
3 minute read
Pandemia da Covid-19: união de esforços norteou o trabalho do Simers
Entidade destacou-se como uma das principais referências ao enfrentamento à pandemia no RS
Paulo Fontoura
Advertisement
No final de 2019, o mundo começou a receber alertas sobre vários casos de pneumonia na cidade de Wuhan, província de Hubei, na República Popular da China. Tratava-se de uma nova cepa de coronavírus que não havia sido identificada antes em seres humanos. Este foi o start para o que viria nos meses seguintes. Já em janeiro de 2020, a Organização Mundial de Saúde declarou que o surto do novo coronavírus constitui em Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) – o mais alto nível de alerta da Organização, conforme previsto no Regulamento Sanitário Internacional. A busca por informações e ações específicas para contra-atacar este vírus passaram a ser a tônica da sociedade e, principalmente, dos médicos gaúchos.
O Simers sempre esteve na dianteira do processo com ações e esforços constantes para que a população do Rio Grande do Sul tivesse conhecimento a respeito da atividade médica. Fez importantes alertas em prol da saúde e atuou na disseminação de dados e esclarecimentos sobre a pandemia do coronavírus e tudo que a envolve como forma de defender os médicos e a saúde. Também lançou a campanha EPI, defendendo a disponibilização de equipamentos de segurança aos médicos, que atuam na linha de frente em instituições médicas, e fazendo visitas técnicas a estes locais verificando se os equipamentos de proteção individual estavam sendo distribuídos corretamente aos profissionais.
Na avaliação do presidente Marcelo Matias, feita no início do processo, os médicos precisam ter as condições necessárias para o trabalho de prevenção e combate ao coronavírus. Para ele, os médicos que seguem na linha de frente estão correndo riscos, juntamente com as suas famílias. Ao lançar a Campanha, o presidente do Simers destacou que, ao longo do tempo, os gestores públicos deixaram de fazer os investimentos adequados na área da saúde pública e, por isso, faltaram condições para atender uma pandemia como a que nos atinge.
Durante estes meses de pandemia, o Simers reforçou a necessidade de investir na prevenção contra o Coronavírus (Covid-19) e outros, que causam doenças diversas, inclusive a gripe. Atento às questões que envolvem a categoria médica e a saúde da população em geral, o Simers lançou outra campanha: “Prevenir: faça disso um hábito. Higienize suas mãos”, com distribuição de folders e sachês com álcool gel. Foram desenvolvidos materiais gráficos, online e comunicação interna aos colaboradores desta entidade médica, para conscientização sobre a importância da higienização das mãos; assim como, sobre a necessidade de procurar um médico em casos de sintomas e dúvidas relativas ao coronavírus. Também estão sendo distribuídas máscaras. Além de ter cedido por mais de uma vez a estrutura da sede para campanhas de imunização dos médicos e da população idosa, a direção da entidade também tem participado semanalmente das reuniões do Conselho Multissetorial de Enfrentamento à Covid-19 (COMUE-COVID), formado pela prefeitura de Porto Alegre. O vice-presidente, Marcos Rovinski é quem tem representado o Simers nos encontros virtuais, que também contam com a participação de autoridades políticas da capital gaúcha e entidades representativas de diversos setores, incluindo comércio, educação, hotelaria, entre outros.
O objetivo do grupo é traçar estratégias que minimizem os impactos da pandemia para a cidade. Rovinski tem informado os participantes sobre sugestões e pedidos dos médicos. Por meio de um levantamento, o vice-presidente do Simers destacou o interesse dos médicos em receber uma dose de reforço (3ª dose) a exemplo do que já ocorre em alguns países.
A luta por condições adequadas de trabalho e pela valorização da categoria, o respeito à autonomia e ao Ato Médico tem norteado as atividades do Simers por mais de nove décadas. Diante do cenário de pandemia, essas necessidades se tornaram ainda mais evidentes. Por isso, a entidade sindical mantém firme seu propósito de defender os médicos e, consequentemente, a saúde da população gaúcha.
ENGAJAMENTO Além de ter cedido por mais de uma vez a estrutura da sede para campanhas de imunização dos médicos e da população idosa, a direção da entidade também tem participado semanalmente das reuniões do Conselho Multissetorial de Enfrentamento à Covid-19 (COMUE-COVID), formado pela prefeitura de Porto Alegre. O vice-presidente, Marcos Rovinski é quem tem representado o Simers nos encontros virtuais