3 minute read

Problemas de convivência

Next Article
Água

Água

A paz, como já falamos aqui, é um conceito que nasce quando as pessoas escolhem e se propõem a conviver de forma harmoniosa. Porém, essa harmonia não é eterna e nem sempre é garantida. Problemas de convivência são parte da própria vida em sociedade. A relação entre pessoas dentro de um grupo ou sociedade é algo, muitas vezes, imprevisível. Como indivíduos, temos uma visão clara de conceitos, como empatia e antipatia, mas perdemos esse foco quando passamos a grupos maiores. As relações humanas são parte da própria vida em sociedade e não podem ser simplesmente postas de lado em circunstância de decisões ou ações. As relações do indivíduo nunca se dão apenas com um único grupo, o que muitas vezes cria dinâmicas de relacionamento completamente distintas, às vezes conflitivas. Dentro de uma escola, por exemplo, possuímos esferas de relacionamento interpessoal familiares, religiosas, de amizade, profissionais e até relações cliente-consumidor, em alguns casos. O fato é que toda relação interpessoal começa no indivíduo. Em uma escola ou instituição, são centenas ou milhares deles, cada um com sua personalidade, virtudes, defeitos e problemas. Cada um deles possui um conjunto de experiências, crenças, valores, conceitos, cultura, opiniões, dentre outras variáveis, os quais irão afetar os relacionamentos interpessoais do grupo e até mesmo a postura de cada um dos demais indivíduos. O relacionamento desse indivíduo com os demais sempre tem como meta a busca por um ponto em comum. Quando diversos indivíduos atingem pontos em comum, temos uma comunidade ou grupo harmonioso.

O ambiente também afeta o indivíduo e as relações interpessoais. Quanto mais aberto e transparente é um meio, mais propensos os indivíduos que nele convivem são a abrir concessões para que os pontos em comum sejam encontrados.

Advertisement

Educadores e profi ssionais ligados à educação, de modo geral, são treinados para proporcionar ao aluno e demais pessoas que frequentam esse ambiente um espaço mais aberto, transparente e confi ável. Manter um bom relacionamento é algo que deve ser passado pelos funcionários da escola, professores e até pessoas que eventualmente frequentem esse meio, porém é algo que deve ser igualmente projetado pelos pais e familiares do aluno e por ele mesmo, dentro e fora do ambiente estudantil. Problemas de convivência, geralmente, são resultado de ações ou atitudes que, por outras pessoas, podem ser interpretadas como faltas ou erros. Suas ações causam reações em colegas, professores e outros membros da comunidade, e a convivência, ao fi nal de tudo, é o modo com que você gerencia suas próprias atitudes, de modo a não causar problemas nem desconforto para outras pessoas. Antigamente, falava-se muito em “regras de convivência”. Atualmente, falamos mais em civilidade e coexistência pacífi ca. Isso não exige apenas simpatia e cordialidade, como ocorre em condomínios ou círculos familiares. É preciso cumprir com suas obrigações e manter uma atitude dentro daquilo que se espera de você como aluno. Que atitudes são essas? • Assiduidade, ou seja, comparecer e frequentar a escola conforme é esperado de um aluno. • Pontualidade, uma vez que ao chegar atrasado, não apenas se gera uma indisposição com professores, mas também com colegas, que podem ter sua aula interrompida desnecessariamente. • Preservação e conservação, manter o ambiente do qual você depende apto a lhe oferecer chances de aprendizado; preservá-lo para uso por seus colegas e outros membros da comunidade. • Respeito, no tratamento a qualquer pessoa, independente de idade ou cargo. • Companheirismo, no sentido de reforçar os laços entre colegas. • Simpatia, no tratamento não apenas dado a professores e coordenadores, mas a outros profi ssionais que estão ali para permitir que você tenha o mínimo de condições, e aí incluímos faxineiros, encarregados, vigias e outros. Com tudo isso, confl itos são, muitas vezes, impossíveis de evitar – futuramente visitaremos o tema, em outro volume, no qual você aprenderá a lidar com confl itos e mediá-los, mesmo quando não estiver diretamente envolvido.

Proposta de atividade Enumere os últimos três confl itos que você teve com colegas, funcionários, professores e até mesmo seus familiares, estabeleça entre eles as razões pelas quais você teve problemas na convivência e, em seguida, verifi que quais podem ser os pontos em comum entre eles. Para esses pontos, avalie como você poderia resolver tais questões sem que a convivência pacífi ca entre você e os demais se visse afetada.

This article is from: