ESTREIA
MAZDA MX‑30 E‑SKYACTIV R‑EV
Autonomia elétrica: 85 km
Agora plug‑in A marca japonesa alarga o raio de ação do SUV compacto MX‑30, até agora disponível apenas como 100% elétrico. Eis uma nova declinação híbrida plug‑in com quase 90 km de autonomia sem emissões.
N
ova opção do SUV japonês, um Mazda E‑Skyactiv R‑EV derivado do 100% elétrico MX‑30 com propulsor híbrido plug‑in. A saber: as rodas dianteiras, que são as que movem o veículo, valem‑se de um motor elétrico de 170 CV de potência e 260 Nm de binário. No entanto, a energia que o alimenta é proveniente de uma bateria de iões de lítio de 17,8 kWh de capacidade ou então da ação de um motor a gasolina do tipo rotativo que atua como gerador. Con-
Em destaque
• Nova versão híbrida plug‑in de tração dianteira elétrica • Autonomia elétrica entre os 85 e os 110 km • Consumo anunciado de 1 l/100 km; 21 g/100 km • Série especial Edition R
16 Carros
ta com três modos de condução: Normal, EV e Carga, sendo que o primeiro é ativado por defeito no arranque; se a bateria não tiver carga ou a necessidade de potência for elevada entra em funcionamento o propulsor de combustão. Já em EV, move‑se apenas em modo elétrico desde que haja bateria, enquanto na posição Carga mantém o nível da bateria dentro de um determinado parâmetro, podendo inclusive aumentá‑la em “tranches” de 10% ou carregá‑la com o motor de combustão. O MX‑30 E‑Skyactiv R‑EV acelera dos 0 aos 100 km/h em 9,1 segundos, alcança os 140 km/h, pesa 1.778 kg e a sua mecânica rotativa é nova; surge posicionada debaixo do capô, tem um só rotor, 0,83 litros de capacidade e injeção direta.
Série especial Com exceção do logótipo e‑Skyactiv R‑EV no portão da mala e o emblema em forma de rotor nas laterais dianteiras, ou as jantes mais aerodinâmicas, é como qualquer outro MX‑30. O lançamento desta nova versão vai coincidir com uma edição especial Edition R de cor exclusiva Maroon Rouge Metallic, com comando remoto distinto, revestimentos com inscrição Edition R e encostos de cabeça gravados com detalhes alusivos à mesma.
Vantagens A bateria deste MX ‑30 anuncia uma autonomia elétrica de 85 km em utilização mista e até 110 km em cidade. Carrega em corrente alterna a 7,2 ou 11 kW (excelente para a rede pública), mas também em contínua a um máximo de 36 kW, que permite alcançar 80% da carga em 25 minutos. A tudo isto junta‑se um carregador embarcado bidirecional que autoriza que se utilize a energia armazenada para carregar outros dispositivos externos (até 1.500 W) a partir de uma tomada colocada na bagageira.
E. Cano
Tal como a restante família MX-30, a nova versão dispõe de portas traseiras de pequenas dimensões com abertura oposta à marcha do veículo.
Estreia a série especial Edition R