GUIA DE TREINAMENTO 01

Page 30

Guia de Treinamento | CrossFit

Metodologia

Índice Glicêmico Por muitas décadas, a má ciência e a má política se uniram para gerar o que discutivelmente pode ser o erro mais caro na história da ciência: a dieta com baixo teor de gordura. Esta dieta da moda causou desnecessariamente a morte e doenças cardíacas e diabetes em milhões de pessoas e também parece que, cada vez mais, uma série de tipos de câncer e outras doenças crônicas e debilitantes.

A lista de males ligados à hiperinsulinemia é desconcertante e crescente. Apenas recentemente, o câncer colorretal foi acrescentado à relação provável de doenças mediadas pela hiperinsulinemia. A evidência que liga o consumo excessivo de carboidratos à hiperinsulinemia e à doença cardíaca coronariana é chamativa e, até mesmo, esmagadoramente convincente.

Gary Taubes, o estimado autor científico, escreveu dois artigos brilhantes e muito conceituados exatamente sobre esse assunto. O primeiro foi publicado na Science Magazine em 1999 e o segundo foi recentemente publicado no New York Times .

Além disso, o consumo excessivo de carboidratos pode ser brevemente ligado à doença de Alzheimer, ao avanço da idade, ao câncer e a outras doenças por meio de um processo conhecido como “glicosilação”.

Uma nova era está começando na nutrição: uma em que o culpado não é necessariamente considerado a gordura dietética, mas o excesso de consumo de carboidratos, particularmente carboidratos refinados ou processados. De fato, existe uma conscientização cada vez maior de que o consumo excessivo de carboidratos exerce um papel dominante em doenças cardíacas, como obesidade, doença cardíaca coronariana, muitos tipos de câncer e diabetes. Este entendimento vem diretamente das pesquisas médicas atuais. Surpreendentemente, a percepção quase que universal de que a gordura dietética é a principal culpada na obesidade não tem fundamento científico (consulte Taubes, acima). Existe toda uma família de dietas e livros de dieta famosos com base em uma redução do consumo de carboidratos. A maioria deles é excelente. Entre eles, os principais livros são o "Enter the Zone" de Barry Sears, "Protein Power" de Michael Eades, "Dr. Atkins’ Diet Revolution" do Dr. Atkins, "The Paleo Diet" de Cordain e "Carbohydrate Addict’s Diet" de Hellers. Cada um deles reconta, com honestidade e exatidão, os efeitos exercidos pela dieta da moda com baixo teor de gordura e todos oferecem um regime racional e efetivo para evitar os males dietéticos. Para aqueles que gostam de saber os detalhes técnicos, o mecanismo pelo qual o excesso de carboidratos causa um estado patológico é chamado de “hiperinsulinemia”. A hiperinsulinemia é o aumento crônico e agudo da insulina, como resultado de um consumo habitual excessivo de carboidratos.

De qualquer modo, uma busca no Google sobre “hiperinsulinemia” revela centenas de males ligados a este distúrbio metabólico. A conscientização cada vez maior sobre as consequências de níveis elevados de glicose no sangue é uma das avenidas mais promissoras para o avanço médico da atualidade. Apesar de amedrontadoras, as doenças causadas pela hiperinsulinemia podem ser facilmente evitadas ao minimizar o consumo de carboidratos, especificamente os carboidratos que causam um aumento significativo no nível de glicose no sangue e, consequentemente, no nível de insulina. Há uma medida específica para os carboidratos que gera exatamente esta informação: o “índice glicêmico”. O índice glicêmico é uma medida simples da propensão de um alimento de elevar o nível de glicose no sangue. Evite esses alimentos com alto índice glicêmico e você evitará muitos, se não todos, os males associados à dieta. Rick Mendosa publicou uma das listas mais completas sobre índices glicêmicos à disposição, listando mais de 750 alimentos comuns e fornecendo os valores tomando por base uma pontuação de glicose de 100. Podemos aumentar a facilidade e a utilidade dessa lista ao dividir alimentos frequentemente consumidos em dois grupos: um com alimentos de alto índice glicêmico, os “alimentos ruins” e um com alimentos de baixo índice glicêmico, os “alimentos bons”. Esta é a fundamentação por trás da lista de compras da CrossFit.

30 de 124 Copyright © 2016 CrossFit, Inc. Todos os direitos reservados. CrossFit é uma marca registrada ® da CrossFit, Inc

V2.2_20160329KW


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
GUIA DE TREINAMENTO 01 by Pier Paolo Roncoroni Romero - Issuu