Revista Carros & Motores # 111

Page 14

CONTACTO

RENAULT ARKANA TCE 160 EDC7

Mais uns pozinhos... Com o lançamento da versão TCe de 160 CV, a Renault quer dar novo fôlego a um modelo que só não vendeu mais porque não existia stock. Agora que essa fase está ultrapassada, aquela que é a opção mais potente dos Arkana promete deixar os clientes a fazer contas à vida.

L

ançado em 2021, o Arkana contava, até agora, apenas com duas motorizações, ambas a gasolina: o híbrido autorecarregável de 145 CV e o gasolina 1.3 TCe de 140 CV, acoplado à caixa automática EDC de 7 velocidades.

Em destaque • Versão mais potente da gama Arkana • Mais 20 CV e 20 Nm que o TCe 140 • Versão R.S. Line de aspeto desportivo • Mais 400 € que o 140 CV equivalente • 5 anos de garantia e plano de manutenção incluído (clientes particulares)

14 Carros

Apesar de desenvolvido sobre a plataforma CMF-B, a mesma do Clio e do Captur, o Arkana sempre ocupou um posicionamento superior em termos de segmento, apresentando-se num formato SUV Coupé (uma estreia na classe) esteticamente apelativo. Uma

espécie de amor à primeira vista, com linhas elegantes e, ao mesmo tempo, dinâmicas. Com praticamente 100 mil unidades comercializadas um pouco por todo o mundo, as vendas da gama em Portugal dividem-se entre os 48% do híbrido e os 52% do

gasolina de 140 CV. Números que valem o que valem, desculpem a expressão, mas que a Renault pretende reforçar com a entrada em cena de uma versão mais potente do 1.3 litros “mild hybrid”: o TCe 160 EDC.

NA CASA DOS 20 Na essência, trata-se de uma mecânica a gasolina assistida por um motor de arranque/gerador e por uma bateria de iões de lítio de 12V com um total de 158 CV de potência e 270 Nm de binário máximo, disponíveis às 1.800 rpm. Ou seja, mais 20 CV e mais 20 Nm face à unidade de 140 CV, dos quais resultam uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 8,2 segundos e uma velocidade máxima de 205 km/h. Registos que, apesar de não tornarem o Arkana num desportivo, proporcionam outro “glamour” à condução. Suave, mas decidido, o novo propulsor aproveita cada Nm do binário para nos presentear com um desempenho progressivo e eficaz, que chega e


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Revista Carros & Motores # 111 by Grupo V Portugal - Issuu