
2 minute read
Frente Parlamentar pela Vida
Simers apoia Frente de Testagem Pela Vida proposição do deputado Zucco
Secom/Simers
Advertisement
APOIO DO SIMERS Da esquerda: vice-presidente do Cremers, Eduardo Neubarth Trindade; o presidente da Frente Parlamentar Testagem pela Vida, deputado estadual Tenente-Coronel Zucco; e o presidente do Simers, Marcelo Matias
OSindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) apoia Frente Parlamentar Testagem pela Vida, da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado estadual Tenente-Coronel Zucco, que tem o propósito de impulsionar a adoção de política pública de testagem em massa da população gaúcha, como estratégia de combate à pandemia do Covid-19. Instaurada em junho, a Frente tem se reunido no Legislativo e entre suas ações, está a testagem de participantes, parlamentares e funcionários da Assembleia.
O presidente do Simers, Marcelo Matias, lembrou que a testagem serve como uma bússola na navegação ou uma luz onde havia escuridão, se referindo a falta de informações no início da pandemia. Testado para o Covid-19, com resultado não reagente (negativo), Matias saudou a iniciativa de testagem em massa e que isso vai garantir que a nossa economia volte a índices que possam garantir a segurança econômica do Estado.
"A participação das instituições mais representativas da classe médica no estado é uma confirmação inequívoca da pertinência e relevância da Frente”, observa Zucco. Para o parlamentar, a testagem em massa é medida estratégica inquestionável no combate ao coronavírus. É uma prática que gera informação precisa e localizada, permitindo avanços significativos e que contribuem tanto para a saúde pública quanto para a recuperação financeira das famílias gaúchas, sustentou. "Vejo essa Frente Parlamentar como uma coalizão em torno de uma política que beneficiará a todos irrestritamente".
Entre as premissas da Frente Parlamentar está a de identificar e isolar as pessoas contaminadas, especialmente as assintomáticas. A testagem em massa é a base dos casos de sucesso em vários municípios do país e do exterior, lembra o deputado. Zucco acrescenta que entre os resultados pretendidos pela Frente Parlamentar está o auxílio aos municípios para criação de protocolos de testagem. Ele disse acreditar que com essa informação à disposição, as cidades estarão devidamente instrumentalizadas para o controle do contágio, tornando mais eficiente o sistema de "aviso, alerta e ação", adotado pelo Governo do Estado. "É desejo de todos que consigamos fazer o controle da pandemia, sobretudo que consigamos conter os danos à saúde pública, sem dar as costas para a economia. A testagem em massa é o instrumento ideal para isso", argumentou.