
2 minute read
Inédito
A marca do leão apresentou um crossover de design apelativo e 4,69 metros de comprimento que, sem rivais diretos, persegue, por exemplo, a clientela do CUPRA Formentor. Para começar, chegará no início de 2023 com dois motores híbridos plug-in e um terceiro a gasolina.

Advertisement

Não há um antecessor deste novo 408 na longa história da Peugeot, ainda que esta designação numérica já tenha sido utilizada em modelos da marca noutros mercados fora de Portugal. Com esta aposta, a marca gaulesa aventura-se num dos segmentos mais pujantes do mercado, o dos crossover de tamanho médio.
Na realidade, podemos vê-lo como um rival mais ou menos direto do CUPRA Formentor, ainda que também possa apontar a inter-



Em destaque
• Chega no princípio de 2023
• Inicialmente com motores a gasolina 1.2 turbo de 130 CV e PHEV gasolina/eletricidade com 180 e 225 CV
• Versão 100% elétrica também em 2023
• Crossover com 4,70 metros de comprimento pretes como o Audi Q3 Sportback, BMW X2 (modelo que vai ser substituído em breve) ou Mazda CX-30. Até o Citroën C5 X tem algumas semelhanças com este belo Peugeot, até porque utilizam a mesma tecnologia embarcada e não só.

Medidas Contundentes

Por exemplo, é produzido sobre a mesma base do Citroën que também é comum ao Peugeot 508: a já bem conhecida EMP2. Mede 4,69 metros de comprimento por 1,85 de largura e 1,48 m de altura; por sua vez, apresenta uma altura livre ao solo de 18,9 cm, em boa parte com a ajuda das jantes de 17 a 19 polegadas. Ou seja, é um automóvel de dimensões apreciáveis, cuja bagageira pode variar entre os 471 e os 536 litros, valores muito interessantes.





Quando entrar ao serviço, no início de 2023, o 408 vai propor três alternativas mecânicas: duas versões híbridas plug-in de 180 e 225 CV, que contam com motor térmico 1.6 turbo (150 e 180 CV, respetivamente) aliado a um elétrico de 110 CV e a uma bateria de 12,4 kWh (carregador embarcado





APELATIVO CROSSOVER DE 4,69 METROS
Painel de instrumentos e consola central como no 308: última evolução do i-cockpit, 100% digital.
Seguran A De Topo
O elenco de assistências à condução e segurança do novo 408 engloba um conjunto de seis câmaras, oito sensores de ultrassom e um radar para captar dados destinados ao cruise control ativo com função Stop&Go, sistema de visão noturna com reconhecimento de animais, pessoas e ciclistas (inclusive antes de serem iluminados pelos faróis, que são de LED ou LED matrix em opção), alerta da presença de veículos nos ângulos mortos e alerta de trânsito traseiro cruzado.
Sobre a consola, seletor eletrónico da caixa de velocidades automática. À direita, sistema multimédia com ecrã tátil de 10 polegadas, a mesma dimensão do painel de instrumentos.
de 3,7 kW para carregar de 0 a 100% em menos de quatro horas ou em opção de 7,4 kW para completar a operação em metade do tempo) para uma autonomia elétrica de 55 km, e uma terceira tricilíndrica turbo 1.2 a gasolina de 130 CV.

E-408
Todas as versões são de tração dianteira e associam caixa automática de oito velocidades de conversor de binário (conhecida na Peugeot como EAT8). E sim, estas motorizações são comuns a outros modelos da órbita Stellan- tis, começando por alguns da própria marca do leão. Mais tarde, e tal como vai suceder com o 308, a gama será reforçada com um 100% elétrico, o e-408. Disponível nas cores de carroçaria Obsession Blue, Titanium Grey, Artense Grey, Elixir Red, Pearl White e


Apesar da acusada silhueta coupé, o habitáculo promete espaço em todos os lugares.
Black Perla Nera, a qualidade interior promete ser elevada, idêntica à do 308 e de outros produtos da marca, como o 508 ou o 3008/5008. Será produzido na fábrica francesa de Mulhouse e para os mercados asiáticos na China, em Chengdu.




PORTÃO TRASEIRO
E BAGAGEIRA MÍNIMA DE 471 LITROS