GUIA DE TREINAMENTO 01

Page 74

Guia de Treinamento | CrossFit

Movimentos

Desenvolvimento de Ombros (Shoulder Press), Push-Press, Push Jerk Introdução Aprender a progressão dos levantamentos que começa com o desenvolvimento de ombros (Shoulder Press) e passa pelo Push-Press e o Push Jerk tem sido algo básico ao regime CrossFit. Esta progressão oferece a oportunidade de adquirir alguns padrões de recrutamento motor encontrados no esporte e na vida (funcionalidade), enquanto melhora em muito a força (strength) na “zona de potência” e na parte superior do corpo. Em termos de zona de potência e padrões de recrutamento funcional, o Push-Press e o Push Jerk não têm comparação entre outros exercícios do tipo Press, como o “rei” dos levantamentos para a parte superior do corpo, o supino. Conforme o atleta passa do desenvolvimento de ombros para o Push-Press e o Push Jerk, a importância do recrutamento muscular do centro para a extremidade é aprendida e reforçada. Apenas este conceito seria suficiente para justificar a prática e o treinamento destes levantamentos. O recrutamento muscular do centro para a extremidade é fundamental para o desempenho eficaz e efetivo do movimento atlético. Os erros mais comuns ao desferir socos, pular, arremessar e executar diversos outros movimentos atléticos tradicionalmente são expressados como uma violação deste conceito. Uma vez que o bom movimento atlético começa no centro e se irradia para as extremidades, a força (strength) no centro do corpo (core) é absolutamente essencial ao sucesso atlético. A região do corpo a partir da qual saem estes movimentos, o centro, é frequentemente chamada da “zona de potência”. Os grupos musculares que formam a “zona de potência” incluem os músculos flexores do quadril, os músculos extensores do quadril (glúteos e músculos isquiotibiais), os músculos eretores da coluna e o quadríceps. Estes levantamentos proporcionam uma assistência enorme no desenvolvimento da zona de potência. Além disso, os elementos avançados da progressão, o Push-Press e o Push Jerk, oferecem o treinamento e o desenvolvimento da potência e da velocidade. A potência e a velocidade são as “chaves” do desempenho esportivo. Unir força (force) à rapidez é a verdadeira essência da potência e da velocidade. Alguns de nossos levantamentos preferidos e mais desenvolvedores não contam com essa qualidade. O Push-Press e o Push

Jerk são realizados de maneira explosiva, que é a marca registrada do treinamento de velocidade e potência. Finalmente, aperfeiçoar esta progressão oferece uma oportunidade ideal para detectar e eliminar um defeito postural/mecânico que atormenta a maioria dos atletas: a “perseguição” da perna pela pelve durante a flexão dos quadris (consulte o artigo). Este defeito precisa ser encontrado e eliminado. O Push-Press realizado sob grande quantidade de estresse é a ferramenta perfeita para encontrar este destruidor do desempenho, podendo, assim, eliminá-lo.

74 de 124 Copyright © 2016 CrossFit, Inc. Todos os direitos reservados. CrossFit é uma marca registrada ® da CrossFit, Inc.

V1.3_20160329KW


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.