
1 minute read
Simers debate com deputado federal Osmar Terra demandas de saúde mental
O encontro virtual foi conduzido pelo coordenador do Núcleo de Psiquiatria do Sindicato, Fernando Uberti
Secom/Simers
Advertisement

DR. FERNANDO UBERTI E OSMAR TERRA A necessidade de ampliação de leitos e a inclusão de novos medicamentos psicotrópicos no rol do Sistema Único de Saúde (SUS) foram os pontos debatidos pelos participantes
Integrantes do Núcleo de Psiquiatria do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) realizaram reunião com o deputado federal Osmar Terra para tratar sobre demandas de saúde mental no Estado. O encontro virtual foi conduzido pelo diretor Fernando Uberti, que é psiquiatra e coordenador do núcleo.
A necessidade de ampliação de leitos foi o primeiro ponto discutido. Uberti informou ao deputado que existem cerca de 250 leitos já aprovados pelas instâncias estaduais, aguardando apenas o cadastramento no Sistema de Apoio à Implementação de Políticas em Saúde (SAIPS), na esfera federal, para serem abertos.
A inclusão de novos medicamentos psicotrópicos no rol do Sistema Único de Saúde (SUS) foi outro tópico abordado. O Simers tem trabalhado na revisão da lista, para garantir a disponibilização de fármacos considerados mais modernos e eficazes no tratamento de pacientes psiquiátricos, viabilizando qualificação da assistência e economia ao Poder Público.
Por fim, Uberti reforçou com o deputado o posicionamento contrário ao uso do canabidiol em casos sem comprovação científica de eficácia. Um projeto de lei que trata sobre o cultivo doméstico de maconha para uso próprio está em tramitação na Câmara Federal, mas algumas bancadas já manifestaram contrariedade.
Terra, que é médico e tem a saúde como uma de suas principais bandeiras políticas, se mostrou disposto a contribuir com as pautas. Ao parabenizar o Simers pelo trabalho, o deputado sugeriu que a entidade médica também leve as pautas ao conhecimento dos outros 30 parlamentares gaúchos, de modo a conquistar mais apoio na Câmara Federal. “Reconheço a importância do trabalho dos psiquiatras e das políticas de saúde mental, em especial no que diz respeito ao combate às drogas”, salientou.