
8 minute read
Em Quinze de Novembro a educação é mais que fundamental
Projeto “Transforma Quinze: Educação como ferramenta de Inovação” conecta a educação municipal com o futuro do conhecimento
Marcela Prass Scheffler
Advertisement
“O município de Quinze de Novembro se destaca pela sua economia consolidada na produção agropecuária e no turismo. Além disso, ostenta o título de Capital do Turismo Regional, pois conta com belíssimas e incomparáveis paisagens, especialmente as banhadas pelas águas do Lago do Passo Real. E para dar mais um importante passo para o desenvolvimento, estamos lançando o Projeto “Transforma Quinze: Educação como ferramenta de inovação”. Com esta declaração, o prefeito municipal, Gustavo Stolte apresenta à comunidade os novos investimentos, ideias e projetos que estão sendo desenvolvidos para uma educação conectada com as necessidades de uma sociedade em constante evolução.
Nos últimos anos, a Administração Municipal tem trabalhado para inovar a educação pública do município, com amplos investimentos e desenvolvimento de novos projetos. No entanto, o município está apresentando uma série de novidades em 2021, com o objetivo de transformar o ambiente escolar em um espaço de mais oportunidades, interação e tecnologia, sempre dialogando com as bases curriculares da educação básica.
PROJETOS EDUCACIONAIS Neste ano, o Departamento Municipal de Educação e Desporto desenvolveu novas ideias e também reorganizou algumas iniciativas já realizadas de forma pontual, transformando-as em Projetos Educacionais completos e permanentes. Formalizados, estes projetos serão acompanhados do planejamento à execução, com controle dos resultados. Seus nomes, em forma de verbos, lembram ação e movimento: Projeto Despertar, Projeto Incluir, Projeto Musicalizar, Projeto Qualificar e Projeto Formar. Conheça cada um deles:
PROJETO DESPERTAR Motivando o desejo de aprender inglês O projeto está sendo oferecido na pré-escola e séries iniciais do ensino fundamental, níveis estes em que tradicionalmente não há contato com a língua estrangeira – período fundamental na formação das crianças, em que o aprendizado de um segundo idioma é mais rápido.
Esta iniciativa tem o objetivo de despertar desde cedo nos alunos o desejo de aprender a língua inglesa. As aulas foram planejadas de modo lúdico, utilizando músicas, brincadeiras e dinâmicas de acordo com a idade e nível de alfabetização dos alunos. O projeto acontece em todas as escolas do município, com um período por semana para cada turma dedicado ao ensino da língua estrangeira.
PROJETO INCLUIR Educação Especial: inclusão na escola O município já contava com uma sala para atendimento educacional especializado para atender alunos com necessidades especiais, no entanto, os profissionais da área educacional sentiam a necessidade de ampliar as ações de educação inclusiva. Surgiu assim o Projeto Incluir, que é voltado tanto à oferta de Atendimento Educacional Especializado para os alunos que necessitam, como também para a realização de ações inclusivas envolvendo a comunidade escolar como um todo. Uma equipe multidisciplinar, composta por fonoaudiólogo(a), psicólogo(a), dois psicopedagogos(as) e um atendente terapêutico(a) para autismo e outras deficiências, ficará responsável por conduzir as ações de aprendizagem inclusiva para alunos identificados com transtornos globais do desenvolvimento, transtorno do espectro do autismo e altas habilidades/ superdotação.
PROJETO MUSICALIZAR Desenvolvendo a comunicação, criatividade e a socialização Indo além dos tradicionais ritmos mais divulgados na internet e na televisão, além de despertar a consciência ecoló-


gica e cidadã ensinando o reaproveitamento de materiais para confecção de recursos para as aulas de música.
Este projeto inclui o ensino da música em todas as escolas municipais, com o objetivo de desenvolver a criatividade, auxiliar no desenvolvimento social da criança, estimular a descoberta de novos gêneros musicais, indo além dos tradicionais ritmos mais divulgados na internet e na televisão, além de despertar a consciência ecológica e cidadã ensinando o reaproveitamento de materiais para confecção de recursos para as aulas de música. Ao desenvolver das aulas, percebe-se também que a música facilita a desinibição dos alunos. São oferecidas aulas semanais nas turmas da educação infantil até as séries iniciais do ensino fundamental.
PROJETO QUALIFICAR Preparando os jovens para o mercado de trabalho A partir da excelente repercussão da primeira turma do projeto de capacitação oferecido pela Administração Municipal através da empresa Echa Consultoria e Desenvolvimento Humano, foi formalizado o projeto Qualificar. Já a partir deste ano, sempre no segundo semestre, a participação no projeto será oferecida para os alunos do 9º ano das escolas municipais e também da estadual. O Projeto Qualificar tem o objetivo de capacitar os jovens para a inserção no mercado de trabalho, oferecendo oficinas de conhecimento sobre as questões mais importantes que permeiam o universo profissional, de forma multidisciplinar. Dentre os inúmeros temas abordados, estão: inteligência emocional, produtividade, empreendedorismo, tecnologia, comunicação, gestão pessoal e financeira, negociação, contabilidade, atendimento, agropecuária, turismo, etc. Os alunos recebem um certificado de conclusão do curso profissionalizante no encerramento das atividades, auxiliando para a primeira colocação profissional.
PROJETO FORMAR Qualificando educadores para a transformação no ambiente escolar Os professores possuem o constante desafio de aperfeiçoar continuamente os saberes necessários. É por isso que a Administração, através do Departamento Municipal de Educação, promove no decorrer do ano capacitações pedagógicas de temas variados que visam fomentar o conhecimento dos educadores para se adequar às novas tecnologias ou práticas de ensino. A formação continuada é uma grande aliada dos educadores, uma vez que contribui para a evolução constante do trabalho do docente. Ela favorece a criação de novos ambientes de aprendizagem, dando novo significado às práticas pedagógicas, melhorando a prática docente no intuito de assegurar uma educação de qualidade e a transformação social.
SISTEMA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL Sistema Quinze Educa Web Outro investimento importante, feito neste ano, vem ao encontro das necessidades de inovação e modernização da educação. Em um universo de jovens estudantes cada vez mais conectados, a educação também precisa estar inserida no mundo da tecnologia. Com este objetivo, o município de Quinze de Novembro adquiriu o Sistema de Gestão da Educação Municipal oferecido pela marca GOVBR Educação. Com a implantação deste sistema, todas as informações das escolas municipais serão gerenciadas no sistema informatizado. Dentre os inúmeros recursos disponíveis, está a avaliação da situação nutricional para que o profissional nutricionista possa planejar o cardápio identificando necessidades especiais de alimentação e acompanhando as aferições feitas nas aulas de educação física, geração automática de grades de horários por inteligência artificial e do Censo Escolar de forma rápida e sistematizada, além de gerar economia de recursos, como papéis, planilhas e transporte. Com o sistema, alunos, pais, professores e funcionários terão acesso a aplicativos para uso no celular e integração com toda a nova rotina de informatização da educação, em Quinze de Novembro. Os profissionais estão em processo de treinamento para uso da nova ferramenta, e a expectativa é de que para o próximo ano letivo a aplicação já esteja pronta para ser disponibilizada em toda a rede escolar municipal, oferecendo muitas facilidades para o trabalho do professor e acompanhamento dos alunos e famílias.
INVESTIMENTOS EM INFRAESTRUTURA, EQUIPAMENTOS E RECURSOS São mais de R$ 1,5 milhões aplicados que envolvem melhorias, compra de equipamentos, infraestrutura, modernização das escolas e do sistema de ensino como um todo

Para dar suporte às ideias e projetos desenvolvidos pelo Departamento de Educação e Desporto, a Administração Municipal tem priorizado recursos para a pasta e também buscado recursos extraorçamentários para ampliar os investimentos realizados.
UNIFORMES ESCOLARES Com a formalização de parceria público-privada, empresas auxiliaram na confecção de uniformes, sem custo para os alunos Foram disponibilizadas duas camisetas de manga curta por aluno, totalizando 1.200 unidades. O uniforme é importante por proporcionar praticidade, economia e incentivar a igualdade de oportunidades, freando o consumismo e identificando cada aluno como pertencente ao espaço escolar.
ENSINO SUPERIOR A Administração Municipal realizou um processo de Concorrência Pública visando oferecer um espaço para a instalação de um polo de Ensino Superior no município. A instituição de ensino vencedora do processo licitatório (UNOPAR) utilizará a sala, localizada junto ao prédio público em que está instalada a Secretaria de Agricultura e Emater (Rua Rui Barbosa, 753). O objetivo da cedência deste espaço é incentivar a instalação deste polo de ensino superior na modalidade EAD no município, facilitando o acesso da comunidade interessada a cursos na área de gestão, atendimento ao público, agronegócio, turismo e empreendedorismo.

DR. THIAGO DUARTE, PRESIDENTE DA CPI DOS MEDICAMENTOS
A pandemia, como em qualquer tragédia, inspirou o melhor e o pior de nós. Por mais inacreditável que pareça, alguns laboratórios e fornecedores, têm se aproveitado de uma forma nefasta, da enorme urgência de vidas em risco. Agora, sob a presidência do deputado estadual, Dr. Thiago Duarte, eles estão sob a mira da CPI dos Medicamentos, da Polícia Civil e do Ministério Público do RS. A Revista Em Evidência, entrevistou, com exclusividade, o deputado que abordou este e outros temas. Confira a seguir
Entrevista e Introdução Jennifer Nunes
O senhor preside a CPI dos medicamentos. Fale-nos um pouco sobre este processo e o que foi levantado em relação à realidade em nosso estado?
A ideia de CPI iniciou com a denúncia de médicos e diretores de hospitais, dando conta do aumento abusivo das medicações do kit entubação, principalmente anestésicos e bloqueadores neuromusculares (medicação indispensáveis à manutenção da vida dos pacientes em UTI com Covid-19). Ainda presido a CPI que irá se desenvolver até outubro. Já ouvimos em reuniões virtuais mais de 60 hospitais, e presencialmente visitamos mais de 40 municípios verificando in loco as denúncias que foram feitas. São aumentos, em alguns locais, de 10.000%, o Midazolam que era comprado a R$ 2,00 chegou a ser vendido a R$ 199,00, o que coloca em risco a operação hospitalar e em consequência a saúde dos pacientes. Agora estamos na fase de ouvir a indústria farmacêutica e

A atual gestão do Simers tem nos entregue transparência e uma atuação que prima pela ética, eficácia e atuação autêntica
CHICO PINHEYRO/REVISTA EM EVIDÊNCIA