
1 minute read
Médico e prefeito na linha de frente da Covid-19
Saiba quem é o médico que administra com sucesso, um dos maiores municípios do RS
Daiana Nervo
Advertisement
Oprefeito Jarbas da Rosa, 46 anos, é médico comunitário e assumiu pela primeira vez o Município de Venâncio Aires em janeiro de 2021. Buscando um trabalho de recuperação econômica devido aos efeitos da pandemia de Covid-19, nem bem iniciou sua missão e já enfrentou o mais difícil momento de saúde pública. Com o agravamento da pandemia, a partir do mês de fevereiro, Jarbas da Rosa acumulou também a Secretaria de Saúde da cidade, foi para a linha de frente e se destacou no enfrentamento à crise. Além de atender ao lado das equipes de saúde em uma Unidade Básica no período da noite, o prefeito-médico utilizou sua experiência no combate a doenças e no atendimento à população para antecipar passos de prevenção e controle da pandemia.
Venâncio Aires foi o primeiro município do RS a anunciar o fechamento do comércio e um Lockdown durante o Carnaval. Criou dois Centros de Atendimento Respiratórios (CAR), especializados no acolhimento de pacientes com Covid-19, triplicou a oferta de leitos de UTI no Hospital local, mas também foi um dos primeiros municípios a perceber o recuo do número de casos e o avanço da vacinação. Conhecido como Capital Nacional do Chimarrão, o município agora é pioneiro também nas medidas de flexibilizações e na retomada dos eventos presenciais, como campeonatos esportivos e educação. “Como médico, sempre busquei o bom senso no trato com os meus pacientes. Não foi diferente nesta pandemia. É preciso priorizar a saúde, mas sabendo que não podemos prejudicar as empresas nem a economia por isso”, ressalta.
MÉDICO E PREFEITO Jarbas da Rosa acumulou também a Secretaria de Saúde da cidade, foi para a linha de frente e se destacou no enfrentamento à crise
