Revista Motos #71

Page 71

www.ducati.com/es

Na altura, estava disponível um sis tema de escap e completo da Akrappov ovic, que ainda aumentava mais a potência .

A

fabulosa 1299 Panigale S é a sexta encarnação da mítica série Superbike da Ducati, uma moto comercializada pelos concessionários oficiais em todo o mundo entre 2015 e 2017 em duas variantes (Standard e S) e mais uma versão R (específica para o motor 1199), esta última necessária para homologação no Campeonato Mundial SBK (os regulamentos FIM WSBK mantiveram a participação de modelos de dois cilindros até a um máximo de 1.200 cc, deixando os modelos de quatro cilindros até aos 1.000 cc). As principais diferenças entre as duas versões são a utilização de componentes ainda mais evoluídos na S. A começar logo pelas suspensões “analógicas” na versão standard (garfo Marzocchi e amortecedor Sachs) e eletrónicas na S (com o sistema Öhlins Smart EC, com garfo NIX30 e o amortecedor TTX36). A mais sofistica-

da, e onerosa, S recebeu ainda jantes Marchesini em alumínio forjado, guarda-lamas de carbono e farol de LED. Por sua vez, a versão Panigale R Final Edition (209 CV, 45.000 €) foi o canto do cisne do super-bicilindro V2 bolonhês, uma versão ainda mais especial decorada com a bandeira italiana e vendida numa edição muito limitada de apenas 1.299 unidades. Em comparação com a anterior 1199, esta 1299 Panigale viu a cilindrada do motor aumentar para os 1.285 cc, com o intuito de assegurar mais binário (15% até às 8.000 rpm) e potência (205 cv em vez de 195 cv). A ciclística também foi afinada, com mudanças na posição do eixo do braço oscilante (4 mm mais baixo), reduzindo o ângulo de direção em 0,5º e empregando a mais recente evolução da suspensão “dourada”. O peso (em vazio) declarado pela Ducati era de apenas 166,5 kg.

Como seria de esperar numa moto de última geração, a 1299 Panigale S conta com três modos de condução (Race, Sport e Wet, este último limitado a 120 cv), sistema de controlo de tração (DTC), ABS da Bosch (desligável na roda traseira), controlo do efeito travão/motor (EBC), Quick Shift (DQS) e acelerador eletrónico rideby-wire. Cada um dos três modos de condução ajusta automaticamente a resposta dos auxiliares de condução, mas o piloto pode sempre personalizar para encontrar uma configuração que se ajuste aos seus gostos e desejos, aqui não há “desculpas”.

AGRESSIVIDADE A DOIS... CILINDROS As modificações operadas no enérgico dois cilindros aumentam significativamente a resposta em regimes intermédios, permitindo deslizar um pouco em potência à saída das curvas, assim

71


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.