5 minute read

Um sindicato para todos

Regionalização intensifica ações do Simers na defesa do médico, que trabalha no interior do estado

Jennifer Nunes, com informaçoes da Secom/Simers

Advertisement

Potencializar as ações do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) no interior do estado é uma das principais bandeiras da atual gestão da entidade. Assim que assumiu, a diretoria concentrou as demandas dos municípios localizados fora da Região Metropolitana, em um grupo de trabalho que descentralizou a sua atuação jurídica e política para o enfrentamento de questões recorrentes nestas localidades. Após o sucesso desta iniciativa, o segundo passo foi dividir as responsabilidades por cinco regiões, com diretores e assessores específicos.

Gerenciada pela diretora-geral, Alessandra Felicetti, a divisão de interior do Simers se divide da seguinte forma: o diretor Jefferson Boeira é encarregado pelos municípios que compõem a Região Metropolitana. São de responsabilidade do diretor Willian Adami as pautas do Noroeste. Ficam com a diretora Sabine Chedid os assuntos da região Norte. Com o diretor Danilo Soares estão os municípios da Campanha e com a diretora Daniela Alba ficam as cidades do Sul do estado.

ALESSANDRA FELICETTI “Agora temos uma equipe completa, com profissionais das áreas política, jurídica, comercial, relacionamento, comunicação e marketing. Capitaneado por membros da nossa diretoria, cada time trabalha junto dos delegados das localidades. Desta forma, conseguimos agilizar os trabalhos e garantir vitórias consistentes e de forma mais assertiva”, explica a diretora-geral da entidade

“Agora temos uma equipe completa, com profissionais das áreas política, jurídica, comercial, relacionamento, comunicação e marketing. Capitaneado por membros da nossa diretoria, cada time trabalha junto dos delegados das localidades. Desta forma, conseguimos agilizar os trabalhos e garantir vitórias consistentes e de forma mais assertiva”, explica a diretora-geral da entidade.

O grupo de trabalho conta ainda com o suporte da Assessoria Jurídica comandada pelo gerente Auro Ruschel. Pela região Noroeste, atua o advogado José Antônio Carrazzoni dos Reis Junior. Na região Sul, Leonardo Cavalheiro Morais. A Campanha é incumbência da advogada Luciana Angélica Hentoux Lazzari, e a Região Norte, do advogado Rafael de Souza Andrade.

“A regionalização está sendo uma grande forma de aproximar mais a assessoria jurídica do associado, possibilitando maior conhecimento das particularidades locais, que implica em maior resultado nas negociações coletivas e maior satisfação no atenWILLIAN ADAMI São de responsabilidade do diretor Willian Adami as pautas do Noroeste

JEFFERSON BOEIRA O diretor Jefferson Boeira é encarregado pelos municípios que compõem a Região Metropolitana dimento individual. É um caminho de vitória”, analisa Ruschel.

Também participam da equipe os assessores políticos do Simers, coordenada por Carolina Gargaro. O assessor político Leandro Melo é responsável pelos municípios do Sul e Norte. Lizi Gabrielli Nunes cuida dos assuntos da Campanha e Noroeste, enquanto Andreia Simone D’Avila acompanha as pautas da Região Metropolitana.

CONQUISTAS Problemas como atrasos de pagamentos, necessidade de reformulações ou elaboração de contratos de trabalho, número reduzido de profissionais e violência cometida contra a categoria estão entre as principais queixas recebidas pelo Simers em relação aos municípios do interior. “Nosso objetivo é garantir a autonomia profissional e as boas condições

SABINE CHEDID Ficam com a diretora Sabine Chedid os assuntos da Região Norte DANILO SOARES Com o diretor Danilo Soares estão os municípios da Campanha

de trabalho aos médicos de todo o Estado. Estamos sempre vigilantes às suas necessidades e direitos”, afirma Alessandra, ao destacar a forte atuação da entidade durante a batalha contra o coronavírus.

Entre inúmeras denúncias de escassez de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), carência de profissionais e dificuldades nas escalas de trabalho, a pandemia também gerou outras dificuldades ao trabalho médico. Na Campanha, por exemplo, o diretor Danilo Soares destaca a intensa mobilização do Simers junto às autoridades de São Gabriel para que a Santa Casa local recebesse ampolas de medicamentos do chamado kit intubação para pacientes com Covid-19.

Neste sentido, a entidade conseguiu que fosse implementada no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), em Passo Fundo, a obrigatoriedade da utilização de máscaras N95. Na avaliação da diretora da Região Norte do Simers, Sabine Braga Chedid, é um grande avanço e um reflexo da atuação da entidade na busca de condições mais adequadas para o exercício da profissão. Na mesma cidade, o Simers garantiu a vacina contra Covid aos residentes e solicitou a retificação de edital de chamamento público a inclusão de médicos com idade superior a 65 anos ou que apresentem alguma comorbidade para atuação no município.

A formalização de contratos a regularização de honorários dos médicos de Três de Maio foi um dos principais triunfos na Região Noroeste. O diretor Willian Adami enfatiza que este foi o resultado de um trabalho de quatro meses de negociação com o Hospital São Vicente de Paulo e que o acordo legal apresenta um maior respeito e equilíbrio de atribuições entre as partes, prevendo multa em caso de

DANIELA ALBA Com a diretora Daniela Alba ficam as demandas das cidades do Sul do estado

atraso nos pagamentos e possibilidade de rescisão, por parte dos médicos, se houver falta de pagamento de salários por um prazo superior a 60 dias.

Em Tupanciretã, o Simers obteve vitória com o estabelecimento do Regime Específico de Trabalho, incluindo remuneração por metas de atendimento. Após a intensa atuação da entidade médica, a administração municipal foi sensível à causa e instituiu a opção de os médicos aderirem ao regime de 120 atendimentos por mês para aqueles que possuem carreira de 20 horas semanais.

Uma das grandes conquistas da Região Metropolitana ocorreu na atuação em prol dos radiologistas da Santa Casa de Porto Alegre. A interferência da entidade contribuiu para a desistência da administração do hospital em alterar os contratos de trabalho dos radiologistas e evitar a precarização dos acordos já existentes. Em audiência com o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4-RS), o diretor Jefferson Boeira ponderou que não era possível se negociar sem que sejam apresentados, com transparência, todos os critérios relacionados ao objeto da transação.

No Sul do Estado, diretora Daniela Alba e equipe trabalharam para que os médicos da Unidade de Pronto Atendimento Areal, em Pelotas, conquistassem dois importantes avanços: a contratação de mais um plantonista e o aumento de seus honorários. Além disso, em Camaquã, uma intervenção do Simers possibilitou que médicos que atuam no Samu Avançado e Remoção assinassem contratos de prestação de serviços.

A diretora-geral ressalta que esta é uma parte importante de todo processo de mudanças pelo qual o Simers vem passando desde a posse da nova gestão, em 2019. “Este é um projeto que ainda está em andamento, temos muito o que fazer para nos aproximarmos cada vez mais dos médicos em todo o estado”, finaliza Alessandra.

This article is from: