Revista Motos #70

Page 5

www.vtr-customs.com

A todo o gás BMW R1200 LC “VENENO BLANCO” Os clientes da VTR Customs estão entre os mais exigentes do mundo, ao ponto de passarem um cheque em branco com o objetivo de conseguir uma moto invencível no oitavo de milha. O resultado de um desses exigentes pedidos é esta exclusiva moto que mostramos nestas páginas. POR JOSÉ ARMANDO GÓMEZ • FOTOS VTR CUSTOMS

J

á vimos produções de Daniel Weifmann em outras ocasiões. Daniel é suíço e ex-mecânico de aviões, que deixou a aeronáutica para montar um atelier e dedicar-se a ser um dos melhores preparadores de motos da Europa. O leitor mais assíduo da MOTOS recordar-se-á de ter passado por estas páginas a Sptifire, um projeto para competição verdadeiramente “flamejante”, em sentido literal, já que soltava chamas pelo escape. Desta vez mostramos outro interessante trabalho, também sobre a base de uma BMW R1200 R, uma das motos preferidas da VTR Customs e, por outro lado, também falamos de uma moto concebida para correr no oitavo de milha. A questão é que o seu dono é um cliente habitual da casa, o mesmo que encomendou a Goodwood, um dos trabalhos que mais nome deu à VTR mas, mesmo assim, uma moto que foi batida na pista por uma Yamaha com turbo. Por isso o comprador voltou a sentar-se com Dani e juntos pensaram na forma “daquilo” não

O botão vermelho ativa o sistema de óxido nitroso e tudo fica pronto para ser comandado pelo punho direito.

A botija de óxido nitroso (NOS) está alojada na caixa de ar original. O acesso faz-se pelo local onde estava o emblema da marca alemã.

voltar a acontecer. O comprador (que sempre quis permanecer anónimo) confirmou que o orçamento não seria um problema. E, com um cheque em branco nas mãos, Dani idealizou o projeto e os componentes que deveria ter a sua nova moto de corridas. A base da R1200 era boa, mas era preciso ir mais além. E a esse passo que faltava, Dani decidiu dar o nome de “Veneno Blanco”, na língua de Cervantes.

UM TRABALHO MUITO SUÍÇO O primeiro passo foi substituir muitos dos componentes originais por outros em fibra de carbono para aligeirar ao máximo o conjunto. Depois, acrescentou um bom kit de competição. A forquilha dianteira é uma Öhlins com mesas maquinadas da também suíça Suter Racing, que já venceu um mundial de construtores de Moto2 (e que são praticamente vizinhos). Os travões vêm da Brembo, pinças e discos, montados em jantes em fibra de carbono BST, com manetes Magura HC3 Brake e bomba Clutch.

O equipamento de travagem da Brembo. As jantes são em fibra de carbono da BST.

5


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Revista Motos #70 by Grupo V Portugal - Issuu