2 minute read

Proteção, segurança e conforto

O fabricante italiano, tem nas SG12 o seu topo de gama para utilização em enduro e mx que não fazem concessões em termos de qualidade de construção, níveis de conforto, inovação ou segurança. Não é fruto do acaso que são a escolha de tantos pilotos profissionais, mas também amadores.

Aempresa italiana, que continua a produzir em Itália, também conhecida por “The Boots Co.”, e representada em Portugal pela Lusomotos, oferece uma vasta gama de modelos para distintos fins, que vão desde o calçado de ciclismo, às botas mais vintage, supermotard, touring, casual ou aventura. Mesmo no universo das botas off road a oferta é variadíssima e vai desde as mais acessíveis SGJ, passando pelas GX1, as Fastback, até às SG 10, estas já com especificações de gama alta e, por fim, o topo da hierarquia as SG 12.Temos ainda que contar com edições especiais, diferentes tipos de sola e padrões de cores para todos os gostos.

Advertisement

Para Quem Procura O Melhor

Com grande reputação e reconhecimento, continuam em permanente evolução. Usam um sistema articulado de duplo estágio. Este sistema está anexado ao “Razorback”, garantindo grande rigidez e, ao mesmo tempo, forte suporte lateral. A proteção da canela mantém a parte superior da bota numa posição firme e vertical. Graças ao segundo pivô, que é fixo num suporte deslizante, o pé consegue ter uma posição mais natural e um conforto acima da média, sem comprometer a segurança. Além disso, são botas produzidas com materiais de qualidade, duráveis, sobretudo se forem tomados alguns cuidados na sua conservação. As próprias solas são de duplo composto, muito resistentes aos pousa-pés afiados e garantem uma boa aderência, mesmo quando andamos a pé. Apesar do peso algo elevado (cerca de 2 kg, cada), moldam-se rapidamente ao pé e garantem boa sensibilidade.

Na Pr Tica

Estas botas têm sido umas fiéis companheiras nas minhas últimas aventuras fora de estrada. Fizeram o Lés-a-Lés, vários testes em motos e são ainda as preferidas para as voltinhas dominicais com os amigos, mas ficam algumas dicas para garantir que duram o mais tempo possível, até porque o preço recomendando de venda de 579,90€ reflete diretamente a qualidade.

A primeira sugestão tem logo a ver com o tamanho. Recomenda-se sempre a compra de um número acima do nosso calçado habitual e esta recomendação aqui continua válida, mas nada como testar previamente. Depois, mesmo antes do primeiro uso, aconselha-se uma verificação cuidadosa e eventual aperto de todos os parafusos (são mais de 20 por bota), ver a posição do ajuste frontal, além de sugerir que se coloque uma abraçadeira plástica nas fivelas para prevenir a sua perda.

Após a utilização devem ser cuidadosamente limpas, deixadas a secar e à sombra, para evitar um maior desgaste causado pela luz solar. Com alguma frequência sugere-se também que seja revisto o aperto de todas as peças, que as partes em couro sejam hidratadas e nas metálicas, nomeadamente a ponteira e respetivos parafusos, seja aplicado um spray anti-ferrugem. Não estão equipadas com botim interior e não são cem por cento impermeáveis, como é tradicional nestes modelos.

Tudo somado, são umas botas em que a qualidade, segurança e estética andam de mãos dadas e dificilmente vão defraudar o utilizador.

This article is from: