Cultura de Paz - 8º ano

Page 14

Cultura de paz

O que é na prática? As pessoas vivem em sociedade, portanto todos os seres humanos se relacionam entre si. Embora cada um tenha seu espaço de intimidade, é importante haver momentos de interação. Um exemplo que mostra bem essa realidade é a convivência que pode ser aplicada aos mais variados pontos de vista. O mais básico e fundamental é a convivência dentro do lar com os demais membros da família. É importante que cada um respeite o outro com o objetivo de tornar uma convivência agradável. O comum nas pessoas é estabelecer normas de convivência básica para criar um consenso. Quando uma pessoa solteira vive sozinha em sua própria casa ela é dona absoluta de fazer o que quer e bem entende sem ter que dar explicação a alguém. Em compensação, quando se vive em casal, a situação muda completamente.

A convivência pode ser agradável ou desagradável. Uma convivência agradável precisa da colaboração de todos os integrantes do lar. Ainda assim, a vida não é como nos contos de fada e o natural é que haja ao longo do dia momentos de conflito, situações desagradáveis e discussões porque conviver também significa compartilhar diferenças de opinião e conhecer o outro em suas manias e defeitos. Porém a convivência enriquece a pessoa porque todo ser humano necessita de carinho e reconhecimento. Assim, quando um relacionamento é sólido, é gratificante chegar em casa e estar junto de seu parceiro ou parceira. Em compensação, quando um casal vive uma má relação, estar em casa se torna um motivo de mal-estar e tristeza. O lar é o espaço de maior intimidade, entretanto, não há nada mais desagradável do que não ter vontade de voltar pra casa, pois o lar é o lugar onde existe o foco de conflito pendente a resolver.

14 CULTURA DE PAZ 8 ANO.indd 14

30/01/17 10:41


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Cultura de Paz - 8º ano by editoraegeiros - Issuu