6 minute read

Atração fatal

A versão SCR é mais alta e polivalente S C R

Depois do impacto com a XR5 Montana, a Macbor volta a brilhar com a nova Eight Mile disponível em duas versões: 500 SCR e 500 STR. Uma mais alta e polivalente no bom estilo scrambler, outra mais baixa e estradista. Pela primeira impressão estilo outra mais baixa e estradista. Pela primeira nas torcidas estradas da Grã Canária, esta 500 tem tudo para desper tar paixões.

Advertisement

6.399 EUROS A

PONTUAÇÃO MACBOR EIGHT MILE STR 500/SCR 500

Desenho

Prestações

Comportamento

Suspensões

Travões

Consumo

Preço

6.699 EUROS

Projectos novos respiram sempre um entusiamo contangiante e é precisamente isso que se sente no seio da Macbor, não só pela tenra idade da marca espanhola, mas sobretudo com o lançamento da nova Eight Mile 500, uma moto com duas versões distintas: Scrambler e Street.

A Eight Mile 500 seduz de imediato no primeiro contacto visual, com um look neo-clássico onde o farol e o depósito são protagonistas, graças à originalidade do seu desenho. Um olhar mais atento permite perceber que a marca dedicou grande atenção aos detalhes, como a cobretura do farol redondo, a protecção do motor ou a dupla saída de escape. Tantos os pousa-pés como o pedal de travão e selector da caixa são em alumínio. É fácil perceber o entusiasmo que os irmãos Jordi e Alberto Bordoy depositaram na Eight Mile 500, um projecto desenvolvido de forma curiosa. O Grupo Bordoy foi à procura de uma boa base chinesa dentro do gigante Loncin, que é quem produz o motor – baseado nas características técnicas do biclíndrico da Honda CB500 – e desenvolveu todo o chassis de forma muito criteriosa.

O quadro de dupla trave é em aço, mas é 15% mais leve e 40% mais resistente que os quadros de aço convencionais, enquanto a suspensão dianteira recorre a uma forquilha invertida KYB, com 41 mm de diâmetro e 195 mm, podendo ser regulada, isto na versão Scrambler. Na Street, não existe regulação e o curso é de 155 mm, o que reforça a sua vocação mais estradista. Esta versão também tem um centro de gravidade mais baixo, já que a altura ao solo é de 180 mm e a do banco de 790 mm, contra os 210 mm e 820 mm, respectivamente, no caso da Scrambler.

As jantes são em alumínio, mas na SCR são Akront de raios cruzados, o que lhe dá um ar mais aventureiro e

Ficha T Cnica Macbor Eight Mile Scrambler 500

Motor

Cilindrada

Potência

Binário

Caixa

Vel. máxima

Quadro

Suspensão dianteira

Suspensão traseira

Travão dianteiro

Travão traseiro

Pneu dianteiro

Pneu traseiro

Distância eixos

Altura assento

Peso

Depósito

Cores

Garantia

Importador PVP

Bicilíndrico paral., refrig. líquida

471 cc

46,9 cv às 8.500 rpm

43 Nm às 6.500 rpm

6 velocidades

175 km/h

Dupla trave, em aço

Forquilha invertida

KYB de 41 mm, curso de 195 mm

Monoamortecedor

KYB, curso de 200 mm

2 Discos de 298 mm, ABS

Disco de 240 mm

110/80 - 19’’

150/70 - 17’’

1.440 mm

820 mm

195 kg (em ordem de marcha)

18 litros

Cinza e encarnado

Grupo Bordoy

6.699€

MILE 500 SCR E STR É VENDIDA EM PORTUGAL E ESPANHA clássico. O facto de ter um eixo traseiro monobraço também é um factor diferenciador face à concorrência, e um argumento estético marcante na Eight Mile 500.

Posi O De Condu O

Na prática, a Scrambler é mais confortável, sobretudo para quem tem 1,76 m, mas a Street aumenta muito a confiança de quem tem menos experiência e quer dar o salto para uma moto maior, pela facilidade com que os pés assentam totalmente no chão.

A posição de condução é boa, o guiador é largo e apresenta um ângulo cómodo para os braços, com as pernas bem encaixadas no bonito depósito que poder ser amarelo, preto ou vermelho metalizado, na Scrambler. A versão STR só existe em cinzento (linda por sinal) e encarnado.

Outro dos factores que contribuem para a atracção da Eight Mile é o painel de instrumentos com tecnologia LED, simples, bem desenhado e

O painel de instumentos LED multicolor é atraente e tem óptima leitura de toda a informação disponível, seja qual for a hora do dia.

A dupla ponteira de escape é muita apelativa e é responsável pela boa nota musical que se ouviu nas torcidas estradas da ilha Grã Canária.

A travagem é competente, graças às pinças Nissin de duplo êmbolo e o ABS pode ser desligado de forma independente, à frente e atrás.

O motor de 2 cilindros paralelos de 471 cc e 46,9 cv está perfeitamente adequado à filosofia da Eight Mile 500.

A STR tem roda dianteira de 18’’ STR

Ficha T Cnica Macbor Eight Mile Street 500

Estilizado e bem conseguido, o farol traseiro também é full LED e contribui para o apelo do conjunto.

Uma das características que marca a diferença desta Macbor face à concorrência é a suspensão traseira monobraço. A jantes da STR também são muito atraentes.

com as cores certas para uma correcta leitura seja qual for a posição do sol. Também não falta uma tomada USB, como se espera de uma moto do século XXI.

A colocação correcta dos pousapés garante um ângulo das pernas cómodo, o que atrasa o cansaço em viagens longas.

Inserido num comboio com mais de 20 motos, a deambular pela zona sul da ilha espanhola Grã Canária, confirma-se a agilidade e o conforto que os responsáveis da marca afirmavam ser uma das mais valias desta naked.

Presta Es Ideais

O motor bicílindrico de 471 cc tem prestações ideais para os deten- tores de carta A2, mas igualmente interessantes para os mais experientes, graças aos 47 cv de potência às 8.500 rpm.

Está equipado com injeção eletrónica Bosch e duas sondas de oxigénio que ajustam a todo o instante a mistura ar/gasolina de forma a obter uma combustão mais eficiente. Este motor de 8 válvulas com refrigeração líquida apresenta um binário de 43 Nm a partir das 6.500 rpm.

Apesar da SCR estar equipada com pneus mais polivalentes (Pirelli Scorpion Rally), o comportamento em Estrada não deixa de ser muito eficaz, com uma fácil inserção em curva da roda de 19’’ e um boa estabilidade do monoamortecedor traseiro, que também pode ser regulado manualmente na pré-carga, compressão e extensão. Na STR não existem regulações, mas a roda dianteira de 18’’ permite maior agilidade nas mudanças de direcção mais bruscas nas exigentes estradas de montanha em direcção ao ponto mais alto (Pico de las Nieves) com quase 2000 metros de altitude. Nesta subida, a chuva deu um ar da sua graça, mas nem por isso comprometeu o entusiasmo da comitiva (90% espanhola) no ataque às curvas, com a Eight Mile a mostrar boa ciclística, mesmo em zonas de piso mais irregular ou escorregadio.

A travagem é boa, apesar da mordida incial moderada, o que obriga a fazer alguma força na manete quan- do se pretende travar forte, mas é consistente e tem sempre ajuda do ABS, o único auxilio electrónico à condução da Eight Mile 500. Além disso pode ser desligado de forma independente (frente e trás), o que é útil em situações de off road.

OFF-ROAD

O percurso de off-road escolhido incluia um troço com pouco mais de 800 metros, com curvas fechadas, alguma lama e pedras soltas, onde a Scrambler – na verdade foi esta comodidade da posição em pé. Os 195 kg em ordem de marcha não são um peso-pluma, mas estão longe de incomodar numa incursão por terrenos mais acidentados. De notar que a protecção do motor é mais generosa na SCR e o acabamento é em alumínio natural, em contraste com a pintura negra do mesmo na STR.

A caixa de 6 velocidades está bem escalonada, a embraiagem não tem assistência, mas é fácil de accionar, e a velocidade maxima anunciada é de 175 km/h.

A MAIOR ALTURA AO SOLO AJUDA A SCR A EM TODO-O-TERRENO

a versão que me acompanhou a maior parte do tempo – exibiu a sua polivalência, não só em termos de comportamento, mas também pela

ON-ROAD

Com um som interessante da bonita dupla saída de escape a ecoar na estreitas estradas da descida para Mas- palomas, a versão Street mostra as suas qualidades a saltar de gancho em gancho, é mais baixa e os pneus Pirelli MT 60 (160/70, atrás) estão mais vocacionados para o asfalto.

É uma mota bonita, fácil e com detalhes muito bem conseguidos, sendo uma das poucas críticas a falta do mesmo leque de cores disponíveis nas duas versões.

A Macbor tem confiança no modelo que desenvolveu e entendeu não se posicionar pelo preço super competitivo, ainda que ajustado face a um segmento com tanta oferta como é o das motos naked. A versão STR vai custar 6.399 euros, enquanto a Scrambler está disponível já a partir de Janeiro por 6.699 euros.

O motor é equilibrado, tem boas prestações e existe um “feel good factor” quando se conduz qualquer das versões da Eight Mile 500,

This article is from: