

>> Gestão Allyson não esclarece sobre a fila de centenas de mulheres que esperam por cirurgias. Ministério Público abriu linha de investigação
CUSTO DE VIDA
Cesta básica tem elevação de mais de 20% em Mossoró
Walter Alves esmera projeto eleitoral do MDB
3
DN a de familiares de pessoas desaparecidas
CÃES E GATOS ESPORTE
Vacinação antirrábica acontece em 10 pontos de Mossoró
Fio da navalha: ABC está entre o rebaixamento e o G-8 da Série C
Em dia histórico para a segurança hídrica do RN, as águas da transposição do rio São Francisco chegaram à região do Seridó
que é ditadura?
AÉCIO CÂNDIDO
professor da UERN, aposentado.
Autor da obra Tempos do verbo aeciocandidocuite@gmail.com
Tudo começou muito cedo e assim: o indivíduo mais alto, fisicamente mais forte e com maior dose de ambição e ousadia, tendia, em algum momento, a investir contra um indivíduo mais baixo, mais fraco, na força física e na coragem, com o fim de submetêlo.
A corrida pela dominação do outro prosseguiu: tribos com mais guerreiros, com lanças mais afiadas, flechas mais ligeiras e venenosas sentiam-se mais encorajadas à conquista de tribos mais fracas. Tudo podia alimentar o desejo de conquista: rapto de mulheres, ocupação de território, roubo de suprimentos ou a simples antipatia pelo vizinho.
Inventados a escrita e o pensamento sistemático, os filósofos e historiadores começaram a pensar a política, que nada mais é do que a reflexão sobre o poder: suas fontes, seu exercício, sua dinâmica. Aristóteles se ocupou do tema, Heródoto também. Depois deles, muitos outros, de diferentes maneiras, pensaram sobre o assunto, ora enxergando o poder dos reis como uma delegação direta de Deus, ora enxergando-o como um fenômeno humano, nascido das relações sociais, como fez Maquiavel.
Chega-se, enfim, aos iluministas do século XVIII, que, lançando luzes sobre o assunto, influenciam até hoje nossa compreensão dele.
Por muitos séculos, a preocupação do súdito foi esta: nosso rei
será bom? Da bondade do rei, de seu coração magnânimo, dependeria um bom governo e a harmonia do reino. A equação do bom governo, nos séculos XIX e XX, ganhou impulso com a introdução de uma variável nova: as instituições sociais. O alemão Kant e o austríaco Karl Popper tiveram grande influência sobre ela. A ideia de um bom comércio internacional, patrocinador indireto da paz, encontrada em Kant, e a ideia de contrapesos, encontrada em muitos sociólogos, filósofos e cientistas políticos do século XX, conduzem o desenvolvimento do debate. Popper desenvolve a ideia de que o melhor governo é aquele capaz de impedir os desvarios do mau governante. É uma ideia avançada da noção de contrapesos. E onde estão os contrapesos?
Nas instituições, em todas aquelas distribuídas largamente na sociedade.
Tudo isso configura tentativas de conter o espírito primitivo de conquista e o belicismo humano natural. É a entrada da Razão na dinâmica política.
O que é uma instituição? É um órgão social com a função de atuar sobre uma determinada área e resolver os problemas dela. Elas são necessárias, porque numa sociedade mais complexa do que um grupo tribal o mandatário não pode dar conta de tudo, saber de tudo, resolver satisfatoriamente todos os problemas surgidos na convivência social. Há muitos e variados problemas que
uma pessoa só não tem condições de resolver. Por várias razões: capacidade física, capacidade intelectual, capacidade de discernimento e sabedoria. Os problemas, em geral, precisam de vários olhares, de várias vivências e percepções para serem compreendidos e resolvidos. Ninguém, por mais inteligente e bem-intencionado que seja, é capaz de decidir, com razoável competência, sobre todos os assuntos que afetam a sociedade moderna.
Também faltava essa capacidade nas sociedades mais simples do mundo antigo, mas não se sabia disso. Salomão, a ser verdade o relato bíblico, era rei e juiz, além de estrategista militar, certamente, como foi seu pai, Davi, com poderes para deslocar qualquer um para a linha de frente da batalha, como o fez com o coitado de Urias, oficial de seu exército, não por interesses do Estado, mas pelo interesse pessoal de tomar-lhe a mulher. Luiz XIV, como um desvairado, a exemplo de mandatários loucos como Calígula e Nero, declarou acintosamente: “O Estado sou eu”. Nenhum homem
Organização: Clauder Arcanjo
clauderarcanjo@gmail.com
pode pretender encarnar completamente o Estado. A convivência social produz carências de inúmeros tipos: as pessoas precisam aprender, precisam se sentir seguras, precisam cuidar da saúde, precisam resolver seus conflitos, precisam escolher representantes. Por exemplo, a educação, com toda sua estrutura de níveis de ensino, com todo o complexo de avaliação e reconhecimentos meritocráticos, com todas as normas que regem as relações nesse campo, desenvolve instituições responsáveis por responder a todos os problemas operacionais e de princípios gerados pela necessidade social de aprender e de ensinar. A necessidade de cuidar do corpo cria instituições para cuidar da saúde e do exercício da medicina. Idem para a segurança pública, para o direito penal, para o sistema de Justiça, para o sistema eleitoral e para a estruturação dos poderes centrais da República: Executivo, Legislativo e Judiciário.
Numa sociedade democrática o poder de decidir nas muitas esferas da vida social está nas mãos das instituições, com competên-
Direção Geral: César Santos
Diretor de Redação: César Santos
Gerente Aadministrativa: Ângela Karina
Dep. de Assinaturas: Alvanir Carlos
cias previamente determinadas. Democracia é divisão do poder, fragmentação, para dificultar seu controle indevido; ditadura é concentração de poder nas mãos de um mandatário ou de um grupo restrito. O ditador decide tudo, manda em tudo, sem submissão às normas. Ele governa sem instituições.
O atrevimento é a arma da ignorância, e a ignorância é muito atrevida. O atrevido não distingue ignorância de saber, não conhece limitações. Já vi prefeito ou chefe político local, antes da Constituição de 1988, pretender interferir em nota de aluno, ou seja, na distribuição da meritocracia escolar. Hoje, graças à força da lei, para lhe cortar as asinhas, ele não pode nem pensar em tal coisa. Nem a diretora da escola pode. Isso é prerrogativa do professor, controlada apenas pela força de comissões ad hoc previstas regimentalmente. A diretora da escola tem também suas prerrogativas, diferentes daquelas do professor. Cada um no seu quadrado. Para o caso de a autoridade querer sair dele, funcionarão os contrapesos internos, na forma de conselhos, comissões ad hoc e ouvidorias. E, para casos mais extremos, os contrapesos externos, como o Ministério Público.
Mas há quem pense em interferir em concurso público. Continua a haver.
A República é regida por um acordo geral, a Constituição, da qual derivam acordos setoriais. Sob a Constituição de 1988, muitos prefeitos reagiram mal às verbas carimbadas, como as do FUNDEB. Elas impunham limites à sua cultura política, que concebia a prefeitura como uma extensão de sua casa, onde ele era mandatário absoluto.
Bolsonaro e asseclas, presos ao estágio infantil de um tribalismo ultrapassado, aposta em confundir tudo: para eles, democracia é ditadura, e ditadura é democracia.
Resta agora perguntar: o que deu nos americanos para suportarem feito gado a subversão desses princípios, levada a cabo por Donald Trump? Ou existe mesmo um ethos imperialista que anima a alma de grande parte da nação?
CAOS NA SAÚDE / A 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Mossoró notifica a Secretaria de Saúde, mas a pasta não apresentou esclarecimentos
OMinistério Público Estadual do Rio Grande do Norte (MPRN) vai investigar a gestão do prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) no caso da suspensão de cirurgias eletivas. Centenas de pacientes estão sem atendimento nessa área há mais de nove meses. As instituições credenciadas pelo município afirmam que os serviços foram suspensos por falta de pagamento.
A 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Mossoró, provocada pelo Conselho Municipal de Saúde, antes de instaurar o procedimento, notificou a Secretaria Municipal de Saúde para prestar esclarecimentos no prazo de cinco dias. A pasta não respondeu. A Promotoria abriu novo prazo que está transcorrendo.
O promotor de justiça Rodrigo Pessoa de Morais, que está com o caso, alertou que se a gestão municipal não prestar os esclarecimentos dentro do novo prazo, adotará as medidas legais, com possibilidade de um mandado de busca e apreensão contra a Secretaria de Saúde.
“São várias medidas que podem ser adotadas, de forma que a gente tenha as observações e as informações no tocante à fila e aos procedimentos que precisam ser realizados”, disse o promotor.
A suspensão das cirurgias no município chegou ao
conhecimento público por meio do Jornal de Fato, edição de sábado, 9, que publicou denúncia feita pelo conselheiro municipal de Saúde, Luiz Avelino da Silva. Ele afirmou que a Prefeitura deixou de realizar pagamento às instituições credenciadas como o Hospital Maternidade Almeida Castro, da Associação de Assistência e Proteção à Maternidade e Infância de Mossoró (APAMIM).
Segundo Avelino, as informações da Central de Regulação indicam que a lista de espera, que contava com 793 solicitações em janeiro deste ano, já ultrapassa a marca de mil procedimentos pendentes. O Conselho Municipal tentou dialogar com a Secretaria Municipal de Saúde para que fosse realizada uma força-tarefa com várias cirurgias, mas não obteve êxito.
“O Conselho de Saúde vem cobrando desde o início do ano uma força-tarefa para retomar as cirurgias e atender a demanda que só cresce. A fila de espera acumula mais de 1 mil pessoas e não existe previsão quando essas cirurgias vão ser realizadas”, revelou Luiz Avelino.
“Tem mulher sangrando há mais de trinta dias, com quadro de anemia, e sem previsão de cirurgia”, afirmou o conselheiro, lembrando que muitas dessas mulheres precisam retirar miomas e, em alguns casos, fazer histerectomia.
Muitas mulheres têm recorrido a outros municípios, como Alexandria e Apodi, para conseguir realizar os procedimentos, diante desse impasse gerado pela gestão municipal. Outras, sem alternativas, recorrem a empréstimos ou vendem bens pessoais para arcar com os custos na rede privada.
O caso da suspensão das cirurgias eletivas ganhou ingrediente novo que aponta para a falta de prioridade com a saúde pública do município. A vereadora Marleide Cunha (PT) denunciou que a gestão Allyson Bezerra deixou de utilizar recursos do Pro-
grama Agora Tem Especialistas – Componente Cirurgias – e já perdeu parte do valor pactuado. Segundo a vereadora, do total R$ 441.501,00 previstos, R$ 115.813,48 já foram repactuados para os municípios de Serra do Mel e Areia Branca, já que Mosso-
ró não utilizou os recursos. Marleide afirma que o plano aprovado para Mossoró previa a realização de 281 procedimentos no Hospital Maternidade Almeida Castro, incluindo histerectomias, colecistectomias, hernioplastias, miomectomias, laqueadu-
Além da suspensão das cirurgias eletivas, outro caso expôs a crise na rede municipal de saúde, também denunciado em reportagem do Jornal de Fato. A empresa contratada para realizar exames nas três Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) da cidade suspendeu os serviços por falta de pagamento. Os aparelhos foram lacrados.
Diante da crise, o prefeito Allyson Bezerra decidiu exonerar o engenheiro Almir Mariano, que ocupava o cargo de secretário de Saúde desde janeiro deste ano. E, por consequência, trouxe de volta a enfermeira Morgana Dantas para o comando da pasta.
Até aqui, porém, nenhuma autoridade do município esclareceu sobre a suspensão das cirurgias eletivas e de exames por parte de empresa contratada.
ras, hemorroidectomias, entre outro, mas nenhuma cirurgia foi realizada até o momento.
“O município está perdendo recursos, as mulheres estão necessitando das cirurgias, correndo o risco de morte e Mossoró sem utilizar os recursos que vêm do Governo Federal”, denunciou Marleide em pronunciamento no plenário da Câmara Municipal de Mossoró.
nl@neylopes.com.br www.blogdoneylopes.com.br
Hoje no Alasca discussão da Paz na Ucrânia
Hoje, 15, ocorre no Alaska um encontro diplomático, que poderá trazer novidades globais. Sozinhos, apenas, com um intérprete, Trump e Putin vão tentar encontrar caminhos para encerrar a guerra da Ucrânia. Como candidato à presidência, Trump prometeu que poderia acabar com a guerra em 24 horas após assumir o cargo. Em julho passado, declarou que estava “decepcionado” com Putin. Finalmente, surgiu a hipótese do encontro, que é visto como uma “chance para sondar o terreno”, com o objetivo de instar Putin a acabar com a guerra. Esta será a primeira viagem de Putin aos Estados Unidos desde 2015, quando ele viajou para Nova York para falar na Assembleia Geral da ONU. O Alasca foi escolhido como sede do encontro dos dois presidentes — não a Suíça, a Turquia ou os Emirados Árabes Unidos — devido seu posicionamento legal fora da jurisdição do Tribunal Penal Internacional, que protege Putin das sanções contra ele decretadas pelos crimes de guerra, de deportação ilegal de população (crianças) e transferência ilegal de população (crianças) da Ucrânia para a Rússia. Os Estados Unidos não são membros do tribunal e não têm obrigação de prendê-lo. O local do encontro será a Base Conjunta ElmendorfRichardson, a maior base militar do Alasca, local chave dos Estados Unidos para a prontidão militar do Ártico. Construída em 1940 serviu de apoio durante a Guerra Fria. Continua a crescer devido à sua localização estratégica e instalações de treinamento. Como observa o The Guardian, o Alasca naturalmente distancia a cúpula da Ucrânia e das capitais europeias, alinhando-se ao interesse de Putin em um diálogo privado focado em sanções, fronteiras da OTAN e temas estratégicos mais amplos — não apenas a guerra. O que se pode esperar da reunião é que ela seja, como previsto pelos americanos, “exercício de escuta”, com o objetivo de avaliar as intenções de Putin diretamente. Editorial de periódico russo escreveu que a cúpula era “mais do que apenas uma reunião entre dois líderes” e um “retorno à lógica do diálogo direto sem intermediários”. Fica no ar a pergunta: “será que Donald Trump conseguirá fazer o papel de pacificador entre a Rússia e a Ucrânia e pôr fim à guerra?”. Queira Deus, que sim.
HOJE NA HISTÓRIA
1534 - Santo Inácio de Loyola cria a Companhia de Jesus, uma ordem de homens católicos romanos.
1914 -Após uma década de trabalho contínuo, o Canal do Panamá é aberto para o tráfego. Desde sua inauguração, mais de 800.000 navios atravessaram o canal.
1947- A independência da Índia é proclamada e Pandit Nehru se torna primeiro-ministro do país.
1948- É proclamada a República da Coréia.
1960-A República do Congo é proclamada uma nação independente dentro da Comunidade Francesa.
1961 - Operários da Alemanha Oriental iniciam a construção do Muro de Berlin.
1974 - Brasil reconhece a República Popular da China. 1995- Cinquenta anos após o término da Segunda Guerra Mundial, o Japão pede perdão pelas atrocidades cometidas durante o conflito.
CURTINHAS
FILME
“Invictus”- HBO e Prime Vídeo - Eleito presidente, Nelson Mandela (Morgan Freeman) tinha consciência que a África do Sul continuava sendo um país racista e economicamente dividido. A proximidade da Copa do Mundo de Rúgbi fez com que Mandela resolvesse usar o esporte para unir a população. Para tanto chama para uma reunião François Pienaar (Matt Damon), capitão da equipe sul-africana, e o incentiva para que a seleção nacional seja campeã.
SEMINÁRIO DO PL
A partir das 8 horas de amanhã, 16, será realizado em Natal, mais um seminário sob coordenação do Partido Liberal, através do programa “Rota 22”. No Olimpo Recepções, os participantes estarão reunidos com o deputado Valdemar da Costa Neto, presidente nacional do PL e Michelle Bolsonaro, presidente nacional do PL Mulher. A entrada é gratuita. Presente o senador Rogério Marinho, coordenador dos trabalhos.
Leia o “blog do Ney Lopes” – informação e opinião
Pela primeira vez desde que os açudes Itans e Gargalheiras foram construídos, há mais de 60 anos, uma série de ações governamentais avança para garantir o abastecimento de água de 22 municípios do Rio Grande do Norte, localizados no Seridó e na região da Serra de Santana.
Em dia histórico para a segurança hídrica das duas regiões, as águas da transposição do projeto São Francisco chegaram na quarta-feira, 13, ao território potiguar e seguiram caminho em direção a Jardim de Piranhas. Daqui elas seguem pelo leito do Rio Piranhas/Açu para as barragens Oiticica e Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves.
No primeiro momento, a água será usada para reforçar o abastecimento das cidades servidas pela adutora Manoel Torres: Caicó, Timbaúba dos Batistas, São Fernando e Jardim de Piranhas. Mais adiante vai ser distribuída para Currais Novos, Florânia, Cruzeta, Acari e São Vicente. Quando todas as adutoras do Projeto Seridó estiverem operando, a cobertura vai atingir todos os municípios da região.
“Mais do que segurança hídrica, que é fundamental
VELHO CHICO / Em dia histórico para a segurança hídrica do RN, as águas da transposição do chegaram à região do Seridó
para a saúde e para o desenvolvimento sustentável, as águas da transposição são sinônimo de esperança, trazem dignidade e sentimento de justiça social para nós, filhos do Nordeste, geram oportunidades no campo e na cidade”, observou a governadora Fátima Bezerra, que recebe o ministro
A água da transposição vai impulsionar a agricultura familiar
O momento histórico da chega da água do rio São Francisco no Rio Grande do Norte foi saudado nesta quinta-feira, 14, pelos técnicos da área de recursos hídricos dos governos estadual e Federal. O prefeito de Jardim de Piranhas, Rogério Soares, fez uma visita ao ponto de captação de água da Adutora Manoel Torres nesta manhã. Ele disse que a segurança hídrica representada pela transposição vai impulsionar o desenvolvimento do município.
“Havia muitas empresas
interessadas em investir em Jardim, mas a questão da água era um limitador. Agora é diferente. Novas empresas virão pra cá. A água da transposição vai impulsionar a agricultura familiar. Vai ter água para a produção, para o sustento da família, vai gerar emprego e renda. Isso é uma benção.”
Agricultor, 77 anos, proprietário do Sítio Riacho dos Couros, Sebastião Raimundo Maia, considera a chegada das águas do São Francisco como “a melhor notícia dos últimos tempos. No passado, sofre-
da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, na próxima terçafeira, 19, em Jardim de Piranhas.
A governadora e o ministro vão ao ponto de captação de água usado pela Caern — trecho no rio Piranhas/ Açu conhecido como “Sacaria” —, e onde a Companhia
mantém uma estação de bombeamento que leva água para vários municípios da região através da adutora Manoel Torres.
Oficialmente, as águas da transposição chegaram ao Rio Grande do Norte às 23h53 do dia 13 de agosto de 2025, segundo registro do Ministério da Integração e
mos muito sem água no rio. Agora, não! Isso pode atrair novos investimentos para nossa cidade”, destaca ele.
“Este marco representa o culminar de anos de trabalho, engenharia de grande escala e esforço conjunto entre governos e comunidades. A chegada da água sim-
boliza segurança hídrica, fortalecimento da agricultura, geração de empregos e a concretização de um sonho antigo do povo nordestino”, reforça o engenheiro agrônomo e presidente do Instituto de Águas do Estado do Rio Grande do Norte (IGARN), Procópio Lucena.
do Desenvolvimento Regional, que monitora o trajeto, quilômetro a quilômetro, desde a abertura das comportas do açude São Gonçalo, em Sousa/PB. “A chegada das águas do São Francisco ao Rio Grande do Norte representa segurança hídrica para as atuais e futuras gerações. Essa in-
tegração de bacias não é apenas uma obra de engenharia; é uma política de Estado que garante desenvolvimento sustentável, fortalece a economia e leva cidadania para milhares de famílias potiguares”, afirmou o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Paulo Varella.
Municípios serão atendidos pelas adutoras do Projeto Seridó
O uso de água do Projeto de Integração do São Francisco (PISF) como escudo protetor de garantia hídrica, faz parte de um grupo de ações governamentais, juntamente com a construção de adutoras e de um reservatório de grande porte (Oiticica), para atender às demandas de consumo humano e desenvolvimento sustentável da região de maior vulnerabilidade hídrica do Estado.
Essas ações ganham relevância diante da constatação de que as mudan-
ças climáticas estão tornando mais frequentes e intensas as secas no Semiárido nordestino. De acordo com dados de monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn), o Rio Grande do Norte teve 10 anos de seca em duas décadas e meia do Século 21. Os 24 municípios que serão atendidos inicialmente pelas adutoras do Projeto Seridó têm hoje cerca de 290 mil habitantes e um total de 101 mil domicílios particulares, segundo dados do IBGE.
ZOONOSES / Os bairros que terão vacinas disponíveis são Nova Mossoró, Redenção, Belo Horizonte, Boa Vista, Pereiros, Ilha de Santa Luzia, Alto de São Manoel e Nova Betânia
A vacina é destinada para cães e gatos a partir dos 3 meses de vida
Nesta sexta-feira, 15, acontece mais um mutirão de vacinação antirrábica em Mossoró. Conforme dados da Secretaria municipal de Saúde, as vacinas, destinadas para cães e gatos, estão disponíveis das 7h30 às 11h, em 10 pontos da zona urbana da cidade, garantindo mais facilidade para a imunização dos animais.
O mutirão de vacinação antirrábica contempla todas as regiões da cidade, com pontos espalhados por bairros como Nova Mossoró, Redenção, Belo Horizonte, Boa Vista, Pereiros, Ilha de Santa Luzia e Alto de São Manoel. Além disso, haverá um ponto de vacinação na Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), localizada no bairro Nova Betânia.
A Coordenação de Saúde e Bem-estar Animal reforça que a vacinação é fundamental para proteger a saúde dos animais e prevenir a raiva em humanos, uma doença grave e quase sempre fatal. Cães e gatos imunizados ajudam a reduzir a circulação do vírus e aumentam a segurança de toda a comunidade.
As vacinas são destinadas para animais a partir dos três meses de vida, inclusive aqueles que já foram vacinados no ano passado. Os tutores devem ficar atentos aos animais prenhes, enfermos e em tratamento de
saúde, comunicando às equipes sobre a situação. Além disso, em caso de animal bravio, a orientação é que o tutor leve o pet com a focinheira no ato da vacinação.
A Prefeitura de Mossoró reforça que manter a vacinação em dia é um ato de responsabilidade e cuidado, garantindo a saúde dos animais e a proteção de toda a população. Medida essencial de saúde pública, a vacinação é uma forma segura de prevenir a raiva, uma doença viral grave e quase sempre fatal, que pode afetar humanos e animais.
Cães e gatos imunizados ficam mais protegidos, e a vacinação em massa ajuda a impedir a circulação do vírus na comunidade, garantindo mais segurança para todos. A imunização deve ser feita anualmente e
é indicada para animais a partir dos três meses de idade, incluindo aqueles que já receberam a vacina no ano anterior.
Mutirões como o de hoje estão sendo realizados pela Prefeitura de Mossoró há alguns dias e já vacinaram cerca de 4 mil animais, na zona urbana do município.
A vacinação antirrábica foi iniciada em Mossoró no dia 14 de julho, nas comunidades rurais do município. No dia 1º de agosto, ela começou a ser realizada nos bairros da zona urbana.
De acordo com dados da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), um balanço realizado entre os dias 14 e 28 de julho, quando a vacinação aconteceu na zona rural do município, 2.332 animais foram vacinados contra a raiva. Deste total, foram 1.525 cães e 807 gatos.
• Nova Mossoró: Estande da Mister e Pizzaria Forno a Lenha
• Redenção: UBS Dr. Moisés da Costa Lopes
• Belo Horizonte: Praça da Pirâmide
• Boa Vista: Praça Raimundo Rubira e UBS Raimundo Renê
• Pereiros: UBS Dr. Helênio Gurgel
• Ilha de Santa Luzia: UBS Antônio Camilo
• Alto de São Manoel: Conselho Comunitário do Pirrichil
• Nova Betânia: Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ)
cesar@defato.com
MDB DE WALTER ALVES
Ovice-governador Walter Alves está esmerando o projeto eleitoral do MDB para 2026. Ele já disse que a prioridade é eleger o maior número possível de deputados estaduais e federais, com objetivo de a legenda reafirmar o seu tamanho no Rio Grande do Norte e, por gravidade, retomar o protagonismo político. Walter tem articulado 24 horas por dia para construir nominatas com densidade eleitoral. Numa das frentes, é provável que o MDB receba em seus quadros seis deputados estaduais, com cinco praticamente certos: Ezequiel Ferreira de Souza, Ubaldo Fernandes, Dr. Bernardo Amorim, Kleber Rodrigues e Galeno Torquato, todos da atual bancada do PSDB. O sexto parlamentar seria Ivanilson Oliveira, do União Brasil, com quem Walter se reuniu no início desta semana para apresentar o projeto do partido. A chapa à Assembleia Legislativa terá outros nomes de relevo como o prefeito de Parelhas, Dr. Tiago Almeida, que está saindo do PSDB para o MDB, e o assessor parlamentar Saintclair Câmara, conhecido como “Saintclair de Garibaldi”, dada a sua história política com o ex-governador Garibaldi Filho, pai de Walter. Quanto à nominata à Câmara dos Deputados, há um diálogo aberto para o MDB receber o ex-prefeito Carlos Eduardo, o ex-deputado Kelps Lima e o ex-candidato a deputado Abraão Linconl, que se juntariam ao deputado estadual Dr. Bernardo na chapa federal. Seria, sem dúvida, uma nominata capaz de devolver ao MDB potiguar a sua representação na Câmara dos Deputados. Além da disputa proporcional, Walter Alves não deixa escorregar a atenção na sucessão estadual. Valendo lembrar que ele será governador a partir de 1º de abril de 2026.
A prefeita de Pau dos Ferros, Marianna Almeida (PSD), cumpre agenda em Mossoró nesta sexta-feira, 15. Na agenda, lançamento da Finecap 2025, às 8h, no auditório do Senai. A prefeita vai anunciar as novidades da maior feira de negócio do interior do estado, que acontecerá em setembro.
É notícia...
1 2 3 4
Se os Estados Unidos não quiserem comprar (produtos do Brasil), não vou ficar chorando, rastejando”
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA Presidente do Brasil
A governadora Fátima Bezerra (PT) anunciou apoio de R$ 1 milhão para a Finecap 2025. Os recursos serão investidos em infraestrutura e segurança do evento. O apoio foi confirmado nesta quintafeira, 14, durante encontro de governadora e a prefeita Marianna Almeida em Natal.
A Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, em Areia Branca, será encerrada hoje com a tradicional procissão dos marítimos. Tem ainda o show do padre Fábio de Melo, às 20h.
A Estação das Artes Elizeu Ventania começa a receber a estrutura da Feira Internacional de Fruticultura Tropical Irrigada - Expofruit. O evento será realizado entre 20 a 22.
De janeiro a junho, o Banco do Nordeste contratou R$ 34,8 bilhões e desembolsou R$ 29,1 bilhões. Crescimento de 19,2% em relação ao mesmo período de 2024, o melhor semestre em seus 73 anos de história.
A universitária Jéssica Thaís Gurgel, do Campus da Uern de Patu, ganhou o Prêmio Paulo Freire, região Nordeste, e se credenciou para XX Encontro Nacional das Licenciaturas, em Brasília. Ela está no 6º período do curso de Pedagogia.
O deputado estadual Galeno Torquato (PSDB) tornou-se inelegível esta semana. Ele foi condenado pela Justiça Federal da 5ª Região, em Recife-PE, numa ação de improbidade quando foi prefeito na cidade de São Miguel. A condenação por colegiado torna o réu inelegível. Cabe recurso ao Supremo.
A Liga de Mossoró de Estudo e Combate ao Câncer (LMECC) promove neste sábado, 16, um mutirão de consultas dentro da campanha “Agosto Branco”. Estarão disponíveis 100 tomografias, exame de rastreio para o câncer de pulmão. O Atendimento será realizado no Hospital da Liga, a partir das 8h.
Estamos iniciando a segunda quinzena de agosto e nada da licitação da duplicação da BR304, que seria lançada em julho. O Ministério dos Transportes esticou o prazo para até a primeira semana de setembro. Todas as licenças para a execução das obras foram assinadas.
GOLPE
Pesquisa Datafolha revela que 24 milhões de brasileiros foram vítimas de golpe do PIX ou boleto falso. 1 em cada 3 brasileiros sofreu golpe on-line nos últimos 12 meses. O prejuízo é de quase R$ 29 bilhões. É o retrato do Brasil.
Material genético / Iniciativa promoveu nesta semana em Natal o Dia D da Semana Nacional de Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas
ASecretaria Estadual de Segurança Pública do Rio Grande do Norte (SESED-RN) realizou nesta semana uma ação de coleta de DNA de familiares de pessoas desaparecidas. A atividade aconteceu em Natal e familiares puderam registrar boletim de ocorrência e doar material genético para ajudar na identificação e localização de entes queridos.
A ação foi realizada na última quarta-feira (13), dentro do Dia D da Semana Nacional de Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas. Na ocasião, a Perícia Criminal do RN, em parceria com a Polícia Civil, atendeu um número considerável de pessoas. Os dados dos atendimentos ainda não tinham sido divulgados até o
fechamento desta matéria. A referida ação aconteceu no auditório da Delegacia Geral da Polícia Civil, em Natal, onde familiares puderam registrar boletim de ocorrência e doar material genético para ajudar na identificação e localização de seus entes queridos. A iniciativa integra a Mobilização Nacional de Identificação de Pessoas Desaparecidas, coordenada pelo MJSP. Em 2024, a campanha coletou 1.645 amostras de DNA de familiares de 1.292 desaparecidos em quase 300 postos por todo o Brasil. A Sesed lembrou que a coleta é gratuita, rápida, segura e indolor e que acontece o ano todo no RN nas unidades do ITEP em Natal, Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros.
A secretaria explicou que quem pode participar são os pais biológicos da pessoa desaparecida, filhos e cônjuges (desde que haja filho em comum, e a criança também participe), e irmãos biológicos (preferencialmente de
O Sindicato dos Policiais Penais do Rio Grande do Norte (SINDPPEN-RN) se pronunciou nesta quinta-feira (14) sobre a ação que está em andamento no Tribunal de Contas do Estado, a respeito da alimentação fornecida aos presos pela Secretaria de Administração Penitenciária
potiguar (SEAP/RN)
O SINDPPEN-RN aproveitou para reforçar a denúncia de fornecimento de chocolates e refrigerantes para apenados. “Não é de hoje que o SindppenRN denuncia absurdos como o fornecimento de chocolates e refrigerantes para os apenados. Recen -
Delegado do RN é destaque em Curso de Operações Táticas Especiais na PB
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte teve um representante no IV Curso de Operações Táticas Especiais (COTE), promovido pela Polícia Civil da Paraíba, por meio da Academia de Ensino da Polícia Civil (Acadepol). O delegado de polícia Iury Cabral, diretor da Coordena-
doria de Operações e Recursos Especiais da PCRN (CORE), concluiu a formação em primeiro lugar geral, obtendo o melhor desempenho técnico, físico e psicológico da turma. O curso, com duração aproximada de 90 dias, teve como objetivo capacitar policiais para atuar em
temente, até mesmo salgadinhos foram disponibilizados em um evento no feminino da João Chaves”, lembrou o sindicato em vídeo publicado ontem em rede social.
“Esse tipo de item não está previsto em contrato com as empresas que fornecem a alimentação re -
situações críticas e de alto risco, com instruções de tiro com pistola e fuzil, combate em ambiente confinado (CQB), patrulhamento urbano e rural, operações aéreas, atendimento pré-hospitalar tático (APH) em ambiente hostil, defesa pessoal aplicada e técnicas de atirador designado. As atividades ocorreram sob condições extremas de frio, calor, privação de sono e exaustão física.
As instruções foram ministradas por grupos de eli-
ambos os pais e, se possível, do sexo masculino). Além disso, é importante estar portando documento oficial com foto do familiar doador, foto da pessoa desaparecida (se disponível) e objetos pessoais com material biológico (ex.: escova de dentes, escova de cabelo).
gular dos presos e, portanto, há necessidade de se apurar”, acrescentou o material, com depoimento da presidente do sindicato, Vilma Batista. A entidade ressaltou ontem que no fim de dezembro de 2024 já tinha denunciado situações inusitadas relacionadas ao fornecimento de alimentação, como “regalias natalinas aos apenados”.
Até o fechamento desta matéria, ainda não havia sido divulgado nenhum posicionamento oficial da Seap/RN acerca do assunto.
te de diversas forças policiais e militares do país, em estados como Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Distrito Federal, permitindo a troca de experiências e o aperfeiçoamento de técnicas. Ao todo, 51 policiais se inscreveram, 22 iniciaram e apenas 11 concluíram a formação. A formatura aconteceu nesta quinta-feira (14), em João Pessoa, na Paraíba, com a presença de autoridades, familiares e operadores especiais.
!Ação possibilita que familiares possam registrar boletim de ocorrência e doar material genético para ajudar na identificação e localização de entes queridos
Incêndio em mata
O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) interviu na última quarta-feira (13) em um incêndio em vegetação às margens da BR-304, em Mossoró, na saída para Natal. A ocorrência considerada pela corporação como de “grande extensão”, foi registrada no começo da tarde. O órgão informou que o trabalho só finalizado cerca de quatro horas depois e que demandou quase oito mil litros de água. A instituição aproveitou para reforçar o apelo para se evitar queimadas em área de vegetação.
Crime por luxo
Uma mulher foi presa em flagrante na tarde da última quarta-feira (13), durante uma ação da Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações (DEFD), em Mossoró, após aplicar golpes utilizando cartões de crédito clonados para comprar roupas em uma loja de luxo da cidade. A informação é de que na residência da suspeita, os policiais ainda encontraram outras mercadorias que haviam sido adquiridas anteriormente pela mesma prática criminosa. Diante dos fatos, ela foi conduzida à delegacia e autuada em flagrante por fraude e estelionato. A Polícia Civil deve seguir investigando o caso, para identificar possíveis comparsas e a origem dos dados utilizados nos golpes.
O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte iniciou, nesta quarta-feira (13), um ciclo de aulas de defesa pessoal voltado para mulheres. A atividade está sendo realizada toda quarta-feira, às 15h, no 8º andar do Edifício Garagem, no prédio-sede do TJRN, em Natal, e tem o objetivo de capacitar as participantes a se protegerem de eventuais situações de risco. A iniciativa é aberta a todas as magistradas, servidoras, estagiárias e colaboradoras do Judiciário potiguar. O ministrante do curso é o major Gustavo Henrique Craveiro, faixa preta em Jiu-jítsu.
futebol / Clube pleiteia na Justiça direito de retomar controle da SAF se Eagle descumprir obrigações
Rio – Em meio a uma crise societária, o Botafogo está pleiteando na Justiça do Rio de Janeiro o direito de retomar o controle da SAF caso a Eagle Football descumpra obrigações de aportes prevista no acordo de acionistas.
O pedido consta de uma contestação protocolada há pouco pelo Alvinegro junto à 2ª Vara Empresarial da capital, onde tramita uma ação movida pela holding para impedir que John Textor tome decisões sem consultar a empresa.
A Eagle alega que o americano cometeu “diversas medidas ilícitas” no comando do Botafogo nas últimas semanas e quer a suspensão desses atos, como a cessão de créditos para uma companhia nas Ilhas Cayman, no valor de até 150 milhões de euros.
A cessão foi definida em Assembleia Geral Extraordinária de Acionistas do
Botafogo (AGE) e Reunião do Conselho de Administração do Botafogo (RCA), cujos efeitos a holding quer suspender.
Na contestação, o Botafogo afirma que que a guerra societária entre a Eagle e a SAF “em nada aproveita ao clube associativo” e à sua torcida.
Os advogados sustentam que, se as acusações feitas tanto pela holding quanto pela SAF se confirmarem, estará configurada uma série de descumprimentos contratuais, desvios financeiros e vendas indevidas de jogadores, além de crimes e responsabilidade por perdas e danos que podem chegar a bilhões de reais.
Por esse motivo, o Botafogo informou à Justiça que não hesitará em exercer seu direito de retomar o controle da SAF, assegurado pelo acordo de acionistas, celebrado em 2022. Isso vai depender dos desdobramentos dos proces -
sos e de uma eventual arbitragem que se avizinha. Segundo os advogados, o clube vem sendo sondado por “robustos e conhecidos” investidores, que têm demonstrado interesse em o controle da SAF.
Ou seja, o Botafogo quer que, ao decidir sobre os pedidos em caráter liminar, a
Emerson Royal releva cobrança da torcida e se desculpa: ‘Não sou nenhum robô’
Emerson Royal passou longe de ter uma boa atuação na vitória do Flamengo por 1 a 0 sobre o Internacional, pelo jogo de ida das oitavas de final da Libertadores. Após sofrer uma entorse no tornozelo esquerdo logo no início da partida, o lateral-direito que foi uma das novidades de Filipe Luís na escalação não conseguiu desempenhar bem e acabou sendo alvo de críticas das arquibancadas.
Substituído no intervalo, porém, o camisa 22 recém-chegado relevou a
cobrança dos rubro-negros falando na zona mista do Maracanã e até pediu desculpas:
“Isso aí jamais vai atrapalhar. Sou um jogador que tem uma certa experiência, isso é normal, a torcida está no direito dela. Se eu não pude render no meu nível 100%, eles estão no direito de cobrar. Foi no começo do jogo, eu tive uma entorse e acabou condicionando um pouco o meu jogo. Eu não conseguia arrancar, saltar, mudar de direção, isso acabou complicando um pou-
co”, revelou.
“Como eu falei, a torcida está no direito dela, isso não muda nada na minha confiança. Eu entendo o lado deles, eles vão entender o meu lado também, porque eu não sou nenhum robô. Tentei ao máximo ficar em campo para poder ajudar o Flamengo. E se, de alguma forma, não foi aceito... se, de alguma forma, eu prejudiquei, peço desculpas. Mas, dentro de campo, eu estava só para ajudar o Flamengo”, declarou.
Justiça resguarde seu direito já adquirido e vigente. Em seu entendimento, o clube pode diluir a participação da Eagle (acionista majoritária), se comprovar que a holding descumpriu as obrigações previstas em acordo.
Diz o documento: “O interesse maior do Clube As-
Royal disse ter tentado voltar para o segundo tempo, mas foi vetado pelo departamento médico:
“Eu poderia muito bem, ali com dois minutos de jogo, levantar a mão e pedir para sair, mas isso não é a minha personalidade, não sou essa pessoa, isso foge dos meus princípios. Vou tentar até o final. Queria tentar, ainda pedi para o doutor me dar uma injeção, fazer alguma coisa. Eu pedi: “Por favor, faz algo porque eu quero tentar ajudar o Flamengo no segundo tempo, mas optamos por não voltar, porque, com o decorrer do jogo, minha performance ia cair ainda mais”, contou.
sociativo reside na preservação de sua integridade institucional e patrimonial, de modo que a perpetuação deste litígio, além de não trazer ganhos efetivos, agravará os impactos negativos sofridos pelo por todos os envolvidos, além de trazer uma indesejável insegurança à credibilidade
perante investidores”. Para rever o controle, o Botafogo já tem a promessa de conseguir R$ 120 milhões. O clube obteve uma autorização para emissão de uma carta de crédito, dada pelo Banco Clássico, que pertence a Juca Abdalla, historicamente ligado ao Botafogo.
Real Madrid tem a marca de futebol mais valiosa do mundo
O Real Madrid tem, pelo segundo ano consecutivo, a marca de futebol mais valiosa do mundo, estimada em 1,9 bilhão de euros — R$ 11,9 bilhões. É o que aponta o estudo “Football 50-2025”, publicado pela consultoria Brand Finance.
A marca do clube espanhol subiu 14% no último ano e atingiu novo recorde.
Esse é o quarto ano seguido que o Real Madrid tem a marca mais forte do futebol, algo analisado de outra forma pela Brande Finance do que o valor da marca. O clube espanhol também tem o maior valor
empresarial, de acordo com o relatório da consultoria, que trata das 50 principais marcas de clubes de futebol do mundo.
O Flamengo é o único representante do Brasil e da América do Sul no ranking, em 44º lugar. A Inglaterra conta com 18 marcas de clubes na lista de 50. Uma marca forte e valiosa gera receita para o clube por meio de patrocínios, merchandising e engajamento de torcedores, explica a Brand Finance. Além disso, atrai melhores jogadores e investimentos.
OABC enfrenta uma situação inusitada na tabela da Série C do Campeonato Brasileiro. O alvinegro potiguar está na zona de rebaixamento, mas, ao mesmo tempo, está a apenas quatro pontos do G-8, a zona de classificação. Restando apenas três rodadas para o fim da primeira fase, o cenário é de tensão total.
Para escapar da temida “guilhotina”, a equipe precisa conquistar pelo menos seis dos nove pontos ainda em disputa. Ou seja, os torcedores podem reviver a tensão da temporada passada, com a diferença de que, em 2024, o clube não havia figurado na zona de rebaixamento em nenhum momento até agora.
Neste momento decisivo, não há mais margem para erros. O técnico Rodrigo Santana sabe que, para manter o clube na divisão em que o encontrou, será fundamental vencer pelo menos um dos dois jogos restantes em casa. O
próximo desafio será contra o Guarani de Campinas, que também briga por uma vaga no G-8 e precisa pontuar para se afastar do Z-4, do qual está separado por apenas três pontos. A pequena diferença de apenas quatro pontos entre o 18º colocado e o oitavo lugar comprova o equilíbrio da competição. Atualmente, apenas Caxias, Náutico, São Bernardo, Ponte Preta e Londrina — os cinco primeiros colocados — têm uma situação mais confortável. Os demais clubes ainda lutam intensamente para atingir seus objetivos.
O ABC está empatado em pontos com o 17º colocado (Figueirense), à frente apenas de Retrô e Tombense, que estão praticamente rebaixados. Os principais concorrentes na luta contra a queda são Figueirense (17 pontos), Maringá (18), Itabaiana (18) e Anápolis (19).
De acordo com o site “Chance de Gol”, com duas
série c / Alvinegro vive um drama e precisa de duas vitórias para sobreviver
vitórias nas três partidas restantes (chegando a 23 pontos), o ABC teria 97% de chances de permanência. Com uma vitória e dois empates (22 pontos), a probabilidade ainda seria alta: 95%.
Sem vencer como mandante há quase cinco meses, a comissão técnica e os jogadores sabem que qualquer tropeço diante de Gua-
msantos@defato.com
brutal criado na Rússia busca espaço no Brasil com Zuluzinho
Crani e Itabaiana, em Natal, pode ser fatal.
PRESSÃO NO
FRASQUEIRÃO
“Agora é trabalhar a semana, trazer confiança para o grupo e levar isso para dentro de campo, em Natal, buscando o resultado que interessa. Sabemos que está difícil atuar no Frasqueirão, onde há muita pressão. Convocamos o
om regras rígidas, estética brutal e uma boa dose de polêmica, o “tapa na cara” (slap fighting) está conquistando milhões de fãs ao redor do mundo. O esporte, que consiste basicamente em dois competidores se revezando em violentos tapas no rosto, tem ganhado força nas redes sociais e já soma mais de seis milhões de seguidores em plataformas digitais.
Apesar de soar bizarro para muitos, a modalidade tem atraído um público crescente, impressionado com a resistência física dos participantes e com o clima de tensão durante os duelos. Os torneios seguem regras específicas: os atletas não podem se esquivar, recuar ou defender o rosto. O objetivo é resistir ao maior número de golpes — ou derrubar o adversário.
Criado na Rússia e com competições cada vez mais populares nos Estados Unidos e na Europa, o slap fighting agora tenta se firmar no Brasil por meio de “Zuluzinho”, brasileiro de 46 anos, considerado o pioneiro nacional na modalidade.
Filho do lendário “Rei Zulu”, ícone do MMA brasileiro, Zuluzinho carrega no sangue a tradição das lutas. Ele se consagrou campeão mundial de slap fighting em 2020 e, desde então, atua como figura central na promoção do esporte no país.
ABC o aBC segue se movimentando no mercado para reforçar o elenco na reta decisiva da série C do Campeonato Brasileiro. o clube confirmou a contratação do meia allisson tadei, emprestado pelo Joinville/s C, e do atacante Ronaldy, que estava defendendo a tuna Luso/Pa**.
ATENÇÃO DIVIDIDA
as contratações chegam em um momento crucial da série C. o aBC vive uma situação delicada: luta diretamente contra o rebaixamento, mas ainda mantém chances matemáticas de alcançar a zona de classificação. No entanto, a prioridade neste momento é afastar-se da parte de baixo da tabela.
CABAR é
o centroavante Everton Cabaré está de volta ao Baraúnas. o tricolor anunciou oficialmente a contratação do atacante nesta quinta-feira, 14, marcando o retorno do jogador ao clube para sua segunda passagem.
C REDENCIADO
Na primeira vez em que vestiu a camisa do “Leão do oeste”, Everton Cabaré se destacou tanto na segunda divisão quanto na elite do Campeonato Potiguar, chamando atenção com boas atuações e alguns gols decisivos. o desempenho positivo foi determinante para o seu retorno à equipe mossoroense.
torcedor para apoiar. Se for para criticar e tirar a confiança do grupo, é melhor que esse pessoal fique em casa”, afirmou Rodrigo Santana.
O treinador reconhece que entrar na zona de rebaixamento nesta fase da competição é extremamente delicado e reforça que protestos não ajudarão a equipe a reagir.
“A gente precisa do apoio
do torcedor neste momento. Isso pode ajudar a equipe a se comportar com mais confiança, repetir um primeiro tempo como o que fizemos contra o Caxias, com mais imposição, e manter o nível na segunda etapa. A gente percebe que, quando começam as trocas, o rendimento cai um pouco. Não é fácil para ninguém”, concluiu o comandante.
O Alecrim deu o pontapé inicial no planejamento para a disputa da segunda divisão do Campeonato Potiguar 2025. Nesta quintafeira, 14, o clube oficializou os primeiros nomes que irão compor o elenco alviverde na busca pelo retorno à elite do futebol do Rio Grande do Norte, da qual está fora desde o rebaixamento em 2023. Até o momento, três reforços foram anunciados para a equipe, que será comandada novamente pelo técnico Vandeilton Galdino, de volta ao Alecrim após dirigir o time na última temporada. Os primeiros nomes confirmados são: o zagueiro
Artur Potiguar, o lateral-direito Einstein e o lateral-esquerdo Pedro Maia. Einstein, que se destacou no Santa Cruz de Natal durante o Estadual e a Série D deste ano, chega com moral. Foram 22 jogos e um gol marcado em 2024. Revelado pelo América-MG, o lateral de 25 anos tem passagens por GuaraniMG, Rio Branco-SP e Votuporanguense-SP.
Já Artur Potiguar, de 31 anos, é natural de Vera Cruz (RN) e retorna ao clube para sua segunda passagem. Em
sua carreira, vestiu camisas de equipes como QFC, Globo, Santa Cruz de Natal, Riachuelo, Palmeira de Goianinha, Potiguar de Mossoró e Atlético Potiguar. Pedro Maia, por sua vez, vestirá a camisa alviverde pela terceira vez. O lateralesquerdo atuou pelo Globo no último Campeonato Potiguar e, em 2024, defendeu o próprio Alecrim na disputa da segunda divisão estadual.
ESTREIA DEFINIDA
O Alecrim fará sua estreia na competição no dia 5 de outubro, fora de casa, contra o Potyguar Seridoense. O duelo está previsto para acontecer no Estádio José Coronel Bezerra, o “Bezerrão”, em Currais Novos.
NOVO MANDO DE CAMPO
Nesta edição da Segundona, o Alecrim mandará seus jogos no Estádio Domício da Silva, o “Domição”, localizado no município de Senador Elói de Souza, a cerca de 73 km de Natal. O estádio passou recentemente por reformas estruturais, incluindo melhorias na iluminação, alambrado, pintura e áreas internas.
Jornal de Fato • SEXTa-fEira, 15 dE agoSTo dE 2025
Custo / Café em pó continua liderando como o produto com a maior elevação nos últimos 12 meses no município
Pelo segundo mês consecutivo, Mossoró apresentou aumento no preço médio da cesta básica elevando em mais de 20% nos últimos 12 meses o valor. É o que consta no Índice da Cesta Básica Essencial (ICBE), desenvolvido pelo Laboratório de Estudos Conjunturais, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (LECON/UFERSA), divulgado nesta quinta-feira (14).
De acordo com o último levantamento, a cidade observou um incremento de 1,5% no custo da cesta básica, totalizando R$ 566,05 em julho de 2025. A variação acumulada no ano atingiu 5,9%, enquanto nos últimos doze meses registrouse um aumento de 20,1%.
Em junho, a alta foi de 2,8% em relação ao mês anterior, com o valor médio da cesta de R$ 557,96.
No período que compreende agosto de 2024 a julho de 2025, cinco produtos que integram a cesta básica contribuem para esse aumento de mais de 20%. São eles: café em pó; tomate; carne bovina; óleo de soja; e margarina. Em relação ao mês, os produtos que mais contribuíram para a elevação de preço foram farinha, tomate, margarina.
O café em pó continua liderando como o produto com a maior elevação nos últimos 12 meses no município. A alta no período che-
ga a 77,7%. No ano o aumento acumulado chega a 53,7%, enquanto que na variação mensal o produto teve redução de 2,9% em relação a junho. O tomate também registra uma significativa alta no período. Em 12 meses, o preço do produto aumentou 64,2%. Já em 2025 a elevação fica em 33,1%. No mês o aumento fica em 5,8%.
A carne bovina vem logo na sequência com aumento de 30,2% nos últimos 12 meses. A elevação no ano chega a 7%, enquanto que o aumento em relação a junho ficou em 1,8%. O óleo de soja também é outro item da cesta básica que figura na lista dos que tiveram aumento no período. O percentual de aumento no período é de 21%. No entanto, nos sete primeiros meses de 2025, o produto registra queda de 6,2%, enquanto que em julho o item subiu 4%.
Por fim, a margarina registra alta de 19,1% entre agosto do ano passado e julho deste ano. A variação anual e mensal também é significativa, sendo 12,9% nos sete primeiros meses de 2025 e 14,7% em julho, se comparado com o mês anterior. O leite integral (+6,6%), o pão francês (+2,8%), e a farinha de mandioca (+1,8%) também registram alta nos últimos 12 meses em Mossoró.
Apenas quatro produtos da cesta básica apresentam redução no preço médio nos
O Município de Luís Gomes/RN, por intermédio da Comissão de Contratação, designada pela Portaria nº 104, de 18 de março de 2025, torna público para conhecimento dos interessados, que às 14h00min do dia 02 de setembro de 2025 (Horário de Brasília/DF), fará realizar licitação na modalidade Pregão Eletrônico nº 2025.08.12.017, tipo “menor preço por item”. A presente licitação tem por finalidade a escolha de empresa especializada para a implantação fracionada de Sala de Educação Tecnológica com Metodologias Ativas, utilizando recursos que estimulem a criatividade dos alunos, a fim de atender demanda especifica da Secretaria Municipal da Educação de Luís Gomes/RN, com recursos próprios e de convênios consignados na LOA - Lei Orçamentária Anual - exercício 2025, nas quantidades, especificações e demais condições descritas no Termo de Referência. A qual será realizada pelo Agente de Contratação Cleiedson Ismael, por meio do endereço eletrônico www.novobbmnet.com.br, plataforma do sistema BBMNET. O procedimento licitatório obedecerá ao disposto na Lei Federal nº 14.133, de 01 de abril de 2021, no Decreto Federal nº 11.462, de 31 de março de 2023, na Instrução Normativa nº 73/2022/SAGES, Instrução Normativa nº 3/2018/SAGES, em sua atua redação, no Decreto Municipal nº 429, de 11 de outubro de 2022, que regulamenta no âmbito do município a Lei Federal nº 14.133/2021, nas Instruções Normativas PMLG 002/2023, 003/2023, 005/2023. 006/2023 e 011/2023, todas datadas de 26 de dezembro de 2023, na Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, além das instruções, termos e demais condições contidas no edital e seus elementos constitutivos. Na fase externa, o edital do certame estará disponível gratuitamente no Portal Nacional de Compras Públicas – PNCP - www.portaldecompraspublicas.com.br, nos endereços eletrônicos www.novobbmnet.com.br, www.luisgomes.rn.gov.br e tce.rn.gov.br, podendo ser solicitado via e-mail cpl.lgomes@gmail.com e encontram-se à disposição dos interessados na sala da Comissão de Contratação da Prefeitura Municipal de Luís Gomes/RN, localizada a Rua Prefeito Francisco Fontes, nº 134, CEP nº 59.940-000, Centro, Luís Gomes/RN, a partir do dia 18 de agosto de 2025, no horário de expediente, das 08h00min às 17h00min.
Luís Gomes/RN, 14 de agosto de 2025
Cleiedson Ismael Agente de Contratação Portaria nº 104/2025
Em julho, a cesta básica em Mossoró registrou alta de 1,5%
últimos 12 meses em Mossoró. A maior queda é do preço do arroz. O item registra redução de 20,8% no período. No ano, a queda chega a 20,6%, enquanto que a variação mensal ficou em -0,5%.
Com uma queda menor vem açúcar cristal (-5,9%), feijão carioca (-4,4%) e banana prata (-0,3%). Em contrapartida, banana, café e arroz apresentaram as maiores reduções no mês passado. Em termos de distribuição urbana, a Zona Sul registrou o custo mais elevado (R$ 599,55), e a Zona Centro, o menor (R$534,64).
OUTRAS CIDADES
A pesquisa também traz
PMMS
dados das cidades de Angicos e Pau dos Ferros. O ICBE registrou queda na primeira e alta na segunda, respectivamente. O valor médio da cesta nos municípios pesquisados, incluindo Mossoró, foi de R$ 540,40. Pau dos Ferros interrompeu uma sequência de dois meses de redução no custo da cesta básica. A tendência de aumento no custo também foi observada em outras seis cidades nordestinas.
Considerando o agregado das três cidades, o destaque de maior aumento de preço vai para o tomate, que encareceu 6,3%. Em seguida, a farinha de trigo também registrou uma alta no-
O Município de Major Sales/RN, por intermédio da Comissão de Contratação, designada pela Portaria nº 100 de 12 de maio de 2025, torna público para conhecimento dos interessados, que às 09h00min do dia 28 de agosto de 2025 (Horário de Brasília/DF), fará realizar licitação na modalidade Pregão Eletrônico nº 2025.08.12.011, tipo “menor preço por item”. A presente licitação tem por finalidade a escolha de empresa especializada para fornecimento fracionado de materiais de consumo - pneus automotivos novos, câmaras de ar e baterias diversas, destinados à manutenção dos veículos pertencentes à frota municipal, a fim de atender demanda das secretarias municipais e órgãos que integram a estrutura administrativa do município de Major Sales/RN, com recursos próprios e de convênios que serão consignados na LOA - Lei Orçamentária Anual - exercício de 2025, nas quantidades, especificações e demais condições descritas no Termo de Referência. A qual será realizada pelo Agente de Contratação Pedro Henrique Silva Oliveira, por meio do endereço eletrônico www.novobbmnet.com.br, plataforma do sistema BBMNET. Major Sales/RN, 14 de agosto de 2025
Pedro Henrique Silva Oliveira Agente de Contratação Portaria nº 100/2025
tável de 2,3%. O leite teve um aumento mais modesto de 0,8%, enquanto a carne apresentou uma variação praticamente nula, com uma leve queda de 0,1%. O feijão, por sua vez, manteve o preço estável.
Por outro lado, na lista de produtos que ficaram mais baratos destaca se a banana com uma redução média de 17,1%. Outros itens essenciais que tiveram o preço reduzido incluem o café (-3,3%), o arroz (-2,9%), a margarina (-2,4%), o açúcar (-1,6%) e o óleo de soja (-1,2%).
Em Angicos, o valor médio da cesta básica para julho foi de R$ 553,50, repre-
sentando uma redução no mês de 3,7%. Quatro itens da cesta demonstraram elevação de preço, com leite, feijão e tomate sendo os principais. As reduções mais significativas foram observadas nos preços da banana, farinha e margarina.
Pau dos Ferros apresentou uma variação positiva de 0,6%, estabelecendo o valor da cesta em R$ 522,40. No acumulado do ano, a redução foi de 3,3%, enquanto nos últimos doze meses, a variação foi positiva em 21,9%. Itens como tomate, margarina e leite registraram aumento, ao passo que açúcar, feijão e arroz demonstraram redução nos preços.
PEDIDO DE LICENÇA DE
Prefeitura Municipal de Tenente Ananias-RN, CNPJ 08.357.667/0001-58, torna público que está requerendo ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte – Idema a LICENÇA DE INSTALAÇÃO para a Construção de Creche Pré-Escola Tipo 1 – Padrão FNDE, localizada a Rua Francisco Fernando Pinto, S/N – Bairro Rua Nova –
Tenente Ananias-RN.
Dayane da Silva Batista Prefeita
MARILENE PAIVA
Duas datas marcaram profundamente minha trajetória e se tornaram celebrações da vida. No dia 15 de agosto de 1965, cheguei ao mundo. Já no dia 14 de março de 2025, Deus me concedeu o milagre de renascer, após enfrentar um infarto agudo e um edema pulmonar agudo. Hoje, vivo com o coração ainda mais grato, consciente de que cada amanhecer é presente divino, e cada batida do meu coração é prova do amor e cuidado de Deus.
GRATIDÃO II
Serei eternamente grata pelas orações, preces e energias positivas que recebi de tantas pessoas queridas durante minha recuperação e cura. Cada gesto de carinho foi bálsamo para minha alma e força para o meu corpo. Agradeço, de modo especial, às doações de sangue, que, pela boa vontade de muitos, contribuíram para o sucesso das minhas safenas e mamárias. Hoje, carrego no peito não apenas cicatrizes, mas também a certeza de que fui envolvida por uma rede de amor e solidariedade que jamais esquecerei.
Alguns agradecimentos merecem nomes, outros ficam guardados no coração, mas todos com a mesma importância. Entre os profissionais da Medicina que considero verdadeiros anjos da guarda — sim, guardiões do meu benquerer — estão os médicos Fabiano Maximino, Arturo Rosado, Aline Gurgel, Bernardo Américo, Jonatas Carlos, Diego Ariel e Lana Lacerda, Felipe e Elano Cantídio, o cirurgião Hernani Gadelha, o perfusionista Jonas, Terêncio Barros, Jonatas Batista, Niedja Paiva e Felipe Rodovalho. Estendo minha gratidão a toda a equipe de administração na figura ímpar de Marcos, de laboratório, nas pessoas de Josselene e Roberta, enfermagem, técnicos, maqueiros, fisioterapeutas e nutrição do Hospital Wilson Rosado. Em especial, agradeço minhas técnicas do homecare, Clélia, Karol, Rafaella e Micaela, que se tornaram presença constante de cuidado e afeto. Minha família… ah, sem eles e sem a confiança deles em Deus, nada seria possível. Minha mãe, Alene, aos 82 anos, sempre aqui ao meu lado, superando-se a cada dia. Meu marido Charles, meus filhos Segundo e Marina, minha nora Mariana, Luiz Felipe, meu querido. Meus irmãos Mário Júnior e Magda com Pedro e João, André e Luciana com Daniel e Betina. Meus sobrinhos e sobrinha, tios, tias e primos. Aos Padres Guimarães Neto, Flávio Augusto, João Alfredo e Charles Lamartine, pela força espiritual. Ângela Karina, Rafaella Costa e Chrystian de Saboya, muito grata pela ajuda constante na coluna no jornal De Fato.
E os amigos… como listar todos? Por ordem do tempo, minha amiga Nara Lúcia Saraiva, Carlos Augusto e Fábia Lúcia, pela paciência infinita na escuta. A todos, minha mais profunda e eterna gratidão.
Hoje é o dia de celebrar vida nova da chiquíssima Fátima Carlos. Leonina, empresária de sucesso e muito amada. No clique, ao lado da sua mamis, Dona Ritinha Carlos. Saúde e alegrias!
Gosto de gostar do eterno Magnífico Walter Fonseca, aniversariante de hoje. Ganha os mimos da amada Sara Leão. Parabéns, meu amigo querido!
Hoje é dia de bolo confeitado para a querida Bebete Falcão, musa de Reginaldo e mamis da pop star Renata Falcão. Parabéns!
Feliz quem não exige da vida mais do que ela espontaneamente lhe dá” Fernando Pessoa
O todo bacana Ivonzéliton Nunes festeja mais um giro em torno do sol. Deus te abençoe infinitamente.
A professora Minerva Martins é uma leonina querida deste 15 de agosto. Parabéns, amiga!
A caçulinha do casal Otávio Domingos e Aguyda Yane, irmã de Guilherme, Yasmin, apaga velinhas hoje. Tudo melhor, bela!
Dividem o bolo conosco: Fátima Carlos, José Walter Fonseca, João Alfredo Brasil, Ivonzéliton Leite Nunes, Yasmim Santos, José Maltêz Benjamim, Minerva Martins, Iatamura Falcão, Lenilce Fernandes Moreira, Ana Cláudia Escórcio, Yasmin Santos, Carlos Galdino de Souza Júnior, Maria Salete Fernandes Queiroz, Lurdes Bernadete Falcão, Regina Celly Assis de Melo Nogueira, Geórgia Valdes, Wênia Fernanda Brasil, Anne Shirley Freire, Soraya Diniz, André Melo, Socorro Goes, Janilce da Silva Falcão, Wagner Aquino e Priscila da Costa Oliveira. Harmonia, saúde, paz e muito sucesso, meus amores!
sargi13tario@hotmail.com
Sonhe como se você fosse viver para sempre. Viva como se você fosse morrer hoje.”
JAMES DEAN
O SUCESSO DA FESTA DOS DESTAQUES (4)
Ainda repercutindo bem a Festa dos destaques, edição 2025, promovida e organizada por este Colunista no último 2 de agosto, na aaBB. repercussão também em vista às homenagens prestadas, denominando de troféu “Saturno almeida” para os destaques profissionais e empresariais. Homenagem justa pelo homem probo e dedicado ao mundo do trabalho por várias décadas em nossa cidade. também a denominação da Comenda “ana ilda ayala Sena alves Pinto”, para reconhecer o apoio das Madrinhas, Padrinhos e Patrocinadores, homenagem significativa à querida e saudosa aninha que nos deixou recentemente para a vida celestial. tivemos os aplausos de toda sociedade.
f azemos o registro que trabalhamos mais um ano junto à equipe competente da r P Mídia e g ráfica, e a Marketing i mpactooh, sob o comando de Romero Souza, a gerência de g lícia Borges e a recepção de a na;
As Comendas foram assinadas pela avante Comunicação, à frente i halamo e Vanessa. Já o troféu foi assinado pela arte da Promova, leia-se a rthur de Sá e produção de Moisés Nunes Comunicação Visual.
SERTÃO LINK
fundada em 2009 pelo empreendedor Tadeu Rodrigues Sarmento, nasceu da necessidade real de conectar a população de tenente ananias/rN, onde tudo começou. diante de um cenário desafiador, a empresa foi criada com o propósito de oferecer um serviço de internet que atendesse, de imediato, às demandas daquela comunidade. Hoje, a Sertão Link afirma seu lugar de maiores empresas entre os provedores independentes de internet no rN, sendo pioneira na implementação da tecnologia de fibra óptica em diversas cidades atendidas. atua no alto oeste Potiguar e nas zonas rurais de diversas cidades da Paraíba. Por tudo isso foi homenageada como patrocinadora e parceira essencial da Festa dos destaques 2025. a toda equipe nossa gratidão, e ao empresário tadeu rodrigues, a admiração de muitos pelo compromisso com o desenvolvimento regional. Cumprimentos e agradecimentos pela atenção da parceria.
Momento de homenagem aos 25 anos do Jornal de Fato, o casal César Santos/Ângela Karina recebe o Troféu "Saturno Almeida" do promotor da FD/2025, LB, tendo ao lado o Colunista De Fato e Cerimonialista Sérgio Chaves. Merecidamente!
Soraya Vieira e Sérgio Chaves recepcionam o casal lord de Caraúbas, Wandilson Ramalho/Tica Soares. Presenças chiques na Festa dos Destaques.
Casal destaque em Fisioterapia, Oséas Rêgo/ Andressa Lopes Rêgo; ela Madrinha da FD/ 2025.
Escola FISK,
Hoje celebramos a vida da querida Marilene Paiva. Um brinde à saúde, felicidade e sucesso! Bolo celebrativo em família. Ausência sentida na Festa dos Destaques 2025.
A Prefeita Marianna Almeida em pouse com Toinha Queiroz, esta que representou a Madrinha Zerimá Vilaça.
Destaque como Radialista, Deivid Neris, ladeado por familiares, aplaudindo sua vitória. FD/2025 AABB.
Arnaldo Maia/Geralda, ele Padrinho da
georgianoazevedo@gmail.com
O casal de cirurgiões-dentistas, Dr. Ney Robson Vieira Alencar (implantodontista) e Dra. Kátia Maia (radiologista) ainda em festa pela aniversário de 28 anos da ORAL Clínica, conceituada por entregar excelência em cada atendimento, com uma visão inovadora e pioneirismo em diversas áreas da odontologia, como implantes dentários, radiologia e, mais recentemente, o fluxo digital.
Dia de festejar a vida de Marilene
Daqui enviamos um forte abraço desejando muita saúde, felicidade, amor e paz!
A semana de festa para Felipe Almeida, produtor e decorador da equipe Master Produções e Eventos, pela passagem do aniversário!
Socorro Couto comemorou idade nova ontem, 14, ao lado de amigas com café da manhã no Hotel Thermas. Só alegria!
Beijos para a estilista e empresária Fátima Carlos, que está aniversariando hoje.
Samira e Silvana festejando idade nova da mamãe Socorro Couto.
A turma de hidroginástica do Hotel Thermas com a aniversariante Socorro Couto.