5 minute read

Renova a sua imagem e tem versão para a carta A2 A2

Bicilíndrico em paralelo, DOHC, 8v, refrigeração por líquido

649 cc

Advertisement

60 CV a 9.000 rpm

56 Nm a 7.000 rpm

206 kg

A empresa chinesa continua a lutar por uma posição de liderança no competitivo mercado de média cilindrada. Importada pela empresa espanhola Jets Marivent, a gama desportiva naked de 2022 está dividida em quatro modelos, com a nova 650NK. Esta naked de média cilindrada tem um novo design que acentua agora a sua desportividade, ao apostar numa imagem mais jovem e mais agressiva. O motor bicilíndrico em linha já cumpre a norma Euro 5, tem 60 cv e é alimentado por injeção eletrónica Bosch. Existe também uma versão limitada para condutores com licença A2. Um chassis tubular de aço, painel de instrumentos LCD, iluminação LED, suspensões Kayaba, travões J.Juan, com ABS, e pneus Metzeler são algumas das caraterísticas que se destacam neste modelo bem equilibrado.

SR-C21 VISION CONCEPT

Este protótipo antecipa o caminho que o fabricante asiático irá seguir para as suas futuras motos desportivas. Uma proposta atrativa, radical e minimalista, longe dos cânones estéticos das SR que se comercializam atualmente, assinada pelo estúdio de design italiano Modena 40. Não foram reveladas as especificações do motor que irá utilizar - existem rumores de que poderia herdar um da KTM devido à estreita colaboração que existe entre ambas. A SR-C21 destaca-se pelas seguintes caraterísticas: um chassis tubular de aço, spoilers aerodinâmicos, basculante monobraço, pousapés ajustáveis, jantes 17", sistema de duplo escape da SC Project, travões Brembo, proteção dos discos em fibra de carbono, suspensão Öhlins, ecrã TFT e iluminação full-LED. Poderá chegar em 2022.

700 CL-X SPORT

A empresa está a impulsionar o segmento naked neo-retro com uma versão mais desportiva, a Sport, que partilha a mesma filosofia de plataforma das suas rivais Ducati Scrambler Nightshift e Yamaha XSR700. A Sport apresenta uma carenagem dianteira, o guiador com retrovisores nas extremidades, um conjunto específico de assento, dois travões de disco dianteiros de 300 mm e pinças radiais Brembo Stylema. Tem jantes 17" e pneus Maxxis para o asfalto. A forquilha invertida, os painéis de carroçaria de alumínio, a iluminação full-LED, o chassis multitubular em aço e o basculante em alumínio completam o conjunto.

HONDA

A Fireblade Aniversário homenajea a mítica

Antecipa as desportivas da marca e pode chegar em 2022

CBR 1000RR-R FIREBLADE SP 30 ANIVERSARIO

CBR dos anos 90

CBR R

A série Fireblade atinge a sua terceira década de vida com uma ligeira atualização. E para celebrar estes 30 anos, recupera-se uma decoração que presta homenagem à mítica SBK desenhada por Tadao Baba numa série numerada. Para além das mudanças puramente cromáticas (branco, vermelho e preto), a transmissão secundária é encurtada com uma nova cremalheira (com mais três dentes), o controlo de tração HSTC é otimizado para ganhar precisão e a sensação do acelerador é mais refinada. Os êmbolos das pinças dianteiras Nissin têm novo material e acabamento de forma a melhorar o desempenho da travagem e a consistência em corrida. Pontos fortes para serem destacados são a suspensão Öhlins SEC e o pack de ajudas eletrónicas de última geração, que se mantêm.

NOVIDADES 2022

A família ADV amplia-se com uma scooter mais urbana urbana

ADV 350

A Honda aumenta a família scooter adventure com um escalão de média cilindrada, alimentado pelo motor da Forza 350 e pneus mistos, conserva assim este mix moto-scooter que a torna diferente do resto. O seu motor eSP+ é um bom compromisso cidade/estrada para aqueles que querem uma scooter para todas as situações, acrescentando a polivalência de poder circular sem problemas em terrenos que não estejam em bom estado ou caminhos mais difíceis. Os seus 11,7 litros de depósito proporcionam 340 km de autonomia, a jante dianteira é de 15", o para-brisas é ajustável, tem chave de proximidade, controlo de voz HSVC, espaço de armazenamento de 48 litros e tomada USB. O preço é de 6.250 euros e está disponível nas seguintes cores: vermelho, cinzento e prata.

Inclui dois radares, dianteiro e traseiro

Z 900 Se

Tal como acontece com o modelo retro Z900RS, a Kawasaki pensou nos condutores mais desportivos e reforça a sua gama naked sport com uma nova versão Special Edition melhorada, que fortalece o seu estatuto de referência no sector das motos naked. As principais novidades incluem a adoção de pinças radiais monobloco Brembo M4.32, discos de 300 mm e latiguillos metálicos. A suspensão também é melhorada, graças a uma forquilha invertida ajustável e um mono-amortecedor Öhlins S46 com ajuste remoto de pré-carga. A Z900 SE custará 11.699 euros.

Motor Cilindrada Potência Binário Peso

Kawasaki

Versys 650

Tetracilíndrico

Potência

Bicilíndrico em paralelo, DOHC, 8v, refrigeração por líquido 649 cc 67 CV a 8.500 rpm

A trail para o asfalto de média cilindrada é atualizada com um novo visual que se assemelha mais à sua irmã Versys 1000, ao mesmo tempo que introduz pequenas melhorias, para ser mais prática e aumentar o conforto. Continua a ser alimentada pelo conhecido bicilíndrico paralelo de 67 CV, alojado num chassis tubular de aço e suportado por uma forquilha invertida, mas agora o equipamento é superior, incluindo iluminação full-LED, novo painel de instrumentos TFT a cores com conetividade Bluetooth, ABS independente, controlo de tração e um para-brisas ajustável em quatro posições. Tal como acontecia anteriormente, este modelo pode ser limitado a condutores de licença A2. Estará disponível em três cores: preto, cinzento e verde.

217

Agora, mais parecida com a Versys 1000

A sport-turismo melhora o seu equipamento para continuar a ser uma máquina de alto nível e tornar-se na Kawasaki mais sofisticada do catálogo de 2022. A principal novidade é o sistema de dois radares, mantendo ao mesmo tempo a versão SE com suspensão eletrónica. Toda a tecnologia converte-a num verdadeiro laboratório rolante, uma vez que também dispõe de sobrealimentação por compressor, único neste modelo. Para além do novo para-brisas e da carroçaria remodelada com melhorias aerodinâmicas, destaca-se o pack ARAS Bosch, com radar dianteiro/traseiro para ativar o cruise-control adaptável, detetor de ângulo morto e aviso de colisão frontal.

Cilindrada

CV a 11.000 rpm

Nm kg

especial,

Moto Guzzi V100 Mandello

A empresa italiana de L´Aquila marca um ponto de viragem na sua história com a apresentação da V100 no ano de comemoração do seu centenário. Um sport-turismo com toda a tecnologia pela qual a marca de Mandello del Lario já é conhecida. O seu novo motor é o grande protagonista da nova buque insígnia italiana, um novo e moderno bicilíndrico em V com cilindros transversais e 115 CV. A eletrónica é também de última geração, e está presente em elementos como o acelerador RbW, IMU, 4 modos de condução, controlo de tração, ABS, controlo de travagem do motor, painel de instrumentos TFT a cores de 5" ou iluminação full-LED. Também irá ser comercializada uma versão premium, que se irá destacar pela suspensão eletrónica semi-activa Öhlins Smart EC 2.0.

Ktm

1290 SUPERDUKE R EVO

177 CV

A hipernaked austríaca recebe uma nova versão mais sofisticada que, embora mantenha o motor e o quadro da standard, é melhorada com uma nova geração de suspensões semiactivas e um acelerador rápido, além de uma série de vários packs opcionais premium. Incorpora a segunda geração de suspensões eletrónicas semiactivas WP APEX, que se ajustam automaticamente segundo três modos de amortecimento: Comfort, Street e Sport - a pré-carga da mola do amortecedor traseiro também pode ser ajustada em 20 mm através do menu. Para além destes ajustes na suspensão, a R EVO irá também oferecer, na lista de opcionais, o pack Suspension Pro com três modos de amortecimento adicionais (Track, Advanced e Auto).

Mais

Será uma das mais esperadas no futuro da Moto Guzzi? esperadas

This article is from: