Revista Motos #84 Março 23

Page 21

www.motoguzzi.com/pt

Bela e surpreendente MOTO GUZZI V100 MANDELLO S

9 18.49 OS EUR

Sem dúvida que os adjectivos que melhor definem o novo modelo da marca italiana são “bela e surpreendente”. O primeiro é fácil de perceber e o segundo, só nos chega depois de tomarmos contacto efetivo com a V100. Os primeiros quilómetros são de descoberta, de surpresa e de uns rasgados sorrisos no rosto. Uma moto muito sensorial! POR DOMINGOS JANEIRO • FOTOS PAULO CALISTO

L

embro-me como se fosse hoje da primeira vez que vi as primeiras imagens da V100. Achei-a demasiado conservadora e em conversa com um dos responsáveis da marca para o nosso país, confidenciava-me que já tinha tido a oportunidade de a ver ao vivo e que de facto, era bastante diferente do que nos era transmitido pelas imagens. Depois, voltámos à conversa onde me transmitiu as primeiras “sensações” de quem já tinha tido o privilégio de nela andar, os pilotos de teste da marca italiana. Eram só aspectos positivos... fazendo crescer a minha desconfiança, na exata medida em que a curiosidade por a testar também crescia. Posso confidenciar que era uma das motos que mais curiosidade me despertava testar neste início de 2023. Será que correspondeu às expetativas? É o que vamos descobrir!

UMA MOTO DE ESTREIAS O caminho que a Moto Guzzi tem vindo a traçar nestes últimos anos, acaba por nos surpreender sempre. Se ao longo da sua história foi optando por algum conservadorismo das linhas, o mesmo não podemos dizer na ousadia de criar novos segmentos ou até, usar tecnologias não muito conservadoras. Depois da trail V85 TT que abriu caminho a uma nova era para a marca italiana, eis que chega agora o momento de quebrar preconceitos e ir mais além. Desde logo pela criação de um conceito que praticamente não encontra rival no mercado (o modelo que podemos considerar sua rival mais direta é a Honda NT1100 e com muita boa

vontade a Yamaha Tracer 9...). Além disso, recorre a tecnologia de última geração, principalmente nesta versão S que monta de série quick shift, suspensões semi-ativas Öhlins, ABS em curva e uma completa unidade de medição de inércia. Ah, e a cereja no topo do bolo são as asas aerodinâmicas nas laterais do depósito de combustível, para efeitos de conforto em viagem. Uma moto compacta, com postura de condução mais direita e confortável, mas com clara vocação turística-desportiva como, aliás, podemos perceber graças ao para-brisas ajustável ou à pré-instalação das malas laterais.

100 ANOS, BEM COMEMORADOS O centenário da marca italiana aconteceu em 2021 e esta V100 é um claro tributo a esse marco histórico. Uma moto que preserva a história e legado da marca, mas que diz claramente “Eu estou aqui!” e vão ter que contar connosco! E fá-lo através de um modelo disponível em duas versões, sendo esta S que aqui vos apresentamos nestas páginas, a mais completa no que a tecnologia e equipamento diz respeito. Para os mais apreciadores e conhecedores da marca, vão notar claramente a inspiração em modelos históricos da marca como a Le Mans 850 de 1976, ou a Le Mans 850 III de 1981. Às dimensões contidas juntam-se pormenores como o motor de dois cilindros que continua a assumir principal protagonismo, a iluminação em LED com destaque para a silhueta da águia na luz de presença diurna ou a traseira de inspiração na aviação.

21


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Revista Motos #84 Março 23 by Grupo V Portugal - Issuu