Revista Motos #71

Page 55

Melhor de pé do que sentado, Os apoios de pé adotam a habitual posição elevada das trail da KT M

A SUSPENSÃO E OS PNEUS CARDADOS MARCAM A DIFERENÇA EM RELAÇÃO À 1290 SUPER ADVENTURE S pés situam-se algo mais acima do que se espera e como, por outro lado, o banco não está excessivamente alto, os pilotos em torno do 1,80 m vêm-se condenados a levar as pernas mais dobradas do que seria desejável. Pilotando de pé pelo campo vamos melhor, mas basta voltar à posição sentado para comprovar que o banco fica baixo em relação ao guiador e que não resulta cómodo posicionar a perna em curva, dada a considerável largura da secção inferior do depósito, a que se soma as barras de proteção incorporadas, com sucesso, na versão R. Os modos de condução são os indicados e certamente foram estudados ao detalhe. As melhores sensações desfrutam-se no modo “Sport” (160 CV em estado puro), mas temos um modo “Street” que nos coloca nas mãos a possibilidade de nos deslocarmos com enorme desenvoltura entre os dois extremos: o brutal e o da suavidade e máxima progressividade de resposta. É tudo uma questão de estado de espírito e de quanto lhe apetece rodar o punho. A completar está o modo “Rain” (chu-

As formas do banco possibilitam uma maior liberdade de movimentos face à Super Adventure S.

va) que também se podia chamar de “Urban”, por se ter revelado adequado não só para dias de chuva, mas também para ocasiões de muito tráfego na cidade. Há ainda o obrigatório modo “Off Road”, no qual a eletrónica desempenha um importante papel, modulando como é mais conveniente a intervenção do controlo de tração e do ABS, além de, obviamente, da própria resposta do motor. Se lhe parece pouco parece pouco, pode opcionalmente adicionar um quinto modo, denominado “Rally”, que possibilita outros ajustes, como a resposta do acelerador, o controlo de tração, o ABS e o deslizamento da roda posterior.

O MILAGRE DE UMA SUPER SUSPENSÃO Considerando a abundante cavalaria disponível e, neste caso da adoção de pneus de terra, não se pode tomar as mesmas diligências como com a Super Adventure S na hora de curvar no asfalto. Temos que ser mais cuidadosos e evitar rodar o punho do acelerador alegremente.

55


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.