Cultura de Paz - 8º ano

Page 43

damental que encarem, com retidão, e desafiem as tarefas à frente, concluindo-as vitoriosos. Então, assim como as árvores crescem, dão flores e frutos por se enraizarem profundamente no solo e estendendo seus galhos em direção ao céu, vocês conhecerão, de modo natural, a liberdade cada vez maior.

O papel da família A Constituição Federal de 1988 passou a considerar a criança e o adolescente como prioridade absoluta do Poder Público, da família e de toda a sociedade. Resumidamente falando, isso significa que os direitos desses indivíduos devem ser mais protegidos que os de outras pessoas. O ECA, criado dois anos depois da Constituição, trouxe bases conceituais mais sólidas para o cumprimento desses direitos.

De acordo com o ECA, é considerada criança a pessoa com até 12 anos incompletos e adolescente aquela que tiver entre 12 e 18 anos de idade.

O ECA representa um inegável avanço nas regras de proteção à criança ao adolescente e prevê a participação da sociedade civil na decisão e no controle das políticas públicas. As crianças e os adolescentes são sujeitos de direitos beneficiários de proteção especial. A proteção integral significa favorecer por todas as formas o seu desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade. 10 lembretes para a família ou o responsável pelo adolescente ter sempre à mão: 1. Saiba que o ECA não prevê a detenção de adolescentes em delegacias e presídios. Lute por esse direito!

43 CULTURA DE PAZ 8 ANO.indd 43

30/01/17 10:42


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Cultura de Paz - 8º ano by editoraegeiros - Issuu