
1 minute read
A paz e o meio ambiente
Paz e estabilidade são elementos fundamentais para promover o desenvolvimento sustentável. Essa foi a mensagem deixada pelos participantes do debate realizado pela Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova Iorque, que terminou no dia 25 de abril. No encontro, foram apresentados possíveis temas para agenda da ONU pós-2015, ano em que será finalizado o prazo para o cumprimento das metas de combate à pobreza conhecidas como Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs).
Assembleia-Geral da ONU durante reunião sobre cultura de paz e estabilidade
Advertisement
Texto complementar
De olho no Lixo
A meta do projeto “De Olho no Lixo: transformando resíduo em arte, cultura e educação” é desenvolver um trabalho de manejo correto dos resíduos na comunidade da Rocinha para diminuir o impacto negativo provocados pelo lixo.
O projeto foi elaborado pelo Viva Rio Socioambiental, com orientação técnica do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e financiamento da Associação dos Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj).
O ‘De Olho no Lixo’ considera que para conseguir resultados efetivos diante de um dos maiores problemas ambientais da atualidade – o manejo inadequado dos resíduos e seus impactos – precisa considerar aspectos estruturais (infraestrutura física, operacional e logística) e estruturantes (educação e comunicação para o ambiente, com promoção da arte e da cultura), utilizando metodologias de participação, para a promoção de geração de renda local.
O projeto pretende sensibilizar e envolver o morador da Rocinha, nas questões ligadas ao tema Gestão de Resíduo, incentivando uma transformação na cultura do lixo – um grande problema ambiental -, em cultura do resíduo – onde há valor agregado, com geração de renda, produção artística, comunicação e educação para o ambiente.
Pretende-se, deixar como legado na Rocinha, projetos sustentáveis com utilização de tecnologias sociais, tanto em unidades escolares quanto na comunidade.
