Cultura de paz Para Federico Mayor (1999:2) , atual presidente da UNESCO, não pode haver paz sustentável, sem desenvolvimento sustentável. Não pode haver desenvolvimento sem educação ao longo da vida. Não pode haver desenvolvimento sem democracia, sem uma distribuição mais eqüitativa dos recursos, sem a eliminação das disparidades que separam os países avançados daqueles menos desenvolvidos. Nesta perspectiva a construção da paz exige uma postura ativa. Não pode ser reduzida a uma cidadania passiva, se é possível chamá-la de cidadania, que se limite aos aspectos formais dos ritos democráticos. Construir a paz supõe ação, respeito pelos direitos humanos, luta não violenta contra tudo que desconhece a dignidade humana, afirmação do estado de direito, articulação entre políticas de igualdade e de identidade, entre igualdade social e diferença cultural.
O que é conflito Conflito Substantivo masculino 1. profunda falta de entendimento entre duas ou mais partes. "conflito. de gerações"
“O conflito é um processo natural e necessário em toda sociedade humana, é uma das forças motivadoras da mudança social e um elemento criativo essencial nas relações humanas.”( Arenal apud Jares, 1999, 110) Cuidar do presente significa cuidar também do futuro. A sua escola é a sua vida, nela estão seus amigos, nela você passa grande parte do seu tempo, nela você aprende muito mais que Língua Portuguesa, Matemática e História. Você pode e deve contribuir para melhorar as relações interpessoais e a qualidade de vida dentro da sua escola. Como? Mobilizando-se, não se omitindo, cobrando posturas éticas dos seus colegas e educadores.
Texto complementar Alunos fazem mediação de conflitos em escola da capital paulista Mesmo tendo adotado, há 12 anos, um modelo pedagógico inovador, a Escola Municipal Presidente Campos Salles ainda tem de lidar com episódios de violência. Com cerca de mil alunos, o colégio fica em Heliópolis, comunidade da zona sul de São Paulo. Em um desses incidentes, o aluno do 4º ano Felipe Rodrigues presenciou um colega cuspir em uma professora. Como parte de sua responsabilidade, coube ao jovem, de 11 anos, conversar com o agressor. “Olha, pede desculpa à professora. Você
46 CULTURA DE PAZ 8 ANO.indd 46
30/01/17 10:42