará com Bia. guerra se recusa a falar de Débora para Chiara. Cidália avisa a guerra que a prisão de moretti foi mantida. Ari comenta com gil sobre sua intenção em descobrir se guerra teve algum envolvimento com a morte de Débora. Joel apoia Karina. guida tenta reatar com guerra. Ari fica sabendo por Dante que Cidália e guerra tentaram impedir que Sara obtivesse informações de Débora nos arquivos do hospital. Karina se emociona com o apoio que recebe dos colegas da escola.

Segunda – Celeste capta o plano de Luca e entende que ele está do lado de otto. Tânia planeja se vingar de Luca. Pinóquio fala para Poliana que precisa de ajuda para pedir Lorena em namoro. no colégio, Pinóquio pede para Lorena entrar no carro, entrega flores e se declara para a amada. Lorena diz que eles não combinam pelo fato de Pinóquio ser um androide. Pinóquio afirma que otto vai transformá-lo em um menino de verdade e pede para ela pensar com carinho no pedido. Eugênia e Davi descobrem que Pedro escondeu o envelope com resultado do exame de DnA.

ACESSE

Terça – Theo tenta cancelar o show com a banda para convencer Lumiar. Clara se desculpa com Helena por tê-la beijado. Wilma é convidada para fazer uma participação em uma novela. Clara convida Helena para almoçar. Lui prepara uma tarde de relaxamento para Sol. Paula vê Helena com Clara e tira satisfação. guiga e Yuri se beijam, Vicente e Aline filmam. Ben se surpreende com a revelação que Simone faz sobre Lumiar. Paula comenta com Simas que sente saudades do Rio de Janeiro.

Terça – Bia explica a Brisa como seu organismo pode apresentar a existência de dois DnAs. Juliana avisa a Brisa que pedirá ao Juiz a reavaliação do caso de DnA da cliente. marineide fica emocionada ao ver Karina entrando na escola. Ari comenta com gil que acredita que guerra ou Cidália estejam envolvidos com a morte de Débora. Depois de uma passagem de tempo, Chiara aparece com a barriga de seis meses de gestação, emocionada ao escutar Vera conversando com Júlia sobre o bebê. guida e guerra reatam o namoro.

Terça – Pinóquio exige que otto faça uma atualização em seu sistema para virar um menino de verdade. Vini ajuda gleyce e Branca na limpeza do CLL. gleyce pede para Vini ir atrás do morador que a difamou para melhorar sua reputação. João tenta conversar com Poliana, mas ela não quer papo. Sara encontra o esconderijo de Tânia e otto liga para a polícia. Tânia questiona Luca sobre a relação dele com o Jeff. Bento e João confessam a Ruth que criaram um perfil de namoro para ela. Luca afirma a Cobra que só ligou para Jeff para tentar fugir da comunidade.

Quarta – Ben e Lumiar acabam discutindo. Sol comenta com Ben sobre seu passado. Fred revela a Jenifer que gosta de ver Rafa com Kate. Kate pede Rafa em namoro. Lui se prepara para uma entrevista internacional, e Sol fica orgulhosa. marcos se encanta com Wilma, e a convida para sair. Hugo discute com Kate ao vê-la com Rafa, que começa a passar mal. Sol e Lui namoram. Dora revela para Ben sobre sua doença e pede que ele a ajude a falar com Lumiar.

Quarta – Cidália desiste de visitar Chiara. Dina avisa a Chiara que guerra mandou reformar quarto que era de Tonho para o bebê. Brisa mostra a oto o teste positivo de gravidez. núbia liga para Rose a fim de saber informações sobre Brisa. Juliana explica a Brisa que o Juiz precisa de informações técnicas para reavaliar o caso do seu DnA. Brisa descobre que espera uma menina. Stenio avisa a Helô que conseguiu a libertação de moretti. Laís informa a Stenio que eles venceram o caso de guerra contra Ari.

Quarta – Tânia diz a Luca que vai ficar escondida na Luc4Tech. Pinóquio mexe nas coisas otto para tentar achar a fórmula e virar um menino de verdade. glória sugere a Pinóquio imaginar um milagre. Poliana fala a João que o que ele fez não o define, mas que não quer namorar amigo. Song revela para João que Éric se declarou para Poliana. Pedro admite aos pais que escondeu o exame e expõe que o resultado deu negativo. Um capanga de Tânia se veste de dedetizador faz otto ir embora do estúdio por questões segurança.

Domingo, 30 de abril de 2023 6 televisão >> MalHaÇão globo –17h35 >> vai na FÉ 19h15 >> poliana MoÇa SBT –20H30 >> aMor perFeito glo bo –18h 15 >> travessia globo. –21h

não Até o fechamento da edição, a emissora não divulgou o resumo do capítulo.

Até o fechamento da edição, a emissora não divulgou o resumo do capítulo.

mancheJúlio e contra acaba surpreFerroorgilda as

Sol reveKate uma orgulhosa. para Rafa, namoram. pede

Dina reformar o mostra para JuinformaDnA. Stenio moretcaso

escondo meimagiele namorar o declarou escondeu negativo. dedetizador e de

Quinta – gilda se insinua para orlando, que a destrata. Ademar repreende ione. marê se enfurece ao saber da ousadia da ex-madrasta. gaspar discute com gilda. Justino ouve Turíbio falar para Albuquerque que vai para o Rio de Janeiro processar Elza. Tânia marca um encontro com Luís. marê confronta orlando sobre a atitude de gilda. marê ajuda Wanda com a loja. Cândida leva Luís até a irmandade. ivan segue Tânia. orlando devolve o dinheiro que gilda pagou em sua fiança.

Quinta – Clara se emociona ao saber que Rafa está namorando, e Theo faz comentários ofensivos sobre o filho. Ben cuida de Lumiar. Theo se surpreende com a presença de Ben no apartamento de Lumiar, e os dois discutem. Lumiar se encontra com Dora. Lui e Sol trocam declarações amorosas. Bruna leva Simone e Paula ao restaurante onde farão o almoço de despedida com Ben e a família de Jenifer, e matriarca estranha a presença de dois homens no local.

Quinta – A emissora não divulgará o resumo do penúltimo capítulo.

Sexta – gilda tem uma ideia para prejudicar marê. Luís promete para Tânia que falará com Cândida. Verônica tenta ligar para odilon. Albuquerque se recusa a iniciar a investigação sobre o caso de marê, e Júlio comenta com Érico, que sugere que ele fale com um desembargador. gilda denuncia a estadia de marê na irmandade para o Bispo. ivan afirma a Luís que irá ajudá-lo a ficar com Tânia. marê começa a trabalhar na loja de Wanda.

Sexta – Ben tenta convencer metralha e Donato a se entregar. Simone e Paula são libertadas, e Sol as acolhe. Theo tenta disfarçar a inveja ao constatar o ato heroico de Ben. Hugo chega à igreja para o culto, e todos o repelem, à exceção de Jenifer. Simas reclama da desorganização de Bia. Kate finge para Rafa que nunca esteve no Charles Pierre. Dora pede para Lumiar deixar o refúgio. Theo descobre como ir para os camarins dos artistas na casa de show.

Sexta – A emissora não divulgará o resumo do último capítulo.

Sábado – marê constata que foi gilda quem a denunciou. marcelino chora, com medo de que marê vá embora. orlando se oferece para ajudar a namorada. marê explica como Wanda pode administrar sua loja. gilda tem uma ideia para afastar a ex-enteada da loja de Wanda. Celeste conforta marcelino. Verônica avisa a odilon que Turíbio foi para o Rio de Janeiro. os padres se reúnem para escrever uma resposta para o Bispo. Turíbio encontra Elza e odilon.

Sábado – Theo atende o pedido de Lumiar. orfeu chega à casa de show. Jenifer flagra Lui e Sol aos beijos, e tem uma séria conversa com a mãe. A futura advogada desiste de ir ao show de Sol e Ben fica intrigado. Theo conforta Lumiar. Ben confessa a Jenifer que gostaria de voltar a se relacionar com Sol. A banda de Lui chega à casa de show, e Sheila os recepciona. Sol vê orfeu na plateia e comenta com Vitinho sobre sua desconfiança.

Sábado – Reprise do último capítulo.

Quinta – o morador que difamou gleyce declara a Tânia que não vai mais trabalhar para ela. Claudia é aprovada no curso da faculdade. Celeste liga para glória e diz que deseja repetir o encontro. gleyce fala com o morador que a difamou e solicita toda verdade para ele. João insiste em dialogar com Poliana e pede para ficar junto, mas ela fala que precisa pensar. João pergunta a Poliana se ela está apaixonada por Éric. otto comenta com Luísa que acha que está na hora de revelar para Poliana que eles estão namorando. Poliana explica a João que ele é imaturo e que não conseguiria namorar.

ACESSE

Sexta – Em conversa com João, Bento diz concordar com Poliana sobre imaturidade, já que não consegue controlar a impulsividade. Fingindo ser LUC2, Tânia manda mensagem para Pinóquio para abrir a porta da mansão de otto. João vai até a casa de Poliana e reconhece que foi imaturo. Francisco, policial que Ruth encontrou no Ceará, envia uma mensagem para a diretora no aplicativo de relacionamento. na confraternização, otto e Luísa anunciam o namoro. Pinóquio abre a porta da mansão e se depara com Tânia. Cobra invade o jantar e todos ficam espantados.

Domingo, 30 de abril de 2023 televisão 7

>> cinco perGU ntas: na segunda fase de “Todas as Flores”, Humberto Carrão celebra virada do ingênuo Rafael

Os trabalhos em estúdio de “Todas as Flores” foram encerrados em dezembro do ano passado. Humberto Carrão, no entanto, não deixou de pensar na novela sequer por um dia até a estreia da segunda temporada no Globoplay. O folhetim feito exclusivamente para o streaming movimentou a rotina do ator, que era constantemente questionado sobre os rumos do enredo escrito por João Emanuel Carneiro. “Estava na Bahia e sempre me perguntavam sobre a novela. Foi algo meio assustador porque ninguém esperava essa repercussão toda. Mesmo no streaming, a novela pegou muito rápido entre o público. Estava todo mundo muito ansioso pela segunda temporada”, explica.

Na história, o ator interpreta o gente-boa Rafael, filho do ambicioso Humberto, de Fabio Assunção. À frente da Rhodes & Co. Tailleur, o jovem empresário está decidido a desmantelar toda a quadrilha de tráfico humano. Além disso, ele também fará de tudo para reconquistar o coração da mocinha Maíra, de Sophie Charlotte. “O Rafael vai deixar de ser tão ingênuo. Ele cansou, né? Vai mexer nas estruturas da família e da empresa”, explica o ator que, após “Todas as Flores”, começou a gravar a série “Betinho – No Fio da Navalha”, também da Globoplay.

na cara e na coragem

vai de zero a 100 muito rápido. Ele vai usar as pessoas nessa nova fase. Honestamente? Acho que ninguém esperava isso dele na primeira fase da novela. Então, acho que agora ele consegue ficar mais aguerrido (risos).

P – Apesar de ter sido dividida em duas temporadas, “Todas as Flores” foi inteiramente gravada no ano passado. Esse modelo de produção do streaming tem chamado a sua atenção?

P – A trama de “Todas as Flores” foi sua primeira experiência de novela voltada exclusivamente para o streaming. Como você recebeu a resposta do público?

R – Foi algo assustador. Estive na Bahia com a Regina Casé algumas vezes esse ano e sempre tinha alguém para fazer algum comentário sobre a novela. Eu escutava muito duas frases: “Cadê a Maíra?” e “Cuidado com a Zoé”. O tempo todo era isso (risos). Isso é resposta de novela de tevê aberta. Foi algo assustador porque acho que ninguém esperava esse sucesso todo. Muito legal ver todo mundo ansioso pela segunda temporada da novela.

P – Ao longo de toda a primeira temporada, o Rafael se mostrou um mocinho extremamente ingênuo e inocente. Como será essa virada do personagem diante de tantas traições

na segunda fase da novela?

R – Eu ouvia muito que o Rafael era pouco aguerrido. Acho que, na verdade, isso faz parte da construção do personagem. Não é fácil para o Rafael. Afinal, todo mundo que está em volta quer o mal dele. E são pessoas muito próximas. Então, ele acaba tendo uma desconfiança muito grande, mas ele desconfia de quem ele menos precisava, né? Acho que o João Emanuel é bastante coerente na construção do Rafael.

P – De que forma?

R – Isso não é segredo e nem estou entregando nenhum spoiler dos próximos capítulos. Acho, inclusive, que faz parte do jeito do João de escrever. Nessa nova leva, o Rafael cansou e algumas coisas vão ficar bem na cara dele. Isso vai forçar com que ele mexa na estrutura dessa família e dessa empresa. Acho interessante que o Rafael

R – Acho que é um formato que veio para ficar. Isso, na verdade, significa mais histórias, mais autores trabalhando, mais atores trabalhando... Daqui a pouco, a novela também vai para a tevê aberta. Ou seja, mais pessoas vão ter a oportunidade de curtir esse trabalho. O streaming está se popularizando aos poucos. A gente vê as pessoas assistindo novela ou série no celular dentro do ônibus.

P – Recentemente, você também esteve no elenco de “Rota 66 – A Polícia que Mata”, que também está disponível para os assinantes do Globoplay. Como foi viver o jornalista Caco Barcellos diante das câmeras?

R – Foi uma grande responsabilidade para mim, como ator, e para todo o elenco, roteiristas e diretores dar conta de adaptar um livro, como o “Rota 66”, para o audiovisual. A série, ao mesmo tempo, é uma aventura muito bonita, não só pelo Caco ser um grande jornalista, mas também por retratar o jornalismo de acompanhamento, que ele tanto faz em suas reportagens. Diria que é quase uma homenagem à forma dele de pensar e fazer o jornalismo.

Domingo, 30 de abril de 2023 8 televisão

A hora é agora

>> raio x murilo Sampaio celebra destaque em “Dom”

Apesar dos nove anos de carreira, só agora Murilo Sampaio parece decolar, de fato, no audiovisual. O ator, que dá vida ao bandido Colibri de “Dom”, série do Prime Video, está cheio de projetos para serem lançados nos próximos meses. Seu personagem ganha destaque na próxima temporada da produção sobre o chamado Bandido Gato do Rio de Janeiro, mas Murilo também dá expediente em “Vidas Bandidas”, da Star+, ao lado de Juliana Paes e Rodrigo Simas; no filme “A Vilã das Nove”, com Karine Teles e Alice Wegmann; e nas séries “Empurrando com a Barriga” e “Fim de Comédia”, em que atua com Zezeh Barbosa, do CineBrasil TV, todos ainda sem previsão de estreia. “Acredito que estar em várias frentes, inclusive atrás das câmeras, é aprimorar substancial e esteticamente o seu trabalho, de modo a ampliar os horizontes e o seu próprio pensamento para ganhar uma imagem de diversidade e versatilidade no mercado”, filosofa o baiano, que também atua como roteirista.

O papel em “Dom”, na verdade, veio de maneira inusitada. Em junho de 2021, Murilo foi chamado para um teste, mas tratava-se de outro papel, um dos prisioneiros da segunda

temporada. Não passou, mas agradou o suficiente para ser chamado em outra seleção, desta vez para interpretar Colibri. “Ele entraria no final da temporada e seria o antagonista da terceira. Fiz sem muita expectativa, mas passei. Foi um presente aparentemente aleatório da vida”, lembra.

De cara, Murilo se sentiu atraído por “Dom”, principalmente pelo texto. “Gosto de narrativas densas, com personagens complexos, dialéticos e incoerentes. A intensidade com que Breno Silveira construía seus personagens no cinema sempre me atraiu”, conta. Na história, Colibri é o chefe do tráfico em uma das mais lucrativas comunidades para a atividade criminosa. “Ele é imprevisível, soturno e com leves tons de loucura. Mas, segundo o Breno, sem deixar de ser carismático e poderoso", defende.

O primeiro teste feito por Murilo para “Dom” foi assim que a primeira temporada da produção foi lançada pelo Prime Video. Então, antes mesmo de realizar a seleção, o ator já tinha maratonado os episódios. “Quando vi Gabriel Leone e a construção de tensão do contexto, pensei: ‘quero fazer isso’”, entrega. Ao ser aprovado para encarnar Colibri, o ator experimentou uma preparação mais solitária, ainda por conta da pandemia. “Não gravei no Uruguai, eu entrei só no fim do ano. Fui aprovado de forma virtual e me preparei com Maria Silvia Siqueira Campos, também pela internet”, explica. Já para a terceira temporada, ainda sem data de estreia prevista, foi outra história. “Com o arrefecer da pandemia, no fim de 2022 tive encontros presenciais com Maria Silvia e o elenco todo. Mas tive total autonomia para criar em cima do tom de imprevisibilida-

de que encontrei no fim do ano anterior”, garante.

Nascimento: 4 de janeiro de 1992, em Salvador, na Bahia.

Atuação inesquecível: Como Amado, personagem do espetáculo “Os Impostores”, em 2019, dirigido por Rodrigo Portella.

Interpretação memorável: Na tevê, Adriana Esteves como Carminha em “Avenida Brasil”, novela de João Emanuel Carneiro, exibida originalmente pela Globo em 2012. No cinema, Heath Ledger como o Coringa em “Batman: O Cavaleiro das Trevas”, de Christopher Nolan, lançado em 2008.

Momento marcante na carreira: “Coprotagonizar uma série de humor, ‘Empurrando com a Barriga’, dirigida por Daina Giannecchini, para o Cine Brasil TV, ainda não lançada”.

O que falta na televisão: “Corpos e narrativas diferentes dos quais estamos acostumados a ver. Mistura e protagonismo de gêneros e diversidades. Isso inclui narrativas pretas, contadas por nós mesmos, sob nosso olhar”.

O que sobra na televisão: “Certas plasticidades em abordagens de discurso”.

Com quem gostaria de contracenar: Ricardo Darín. Se não fosse ator, seria: “Acho que o que já sou mesmo, advogado”.

Ator: “Além do Ricardo Darín, destaco Wagner Moura e Silvio Guindane”.

Atriz: Lupita Nyong'o, Najwa Nimri, Carmen Maura e Dira Paes.

Novela: “Nenhuma específica”.

Personagem mais difícil de compor: Amado, da peça “Os Impostores”. “Ele tinha uma androginia, um habitar do feminino e masculino muito presente e eu tinha medo da caricatura, de que me vissem performando uma figura gay e tóxica em um espectro clichê já tratado nas artes”.

Domingo, 30 de abril de 2023 televisão 9
enquanto aguarda lançamento de novas produções na tevê e no cinema

Apassos largos, o streaming vai invadindo a rotina do público. Ainda assim, o alcance da tevê aberta segue soberano e com uma grande importância em números e repercussão. Após ver “Encantado’s” ser lançada no Globoplay em novembro do ano passado, as autoras Renata Andrade e Thaís Pontes celebram uma nova etapa da série de humor. A produção, que já tem uma segunda temporada em gravação, estreia na grade da Globo a partir do próximo dia 2 de maio. A chegada à tevê aberta gera uma nova expectativa de engajamento do grande público com a história escrita pela dupla de autoras com Chico Mattoso e Antônio Prata, que assinam a redação final. “Ver ‘Encantado’s’ ganhando um alcance ainda maior é a razão maior da minha ansiedade. Estou cur iosíssima para saber como o grande público da Globo vai receber a nossa série. Acredito muito na conexão que as pessoas terão com aqueles personagens, com os dois universos (o samba e o mercado), com as vivências e com as histórias que contamos ali. Mal posso esperar para botar o nosso bloco na rua”, torce Renata.

A história gira em torno dos irmãos Olímpia e Eraldo, interpretados por Vilma Melo e Luis Miranda. Eles herdaram do pai um supermercado e uma escola de samba da Série D do Rio de Janeiro, que funcionam no mesmo galpão no

grupo especial

bairro suburbano do Encantado. A primogênita herdou do pai os genes de empresária e comerciante. Ela que gerencia o empreendimento comercial da família. Tenta fazer tudo de maneira racional e organizada, sempre zelando pelo bem dos funcionários e dos clientes de longa data do Supermercado Encantado’s. “Olímpia realiza o que está na cabeça dela, é empreendedora, está vendo lá adiante. E não cuida só da pessoa física dela, mas mantém toda uma família e todas as famílias das pessoas que trabalham naquele supermercado”, explica Vilma.

Enquanto isso, Eraldo tem a cabeça voltada apenas para o samba. Seu maior objetivo é ver a agremiação fundada pelo pai desfilando na Sapucaí ao lado das campeãs do Carnaval do Rio. “O Eraldo Ponza, na minha visão, é um encantado, como o próprio nome da série diz. É um sonhador, o homem brasileiro que a gente gostaria de ver na sociedade, gentil, criador, criativo, um artista nato, compositor. Uma pessoa que tem um olhar delicado para o ser humano, que vê a alegria como um processo de transformação”, defende Luís Miranda.

Em “Encantado’s”, as tramas se fecham a cada episódio, mas

são cercadas pela narrativa principal da relação conflituosa e pitoresca entre os irmãos. Ambientada no subúrbio do Rio de Janeiro, a produção conta com Dhu Moraes, Neusa Borges, Tony Ramos e Augusto Madeira no elenco. “É uma história que emociona e faz rir. É sobre as relações das pessoas entre si e entre a família. É uma história de dois irmãos; é a história de dois filhos com uma mãe; é a história de dois filhos que perderam o pai. É sobre as paixões dessas pessoas. Todos que assistirem vão se conectar com alguma coisa”, ressalta Henrique Sauer, que assina a direção artística.

Domingo, 30 de abril de 2023 10 televisão
>> inside Com segunda temporada engatilhada, a série de humor “Encantado’s” chega à tevê aberta

>> Bastidores

Roupa nova

Inspirado no clássico da tevê americana “Unsolved Mysteries” e precursor na tevê brasileira de programas documentais sobre crimes reais, a aposta da Globo no “Linha Direta”, no início dos anos 1990, foi frustrada. O programa chafurdava no mau gosto e caiu agradou o público na época. Resultado: ficou apenas três meses no ar. No final da mesma década, o cenário televisivo era bem mais propício para este tipo de produção. Com a proliferação de programas policialescos como “Cidade Alerta”, da Record, e “Programa do Ratinho”, do SBT, em 1999, a Globo resolveu revisitar o formato como resposta à concorrência. Nesta segunda investida, o “Linha Direta” ganhou um tom bem popular e ar de utilidade pública, sendo exibido com sucesso até 2007. Agora, 16 anos depois, o programa volta ao ar, todas quintas, sob o comando de Pedro Bial e com uma proposta artística um pouco mais arrojada e em sintonia com os novos modos de consumir informações. “O mundo mudou muito desde que o programa saiu do ar. Essa hiperconexão que a gente vive hoje ainda não tinha se consolidado naquela época, e isso também tem implicações e consequências na linguagem. Porque hoje é muito difícil qualquer coisa acontecer em uma grande cidade

que não tenha sido captada por duas ou três câmeras de segurança ou por alguém com celular. São fatores que determinam a investigação, os registros e o programa como um todo”, explica Bial.

A cada semana, o “Linha Direta” apresentará um crime já solucionado e outro com desfecho ainda em aberto com foragidos da justiça, com o auxílio da dramatização de atores em ambos. Em comum entre os dois casos: o mesmo tipo de crime e motivação. O aspecto social, com a prestação de serviço, segue sendo um dos grandes pilares do programa, que contará com a divulgação de canais de denúncias para ajudar na localização de foragidos e no fornecimento de pistas. Além de conduzir o programa nos Estúdios Globo, no Rio, o apresentador também entrevista eventualmente personagens e/ou testemunhas que tiveram ligações com as vítimas e que possam aprofundar as histórias através de seus depoimentos. “É um formato

consagrado. Agora, contamos com um cenário versátil e que nos possibilita filmar de muitas maneiras. Era sucesso no passado e, hoje, esses programas do gênero true crime é uma febre mundial nas mais diferentes formas: seja na tevê, streaming ou nos podcasts”, ressalta a diretora artística Mônica Almeida.

O formato multiplataforma vai liberar conteúdos exclusivos produzidos para complementar os episódios. O “Linha Direta Podcast” apresenta impressões de Bial e depoimentos de bastidores vivenciados por roteiristas, pesquisadores e pela produção do programa. Além disso, tem versão estendida dos casos e mergulha no círculo familiar de pessoas que tiveram ligação com as vítimas. Com publicações semanais, sempre nos dias seguintes à exibição na tevê aberta, o Podcast estará disponível no aplicativo Globoplay e em plataformas de áudio. “Vamos tentar falar com quem já era fã do programa, mas também im -

pactar e conquistar um novo público”, acrescenta o apresentador.

O programa de estreia revisita o tenso caso da jovem Eloá Cristina, que foi sequestrada, mantida em cárcere privado e assassinada pelo namorado, crime que ganhou as manchetes em 2008. Os casos exibidos ao longo da temporada, inclusive, seguem em sintonia com pautas representativas e atuais da sociedade, abordando temáticas como feminicídio, violência contra crianças, LGBTfobia e golpes pela internet, entre outros. “A gente vai continuar convocando o público a nos dar pistas que levem à prisão de foragidos da justiça, mas tem uma outra missão muito significativa que é a de acender sinais de alerta e indicar caminhos para quem está em casa assistindo ao programa, e que vai muito além de prender foragidos. O programa tem o poder também de ampliar o nível de consciência quando abordamos essas temáticas”, avalia o redator Marcel Souto Maior.

Com linguagem arrojada, globo ressuscita o policialesco
“Linha Direta” em sintonia com novos hábitos do público
Domingo, 30 de abril de 2023 televisão 11

Zapping

Jogo de cena

Giovanna Antonelli acionou bastante Alexandre Nero ao longo das gravações de “Travessia”, da Globo. Revivendo a delegada Helô, a atriz foi em busca de antigas cenas de “Salve Jorge” para relembrar a personagem criada por Gloria Perez. “Eu ficava vendo as cenas e achava um barato. Mandava pro Nero e falava pra gente ver juntos. Era um barato, né?”, valoriza. Giovanna, que se despede da personagem pela segunda vez, vibra com a chance de revisitar um trabalho de sucesso. “A galera sempre curtiu muito a Helô, o Stênio e a Creusa. Não tinha como não participar dessa retomada. Foi uma ideia genial da Gloria”, elogia.

maluCo beleZa

Ravel Andrade irá estrelar a minissérie “Raul Seixas: Metamorfose Ambulante”, novo original Globoplay. Criada e desenvolvida pelo diretor Paulo Morelli com produção da O2 Filmes, a produção fala sobre a vida e a obra do cantor Raul Seixas, que marcou gerações.

Hora de malHar

Marcelo Laham irá integrar o elenco do “sitcom” “Tem de Suar”, do Multishow. O projeto de humor ainda não tem data de estreia prevista.

partiCipação eSpeCial

Rita Cadillac fará uma participação especial na nova temporada de “Auto Posto”, do Comedy Central. Com direção de Marcelo Botta, a série de humor é estrelada por Walter Breda. O projeto estreia no dia 1º de maio. O episódio da semana também estará disponível no Paramount+.

gente que CHega

A série “Betinho: no Fio da Navalha” contará com a participação de Silvia Buarque no elenco. Protagonizada por Júlio Andrade, a produção é criada por José Júnior.

amor de Sogra

Fernanda Souza voltará ao vídeo em breve. Ela comandará o “reality show” inédito “Ilhados com a Sogra”, original Netflix. O projeto ainda não tem data de estreia na plataforma de “streaming”.

bola em Campo

O SBT irá transmitir a partida entre Juventus e Sevilla pela semifinal da Europa League. O jogo acontece no próximo dia 11 de maio, no Allianz Stadium, em Turim.

dobradinHa na tela

Débora Falabella aparecerá em dose dupla no horário da Globo. A atriz, que está no elenco da novela “Terra e Paixão”, também poderá ser vista na nova temporada de “Aruanas”, que estreia no dia 9 de maio.

malaS feitaS

A trama de “Guerreiros do Sol”, nova novela original Globoplay, contará com gravações em Pernambuco, Paraíba, Sergipe e Alagoas. O folhetim terá direção de Rogério Gomes e tem estreia prevista para o ano que vem.

em família

O “remake” de “Renascer” tem estreia prevista para o ano que vem. O folhetim contará com assinatura de Bruno Luperi, que esteve à frente do texto da nova versão de “Pantanal”.

CarroSSel de emoçõeS

Nicolas Prattes passou por altos e baixos na trama de “Todas as Flores”, do Globoplay. O ator, que vive o sofredor Diego, viu o personagem passar por muitas transformações a cada novo capítulo. “É tudo muito duro e intenso na vida do Diego. Tudo é muito movido pelo amor que ele tem pela família. Não foi uma construção fácil, mas temos um arco muito bonito”, afirma o ator, que tem acompanhado a nova temporada da novela de João Emanuel Carneiro. “Gosto de ver porque não lembro muito do que gravei. Fica tudo bem confuso na minha cabeça”, completa.

Domingo, 30 de abril de 2023 12 televisão
>> por caroline BorGes

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook

Articles inside

Roupa nova

2min
page 47

grupo especial

1min
pages 46-47

A hora é agora

3min
pages 45-46

na cara e na coragem

2min
page 44

novas fontes

12min
pages 40-44

Lugar de origem

3min
pages 39-40

SeriaiS Sempre juntos

4min
pages 38-39

Focaccia com mimo Seleção Vitória

1min
pages 35-36

Qualificaç Ão

1min
pages 33-34

InIcIAção à Advocacia 2023

1min
pages 31-32

Conheça seus DIREIToS

2min
pages 27-31

eN t R evista

1min
page 26

EnTREVISTA conheça seus direitos colunas

2min
pages 22-25

XV

1min
pages 20-22

VALENTINA

1min
page 20

Vem aí a vacina contra o câncer!

1min
page 19

CONTEXTO

2min
page 18

Lipo Enzimática

1min
page 17

fábio olivEira

2min
page 16

ABC recebe o Ceará mirando a primeira vitória na Série B

4min
page 15

Advogada animalista avalia que legislação de proteção animal poderia ser aprimorada

5min
pages 14-15

Crimes Contra animais

5min
pages 13-14

Como a inteligência artificial pode ser usada na Uern

3min
page 12

Mais de 50% das escolas municipais do rn não têm papel higiênico para alunos

3min
pages 11-12

Rotary Club Mossoró tem outros projetos sociais em andamento DEMAIS

2min
page 10

Com Miniateliê, albem poderá confeccionar peças próprias

3min
pages 9-10

RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL

1min
page 8

brasil reconhece violação de direitos e se desculpa com quilombolas

4min
page 7

Combinação de brilacidina e caspofungina intensifica combate a doenças fúngicas

4min
pages 6-7

CÉSar SaNTOS

6min
pages 5-6

Sem medidas concretas

4min
page 4

Vídeo pornô e homens pelados na sala de controle

1min
page 4

Propostas de aumento de salários

1min
pages 3-4

Mulheres relatam rotina em ambiente hostil na Petrobras

2min
page 3

ORWELL E SUA VIAGEM AOS SEIOS DE DUÍLIA

4min
pages 2-3
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.