GRAVATAÍ
MAIS SAÚDE EM GRAVATAÍ Prefeitura de Gravataí e Santa Casa anunciam obra de nova emergência SUS
“E
ste é mais um dia para ficar marcado na história da saúde de Gravataí.” Com esta frase, o prefeito Luiz Zaffalon abriu a cerimônia de anúncio da construção da nova emergência SUS do Hospital Dom João Becker (HDJB). A obra, que será executada pela Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre – mantenedora da Casa de Saúde de Gravataí, tem o custo total estimado em cerca de R$ 10,6 milhões que serão financiados, em grande parte, pelo município.
Paloma Vargas | Edição: Tiemi Sá
Segundo o superintendente do HDJB, Antônio Weston, Gravataí receberá a Emergência SUS mais moderna do Estado. “Com o esforço de todos, poder público, iniciativa privada e Santa Casa, vamos entregar, no ano que vem, um serviço à altura das necessidades da comunidade de Gravataí”, complementou.
Para o pontapé inicial, que compreende a fase um da obra, são necessários cerca de R$ 3 milhões. Sabendo dessa informação, a mesa diretora da Câmara de Vereadores, capitaneada pelo presidente, vereador Alan Vieira, está adiantando a devolução de verba economizada do custeio parlamentar ao executivo. Este, por sua vez, irá repassar o valor na íntegra para a Santa Casa iniciar a obra. “O que está ocorrendo hoje é um grande acordo político entre executivo e legislativo para que a comunidade seja a maior beneficiada, recebendo uma nova emergência hospitalar totalmente equipada e de acordo com o tamanho que a nossa cidade tem”, explicou Zaffa. NOVA EMERGÊNCIA A nova estrutura vai contar com uma área de 907 metros quadrados, o que significa mais do que o dobro da estrutura atual. Os oito leitos de observação passam a ser 22 e o número de leitos de emergência quadruplica (de um para quatro). Já o número de poltronas de medicação dobrará das seis atuais para 12, entre outras melhorias.
90
EM EVIDÊNCIA | Desde 2009 - No 78 - 2021
PARTICIPAÇÃO DE TODOS Para não depender apenas dos recursos públicos, ferramentas de incentivo garantem a participação da iniciativa privada no financiamento da obra da nova emergência
Com relação ao lançamento da nova emergência, o diretor-geral da Santa Casa, Júlio Matos, saúda a liberação dos recursos para o início das obras. “Acredito que a união dos poderes públicos faz um gesto concreto de máxima responsabilidade social com a comunidade gravataiense, apoiando a execução desta obra que virá ampliar e qualificar






































